Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ThiagoPi

Caixa Turbo Bass Dutada

Recommended Posts

Postado em

vtf-3-ho-turbo-side-big.jpg

De tanto eu ver se falar de “turbo” pra lá , “turbo” pra cá ...

Lembrei-me desse projeto lançado já a algum tempo pela não muito famosa HSU , no ramo da Home-Audio. Porem, essas empresas tem muito a ensinar (a meu ver) . Nos dando dicas que podemos usar em projetos seja lá qual for a área : ( Trio, Hi-Fi, Home etc)

A algum tempo venho tentando entender “ isso” que ela (empresa) chama de turbo, assim como, sua funcionalidade e uma possível aplicação ! pra ver se tudo não passa de conversa fiada.

Mas, claro , só por curiosidade e afim de sempre aprender mais !

Quem se interessar , aqui esta o PDF com detalhes :

http://www.hsuresearch.com/products/turbo.pdf

Postado em
vtf-3-ho-turbo-side-big.jpg

De tanto eu ver se falar de “turbo” pra lá , “turbo” pra cá ...

Lembrei-me desse projeto lançado já a algum tempo pela não muito famosa HSU , no ramo da Home-Audio. Porem, essas empresas tem muito a ensinar (a meu ver) . Nos dando dicas que podemos usar em projetos seja lá qual for a área : ( Trio, Hi-Fi, Home etc)

A algum tempo venho tentando entender “ isso” que ela (empresa) chama de turbo, assim como, sua funcionalidade e uma possível aplicação ! pra ver se tudo não passa de conversa fiada.

Mas, claro , só por curiosidade e afim de sempre aprender mais !

Quem se interessar , aqui esta o PDF com detalhes :

http://www.hsuresearch.com/products/turbo.pdf

hehehe , gosto dos postes do TROVAC , são clássicos , informativos e Práticos ... vc é o cara Trovac !

Postado em

hehehe , gosto dos postes do TROVAC , são clássicos , informativos e Práticos ... vc é o cara Trovac !

fala ai meu amigo "moderador " ehehehe como vai essa autoridade !!!

:legal:

Se tiver tempo, dê uma olhadinha e me diga se vc acha algum fundamento nessa caixa doida !!

Postado em

Se tiver tempo, dê uma olhadinha e me diga se vc acha algum fundamento nessa caixa doida !!

hehehe agora sô TORIDADE né ??? hahaha

Então trovac , pelo que consegui entender dessa "caixinha mágica" ae , é o seguinte :

Ela baixa mais ainda mais a sintonia da caixa , e dentro daquela "caixinha mágica" , faz aquilo se tornar uma espécie de band pass com a saido de ar que o falante na OUTRA caixa faz hahaha :huh::pirou: .

Que deve dar um TURBO no som , eu não tenho dúvidas , mas fico com medo dessa sintonia tão baixa embolar a respostas dos 1º harmônicos , concorda ???

Pois vai tocar MUITO bem nas profundezas , mas vai perder todo o atack !

Postado em

Então trovac , pelo que consegui entender dessa "caixinha mágica" ae , é o seguinte :

Ela baixa mais ainda mais a sintonia da caixa , e dentro daquela "caixinha mágica" , faz aquilo se tornar uma espécie de band pass com a saido de ar que o falante na OUTRA caixa faz hahaha :huh::pirou: .

Que deve dar um TURBO no som , eu não tenho dúvidas , mas fico com medo dessa sintonia tão baixa embolar a respostas dos 1º harmônicos , concorda ???

:rever1::mac1

Abraços

Charles Rafael

Postado em

Eu penso que melhore a resposta a transientes , já que numa “bass-reflex” (dutada) o ponto franco é exatamente esse , assim como, a distorção !!

Quando aquele duto (se é que podemos chamar de duto) transfere o ar de uma caixa para outra!

Agora, lendo os “reviews” dessa caixa, a fidelidade é um fato notado nesta caixa, e uma boa resposta a transientes tem grande participação nisso !

Eu achei que o “efeito” causado por esse “turbo” é “um pouco parecido” com o que ocorre na caixa “linha de transmissão” , mas, só um pouco.

Digo isso, no que diz respeito ao fato de unir vantagens de uma selada e de uma dutada, ou seja, ter uma boa eficiência em SPL nas “baixas” (vantagem da dutada) e boa resposta a transientes ( vantagem da selada)

Mas, não chega a ser algo tam magnífico !!

mas, como vc bem disse , " Pois vai tocar MUITO bem nas profundezas , mas vai perder todo o atack !"

acho que o nome "turbo" dado pelo fabricante nao seria o mais apropriado !!

Postado em

Guto, já deu uma olhada nas novas caixas que estão chegando no mercado ?

Novidades 2008 (Audio_Pro)

A EAW acaba de fornecer dados sobre reformulada e agora SB1002 , quem quiser dá uma olhadinha , ta aqui o texto traduzido :

http://babelfish.altavista.com/babelfish/t...format_dua.html

>>>>>>>>>>>>

A famosa francesa L- acoustic (a mesma da V-Dosc) lançou o SB28, mais ainda sem muita informação : com resposta a partir dos 25Hz

http://www.l-acoustics.com/fichestech/SB28_SP_EN_1.pdf

>>>>>>>>>

O desenho dessa nova caixa da EAW me chamou a atenção , deve ter lá suas vantagens e segredos acusticos !

http://www.eaw.com/APP/pdf/s3/RDxxxx(A)SB730P-SPEC.pdf

Postado em

tem um cara chamado euclides aki em fortaleza que faz essas caixas,

é um grave absurdo, já escutei um paredão com 04 de 18 eros pqp é coisa de louco...

só pra acompanhar o grave eram 08 de 12" e 06 D405.....

Postado em

às vezes esse "absurdo" pode ser pico entre 70 e 100hz, q é relativamente fácil mas não necessariamente significa "qualidade"...

Postado em

A sim ... mas, eu também tenho um museu heheheh aqueles cálculos que o Anthony Hoffman fez no década que o John Lennon era adolescente e nem tocava guitarra !!!

Como diriam os mais sábios: “ O melhor conselho é o um bom exemplo”

Se tivesse prestado atenção ao ler viria lá: “Home_Audio”,

Ou seja, onde se usam transdutores com grande excursão e de pequeno tamanho , mas com grande conjunto magnético, onde se consegue boas respostas em subgraves, porem, com baixo SPL !!!

E que a caixa da HSU usa um Sub especial com baixo "fs" (transdutores comum no meio automotivo e residencial) !!

16Hz é tarefa facil , se bem feita a caixa for

>>>>>>>

Numa BASSHORN , por exemplo, usando o transdutor apropriado, se consegue fácil algo a partir dos 18 !! com falantes de 12” e com pouco “Pe”

>>>>>>

Com relação a analogia feita entre a HSU e TL !!

Qual o principio básico da TL ?? ??? vou citar apenas um :

Os meros mortais que conheci em uma viagem meses atras [Claro nao se comparam a vc !!!!!] me falaram que é tirar proveito da onda traseira , manipulando-a

(Algo que a HSU com seu sistema patenteado tenta fazer, e assim o faz !!!! não resta duvidas)

*Diminuindo a distorção

* Melhorando a resposta a transientes

* descendo até uma 8ª na resposta em graves

E nelas , se usa sub’s com Fs = 23 “media” (agora querer botar falante de 12” da Oversound com FS alto, é sacanagem )

>>>>>>>

O que foi que o Anthony Hoffman disse a anos atrás !!! não algo muito diferente do que proporciona e profere a teoria de uma TL, ou foi ??? ????

Ou temos dois pesos e duas medidas aqui e agora ?????????

Postado em
Aí que entra a técnica; apesar de ter 6 cornetas dessa showhorn ocupando um espaço vazio na minha sala, nos nichos onde estavam embutidas em vãos da parede, quando tirei minhas 4 anteriores, que usavam o W800 Selenium, hoje tenho uma pequena corneta fazendo o serviço com 40 w máximos que utilizo.

Apesar de seus 3,65m de comprimento, em frente a 1 10", o tamanho final ficou relativamente pequeno, e com posicionamento adequado enche o ambiente, que não é pequeno; 105 dBs de sensibilidade ajudam; até onde ela desce no canto sabes.

A resposta... Bem já deves saber o que eu prego.

Saudações,

Paulo.

Caramba.. um dia ainda quero ver/ouvir essa caixa... pelo q ouvi (comentários), ela faz loucuras pra um mero falante de 10' com 40wrms!

Se me permite, Paulo.. que falante seria esse?! [¨]

Postado em

eu acho o seguinte , no meu texto de palavras bem Chulas :

Acústica de Carro , e de Home , são MUITO diferentes que som ao ar Livre !

Acho bem mais simples SIM , chegar nos 16Hz com um falante bem escolhido e uma caixa bem projetada , do que chegar nos 30hz ao ar livre usando 4 de 18" ...

E Outra , estamos em um Sub Fórum de TRIO elétrico de CARROS , onde sabemos que temos muitíssimas limitações , então , vamos tentar fazer algo BOM , dentro dessas Limitações , e vamos discutir esses outros tipos de sonorização em fóruns como , HTforum e Audio List , por favor !

Postado em

Só lembrando: O que todo muito já sabe :

Hoffiman advertiu com relação a inversão de fase ( 180° ) , “com relação a onda traseira obviamente”

Na TL, o intuito de “serpentear” com linhas no interior da caixa é de atrasar a onda traseira para que ela chegue igual a onda dianteira, estendendo a freqüência e dando mais linearidade na resposta, diminuinda o ressonancia etc

>>>>>>>>

Quem quiser ter acesso aos “famoso cálculos” , tanto quanto raros, sobre uma Transmission-Line, ta aqui esse longo trabalho feito por um analfabeto qualquer ai !! não chega a ser um Semi-deus, mas esse cara, mero mortal, fez um belo trabalho !

http://etd.gatech.edu/theses/available/etd..._200705_phd.pdf

(Eu sugiro se ter uma calculadora cientifica e um livro de matemática e física do lado )

E o mais importante, não li todo esse material ainda, mais acredito que lá se ache dicas que ajudarão a calcular o tipo de caixa a qual O TOPICO SE REFERE ! ! ! !

Só precisa se esforçar e ler !

>>>>>>>>>>>>>

E só a titulo de curiosidade :

E aqui temos esse projeto que usa um Eminence de 15” com resposta a partir de 20Hz

http://img413.imageshack.us/img413/2166/ep...500v3splgo0.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/5530/ep...500v3parut4.jpg

http://img413.imageshack.us/img413/3482/th...schraubtex8.jpg

Postado em

Take a look over of the nose tip [reeditando meu ingrêis ...

O que podemos inferir daquela monstruosidade com falante de 15”, com resultantes 100dB em 20Hz ?????

>>Deixando o SPL de lado, pois não quero destruir a louça da sala :

Se utilizarmos subwoofer, aquele MESMO de pouca eficiência de 10” com bom Fs ! ????? onde numa bass-reflex normal não se passaria de 50Litros para termos algo linear a partir dos 30HZ ???

Principalmente numa Air Coupler, o que teriamos ???

“Já confundindo tudo agora, por parte de minha amadora e modesta técnica , Arranjo em labirinto que é bem diferente da transmissão em linha, pois a primeira anula quase por completo aquilo que a TL apenas atrasa (onda traseira), mas, no final das contas , é tudo farinha do mesmo saco”

>>>>>

Apesar de meros mortais, eu ainda confio fielmente nos escritos do Juha Backman e do A. R. Bailey

Quem sou eu para rejeitá-los !! Sou mais um tolo querendo aprender ao custo de falar e fazer bobagens até um dia ter êxito , mas, assumidamente, com a plena consciência de tal condição, isso já me lava a alma !

Já outros fazem, agem e pensam como querem !! Lenda-Viva, deus, Rei do Olimpo sei lá

“Liber Arbitriu” né !!

Postado em

Que legal esse teu post Paulo, foi o único que consegui entender...os outros estavam carregados com muito nível tecnico...coisa que não se ve muito aki no fórum...e eu como leigo não entendi muito não.

Gostei tbm na discussão de vc e o trovac...Discussão eu digo, diferente das outras aki do fórum...enquanto vcs discutem com argumentos...a maioria se chinga...hahaha

Mas me conta uma coisa, quando tu liga o som em casa deve parecer um terremoto neh?

Porque não compra um home-theater se é som pra escutar em casa?

Ou você gosta de assistir os jogos do colorado com uma sonzera?hehehe

Abraço

Postado em

Putz...até Paulo conhece a caixa capeta! :P kkkkkkkkkkkkkkk isso existe mesmo? Ou seria uma experiencia picuda q "deu certo" (do ponto de vista de alguem)?!

Postado em
Quem sabe MESMO 1 12" Oversound não surre essa coisinha VTF3;

Na Show horn, o 12/250 Oversound, medido na câmara anecóica da Selenium a mais de uma década atrás surrava a w-horn; as curvas dos vários wpu que tentaram nela não me entregaram (será porque não tocavam m nenhuma?);

Paulo.. o falante a que se refere seria esse?! : http://www.leosound.com.br/loja/product_in...products_id=760

Se for, putz... ótimo custo x benefício! =)

Postado em
Olá!

Não. Já saiu de linha.

Talvez esse MB 12-450MB 12-450

Saudações,

Paulo.

Putz... tô começando a achar q os fabricantes de falantes tendem à utopia! Quando conseguem bons projetos, o abandonam logo de cara! Ex.: Bravox Endurance Line (roxinho), esse over.. dentre outros! <_< Pq isssoooooooooo!????!??! :banghead

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...