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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

    [4r]Defender 2026 muda mais por dentro do que por fora e parte de R$ 799.490

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A JLR apresentou a linha 2026 do Defender com discretas atualizações visuais, nova central multimídia e mais itens de segurança. Ele segue disponível nas configurações 90 (de três portas), 110 (convencional) e 130 (de oito lugares), a partir de R$ 799.490.

    As mudanças no design são sutis, restritas aos faróis com novo desenho e assinatura luminosa, além de lanternas traseiras com lentes escurecidas. Na dianteira, a grade tem uma barra em preto brilhante e os faróis de neblina, em led, são de série.

    Preços do Defender 2026:

    • Defender 90 X-Dynamic HSE: R$ 799.490
    • Defender 110 X-Dynamic HSE: R$ 844.990
    • Defender 130 X: R$ 969.990
    Defender 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Land Rover

    Outra novidade é a adição das cores Borasco Grey, um cinza metálico inspirado em minas da Califórnia, e Woolstone Green, tom que remete à natureza britânica, para pintura da carroceria. Entre as opções de rodas, há a de 22 polegadas com acabamento Diamond Turned Dark Grey, oferecidas como opção na versão X. Detalhes como calotas centrais em preto brilhante com o nome “Defender” e novas inserções texturizadas no capô e nas aberturas laterais complementam a externa.

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    No interior, a novidade é uma tela sensível ao toque de 13,1 polegadas, que substitui o sistema anterior e promete operação mais intuitiva. Posicionada no alto do painel, ela oferece acesso às funções de entretenimento e conectividade do SUV.

    Defender 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Land Rover
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    O console central foi redesenhado para facilitar o uso, com novos compartimentos e soluções para organização dos objetos, como bolsos laterais removíveis e roteamento de cabos.

    A linha 2026 introduz o piloto automático adaptativo Off-Road como item de série na versão X. A tecnologia é uma evolução do All Terrain Progress Control e permite que o motorista defina um nível de conforto ao trafegar em terrenos irregulares, com o sistema gerenciando a velocidade automaticamente. Isso promete reduzir o esforço físico de quem está ao volante e melhorar a fluidez da condução fora do asfalto.

    Defender 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Land Rover
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    Há também o sistema de monitoramento de atenção do motorista. Uma câmera posicionada voltada para o condutor analisa continuamente sinais visuais, como a direção do olhar e os movimentos da cabeça, para identificar possíveis sinais de sonolência ou distração.

    Caso o sistema perceba que o motorista não está atento, ele envia alertas sonoros e mensagens na tela do painel recomendando que o condutor faça uma pausa. A tecnologia atua como uma camada adicional de prevenção, especialmente útil em viagens longas ou em situações de cansaço extremo.

    Defender 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Land Rover
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    O catálogo de acessórios também foi atualizado. Os pacotes Explorer, Adventure e Urban trazem novos acabamentos em preto para itens como rack de teto, barras transversais e placas de proteção. Degraus laterais, agora com opção retrátil, facilitam o acesso ao veículo, enquanto decalques com o nome “Defender” reforçam a identidade visual nas três carrocerias disponíveis.

    O Defender 2026 mantém o motor 3.o turbo diesel de seis cilindros em linha com sistema híbrido leve (MHEV) de 48V. São 350 cv de potência e 71,3 kgfm de torque e, o câmbio, é automático de oito marchas e, a tração, 4×4 sob demanda. De acordo com a JLR, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

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    [RS]Som Corsa Iran Motos Projeto de Som diferenciado! #somautomotivo

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    INSTAGRAM DO IRAN MOTOS https://www.instagram.com/iran motos 00/reels/ hl pt-br

    Som Corsa Iran Motos Projeto de Som diferenciado somautomotivo
    O projeto automotivo esta finalizado com seis alto-falantes de 12 polegadas da SW 4.5

    O video apresenta o projeto de som automotivo do Iran Motos que chama atencao por ser fora do padrao e muito potente.

    O sistema usa 6 alto-falantes graves de 12r D SW algo incomum no Nordeste onde geralmente se usam falantes maiores.

    Foram 7 meses de desenvolvimento com testes e trocas de caixas ate chegar na configuracao ideal.

    Possui 12 medios de 8r 9 cornetas Triton e 10 tweeters TI com lentes personalizadas feitas pelo proprio Iran.

    A alimentacao e feita com 3 geradores Z Power e 5 fontes sem uso de baterias m apenas ultracapacitores acompanhando uma tendencia moderna.

    O sistema ainda conta com ventiladores individuais para resfriar cada grave.

    Sao usados modulos Banda 8K8 bem distribuidos em um rack interno.

    O som se destaca pelo grave encorpado e limpo diferente de muitos sistemas que priorizam so cornetas.

    Ha um processador controlado por Bluetooth instalado dentro do carro e operado remotamente.

    O video reforca o carinho e dedicacao do Iran ao montar um som automotivo unico e potente.

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    [4r]Toyota GR Corolla é esportivo manual de 304 cv que roda (quase) como um sedã

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Lançado no Brasil há exatos dois anos, o Toyota GR Corolla só havia passado por nossas mãos em situações para as quais ele foi feito: em circuitos fechados. Seja em nossa pista de testes, ou no Autódromo de Interlagos, o hatch esportivo mostrou-se à vontade e cumpriu as promessas. Mas, enfim, chegou a hora de testar outra realidade do modelo, e a que ele mais enfrentará, na prática: ele pode ser usado no dia a dia como um mero Corolla?

    Antes de mais nada, o GR Corolla já passou por atualizações no exterior – e elas podem chegar por aqui em 2026, incluindo pequenas novidades visuais, de equipamentos e mecânicas.

    Por ora, no Brasil, o esportivo é oferecido nas versões Core e Circuit, mas a marca já sinaliza, pela ausência de preços da versão Core em seu site oficial, outra mudança. Ele deverá ser vendido apenas na versão mais cara, a Circuit, por R$ 461.990. Na linha 2026, poderá sofrer reajustes.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Bem equipado, mas com ausências

    As diferenças entre as versões eram pequenas, mas significativas para os compradores. A mais cara adiciona carregador de celular por indução, head-up display, alerta de pontos cegos e teto em fibra de carbono forjada, cuja aparência “natural” é como uma obra de arte aos entusiastas.

    No mais, ele é equipado com ar-condicionado automático digital de duas zonas, chave presencial,  faróis full led com facho alto automático, lanternas de led, iluminação ambiente, câmera de ré, além de itens e sistemas de segurança, como sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para joelho do motorista), ESP, alerta de pontos cegos, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e assistente de partida em rampa.

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    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    O quadro de instrumentos de 12,3 polegadas tem boa resolução e ótima apresentação de informações, seja em quantidade ou nível técnico, e a central multimídia. Esta, com apenas 7 polegadas, destoa do modelo que tem apenas unidades produzidas entre 2023 e 2024 por aqui. Os Corolla Cross e sedã nacionais já têm multimídias maiores e mais modernas. Para a próxima leva, os GR Corolla deverão corrigir o “problema”.

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    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Também são de série as belas rodas BBS forjadas de 18 polegadas, com desenho esportivo, pintura em preto fosco e pneus 235/40. Elas fazem parte da dieta enfrentada pelo GR Corolla em relação ao Corolla hatch convencional, com maior uso de plástico (inclusive na tampa do porta-malas) e a retirada de alguns itens. Só na carroceria são 4,8 kg a menos.

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    Por exemplo, os para-choques são 1 kg mais leves (e dispensam até os necessários sensores de estacionamento, que fazem falta com para-choques tão pronunciados) e, o teto de carbono da versão Circuit, tem 2,5 kg a menos.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Por dentro, um hatch médio

    Com exceção dos bonitos, confortáveis e eficientes bancos esportivos em formato de concha, com revestimento em suede, talvez vocês se esqueça que está a bordo de um modelo tão divertido. É que o interior, embora tenha pequenas diferenças de acabamento (para melhor) em relação ao Corolla sedã, é discreto.

    É basicamente o que se vê em um Corolla – e isso não é um demérito, especialmente para quem acha o Honda Civic Type R, o maior rival do GR Corolla, com interior exagerado pelo uso demasiado de vermelho. Mas também há quem goste.

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    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    No espaço interno, o GR Corolla é um Corolla hatch, com entre-eixos de 2,64 metros (ou seja, 6 cm a menos do que no sedã). O espaço traseiro é restrito, e não é recomendado ocupar o assento central, já que o túnel central no assoalho é bastante alto. Inclusive, não há saídas de ar traseiras. O porta-malas não tem capacidade divulgada pela marca no Brasil, mas é pequeno.

    Um esportivo usável?

    O GR Corolla é equipado com um motor 1.6 turbo de 304 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, números empolgantes, especialmente por estarem sempre (ao menos no Brasil) combinados a um câmbio manual de seis marchas.

    A tração é 4×4, com três modos de uso: 60% na dianteira e 40% na traseira (o mais seguro para as ruas); 30% na dianteira e 70% na traseira (o mais divertido para as pistas); e 50% em cada eixo, ideal para as pistas.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
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    De acordo com os nossos testes, ele vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos, números, de fato, de um esportivo, e notáveis em movimento. O hatch tem ótimas acelerações, com “empurrões” que empolgam, somadas às trocas certeiras do justo câmbio manual.

    A embreagem, porém, é mais pesada do que em carros convencionais – mas como deve ser em um esportivo. Por fim, há três modos de condução: Eco, Sport e Normal. Não foi possível sentir a diferença entre eles. E isso é bom.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Tudo fica ainda mais divertido com o belo e grave ronco do motor que sai pelos três escapes. Apenas em rotações mais altas é possível ouvir, ao fundo, um barulho mais metálico que nos faz lembrar que logo à frente há um motor de três cilindros. Há ainda o sistema IMT, que pode ser acionado para os punta-tacco automáticos. Faz bastante diferença na tocada, já que a distância entre os pedais não deixam que a manobra seja feita de maneira “raiz”.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
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    A suspensão é rígida e comunicativa com o solo, é possível sentir grande parte do que acontece no asfalto e preciso tomar cuidado com buracos, já que os pneus também são de perfil baixo. É um comportamento, em conjunto com a direção, muito direto e prazeroso. Além disso, apesar de firme, a suspensão não é tão incômoda como pode sugerir: com os cuidados necessários, vai bem na cidade. Na estrada, não é do tipo que faz os ocupantes “quicarem”, ao contrário do Type R.

    Apesar disso tudo, era esperado que o GR Corolla fosse muito mais incômodo na cidade. Mas é possível, sim, andar tranquilamente com ele no dia-a-dia. Mesmo com a personalidade áspera de um esportivo, ele também pode assumir uma “skin” comportada para ir ao shopping, ao mercado ou dar qualquer outra volta por aí. Ainda é econômico: fez as médias de 9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.

    Toyota GR Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    E há uma vantagem em relação ao sedã: apesar dos ajustes mais esportivos da suspensão, o hatch tende a raspar menos a dianteira, por ter um balanço menor e ser pouco mais alto.

    Veredicto

    O GR Corolla é um dos esportivos mais divertidos e sensoriais disponíveis no Brasil. E o melhor disso tudo é que ele pode ser um monstro na pista, e relativamente tranquilo na cidade.

    Teste – Toyota GR Corolla

    Aceleração
    0 a 100 km/h: 5,4 s
    0 a 1.000 m: 24,8 s – 212 km/h
    Velocidade máxima: 230 km/h (limitada eletronicamente)

    Retomadas
    2a 40 a 80 km/h: 3,7 s
    3a 60 a 100 km/h: 4,6 s
    4a 80 a 120 km/h: 6 s

    Frenagens
    60/80/120 km/h a 0: 13,6/24,1/54,7 m

    Consumo
    Urbano: 9 km/l
    Rodoviário: 12,7 km/l

    Ruído interno
    Neutro/RPM máx.: 45,2/73,8 dBA
    80/120 km/h: 69,1/71,4 dBA

    Aferição
    Velocidade real a 100 km/h: 94 km/h
    Rotação do motor a 100 km/h em 5a marcha: 2.500 rpm
    Volante: 2,5 voltas

    Ficha técnica – Toyota GR Corolla

    • Motor: gasolina, diant., transv., 3 cil., 1.539 cm³, 12V, 304 cv a 6.500 rpm, 37,7 kgfm a 3.000 rpm
    • Câmbio: manual, 6 marchas, tração integral
    • Direção: elétrica
    • Suspensão: McPherson (diant.), duplo A (tras.)
    • Freios: disco ventilado nas quatro rodas
    • Pneus: 235/40 R18
    • Peso: 1.485 kg
    • Peso/potência: 4,88 kg/cv
    • Peso/torque: 39,4 kg/kgfm
    • Dimensões: comprimento, 440,7 cm; largura, 185,1 cm; altura, 147,9 cm; entre-eixos, 264 cm; porta-malas, n/d; tanque, 50 litros
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    [4r]Lamando GTS é sedã esportivo chinês com mecânica de GTI e preço de Virtus

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A gama de sedãs da Volkswagen à venda na China é enorme e um deles acaba de ser atualizado. Trata-se do Volkswagen Lamando L, fabricado pela joint venture SAIC-VW, e que estreia com uma versão esportiva inédita. 

    Enquanto as versões convencionais têm novos para-choque dianteiro, grade frontal e elementos cromados na frente e atrás, além de nova base para o para-choque traseiro, o VW Lamando GTS tem elementos exclusivos. Os cromados dão lugar a elementos pretos, a grade muda e há duas saídas de escape. As rodas pretas de aro 19 completam o visual.

    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

    O Lamando GTS também é levemente maior: tem 4,79 m de comprimento (1 cm extra), enquanto mantém os 1,83 m de largura, 1,47 m de altura e 2,73 m de entre-eixos – são 5 cm a mais na comparação com o Jetta GLI vendido no Brasil.

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    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

    O grande destaque da versão GTS está na mecânica. É a única versão com o motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, que era usado no último Golf GTI vendido no Brasil. Este motor está combinado ao câmbio DSG DQ381, com dupla embreagem úmida e sete marchas. A tração é dianteira e a velocidade máxima declarada é de 240 km/h.

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    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

    As demais versões do VW Lamando L também têm evolução na mecânica. Sai o motor 1.4 TSI de 150 cv, amplamente usado no Brasil, e estreia o 1.5 TSI de 160 cv com os mesmos 25,5 kgfm. Seu câmbio é o DSG DQ200 de sete marchas e a velocidade máxima é de 200 km/h.

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    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

    O sedã, que na verdade é tratado oficialmente como um liftback, ainda tem mudanças na cabine. Mudaram as telas, que agora tem 10,25 polegadas para o quadro de instrumentos e 12,9″ para a central multimídia. Esse novo aparelho usa um chip Snapdragon 8155 de alto desempenho e é complementado por um assistente de voz com inteligência artificial (Wenxin e DeepSeek) próprio para o mercado chinês.

    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen
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    Há controle de cruzeiro adaptativo com um conjunto estendido de assistentes eletrônicos, incluindo um sistema avançado de estacionamento automático.

    VW Lamando L GTS 2026<span class="hidden">–</span>Divulgação/Volkswagen

    A estreia do novo Volkswagen Lamando acontecerá em agosto, durante o Salão do Automóvel de Chengdu. Os carros de antes desta reestilização custam entre US$ 19.500 e US$ 26.500, ou seja, não passam do equivalente a R$ 148.500 – é praticamente o preço dos VW Virtus mais caros no Brasil.

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    [Pioneer]Quantas “Pioneer” você já ouvir? Ter 87 anos de história significa que você vai ter algumas pronúncias diferentes por aí...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    Quantas “Pioneer” você já ouvir? Ter 87 anos de história significa que você vai ter algumas pronúncias diferentes por aí. Mas, principalmente, que vai ter muita gente pra contar histórias com a sua marca - e isso importa. Faz parte de ter talento com paixão. Faz parte do som que você gosta de curtir. E você, qual o seu jeito de falar Pioneer? #pioneer #brasil

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    [4r]Nissan fechará fábrica de Versa e Frontier, sua mais antiga fora do Japão

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A Nissan está dando início ao plano Re:Nissan, que tem como objetivo reestruturar a montadora para enfrentar a maior crise de sua história. Entre as ações a serem tomadas estão o fechamento de fábricas, incluindo a mais antiga da empresa fora no Japão.

    A fábrica, chamada CIVAC, fica no México, no estado de Morelos, e foi inaugurada em 1966. Atualmente, ela é responsável pela produção da Frontier (ou NP300, dependendo do mercado para qual era vendida) e dos sedãs Versa e V-Drive. Todos eles serão realocados para a fábrica de Aguascalientes, também no México, onde é produzido o Sentra.

    fabrica nissan mexicoFábrica CIVAC, no MéxicoDivulgação/Nissan

    “Por mais de 60 anos, a Nissan Mexicana estabeleceu um relacionamento sólido e de confiança com seus clientes no México e é reconhecida globalmente como uma das operações mais emblemáticas da empresa. Hoje tomamos uma decisão difícil, mas necessária, que nos permitirá ser mais eficientes, competitivos e sustentáveis.”, comentou o mexicano e atual CEO da Nissan, Ivan Espinosa.

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    A empresa não informou quantos funcionários serão afetados pelo fechamento da fábrica, mas garantiu que vai trabalhar para que a transição seja feita nas melhores condições, buscando manter a relação respeitosa com os trabalhadores de Morelos. A mudança de fábrica não será imediata, o plano é que ela só ocorra no fim do ano fiscal de 2025, que termina em março de 2026.

    fabrica nissan mexico<span class="hidden">–</span>Divulgação/Nissan

    A fábrica mexicana não será a primeira fechada pela Nissan. Em abril, a montadora anunciou o fechamento da planta de Santa Isabel, na Argentina, para o mês de novembro. De lá vinha a Frontier vendida no Brasil, que passará a ser importada do México.

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    Com o plano Re:Nissan, a empresa busca reduzir sua capacidade de produção global de 3,5 para 2,5 milhões de carros por ano. Com isso, a montadora passaria a utilizar 100% da capacidade produtiva de praticamente todas as plantas restantes, evitando desperdícios e espaços ociosos.

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    [CE]Motorcycle Audio Growth Stalls?

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    By many accounts, the annual growth in motorcycle audio sales appears to be stalling, as some vendors and retailers report flat or lower sales. Vendors are challenged by an increasingly crowded market as many new brands have entered the segment. Also, Harley-Davidson’s shift to a digital audio bus for late 2023 and up bikes has […]

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    [4r]Em breve no Brasil, MG Cyberster, S5 e MG4 têm autonomia revelada pelo Inmetro

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Mais um gurpo chinês está estruturando sua operação no Brasil. Trata-se da SAIC, uma das quatro maiores fabricantes estatais da China e que usará um outro nome no país, vendendo seus carros sob a marca inglesa MG. A empresa já homologou três carros elétricos, que tiveram suas autonomias reveladas pelo Inmetro.

    A MG já foi vendida no Brasil, por importação oficial feita pela Forest Trade entre 2011 e 2013. Desta vez, será uma operação oficial. A marca inglesa foi adquirida pela SAIC em 2007 e foi transformada em seu braço global, buscando aproveitar a força de um nome já bem conhecido no ocidente, vendendo não só os carros desenvolvidos especialmente para a MG como também rebatizando modelos de outras submarcas da SAIC como Roewe e Maxus.

    MG 4 EV em testesMG 4 EV em testesRichardson de Souza/Quatro Rodas

    O fato de aparecerem na tabela do Inmetro é um bom indicativo de que podem ser vendidos por aqui, por terem sido homologados. Ainda assim, devemos considerar que a MG pode mudar de ideia até o início da operação nacional.

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    O primeiro carro a aparecer na lista do Inmetro é o MG4, um hatchback médio com 4,29 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,52 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Foi atualizado recentemente na China, ficando ainda maior, com 4,39 m de comprimento, além de receber mais tecnologias e um novo design.

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    MG4-EV-XPowerMG4 na versão esportiva XPowerMG/Divulgação

    De acordo com o Inmetro, deve ser oferecido em duas versões. A primeira será a versão Luxury de tração traseira, com uma autonomia de 364 km. Já a configuração topo de linha Xpower, com uma pegada mais esportiva, contará com tração integral, reduzindo o alcance para 279 km. Ambas terão uma bateria de níquel-manganês-cobalt (NMC) de 64 kWh.

    MG 4<span class="hidden">–</span>Divulgação/MG

    Quando equipado com apenas um motor traseiro, o MG4 terá 204 cv e 25,5 kgfm, suficientes para que acelere de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A versão de tração integral reposiciona o motor de 204 cv no eixo dianteiro e adicional um segundo de 231 cv no traseiro, entregando um total de 435 cv e 61,2 kgfm. A fabricante diz que alcança os 100 km/h em 3,8 segundos.

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    É importante ficar atento, porque o modelo já tem uma nova geração na China.

    MG S5<span class="hidden">–</span>Divulgação/MG

    O segundo modelo da linha será um SUV médio, o MG S5. Assim como tantos outros carros chineses que chegaram ao país recentemente, terá um pote bem próximo do Jeep Compass. São 4,48 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,62 m de altura e um entre-eixos de 2,73 m.

    MG S5<span class="hidden">–</span>Divulgação/MG
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    Se seguir o que está no Inmetro, também contará com duas versões chamadas Comfort e Luxury. Porém, ao contrário do MG4, a diferença será nos equipamentos, e não na mecânica. Ambos contam com uma bateria de 62 kWh, capacidade o suficiente para que a autonomia seja de 351 km.

    MG S5<span class="hidden">–</span>Divulgação/MG

    A dúvida é sobre qual será o motor a ser utilizado. Alguns mercados utilizam um propulsor dianteiro de 170 cv, enquanto outros elevam a potência para 245 cv. Pelo alcance homologado de 351 km, o mais provável é que a versão para o Brasil seja a de 170 cv.

    MG Cyberster<span class="hidden">–</span>Divulgação/MG
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    A surpresa é a homologação do MG Cyberster, um cupê esportivo, um tipo de carro que as outras marcas chinesas tem trazido ao país apenas para mostrá-lo em eventos, como a BYD com o Yangwang U9 e a GAC com o Hyptec SSR.

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    Não é tão extremo quanto os carros das outras marcas, tanto é que custa 319.800 yuan (o equivalente a R$ 249.493). É até pequeno, com 4,53 m de comprimento. A versão indicada pelo Inmetro para o Brasil é a mais potente, com dois motores, e tração integral, entregando 544 cv e 73,9 kgfm de torque. Os números de fábrica indicam que chega a 100 km/h em 3,2 s. A bateria é de 77 kWh e o Inmetro diz que a autonomia é de 342 km.

    MG Cyberster

    Como revelado por Henrique Sampaio diretor de Marketing e Produto da SAIC no Brasil, a fabricante ainda está trabalhando para estruturar a operação brasileira. O executivo diz que há chances de que as vendas comecem ainda em 2025, mas o mais provável é que a estreia fique para o 1º semestre de 2026.

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    [4r]Mitsubishi Pajero Full vai voltar e já ganha projeções na internet

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Um misterioso protótipo avistado na Europa tem mais significado do que se pode imaginar. Ao que tudo indica, trata-se da nova geração do Mitsubishi Pajero Full, que saiu de linha no Brasil em 2021. Embora se saiba que se trata de um Pajero, as formas mais quadradas denunciam que é a versão Full, já que a Sport costuma apresentar traços mais esportivos – e também já teve um protótipo visto.

    Tendo como base estes avistamentos, o designer Theottle, famoso por suas renderizações de protótipos na internet, mostrou o que se espera para o carro que está (nem tanto) escondido pela camuflagem.

    Mitsubishi Pajero Full projeção<span class="hidden">–</span>Theottle/Reprodução

    Ele tomou como base o Nissan Patrol e o Mitsubishi Destinator, um SUV de sete lugares lançado recentemente no sudeste asiático. E não estranhe o nome “Montero” na traseira, já que esse é o nome do Pajero em alguns países, já que “pajero”, em linha espanhola, tem conotação de cunho para maiores de dezoito anos.

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    Na dianteira, deve haver uma grande grade com barras horizontais, e uma faixa em preto brilhante na parte superior, que liga os faróis. Completando o conjunto óptico dianteiro, há uma sequência de leds posicionados verticalmente, sendo essa uma das características que podem ser identificadas no design. Na parte inferior, o grande para-choque tem poucas aberturas.

    Mitsubishi Pajero Full flagraProtótipo da nova geração do Pajero FullReprodução/Carscoops

    Na traseira, o vidro é menor e em formato mais retangular, reflexos da tradicional carroceria quadrada do Pajero. As luzes são verticais com traços horizontais semelhantes aos da dianteira. Mas há uma nova barra horizontal que interliga o conjunto.

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    Se já temos uma ideia de como será o visual do novo Pajero Full, por outro lado, ainda não sabemos nada sobre sua mecânica. Há três hipóteses: ele pode utilizar o chassi monobloco do Outlander (CMF-CD), o chassi de longarinas do Patrol ou então, o chassi da Triton e da Nissan Frontier.

    Mitsubishi Pajero Full flagraProtótipo da nova geração do Pajero FullReprodução/Carscoops

    Isso pode influenciar diretamente na sua motorização. No primeiro caso, ele poderia estar equipado com um sistema híbrido plug-in, com motor 2.4 a gasolina e outros dois elétricos que, juntos garantem tração integral e 306 cv de potência.

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    Já se o caminho for um modelo mais parrudo e com chassi de longarinas, o mais provável é que ele tenha o motor biturbo a diesel 2.4 de 205 cv da Triton. Há ainda o V6 biturbo a gasolina de 306 cv do Patrol, mas essa combinação parece ser a menos cogitada por sites especializados.

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    [Nakamichi]

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    525405761_1121398216563821_4357881065299041276_n.jpg?_nc_cat=111&ccb=1-7&_nc_sid=e5c1b6&_nc_ohc=_W9hXGOQi1AQ7kNvwE2tisY&_nc_oc=AdlNz5gQ1GXehrmsHggINb9eYBvqAXkWKx5HIsIPIWixRCGhIvT39zMXuNuyoyt5NIA&_nc_zt=23&_nc_ht=scontent-cdg4-3.xx&_nc_gid=anFoZxnJETvSEgF5qqk0Wg&oh=00_AfT2RDH9V2a4TvQoDEapy3J9ZZhP_JHPjT6fMoZ_BOWsFg&oe=6891441A

    [4r]Novo Nissan Kait poderá seguir os passos globais do VW Tera

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O inédito Nissan Kait, futuro SUV compacto de entrada feito a partir da primeira geração do Kicks, parece ter planos maiores do que apenas entrar para a disputa no Brasil. Imagens enviadas à QUATRO RODAS por um leitor que preferiu manter-se anônimo, mostram duas unidades do modelo em um aeroporto brasileiro, prestes a embarcarem em um avião cargueiro. O destino não é próximo: a África do Sul.

    Ainda não há informações concretas sobre o que o modelo faria por lá, que pode ir de apenas estudos à produção local. O Volkswagen Tera, seu principal concorrente, será feito também na África do Sul a partir de 2027. Por lá, a Nissan mantém uma fábrica em Pretória (Rosslyn), onde produz a Frontier (batizada de Navara no mercado sul-africano).

    Nissan KaitNissan KaitAnônimo/Quatro Rodas

    As unidades enviadas têm camuflagens feitas para despistar, com volumes centrais na dianteira e traseira, como se fossem logotipos pronunciados. Na traseira, há ainda a sugestão de que as lanternas são horizontais. Olhe bem: camuflado, ele até se passa por um Volkswagen. E talvez isso não seja por acaso.

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    O que denuncia que se trata do Kait (nome ainda não oficializado, mas garantido por fontes à QUATRO RODAS), são os formatos laterais, como de portas, janelas e maçanetas, os mesmos da primeira geração do Kicks – hoje, Kicks Play.

    Nissan KaitNissan KaitAnônimo/Quatro Rodas

    O modelo será lançado no mercado brasileiro em 2026, em substituição ao Kicks e como uma porta de entrada aos SUVs da Nissan, abaixo da nova geração do Kicks. Ainda não se sabe sobre possíveis mudanças mecânicas, mas é pouco provável que ele adote a mesma motorização 1.0 turbo de 125 cv do novo Kicks, que vem do Renault Kardian. As chances são maiores de que ele mantenha o atual motor 1.6 aspirado do Kicks Play.

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    Nissan Kait 2026<span class="hidden">–</span>Placa Verde/Instagram

    Também paira o mistério sobre avanços tecnológicos que o Kait poderá (ou não) ter. Atualmente, o Kicks Play tem alerta de colisão com frenagem automática como único sistema de auxílio à condução (ADAS), sem itens como alertas de pontos cegos, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado ou assistente de permanência em faixa. Não se sabe se a arquitetura eletrônica do modelo permitiria a adição de algum (ou alguns) destes equipamentos.

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    O que se sabe é que a mudança visual será grande o suficiente para que o Kait se passe por um carro inédito. Isso, tanto por dentro, quanto por fora.

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    [FS]STEG QK200.4 vs Qk6 + QK1 Active vs Alpine CDE-153EBT

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    want it .
    fred.n.sound gmail.com
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    SKIP TO:
    Intro 00:00
    Sound Test 00:02
    STEG QK200.4 02:55
    STEG QK6 04:05
    STEG QK1 05:03

    NOTE:
    All Videos on free air Tests/Demos are made to fulfill your needs by getting the opportunity to see all the close-up details such as magnet/membrane/cone and speed/flex movements.

    Each and every video has been recorded with top tech
    please use quality headphones to feel the difference between other videos.

    Each and every model has been tested for hours/days
    by all types of environments such as hall/lab/vehicle. also each speaker/tweeter/midbass/sub is tested on random amps/DSPs and different head-unit input types like analog/digital.
    the same process for power amplifiers/DSPs.
    we use this technique to maximize the final fair decisions
    of the output/performance levels of each gear individually.
    the final score will be published on our Official web and in the upcoming videos.
    Feel free to contact us for Professional collaborations a suggestions.



    OUR SOUND TEST/MUSIC:

    40 Hz Test Tone by Fred a Sound
    https://www.youtube.com/watch v GVwoq254nj0

    THE WILD SEA by Fred a Sound Official Mix
    https://www.youtube.com/watch v GS0hlQhpGxY

    High-End Radio - by Fred a Sound Original Mix
    https://www.youtube.com/watch v DDfKFTCm8Ac

    qFRED a SOUND Official MIXq
    https://www.youtube.com/watch v 9NOzIeDYdwI

    Fred a Sound - Jungle In Space Original MIX SOUND TUNE TEST TRACK
    https://www.youtube.com/watch v iyeF4cOJqg0

    Bass Test-Bass Protector Original Mix by Fred a Sound INT
    https://www.youtube.com/watch v 9hehFb5HrRQ

    Time Reflection by Fred And Sound - Original Mix
    https://www.youtube.com/watch v LvIrSEeoEM8


    WHAT WE DO

    Fred a Sound Audiophile ONLY Introducing

    The First Channel on YouTube For Pure Audiophile Car Audio
    Real High-End Car Audio-Audiophile World Wide Research
    Bring Out The Truth And Best Deals Ever.
    High/Mid-End Car Audio Compares:
    Subwoofer-Midbass-Midrange-Tweeter-Amplifier-Dsp-Wiring
    Head Unit Test/Review
    Amplifier Dyno
    Each car audio Gear Gets a Full Review Including 4K Videos/Photos From All Angles
    Amplifier Guts
    DIY Subwoofer Enclosure
    DIY Speaker Build
    We Produce Our Own Music Especially Design For Sound Tuning/Setup
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    [MLB]Lançamento Sub FB Audio 10pol 850W by Felipe Nanba

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [Inf]LIVE SEMANAL BRINDE FONTE JFA BOB 120

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    RobôAutoforum
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    Veja som dos inscritos Raylan Som 575

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    [Pioneer]O MVH-S235BT é o tipo de som que acompanha sua rotina. Pareamento rápido. Música sem interrupção. Chamada atendida diret...

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
    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
    O MVH-S235BT é o tipo de som que acompanha sua rotina. Pareamento rápido. Música sem interrupção. Chamada atendida direto no painel. Ele traz potência, estilo e o nome que você já conhece: Pioneer.

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    [Taramps]Aqui, o "queria" fica no passado.

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

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    [4r]Governo antecipa imposto para elétricos e prorroga isenção para a BYD

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Após a esperada reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), houve uma decisão sobre o pedido da BYD por uma possível redução nos impostos de carros desmontados. A medida a ser executada será a antecipação do aumento do imposto de importação de 35% para carros elétricos e híbridos, ao mesmo tempo em que dá uma cota temporária para a marca chinesa.

    A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) pedia não só que o governo federal não reduzisse o imposto como também antecipasse a cobrança dos 35% de imposto de importação para carros elétricos e híbridos, sejam eles montados ou desmontados.

    Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Fábrica da BYD em Camaçari (BA) começará a funcionar montando carros semidesmontadosDivulgação/BYD

    Pelo cronograma original, a alíquota deveria subir gradualmente, chegando a 35% em julho de 2026 para carros montados, enquanto os veículos desmontados só pagariam o imposto máximo a partir de julho de 2028.

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    O Camex acabou por atender parcialmente ao pleito da Anfavea, antecipando a carga tributária total de 35% para janeiro de 2027 para os kits SKD e CKD, enquanto os carros já prontos seguirão o plano original de pagar 35% de alíquota a partir de julho do ano que vem.

    Isto afetaria a BYD, que pediu pela redução no imposto dos veículos desmontados para ajudar no momento inicial da fábrica em Camaçari (BA). No pedido feito pela BYD, a redução no imposto de importação valeria até o final de junho de 2028.

    A linha de montagem começará a operação com kits SKD, em que a carroceria já vem toda armada e pintada, assim como parte da motorização e da plataforma. A empresa espera fazer a transição para o CKD, quando o carro vem completamente desmontado e pode ser armado e pintado no Brasil, após 18 meses.

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    Fábrica da BYD em Camaçari (BA)O motor 1.5 será nacionalização e poderá ser abastecido com etanolJoão Vitor Ferreira/Quatro Rodas

    Para não perder o investimento do grupo chinês, o Camex decidiu aumentar a cota de importação com alíquota zero para os kits CKD e SKD. A BYD terá seis meses para realizar as importações dos kits sem pagar imposto, com uma cota de US$ 463 milhões (R$ 2,58 bilhões).

    O posicionamento do governo é entregar um “meio-termo político” para não desagradar a Anfavea ou a BYD, sem desestimular a indústria nacional ao dar benefícios para uma operação sem produção completa, ao mesmo tempo em que evita desestimular novos investimentos de empresas que querem produzir no Brasil.

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    Do lado da Anfavea, que ainda foi apoiado por uma carta aberta enviada ao presidente Lula por Toyota, GM Volkswagen e Stellantis, está o argumento de que a montagem de kits prontos importados não vai estimular toda a cadeia nacional, por usar poucos componentes locais e ser menos custosa. É um motivo pelo qual tem o apoio não só de grupos sindicais como CUT e Força Sindical, como também de associações da autopeças como Abipeças e Sindipeças.

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    Já a BYD argumentava que seria um passo importante para começar a produzir aqui e que seria temporário, lembrando que já tem um acordo com o governo da Bahia para ter uma produção completa em Camaçari.

    A marca chinesa segue construindo o segundo prédio do complexo para a próxima fase de nacionalização, prometendo chegar a 70% de produção nacional em cinco anos. Pouco antes da reunião, a empresa se manifestou de forma crítica, comparando os concorrentes com dinossauros.

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    [4r]Este motorhome de R$ 2 milhões tem garagem e vem com minicarro elétrico

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O que você espera ver em um motorhome? Cama, cozinha completa, banheiro com água quente, são alguns requisitos básicos para esse tipo de veículo, já que a intenção é viajar de carro mantendo o mínimo conforto de uma casa. Mas saiba que agora você pode até levar um carro com você para viagem.

    Pois é essa a premissa do PhoeniX Maxi Liner 9000 AY, um motor home de 7,49 toneladas que tem como principal atrativo uma garagem e um minicarro elétrico. Apresentado na Alemanha, este motorhome oferece um meio dos passageiros explorarem as redondezas quando chegarem ao seu destino — cobrando um preço mais elevado por isso, é claro.

    motorhome PhoeniX Maxi Liner 9000 AY<span class="hidden">–</span>PhoeniX/Divulgação

    O PhoeniX chamou a atenção, justamente, por ser um pioneiro a trazer uma garagem tendo menos de 7,5 toneladas, mas ele não deixa de ser equipado por isso. Há um banheiro separado, armários nas laterais, cozinha equipada com geladeira e fogão de três bocas, além de uma sala de jantar central para cinco passageiros. A mesa pode ser recolhida para dar lugar a uma cama adicional, além das duas já existentes na extremidade do motorhome.

    XEV YOYOXEV YOYOXEV/Divulgação

    E é bem abaixo das camas onde fica a garagem, grande o suficiente para acomodar o pequeno XEV Yoyo. Esse é um carrinho elétrico para dois passageiros, com apenas 2,5 m de comprimento, que é vendido na Europa como o sucessor espiritual do Smart For Two. Ele também é um concorrente direto do Citroën Ami, que também pode ser conduzido por pessoas a partir de 16 anos.

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    Este carrinho elétrico tem apenas 20 cv e pode atingir até os 90 km/h. O mais legal é que ele possui uma bateria de 10,4 kWh, mas que pode ser dividida em três packs. Uma vez descarregados, eles podem ser substituídos por outros carregados em estações específicas.

    XEV YOYOXEV YOYOXEV/Divulgação

    Ao todo, elas garantem até 150 km de autonomia, o suficiente para explorar uma cidade nova, enquanto seu motor home economiza diesel no camping. E o Yoyo ainda vem com central multimídia de 10,25 polegadas com integração com Android Auto e Apple CarPlay.

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    XEV YOYOXEV YOYOXEV/Divulgação

    Mas o PhoeniX também é bem equipado. Baseado no Iveco Daily 72 C 18, o caminhão tem 9,20 metros de comprimento, motor seis cilindros 3.0 de 176 cv e 43,8 kgfm, quadro de instrumentos digital, além de recursos ADAS, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa.

    XEV YOYOBaterias do compacto podem ser retiradas e substituídas por outras em pontos de carregamento específicosXEV/Divulgação

    Para levar o motorhome para a casa, o preço pedido é de 321.000 euros, aproximadamente R$ 2 milhões. Mas o Yoyo não está incluso no pacote básico. O compacto elétrico é vendido como um opcional e custa 16.000 euros, ou cerca de R$ 103.000 na conversão atual.

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    [4r]Geely EX5 estreia por R$ 195.800 e mira em carros da BYD que vendem pouco

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A Geely está oficialmente de volta ao Brasil como uma marca. Para quem não se lembra, ela já esteve aqui, entre 2013 e 2016, mas as baixas vendas fizeram ela desistir do negócio. Depois, atuou através da Volvo, marca da qual é dona, e mais recentemente com a Zeekr, marca também chinesa de elétricos de luxo.

    Agora, ela quer se firmar novamente no Brasil, entrando no segmento dos carros elétricos. A reestreia acontece com o Geely EX5, um SUV de médio porte, com 4,61 m de comprimento, 1,67 m de altura, 1,90 m de largura e 2,75 m de entre-eixos. Chega em duas versões, Pro e Max, que custam a partir de R$ 195.800 e R$ 215.800, respectivamente. Estes preços, contudo, contemplam um desconto de R$ 10.000 para a pré-venda e vale apenas até amanhã (31/07).

    Geely EX5

    Nosso primeiro contato foi com a versão topo de linha, cuja única diferença estética está nas rodas de 19’’ (no Pro são de 18’’) com design de cinco raios. De resto, ambos são exatamente idênticos – e talvez este seja o maior problema do EX5.

    Se antes os carros chineses eram cópias de modelos ocidentais, hoje eles são cópias uns dos outros. Falta personalidade ao Geely EX5, coisa que a empresa sabe fazer. O Zeekr X é um exemplo moderno. Mas até o antigo GC2, um dos carros que a Geely vendeu por aqui na sua primeira passagem, tinha essa personalidade. Não à toa ganhou o apelido de “panda”, pelos grandes faróis redondos.

    Geely EX5

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    Independente de qual ângulo você olhe, existe a impressão de que você já viu este Geely em algum lugar. Na frente, há faróis afilados e um capô com linhas arredondadas, que lembram muito o BYD Yuan Plus. Seria ainda mais parecido, se o EX5 não tivesse um para-choque com entrada mais discreta, duas pequenas saídas de ar nas extremidades e duas barras de led em forma de ‘C’.

    Geely EX5

    São esses elementos que dão um pouco de personalidade ao EX5, algo que não vemos na traseira. Completamente genérica, tem tampa do porta-malas arredondada e um pequeno spoiler no fim do teto. O para-choque é marcado por um friso na parte superior e a lanterna segue aquele padrão que virou moda entre os chineses: totalmente integrada e com extremidades maiores e arredondadas. Lembra um tanto o também chinês Seres 5, já fora de linha no Brasil.

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    O lado bom, é que essa impressão fica só do lado de fora. Por dentro, o Geely EX5 compensa o aspecto genérico com um acabamento de alto padrão e bastante conforto. Painel e portas tem acabamento macio e há espaço de sobra para todos os passageiros. Até por isso, a marca diz que esse é um SUV do segmento C, mas com porte do segmento D. Quem viaja atrás tem saídas de ar próprias, banco que reclina em até 35º e uma pequena gaveta sob o assento para guardar alguns objetos.

    Geely EX5Traseira segue o padrão de muitos carros chineses, sem nada que chame a atençãoDivulgação/Geely

    Na frente, o console central elevado abre mais espaço para guardar os objetos. Ele também abriga dois nichos para guardar o celular, mas só um tem carregador sem fio. Há um comando giratório multifuncional (para ar-condicionado e volume da música, por exemplo) e o seletor de marcha fica posicionado ao lado do volante. Há duas telas de bom tamanho: o quadro de instrumentos com 10,2’’ e a central multimídia de 15,4’’.

    GeelyEX5Dianteira tenta ser original com os LEDs nas extremidades, mas cai na mesmiceDivulgação/Geely
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    A versão Max tem ajustes elétricos, função de massagem e ventilação para os dois assentos dianteiros. Também é exclusivo da topo de linha as luzes ambiente — que podem mudar de cor no ritmo da sua música —, sistema de som Flyme Sound com 16 alto-falantes, quatro tweeters e subwoofer, head up display, farol alto inteligente, teto solar panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro e porta-malas elétrico.

    E é só na versão Max que encontramos o pacote de recursos ADAS, que inclui detector de ponto cego, assistente de permanência e centralização de faixa, frenagem de emergência, alerta de ponto cego, leitura de placas de trânsito, piloto automático adaptativo e alerta de tráfego cruzado. A versão Pro peca por ter apenas sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e piloto automático comum.

    Geely EX5Cabine tem muito mais personalidade que o exteriorDivulgação/Geely

    A direção é outro ponto positivo do EX5. O motor tem 218 cv e 32,6 kgfm em ambas as versões. As duas também são alimentadas pela mesma bateria de 60,2 kWh, mas suas autonomias são diferentes. A versão Pro pode chegar a 413 km com apenas uma carga, enquanto a Max tem alcance de 349 km, segundo o Inmetro. Segundo a Geely, o motivo são os sistemas que a topo de linha tem, que comprometem um pouco a autonomia, além dos 50 kg a mais (a Pro tem 1.715 kg e a Max 1.765 kg).

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    Isso também interfere no tempo de 0 a 100 km/h. Enquanto o mais básico precisa de 6,9 s para realizar o sprint, o Max leva 7,1 s. Não é uma diferença gritante e as acelerações são rápidas, graças ao torque imediato, em especial no modo Sport. Há, também, os modos Eco e Normal, que deixam a aceleração mais progressiva.

    Geely EX5Bancos são bem confortáveis e tem até função de massagemDivulgação/Geely

    Um detalhe legal é que você pode alterar não só o nível da frenagem regenerativa, como também o modo de frenagem. Em modo esporte, o pedal fica mais sensível e elas tornam-se mais bruscas, mas é possível deixá-lo um pouco mais manso e confortável para rodar no anda e para do trânsito das grandes cidades. 

    Apesar de um primeiro contato curto e em pista fechada, deu pra perceber que este Geely tem um rodar bem confortável e foge de alguns padrões chineses. A suspensão não é macia demais, conseguindo filtrar bem as imperfeições, mas sem deixar a estabilidade em segundo plano. 

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    Geely EX5Como a Geely define, o EX5 é um SUV C com espaço interno de segmento D, e o espaço traseiro prova issoDivulgação/Geely

    Segundo a marca, houve alguns ajustes feitos pensando no mercado brasileiro, mas o EX5 é um carro global. Logo, é interessante para a marca criar um carro que atenda às exigências de diferentes mercados e não apenas os chineses.

    A maioria dos sistemas ADAS atuam bem, como o sensor de ponto cego, que pode ser visualizado pelo head up display, ou o assistente de permanência em faixa, que não atua de maneira invasiva. Mas o leitor de placas de trânsito é irritante. Ele confunde a velocidade de carros de passeio e veículos pesados na estrada e envia sinais sonoros constantes.

    Geely EX5<span class="hidden">–</span>Divulgação/Geely

    A boa notícia é que você pode desligá-lo na multimídia. Mas aí temos outro problema: boa parte das funções estão concentradas na tela, faltando botões físicos redundantes na cabine para facilitar o acesso. A navegação, apesar de fluida, pode ser um pouco confusa, necessitando abrir algumas telas até chegar onde se quer. E não há conectividade com Android Auto, apenas com Apple CarPlay.

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    O foco do Geely EX5 será os BYD Yuan Plus e Pro, que estão bem longe de se destacarem pelos números de vendas: o Plus tem cerca de 200 unidades emplacadas por mês e o Pro, cerca de 500. Ele é um pouco mais potente e passa uma impressão mais premium em seu interior. E isso será o determinante para a escolha, já que no visual, ambos são bem semelhantes.

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    [BandaAudioParts]En Banda Audio creemos en los que sueñan en grande y hacen que el sonido lo diga todo.

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    En Banda Audio creemos en los que sueñan en grande y hacen que el sonido lo diga todo.

    [4r]BYD se coloca como ‘meteoro’ e chama GM, VW, Stellantis e Toyota de ‘dinossauros’

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Depois dos presidentes de General Motors, Volkswagen, Stellantis e Toyota divulgarem carta assinada por todos eles e enviada ao presidente Lula, a BYD publicou sua resposta. A carta, que não é assinada por um representante, mas sim pela própria empresa, chama as fabricantes instaladas no Brasil de dinossauros. E a atuação da BYD seria o meteoro.

    O embate se dá pela iminência da análise do pedido de incentivos à montagem local de carros importados semidesmontados (SKD) e desmontados (CKD), solicitado pela BYD há alguns meses. A fabricante chinesa pede alíquotas de imposto de importação diferenciadas para carros híbridos e elétricos até o final de junho de 2028.

    A pauta será analisada em uma reunião extraordinária do Comitê Executivo de Gestão, da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), nesta quarta-feira (30). O pedido da BYD é para que a alíquota de importação seja fixada em 10% para os SKD e 5% para o CKD até 30 de junho de 2028, para todos os casos (automóveis e picapes elétricas ou PHEV).

    Fábrica da BYD em Camaçari (BA)Fábrica da BYD em Camaçari (BA) começará a funcionar montando carros importados semidesmontadosDivulgação/BYD

    Em sua carta, a BYD rebate uma categorização como “concorrência desleal”. “Porque nada é mais desleal do que alguém jogar o jogo — e ganhar. Nada mais injusto do que montar um carro no Brasil sob o regime autorizado pelo governo, com data marcada para nacionalizar a produção, e ainda assim entregar um produto que as “locais” não conseguem nem sonhar em oferecer”, diz.

    A fabricante chinesa reforça que o pedido de redução do imposto é temporário, por não ver sentido em ver o mesmo nível de tributação aplicado a carros importados prontos ser aplicado a carros que serão montados no Brasil “com geração de empregos locais, movimentação da cadeia logística e pagamento de encargos”. A partir de julho de 2026, os kits SKD e CKD de híbrido e elétricos pagarão os mesmos 35% de imposto de importação dos carros importados prontos.

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    Anteriormente, as outras fabricantes alegaram que este incentivo abalaria o ciclo de fortalecimento da indústria nacional e que o processo de montagem de carros no Brasil com peças importadas não será uma etapa de transição, mas um padrão que a BYD consolidaria no futuro em uma prática que afetaria a demanda de autopeças e mão de obra no futuro.

    “Ao contrário do que querem fazer crer, a importação de conjuntos de partes e peças não será uma etapa de transição para um novo modelo de industrialização, mas representará um padrão operacional que tenderá a se consolidar e prevalecer, reduzindo a abrangência do processo produtivo nacional e, consequentemente, o valor agregado e o nível’e geração de empregos.

    Por uma questão de isonomia e busca de competitividade, essa prática deletéria pode disseminar-se em toda a indústria, afetando diretamente a demanda de autopeças e de mão de obra. Seria uma forte involução, que em nada contribuiria para o nível tecnológico de nossa indústria, para a inovação ou para a engenharia nacional. Representaria, na verdade, um legado de desemprego, desequilíbrio da balança comercial e dependência tecnológica”, diz a carta assinada pelos presidentes de GM, VW, Stellantis e Toyota.

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    A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) também se posicionou, se dizendo preocupada “quanto à ausência de proposições concretas das empresas pleiteantes em desenvolver a engenharia brasileira e, por consequência, a localização efetiva da produção, quando – em realidade – o País precisa incentivar a  formação de técnicos e engenheiros, cenário que somente é possível com a atratividade do desenvolvimento local”. 

    “A reação da Anfavea e seus associados, infelizmente, não é novidade. Trata-se do velho roteiro de sempre: diante de qualquer sinal de abertura de mercado ou inovação, surgem as ameaças de demissões em massa, fechamento de fábricas e o fim do mundo como conhecemos. É uma espécie de chantagem emocional com verniz corporativo, repetida há décadas pelos barões da indústria para proteger um modelo de negócio que deixou o consumidor brasileiro como último da fila da modernidade.”, diz a empresa chinesa.

    Em janeiro, 25 fabricantes representadas pela Anfavea encaminharam pedido de averiguação de prática de dumping contra empresas chinesas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). O dumping se caracteriza quando produtos são vendidos a preços inferiores ao custo de produção, prática que pode prejudicar a competitividade e o equilíbrio do mercado local.

    A BYD ainda diz que o incômodo das outras fabricantes está relacionado à perda de protagonismo com a sua entrada no mercado, oferecendo mais e cobrando menos. “Agora, chega uma empresa chinesa que acelera fábrica, baixa preço e coloca carro elétrico na garagem da classe média, e os dinossauros surtam”, diz.

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    Fato é que, mesmo com a retomada gradual do imposto de importação para carros híbridos e elétricos, a maioria dos carros da BYD nunca estiveram tão baratos como agora, pois quase todos são vendidos com grandes descontos e incentivos. Mesmo o preço de tabela dos BYD é mais baixo do que o preço dos carros equivalentes das outras fabricantes.

    Você pode conferir a íntegra de todas as notas, na ordem de publicação, aqui.

    Pedido da BYD ao governo prevê uso de peças nacionais

    QUATRO RODAS teve acesso à íntegra do pedido de redução do imposto para SKD e CKD enviado pela BYD ao governo. No documento, a fabricante apresenta um cronograma para a nacionalização de componentes dos carros, que poderiam ter etapa de montagem final no Brasil ou serem fornecidos por empresas locais.

    BYD SKDEsquema mostra como é um kit SKD da BYD, em documento enviado ao governoMDIC/Reprodução

    Para 2025, sistema de propulsão, motor elétrico, motor híbrido, estrutura da carroceria e bateria poderiam ter alguma etapa executada no Brasil. A BYD fala, inclusive, em executar a montagem da bateria na sua fábrica em Camaçari (BA). O processo seria de montar as células importadas na estrutura da bateria, como já faz em Manaus (AM) com as baterias dos seus ônibus.

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    Em 2026, escapamento, teto solar, bancos e chassi poderiam ser nacionalizados e em 2027, chaparia, forro do teto, carpete, farol e módulo de gerenciamento do motor (ECU) não viriam nos kits.

    A fabricante chinesa também se compromete a encerrar o processo de SKD após no máximo 18 meses, avançando para o CKD. Também diz que a partir de então começaria a avançar para a produção completa no Brasil, mas sem estabelecer um prazo para que isto aconteça.

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    [MLB]Aguardem só mais um pouco para o Review Completo do Lançamento do Subwoofer FB Audio 10pol 850W!!

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    [4r]Chery trará marca Jetour ao Brasil e já inicia contratações no país

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Mesmo com a estreia recente da Omoda & Jaecoo no Brasil, a Chery ainda quer mais uma fatia do mercado nacional sem o envolvimento do Grupo Caoa. Um anúncio ne vagas de emprego no LinkedIn confirma que a marca Jetour está à caminho do país, começando a estruturar sua operação própria em São Paulo.

    A publicação no LinkedIn não revela muito sobre a estratégia da Jetour. A marca chinesa procura profissionais de Finanças; Logística; Rede de Distribuição; Recursos Humanos; Marca e Novas Mídias; e Marketing e Produto. Anteriormente, uma vaga de diretor havia aparecido na rede social.

    Todavia, o post dá uma indicação de como a operação será totalmente separada, indicando que terá uma sede em São Paulo, no bairro da Vila Olímpia. A Omoda & Jaecoo está sediada na Chácara Santo Antônio, enquanto o Grupo Caoa tem um escritório no Ibirapuera. Historicamente, a Caoa sempre abrigou os executivos da Chery em seus espaços em São Paulo, ou nas duas fábricas da empresa, em Anápolis (GO) e Jacareí (SP).

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    Enquanto isso, a Jetour já testa carros no Brasil, com flagras dos utilitários T1 e T2 rodando sem camuflagem, como mostra o perfil @placaverde no Instagram. A marca se diferencia por oferecer somente SUVs, principalmente com uma vocação mais off-road, da mesma forma que a GWM faz com a submarca Tank ou a BYD com a Fangchengbao (que virá ao Brasil sob a Denza).

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    Jetour T2<span class="hidden">–</span>Divulgação/Chery

    Os Jetour T1 e T2 são parentes, apesar da diferença no design. Ambos compartilham plataforma com o Caoa Chery Tiggo 7 e o Jaecoo 7, permitindo que tenham versões híbridas plug-in além dos motores a combustão puros.

    Jetour-T1Jetour T1Placa Verde/Reprodução

    O Jetour T1 mede 4,70 metros de comprimento, 1,96 metros de largura, 1,84 metros de altura e possui entre-eixos de 2,81 metros. Ele pode ser equipado com um motor 1.5 turbo de 170 cv e 27,8 kgfm, ou com um motor 2.0 turbo de 245 cv e 38 kgfm, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas ou automático de oito marchas no caso do 2.0, que conta com tração 4×4. Há ainda uma versão híbrida plug-in, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv com um motor elétrico dianteiro de 204 cv, alimentado por uma bateria de 26,7 kWh.

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    Chery Jetour TravellerChery Jetour T2Divulgação/Chery

    O Jetour T2, também conhecido como Jetour Traveller, tem design que remete ao Land Rover Defender, incluindo o estepe montado na tampa do porta-malas. Apesar do estilo robusto, suas dimensões não são muito maiores que as do T1: mede 4,78 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,88 metro de altura e tem entre-eixos de 2,80 metros.

    Jetour-T2<span class="hidden">–</span>Autos Segredos/Quatro Rodas

    As configurações mais alinhadas com a proposta off-road do T2 incluem um motor 2.0 turbo de 254 cv e 40 kgfm, acoplado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4×4, além de uma opção híbrida plug-in que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv com três motores elétricos, totalizando 462 cv e 71 kgfm de torque. Essa versão é alimentada por uma bateria de 43,2 kWh. Há ainda variantes com motores 1.5 e 2.0 turbo, mas com tração apenas dianteira.

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    Além da Jetour, a Chery está ensaiando a chegada de uma terceira marca por conta própria, a Soueast – ou quase isso. Esta marca era uma joint venture da Mitsubishi com dois grupos chineses, a China Motor Corporation e a Fujian Motor Industry Group, e que produzia não só os carros da Mitsubishi para o país como também versões próprias baseadas nos modelos da japonesa. Foi comprada pela Chery em 2024 e hoje vende alguns modelos da Jetour com um design mais urbano.

    Soueast-S06<span class="hidden">–</span>Autos Segredos/Reprodução

    Quem está em fase de testes no Brasil, segundo o site Autos Segredos, é o Soueast S06. Trata-se de um SUV médio com cinco lugares, que mede 4,61 metros de comprimento, 2,72 metros de entre-eixos (mesma medida do Tiggo 8 Pro), 1,91 metro de largura e 1,69 metro de altura. O modelo é equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina, que nos veículos da Chery entrega 187 cv, acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

    Atualmente, a Soueast ainda não oferece versões híbridas, o que será um diferencial importante em relação aos modelos da Omoda e da Jaecoo, que são sempre híbridos ou elétricos. O que pode acontecer é os carros da Soueast serem vendidos no Brasil pela Jetour.

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    [CE]New Radio Brand Vinland Launches Maestro Capable Line

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Vinland, a new Android-based radio brand since 2023, announced a new series called VISION that will be distributed through the Elite Distributor Alliance (EDA). VISION’s radios are vehicle-specific radios and include Maestro capability to retain vehicle features. The EDA will oversee the roll out of the line, according to a joint announcement by Vinland and […]

    The post New Radio Brand Vinland Launches Maestro Capable Line appeared first on ceoutlook.com.

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    [4r]Lecar Campo quer enfrentar Fiat Strada com motor híbrido da Renault

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    A Lecar ainda nem começou a vender carros no Brasil e ainda trabalha tanto no seu primeiro modelo, o 459, quanto na fábrica em Sooretama (ES). Enquanto isso, a empresa desenvolve seu próximo veículo, a picape compacta Campo, que terá seu primeiro mocape apresentado em agosto.

    Criada para ser uma rival da Fiat Strada, a Lecar Campo tem o objetivo de ser a primeira picape compacta híbrida flex do país. O segmento hoje é bem pequeno, contando somente com o modelo da Fiat, líder da categoria, e a Volkswagen Saveiro. Até o momento, a fabricante italiana não mostrou ter a inteção de equipar a Strada com um sistema híbrido, mesmo o sistema híbrido leve 12V já presente nos Fastback e no Pulse.

    Lecar Campo<span class="hidden">–</span>Divulgação/Lecar

    Apesar de parecer maior nas fotos, a Lecar Campo é realmente compacta. Tem 4,50 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Como comparação, a Strada Cabine Dupla mede 4,48 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Promete ter uma caçamba maior do que a da Fiat, com capacidade para 900 litros, contra 844 litros da Strada.

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    Há uma inspiração clara na Tesla Cybertruck e não é para menos. A Lecar tem usado a fabricante de carros elétricos como influência em diversos aspectos, como no design do 459, claramente baseado no Tesla Model Y. A Campo até chegou a ser batizada como Cybercampo quando foi anunciada.

    Apesar disso, a Campo não será elétrica. A fabricante diz que usará a mesma motorização que será adotada pelo Lecar 459. Ou seja, terá um motor 1.0 turbo flex fornecido pela Horse Powertrain, do grupo Renault – é o mesmo propulsor que está no Renault Kardian e na nova geração do Nissan Kicks. Gera 122 cv e 22,4 kgfm, mas servirá apenas como gerador de energia para as baterias de 18,4 kWh.

    Lecar Campo<span class="hidden">–</span>Divulgação/Lecar
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    Quem moverá a picape será um motor elétrico de 165 cv e 26,3 kgfm. Utilizando essa tecnologia, a Lecar tem uma estimativa bem otimista sobre a autonomia, esperando que a picape seja capaz de rodar por 1.000 km com apenas 30 litros de etanol no tanque.

    A empresa não cita a autonomia usando etanol à toa. Embora tenha nascido com a promessa de fazer carros elétricos, a Lecar agora adotou o discurso de combinar a tecnologia híbrida com o etanol. Tanto é que o mocape da picape será apresentado ao público pela primeira vez durante a feira Fenasucro & Agrocana, um dos mais tradicionais eventos para produtores de cana-de-açúcar e que acontecerá em Sertãozinho (SP) entre os dias 12 e 15 de agosto.

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    Promete ser bem equipada, trazendo itens como seis airbags, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, central multimídia, freio a disco nas quatro rodas, suspensão independente no eixo traseiro, entre outros.

    Mesmo sem que a fábrica esteja pronta, a Lecar já promete lançar a Campo em agosto de 2026. Inclusive já iniciou uma programa de reserva, permitindo que os interessados entrem na fila de espera com a promessa de garantir não só a picape como também o preço promocional de R$ 159.300.

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    Avaliação de configuração

    Leonardo-PR
    Por Leonardo-PR,

    Olá pessoal!

    Meu primeiro tópico aqui no Fórum, se eu estiver postando em local errado peço perdão.

    Quero colocar um som no meu carro (C4 pallas 2011 Sedan) e não queria nada exagerado, algo simples porém com muita qualidade. Não entendo muito de som automotivo e por isso fui atrás de conhecimento, com muita pesquisa e estudo cheguei nesse setup, e queria saber a opinião de especialistas sobre o conjunto, segue:

    1. Player (Fonte de áudio)

    • Modelo: Pioneer MVH-S235BT

    2. Alto-falantes das Portas Dianteiras

    • Modelo: Taramps HD250S – 6" – 4 Ohms

    • Quantidade: 2 unidades (par)

    • Potência RMS (cada): 125W

    • Instalação: Portas dianteiras (substituem os originais)

    • OBS: Irei fazer um tratamento acústico com manta asfáltica de qualidade + anel de vedação nas portas.

    3. Subwoofer (Porta-malas)

    • Modelo: Tormento 12" – 350W RMS – 4+4 Ohms

    • Ligação: Bobinas em paralelo → 2 Ohms

    • Instalação: Caixa dutada MDF 18 mm (com duto PVC)

    • Volume interno: 50 a 55 litros líquidos

    4. Módulos Amplificadores

    Para os falantes dianteiros

    • Modelo: Soundigital 400.4 EVO 6

    • Ligação: 2 canais bridge → 2x 100W RMS @ 4 Ohms

    • Total entregue: 200W RMS (100W por falante)

    Para o subwoofer

    • Modelo: Stetsom DB500 – versão 2 Ohms

    • Potência RMS:

      • 515W RMS a 13.8V

      • 560W RMS a 14.4V

     

    Observações: Irei desativar os falantes das portas traseiras para não conflitar performance com os HD250s, e estou cogitando pedir para desativar os Mini Tweeters do painel do C4 Pallas (originais) pelo mesmo motivo.

    Bateria do veículo: Moura 60A.

    A instalação vai ser feita por uma empresa muito renomada aqui na região, usam cabos e materiais de qualidade, assim como a mão de obra. Sei que poderia tirar essa duvida com eles, mas quero opinião de quem não vende peças.

    Não quero Tweeter e nem corneta no setup, apenas os falantes e sub tocando com a melhor qualidade possível, escuto tudo que é estilo musical, desde rock/metal/flashbacks 80' 90'/eletrônicas/rap/gauchescas e por ai rsrs.


    [Nakamichi]

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,
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    [4r]10 dicas práticas para seu carro ficar até 35% mais econômico no dia a dia

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    Com os preços da gasolina e do etanol sempre em alta, saber como economizar combustível tornou-se uma prioridade para todos os motoristas. A boa notícia é que, com algumas mudanças de hábito e a manutenção do carro em dia, é possível reduzir o consumo de combustível em até 35%.

    Isso significa mais dinheiro no seu bolso e menos visitas ao posto. Confira nosso guia completo com dicas práticas e comece a economizar hoje mesmo!

    Otimize sua condução para maior economia

    consumo<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

    A forma como você dirige tem um impacto direto no tanque. Adotar uma condução mais eficiente é o primeiro passo para reduzir drasticamente seus gastos.

    1. Dirija com suavidade e se antecipe ao trânsito: Acelerações e freadas bruscas são os maiores vilões do consumo. Pise leve no acelerador e antecipe as paradas, como em semáforos e cruzamentos, para frear de forma gradual.

    2. Troque de marcha na hora certa: “Esticar” as marchas força o motor e faz com que ele gaste mais. Consulte o manual do seu veículo para saber a rotação ideal para as trocas. Em descidas, mantenha o carro engrenado; a injeção eletrônica corta o combustível, gerando economia máxima.

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    3. Respeite os limites de velocidade: Andar mais rápido aumenta a resistência do ar e, consequentemente, o consumo. Dirigir a 110 km/h em vez de 130 km/h pode economizar até 25% de combustível na estrada.

    4. Desligue o motor em paradas longas: Se for ficar parado por mais de 20 segundos, desligue o carro. Manter o motor ligado em marcha lenta pode gastar até 2 litros de combustível por hora.

    Manutenção preventiva: o segredo para reduzir o consumo

    Volkswagen Polo BlueGTConsumo dos sonhos: 22 km/lVolkswagen/Divulgação
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    Um carro bem cuidado é um carro mais econômico. A manutenção preventiva garante que todos os componentes funcionem com máxima eficiência, evitando o desperdício de combustível.

    5. Pneus sempre calibrados e alinhados: Pneus com a pressão incorreta aumentam o atrito com o solo e o esforço do motor. Calibre-os semanalmente, conforme indicado no manual – que pode ter indicação de pressão justamente para melhorar o consumo. Manter a direção alinhada também é fundamental.

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    6. Reduza o peso e melhore a aerodinâmica: Quanto mais pesado o carro, mais ele gasta. Evite carregar peso desnecessário e retire bagageiros de teto quando não estiverem em uso, pois eles pioram a aerodinâmica.

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    7. Faça a manutenção em dia: Realize a troca de óleo, filtro de ar e velas de ignição nos prazos recomendados. Um filtro de ar sujo, por exemplo, restringe o fluxo de ar e prejudica a eficiência da queima de combustível.

    Escolhas estratégicas no dia a aia

    Posto combustível gasolina álcool diesel petrobras (6)<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

    Pequenas decisões diárias, desde o uso de acessórios até a escolha do posto, fazem uma grande diferença no seu orçamento mensal com combustível.

    8. Use o ar-condicionado com moderação: O ar-condicionado pode aumentar o consumo em até 20%. Em trajetos urbanos, prefira as janelas abertas. Na estrada, no entanto, usar o ar é mais econômico devido à aerodinâmica.

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    9. Escolha o carro e o combustível certos: Se a economia é prioridade, opte por carros mais econômicos. Além disso, use sempre o tipo de combustível indicado no manual. Gasolina aditivada só traz benefícios se o motor não estiver contaminado ou for uma recomendação da montadora, assim como gasolina premium.

    10. Abasteça em postos de confiança: Combustível adulterado ou bombas desreguladas podem danificar o motor do seu carro e aumentar o consumo. Dê preferência a postos conhecidos para garantir a qualidade e a quantidade correta.

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    [4r]Fim das autoescolas? Como governo quer mudar regras para CNH custar menos

    RobôAutoforum
    Por RobôAutoforum,

    O governo estuda retirar a obrigatoriedade das aulas de direção feitas em autoescolas para que os brasileiros consigam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, esta mudança não precisaria ser submetida ao Congresso Nacional e depende apenas da sanção do presidente Lula.

    O chefe da pauta dos transportes disse que as provas prática e teórica continuariam existindo, mas que qualquer pessoa poderia se inscrever para fazê-las, tendo ela frequentado uma autoescola ou não.

    “O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova. A autoescola vai permanecer, mas, ao invés de ser obrigatória, ela pode ser facultativa”, disse Renan Filho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. De acordo com o ministro, a proposta está pronta para ser apresentada a Lula.

    Na visão do ministro, o processo para obter CNH é  “caro, trabalhoso e demorado” e impede que milhões de brasileiros tenham habilitação. De acordo com Renan Filho, há cerca de 60 milhões de brasileiros com idade para ter CNH, mas o custo de todo o processo, que pode beirar os R$ 5.000, é um entrave para os mais pobres. 

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    O ministro comparou o custo da CNH ao de uma motocicleta usada. “Se a pessoa tem dinheiro apenas para uma das duas coisas, ela opta por comprar a moto”, disse. Segundo ele, em algumas regiões do Brasil, quase 40% dos motociclistas não têm habilitação. O ministro também disse que a demora para obtenção da CNH é um entrave para a contratação de caminhoneiros no Brasil.

    Autoescola<span class="hidden">–</span>Lia de Paula/Agência Senado

    A proposta do governo é eliminar a exigência de carga horária obrigatória em autoescolas, permitindo que o candidato faça a prova de direção sem ter que pagar por aulas. De acordo com o ministro dos Transportes, o que deveria importar é se essa pessoa consegue passar na prova.

    A obrigatoriedade das aulas de direção na autoescola existe desde 1998, de quando data o Código de Trânsito Brasileiro. Muitos projetos de lei sugerindo a mesma mudança já foram apresentados na Câmara e no Senado nos últimos anos, mas não avançaram.

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