Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Speedeater

Frequencia Para Subs

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal,

estrou trazendo algo para ser compartilhado....

muitos casos, e como tem gente tentado, usam subs de 5", 6" e 8", até 10".

Analisando, vi que as frequencias estipuladas giram em torno de 50-60hz para subs normais e 35-40hz para subs muito bons, mas demandam caixas grandes com problemas de descontroles em certas frequencias....

ai pergunto...

vc usa sub? pol? qual FS e qual a frequencia calculada da caixa com o volume.

isso é mais para, na hipotese, achar um consenso ou vai de gosto pessoal.

como ainda to no mundo SQ (acho)

tenho um 12" bomber upgrade 250w em uma caixa de aprox. 60lts dutada em 4" por 25cm. (bem picuda, e corto em 50hz -5db pelo player para amansar)

selei com um pano e ficou mais calma e melhor para ouvir, um pouco mais rápida, mas perdi SPL (ainda bem)

e vocês?

o que usam e como calcularam (tipo WINSD)?

abs!

EDIT MOD: Intuito de trocas de experiencias, se acharem necessario, transforem em hz (ou bits)

mas eu busco relatos em hi-fi mesmo!

Postado em

Bom, o WinISD vai te dar uma boa ideia de em que ponto comecar. O pessoal do Hi-Fi costuma tomar cuidado com o group delay (mante-lo baixo ajuda a ter graves rapidos), e buscar extensao ateh onde o ouvido consegue ouvir, mas a sintonia exata vai depender de alguma experimentacao em funcao das iteracoes do sub com o carro. Nem sempre uma receita de bolo funciona.

Mas em geral, evita-se sub maior que 10" (para nao perder velocidade), e usa-se subs com FS baixo e (em geral) baixa potencia nominal.

Postado em

Qto maior a caixa, mais amortecido será o grave e qto mais perto da frequencia de ressonancia mais "devagar" ele será, veja q o group delay acompanha a freq de ress. seu pico se dá na sintonia praticamente.

Para minimizar esse problema o pessoal usa megapezinhos para fazerem o sub trabalhar numa zona diminuta de frequencia, mas tb nao é o ideal.

Hj cheguei a um consenso q o melhor grave é um selado com qtc ideal 0,7 e puxando no eq depois dos 30hz, graças a deus o xdp tem a freq min de 18hz hehe. Vou utilizar tb subs de 6 pra tocar de 30hz pra cima, entao terei o melhor de dois mundos, um sub pra subfrequencias e um sub pra graves. Creio q seja a melhor articulaçao do mundo quase inaudivel hehe.

Postado em

Tatu.... isso q vc falou é MUITO dificil... talvez a casa dos 20hz com 1 sub teriamos que usar um sub grande ou estava pensando um um 10" mais um passivo para chegar nos F3 de 20hz. só que fica caro a brincadeira e não sei se é viavel em carro.

mas pelo que eu li, algo entorno dos 30hz é aceitável... pasmafaute

abs!

Postado em

O ideal é depender o mínimo do sub. Todo carro ressona bastante lá pelos 40-50Hz, então existe a tendência natual que esta faixa sempre se sobressaia. Por um lado, isto aumenta o decréscimo no SPL entre os 50Hz e os 20Hz, por exemplo, o que nos dá a impressão de que o sub não desce. Segundo, o grave fica chato, meio "pancadão"...

A solução é: Tentar a sorte, e talvez ter que corrigir algum efeito negativo, ou então cortar o sub lá pelos 40Hz, e fazer o set dianteiro "buscar". Não é difícil, e tem vantagens, pois o sub fica "invisível" no palco, o grave fica mais definido... por aí vai.

Programas de simulação ajudam, mas estão longe de dar uma resposta conclusiva. Muitas vezes o melhor gráfico na tela, é o que toca pior. Quanto mais você aumenta a caixa, mais bonito ele fica, às vezes o group delay fica aceitável (abaixo de 24ms, o limite do nosso ouvido para começar a diferenciar 2 sons iguais defasados), mas o sub fica lento demais. Então é preciso sempre tomar muito cuidado na simulação.

Escolher por caixas grandes ajuda a obter uma boa resposta e dá extensão. Porém há algo que muita gente se esquece. Há extensão, e há o excesso de extensão. Particularmente, sou fã de caixas mais "sequinhas", exatamente pra não deixar o grave artificial demais. Como disse o Paulo Duto certa vez, "esse povo do hi-fi ama uma caixa embolando". Na hora achei um comentário desnecessário, mas depois me toquei que é verdade... muita gente abusa da extensão, ganha um grave "macio", mas que não tem velocidade nem pra acompanhar um contrabaixo direito. Quem dirá um baterista alucinado (e nem estou falando de pedal duplo).

A boa caixa, na realidade, é aquela caixa acertada de ouvido. Pegue parâmetros rasoáveis na simulação, que te digam de onde partir, e o máximo onde se pode ir, e vá testando volumes, sintonias e cortes. Aí você acha a caixa perfeita.

Postado em
Tatu.... isso q vc falou é MUITO dificil... talvez a casa dos 20hz com 1 sub teriamos que usar um sub grande ou estava pensando um um 10" mais um passivo para chegar nos F3 de 20hz. só que fica caro a brincadeira e não sei se é viavel em carro.

abs!

Aceitável é sim... como o carro ressona entre 40-50, qualquer F3 do sub vai ficar alta, por volta de 30Hz mesmo. A NÃO SER que você abuse da potência pra equalizar esta resposta, já que no carro, a única forma de se ter baixas frequências, é usando da força bruta mesmo.

Postado em

Minha última configuração utilizava subwoofer de 10” com corte LP em aprox. 100Hz

A integração, extensão e impacto/velocidade eram mais que satisfatórios para hi-fi.

Para fazer um acerto de sub tem que pensar “fora da caixinha”, literalmente...

ps. Post 4000 :)

Postado em
Tatu.... isso q vc falou é MUITO dificil... talvez a casa dos 20hz com 1 sub teriamos que usar um sub grande ou estava pensando um um 10"  mais um passivo para chegar nos F3 de 20hz. só que fica caro a brincadeira e não sei se é viavel em carro.

mas pelo que eu li, algo entorno dos 30hz é aceitável...  pasmafaute

abs!

Aceitável é sim... como o carro ressona entre 40-50, qualquer F3 do sub vai ficar alta, por volta de 30Hz mesmo. A NÃO SER que você abuse da potência pra equalizar esta resposta, já que no carro, a única forma de se ter baixas frequências, é usando da força bruta mesmo.

entrei no seu paradoxo...

sub leve geralmente gira ao 250rms.

meter um grande RMS no redondo (imã) literalmente efetua uma palavra do ato de copula. o-o-

como manter 600wrms a 4ohms em um sub de 250rms??? frita tudo!!!

ai teria que usar algo como a linha do W6/W7 de 10", seria o meio termo.. ai não sei se aplica-se. Mas ja li posts com essa configuraçao e ser classificado como hi-fi.

:banghead

abs!

Postado em
Minha última configuração utilizava subwoofer de 10” com corte LP em aprox. 100Hz

A integração, extensão e impacto/velocidade eram mais que satisfatórios para hi-fi.

Para fazer um acerto de sub tem que pensar “fora da caixinha”, literalmente...

ps. Post 4000 :)

por isso vc disse que queria eliminar o sub e usar 3 vias para isso?! (o unão foi vc?)

ps. mais do que numero é a qualidade das resposta e a amizade que vejo que vocês tem, parabens!

abs!

Postado em

acho que nao fui eu que disse isto nao...

acho 3 vias sem sub algo meio inadequado para o carro, se eh para fazer uma adaptaçao hardcore no painel, colocaria duas vias fortes em cima (tw + mid)

Postado em

abs!

Dificil não é, o problema é o outro fica caro!!! Optei pelo scan speak pq desce muito em caixa selada e ainda tem a possibilidade de usar um passivo propio, desce a 25hz numa caixa de um pé, ou seja, grave superapidos e com excelente extensão na subfrequencia hehe.

Postado em
Tatu.... isso q vc falou é MUITO dificil... talvez a casa dos 20hz com 1 sub teriamos que usar um sub grande ou estava pensando um um 10"  mais um passivo para chegar nos F3 de 20hz. só que fica caro a brincadeira e não sei se é viavel em carro.

abs!

meter um grande RMS no redondo (imã) literalmente efetua uma palavra do ato de copula. o-o-

ai teria que usar algo como a linha do W6/W7 de 10", seria o meio termo.. ai não sei se aplica-se. Mas ja li posts com essa configuraçao e ser classificado como hi-fi.

abs!

Aí vai depender muito do sub e da caixa. Há subs que vc consegue ganhar SPL sintonizando a caixa numa baixa frequência, e há subs que não. Quando vc consegue, a necessidade do acréscimo de potência cai bastante.

Mas bem, 250W é muita coisa... Eu te diria que meu sub de 125W não toca 50% do SPL que poderia, exatamente pq tornaria muito "boomy". Logo, 250W vc já brinca, e com folga.

Pra Hi-Fi, pensar em algumas centenas de watts é tenso, pois à medida que a potência sobe, mais difícil é tocar satisfatóriamente em baixíssimos volumes, aí todo o detalhamento nos graves vai embora. O que me apaixonou na família W0/W1 da JL é a leveza do conjunto, pois o sub responde corretamente mesmo com o volume baixíssimo. Já usei sub de 400W que simplesmente sumia em baixos volumes. E já ouvi um Type X da Alpine, que tinha o mesmo comportamento, no carro do Ricardo (SQDF).

Por isto, o ideal é partir sempre pra múltiplos drivers leves, ao invés de "atochar" tudo em um só, quando a necessidade é um maior SPL.

Bem, se de tudo, for necessário corrigir a resposta acrescentando potência, você pode projetar uma caixa que não deixe seu cone voar nas baixas frequências, e aplicar 500 ou até mesmo 1000W num sub de 250, desde que sua intenção seja tocar música mesmo. Aí entra o conjunto caixa/sub, não apenas o sub.

Postado em

abs!

abs!

Aí vai depender muito do sub e da caixa. Há subs que vc consegue ganhar SPL sintonizando a caixa numa baixa frequência, e há subs que não. Quando vc consegue, a necessidade do acréscimo de potência cai bastante.

Mas bem, 250W é muita coisa... Eu te diria que meu sub de 125W não toca 50% do SPL que poderia, exatamente pq tornaria muito "boomy". Logo, 250W vc já brinca, e com folga.

Pra Hi-Fi, pensar em algumas centenas de watts é tenso, pois à medida que a potência sobe, mais difícil é tocar satisfatóriamente em baixíssimos volumes, aí todo o detalhamento nos graves vai embora. O que me apaixonou na família W0/W1 da JL é a leveza do conjunto, pois o sub responde corretamente mesmo com o volume baixíssimo. Já usei sub de 400W que simplesmente sumia em baixos volumes. E já ouvi um Type X da Alpine, que tinha o mesmo comportamento, no carro do Ricardo (SQDF).

Por isto, o ideal é partir sempre pra múltiplos drivers leves, ao invés de "atochar" tudo em um só, quando a necessidade é um maior SPL.

Bem, se de tudo, for necessário corrigir a resposta acrescentando potência, você pode projetar uma caixa que não deixe seu cone voar nas baixas frequências, e aplicar 500 ou até mesmo 1000W num sub de 250, desde que sua intenção seja tocar música mesmo. Aí entra o conjunto caixa/sub, não apenas o sub.

otimo post até agora.... vlw mister K.... []-[]

abs!

Postado em
E já ouvi um Type X da Alpine, que tinha o mesmo comportamento, no carro do Ricardo (SQDF).

Eu tenho um TypeX de 12". E digo que o comportamento dele é excelente em qualquer faixa de volume, só que precisa de uma forcinha hehehe

Quando eu aplicava teóricos 800rms eu sentia um pequeno delay em volumes baixos.

Agora aplicando teóricos 1800rms eu não sinto mais este problema.

Se eu coloco um CD que tem faixas iguais entre -3dbs a +6dbs o som, velocidade e qualidade (para meus ouvidos) são imperceptíveis de deficiência.

O Ianaconi ouviu um pouco do meu som no último encontro, e até comentei com ele sobre isto, pois diziam que o SD em volumes baixos eram deficientes. Não lembro quem falou isto aqui no fórum, mas meu som com o ganho no player da saída SW em -22 e o ganho do SD no mínimo não tenho este problema.

Isto faz com que eu possa ter um sistema misto, entre SQ e SPL. Ainda distante do que eu entendo por hi-fi, mas perto do que eu já ouvi em alguns carros e HTs.

:legal:

Postado em

Então para começar a brincadeira, vou pegar um sub de 10 com fs bem baixo e potencia nominal de 200 até 300rms a 4ohms e um amp que me forneça algo entorno dos 400 - 500rms 4oms. assim posso aplicar potencia de sobra se achar que está com muito delay, e projetar a caixa para uns 30hz e ir mudando conforme sentir o ponto fraco...

se para chegar nessa conclusão, ainda tenho duvidas, pq serão sanadas (ou pioradas) depois da construçao, imagina a própria!!

abs!

Postado em
Então para começar a brincadeira, vou pegar um sub de 10 com fs bem baixo e potencia nominal de 200 até 300rms a 4ohms e um amp que me forneça algo entorno dos 400 - 500rms 4oms. assim posso aplicar potencia de sobra se achar que está com muito delay, e projetar a caixa para uns 30hz e ir mudando conforme sentir o ponto fraco...

se para chegar nessa conclusão, ainda tenho duvidas, pq serão sanadas (ou pioradas) depois da construçao, imagina a própria!!

abs!

Pega um 10W0 :)

Postado em

abs!

Até que enfim alguém q pensa como eu, a maioria das pessoas ficam com medo de aplicar teóricamente o dobro da potência num sub, com medo de vários fatores.

Eu já prefiro aplicar pelo menos o dobro, tem vários fatores que fazem a potência dar uma degradadinha no caminho até o sub.

Sem contar nos picos das músicas e nas baixas frequências que o sub pede uma potência alta do amp e se não tiver vai dar uma leve distorcida é inevitável.

Vc só tem a ganhar deixando um pouco de headroom pra qualquer driver isso.

Abs.

Postado em
Então para começar a brincadeira, vou pegar um sub de 10 com fs bem baixo e potencia nominal de 200 até 300rms a 4ohms e um amp que me forneça algo entorno dos 400 - 500rms 4oms. assim posso aplicar potencia de sobra se achar que está com muito delay,  e projetar a caixa para uns 30hz e ir mudando conforme sentir o ponto fraco...

abs!

estava muito querendo um peerless

http://www.tymphany.com/830951

http://www.tymphany.com/files/products/pdf/830951.pdf

XXLS 10" 200Wrms 4 ohms

xxlsmg8.th.jpg

A unica coisa é que me incomoda um pouco é por ter cone de aluminio, talvez com papel o som mudaria para não metalico.

Tatu um um revelator que é cone de aluminio, ele diz ser MUITO bom.

a outra hipotese mais distante um pouco, pelo fato de ter que adquirir um amp muito mais forte seria um Hertz Hi-Energy. ou mesmo o ES250 (250rms)

http://www.hertzaudiovideo.com/default_en.htm

hx250hm4.th.jpg

abs!

Postado em
Então para começar a brincadeira, vou pegar um sub de 10 com fs bem baixo e potencia nominal de 200 até 300rms a 4ohms e um amp que me forneça algo entorno dos 400 - 500rms 4oms. assim posso aplicar potencia de sobra se achar que está com muito delay,  e projetar a caixa para uns 30hz e ir mudando conforme sentir o ponto fraco...

abs!

Até que enfim alguém q pensa como eu, a maioria das pessoas ficam com medo de aplicar teóricamente o dobro da potência num sub, com medo de vários fatores.

Eu já prefiro aplicar pelo menos o dobro, tem vários fatores que fazem a potência dar uma degradadinha no caminho até o sub.

Sem contar nos picos das músicas e nas baixas frequências que o sub pede uma potência alta do amp e se não tiver vai dar uma leve distorcida é inevitável.

Abs.

justamente por eu não ouvir musica no talo, as vezes, mas na maioria é sempre para "minha pessoa do ser eu mesmo pessoal" e não os outros. e eu adoro vocal e frequencias baixas... então apenas quero um sistema equilibrado.

Realmente, o dobro assusta, mas dependendo da caixa, onde perde SPL, esse extra traria uma ajuda!

Se não for segredo, qual sub vc usa e como alimenta ele?

OFF: Comprei o CD da trilha Gladiador, eu gostei.

Assim que me devolverem, eu faço um upload.

abs!

Postado em

abs!

estava muito querendo um peerless

http://www.tymphany.com/830951

http://www.tymphany.com/files/products/pdf/830951.pdf

XXLS 10" 200Wrms 4 ohms

xxlsmg8.th.jpg

A unica coisa é que me incomoda um pouco é por ter cone de aluminio, talvez com papel o som mudaria para não metalico.

Tatu um um revelator que é cone de aluminio, ele diz ser MUITO bom.

a outra hipotese mais distante um pouco, pelo fato de ter que adquirir um amp muito mais forte seria um Hertz Hi-Energy. ou mesmo o ES250 (250rms)

http://www.hertzaudiovideo.com/default_en.htm

hx250hm4.th.jpg

abs!

A não ser que o sub vá toccar até uns 100Hz, o que vale mais é a rigidez do material... pra subgrave o cone em alumínio é até melhor que o cone em PP ou papel, por causa da melhor troca de calor, mas em relação ao timbre, não mudará.

Agora, se falássemos em falante de instrumento musical, ou um falante que tenha que subir mais um "teco", aí a coisa vai mudando de figura.

Postado em

abs!

Abs.

justamente por eu não ouvir musica no talo, as vezes, mas na maioria é sempre para "minha pessoa do ser eu mesmo pessoal" e não os outros. e eu adoro vocal e frequencias baixas... então apenas quero um sistema equilibrado.

Realmente, o dobro assusta, mas dependendo da caixa, onde perde SPL, esse extra traria uma ajuda!

Se não for segredo, qual sub vc usa e como alimenta ele?

OFF: Comprei o CD da trilha Gladiador, eu gostei.

Assim que me devolverem, eu faço um upload.

abs!

Sim nem precisa ouvir música no talo pro sub pedir mais potência ao amp.

Qto ao meu set ainda não está pronto, está em fase de montagem e escolhi 2x 12w6v2.

Inicialmente tinha a idéia de fazer uma isobárica push pull, mas a perda de spl me fez deixar pra uma outra. Sei que iria ganhar em velocidade e os subs iriam descer até 22Hz com bastante força.

Eu prefiro sub de 12" por descer mais q os de 10" e ainda tem um splzinho.

Ahh o sistema vai ser alimentado por uma Moura 70 amp no cofre, uma Hawker sbs c11 de 100 amp no PM e um megacapacitor de 15 farads Hibrido com componentes de carbono, o amplificador será um fosgate T15001bd.

Abs.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...