Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Baraldi

Caixa "capeta"

Recommended Posts

Pra quem ainda nao entendeu..... esta caixa é utilizada em campeonatos mais precisamente em competições de pancadão e pra quem axa que não rende nada é só perguntar ao Kleissom da KSOM e ao Keller que eles vão dizer (são só os dois melhores na categoria pelo MTM)

Realmente pra dia a dia o negócio deve fica uma M*** oq vai toca em 200Hz.... vcs tem razão.. rsrs

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Baraldi , legal ... vc disse o que todo mundo já disse aqui hahaha

sim guto :vts

É que como quase ninguém sabe mais detalhes sobre esta caixa fica difícil.... eu mesmo como disse queria estudá-la um pouco.... axo que com este pouco de informações dá pra ter somente uma pequena noção....

Vou ver se faço umas duas caixas desta pelo menos com um compreensado baratinho e colocar num RTA pra ver o comportamento dela... e se consigo tirar mais algum conhecimento.... o duro é fazer a caixa sem noção de litragem etc......

Obrigado a todos que ajudaram de alguma maneira... e se tiver mais alguem ae que queira dar alguma informação pra gente..... fica aberto o tópico!!

Abçx

EDIT: Tenho pouco conhec. em som automotivo e este assunto me interessa muito... hehe!! Não me levem a mal mas não conheço nda sobre esta caixa.... vamos ver no que dá alguns protótipos.... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

O conceito é o aproveitamento das ondas traseiras, o problema é que se isto for feito de qualquer jeito, como no caso da "CAPETA" (e da "DEMÔNIO" também, eheh) aparecem cancelamentos que estreitam a banda de audio utilizável na caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Ta ae a unica imagem que consegui bramer!! Não da pra perceber muito mas a parte de cima da caixa é aberta e o fundo da abertura da caixa é grafitado igual a parte frontal, por isto nao percebe esta abertura "enorme" cima do falante!!

caixacapetakx3.jpg

e ai baraldi.... hehehe se quiser as medidas da caixa capeta pra falante de 12 eu tenho..... igual as do keler do comando auto som de cuiaba heheheh 153 db tpancadao 6 falantes ela tocou.... forte... depois posto as medidas dela aqui no topico... mas qualquer coisa me liga ..... falo fiiiiiiiiiiiiiii []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso aqui ajudar... Tem Kapeta de tudo quanto é jeito e tamanho aqui:

001.jpg

002.jpg

020.jpg

052.jpg

079.jpg

095.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

sabia que o Sandrão tinhas umas cartas destas debaixo da manga!! hehe

Ta aí os "famosos" Ultravox 1K nas caixas capeta (são os que estão rendendo mais pra competição na categoria até o momento)..... pelo visto são os do Keller né Sandro??

Abçx

Compartilhar este post

Link para o post
sabia que o Sandrão tinhas umas cartas destas debaixo da manga!! hehe

Ta aí os "famosos" Ultravox 1K nas caixas capeta (são os que estão rendendo mais pra competição na categoria até o momento)..... pelo visto são os do Keller né Sandro??

Abçx

São sim... hehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

O desenho do murilo ta bom sim viu!

Da pra entender direitinho, já comecei a fazer a minha! :vts

Ele esqueceu de indicar os cortes que ele fez, dai a projeção fica fácil fácil de entender! :P

Já sonhei com uma dessa! Isso mesmo!!! O.O

Doidera né? E isso foi na época que eu achava que corzus era master! auahauhauaha (ta bom... nem faz tanto tempo =/, uns 3 anos quem sabe)

Só que no meu sonho as saídas eram laterais e o acoplamento era de 6 ou 8 falantes... não lembro direito fiz até um desenho na hora que acordei!

auaauhauahauhuah psicografei o barato!!! Auhauhauahauhauah

Compartilhar este post

Link para o post
O desenho do murilo ta bom sim viu!

Da pra entender direitinho, já comecei a fazer a minha! :vts

Ele esqueceu de indicar os cortes que ele fez, dai a projeção fica fácil fácil de entender! :P

Já sonhei com uma dessa! Isso mesmo!!! O.O

Doidera né? E isso foi na época que eu achava que corzus era master! auahauhauaha (ta bom... nem faz tanto tempo =/, uns 3 anos quem sabe)

Só que no meu sonho as saídas eram laterais e o acoplamento era de 6 ou 8 falantes... não lembro direito fiz até um desenho na hora que acordei!

auaauhauahauhuah psicografei o barato!!! Auhauhauahauhauah

Já eu não entendi quase nada, tem como tu desenhar aí melhorando o desenho dele não Samuel?

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

se ninguém desenhar até de noite eu desenho sem problemas! agora ta um poço corrido!

De noite faço no google 3d for leigos!!! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
se ninguém desenhar até de noite eu desenho sem problemas! agora ta um poço corrido!

De noite faço no google 3d for leigos!!! :vts

Blz Samuel, desenha no Google Sketchup mesmo, e se der já upa o arquivo no mediafire.com, e deixa o link aqui, pra nós já baixar o arquivo pra abrir no Google e ver ele em 3d.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

De noite faço no google 3d for leigos!!!  :vts

Blz Samuel, desenha no Google Sketchup mesmo, e se der já upa o arquivo no mediafire.com, e deixa o link aqui, pra nós já baixar o arquivo pra abrir no Google e ver ele em 3d.

Abraços

Charles Rafael

o teixeirão ta doidinho tambem pra fazer uns testes com esta caixa hein?? [¨]:rolleyes:

Vamo que vamo, o primeiro que fizer posta aqui as impressoes!! rsrs Abçx

Compartilhar este post

Link para o post

De noite faço no google 3d for leigos!!!  :vts

Abraços

Charles Rafael

o teixeirão ta doidinho tambem pra fazer uns testes com esta caixa hein?? [¨]:rolleyes:

Vamo que vamo, o primeiro que fizer posta aqui as impressoes!! rsrs Abçx

hauhauha, nem tanto viu, só quero etender melhor, e ver se vale algo, mas tb derrepnte pode rolar uma dessas pra mim, mas acho quase impossível isso, pq não participo de campeonatos, já que não tem nenhum na região onde mroo.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

vou fazer sim, depois que voltar da facul!

Mas se você fizer uma dessa, quando eu passar por ai boto fogo heim! auahauhauhauahuahahauh

Eu aqui estudando caixas cornetadas e você me vem com capeta... kkkkkkkkkkkkkk

Vamos lá mete a cara nos livros tb! :P

Compartilhar este post

Link para o post
bom olha o som de uma demonio ai!

CAIXA capeta

Que horrível... eu já não curtia o lance de "pancadão", com pico nos 80hz... acha muito tosco o lance de "racha", com pico nos 100hz~125hz... agora aparece essa caixa capeta.. com pico nos 150~200hz <_< Tão conseguindo piorar cada vez mais os trios! é por isso q tem lugares q proibem som de carro! [^]

Compartilhar este post

Link para o post
Que horrível... eu já não curtia o lance de "pancadão", com pico nos 80hz... acha muito tosco o lance de "racha", com pico nos 100hz~125hz... agora aparece essa caixa capeta.. com pico nos 150~200hz <_< Tão conseguindo piorar cada vez mais os trios! é por isso q tem lugares q proibem som de carro! [^]

Não é bem assim bloom...

Essas caixas são específicas pra competição, ninguém é louco o suficiente de sair tocando musica normal em uma delas. Pra conseguir uma boa marca no RTA, precisa sacrificar a resposta favorecendo um grade pico numa frequencia mais alta.

O dia em que alguem conseguir bater uma caixa dessas num campeonato usando 60hz pra baixo e com o som em cima de uma caçamba ou porta malas, pode dar os parabéns que o cara é bom mesmo...

O unico problema do povo em geral é que os "estaladô" vê essas coisas nos campeonatos e querem adaptar pro dia a dia <_< É a mesma coisa de querer andar com um dragster na marginal do Tietê em horário de pico... o-o-[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, ta mal feito mas talvez de pra entender, se tiver alguma coisa faltando me avisa que eu atualizo!

caxacapetaoi2.png

o link pra download do 3d

http://www.mediafire.com/?xd5l0hrggxg

ATENÇÃO! NÃO ME PESSAM MEDIDAS, NEM CALCULOS PARA FAZER UMA IGUAL! É SEGREDO DE ESTADO! o-o-

3 horas da matina e eu fazendo coisa pra marmanjo... bahhhh

auhauahauhauhauhauahuahuahuahauh

Compartilhar este post

Link para o post
vou fazer sim, depois que voltar da facul!

Mas se você fizer uma dessa, quando eu passar por ai boto fogo heim! auahauhauhauahuahahauh

Eu aqui estudando caixas cornetadas e você me vem com capeta... kkkkkkkkkkkkkk

Vamos lá mete a cara nos livros tb! :P

hguuhauhauhaua, e eu ajudo a tocar dogo nela, pq o dia que fazer isso, eu devo estar possuído.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

huahua, oh Samuel, se for assim, é feia pacas iu, só dá pra usar se for em campeonato e olhe lá cara.

Abraços

Charles Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, essa que eu fiz foi baseada no desenho do murilo.

Feia é sim viu, projeto dela é zero, na verdade da pra fazer mais bonita, é só fazer algumas medidas mais harmônicas, essa que eu desenhei ficou beemmm feia e gigante para o suposto falante! :P

Mas deu pra entender, é uma caixa que usa a refração do som que sai por traz do falante para criar picos enormes, se não me engano deve haver muito cancelamento de onda nisso ai, fora que controle de cone não existe, por isso que deve ser usada com os 200hz, menos que isso o falante vai pras cucuias com alta potência...

um tomanorris nessa ae deve ficar o bixo heim! :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Se isso aqui ajudar... Tem Kapeta de tudo quanto é jeito e tamanho aqui:

001.jpg

002.jpg

020.jpg

052.jpg

079.jpg

095.jpg

Medidas? Alguem tem?

Olhando as fotos, e imaginando que se tratam de woofers de 15", vou tentar fabricar algo aqui com essas medidas (p/ 1 falante):

Compensado espessura 2cm (ou 1,5 talvez);

Altura 120cm;

Largura 40cm:

Profundidade 30cm;

Altura do "duto" 75cm.

Só que no WinISD deu um pico acentuado em 122 HZ, com a sintonia da caixa em 118HZ para essas medidas (Se é que dá pra simular essa caixa Belzebu)

Será que essas medidas estão ok?

Vou brincar e gastar um pouco de compensado, o problema é que o RTA do meu instalador tá quebrado, então não vai dar pra testar agora.

Sds,

Eduardo Manaus

Compartilhar este post

Link para o post

como vc simulou no WinSD Eduardo?

No lugar do "buraco" vc simulou como se fosse um enorme duto sem profundidade?

Compartilhar este post

Link para o post
como vc simulou no WinSD Eduardo?

No lugar do "buraco" vc simulou como se fosse um enorme duto sem profundidade?

Profundidade zero não dá, então considerei uma profundidade de 2cm, que é a espessura da caixa.

Foi no chute mesmo [¨]

Se alguém souber outro método, diz aí.

Sds,

Eduardo Manaus

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...