Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

overlordpoa

Caixa mista para 308'

Recommended Posts

Postado em

Pessoal vi que a galera usando 1 308 obtendo com sucesso subgrave e um pouco de SPL usando em torno de 50lts com duto de 4" x 30cm.

Gostaria de usar a caixa bem para SPL mesmo ou seja mista para poder brincar com a mala aberta tb.

Vuu usar um b52 2804 com canais em bridge aprox. 800rms para ele.

Qual seria a caixa mais indicada? Precisava saber hj ainda pois tenho q falar pro meu amigo cortar as medias e fazer a caixa no domingo...

Vlw.

Futuramente virá outro 308.. rssss

Postado em

A minha caixa não tem esse duto mas nas medidas aproximadas pra ti ter uma idea. É câmara única com 150L brutos para os subs. Só que os dutos são 4 de 3".

O subgrave tá bacana, mas de mala aberta sopra bastante e o grave morre, SPL da minha é bem pouco comparado a outros 307 que eu já escutei em caixa subdimensionada. Por acidente a caixa acabou ficando boa para SPL, tem bem mais pegada que o meu, mas como curto black, o subgrave da minha acaba engolindo as caixas menores e caixas acima de 50L até pode ser bacana, mas isso pra som única e exclusivamente interno.

Eu como uso uma weekend, as vezes abro a mala também e ai complica. Tanto é que estou projetando mais duas caixinhas agora pra usar uns PW3 + Dti. Fica a dica, se resolver abrir a mala meio seguido ou dependendo do tipo de música, pode reduzir pra uns 45L a caixa pois o sub tem algumas limitações. Já ouvi 307 em caixa de 50L também só que com o duto que tu pretendes usar e a resposta dele não mudou quase nada comparado com meus dutos que são 4x3" de 20cm.

Postado em
A minha caixa não tem esse duto mas nas medidas aproximadas pra ti ter uma idea. É câmara única com 150L brutos para os subs. Só que os dutos são 4 de 3".

O subgrave tá bacana, mas de mala aberta sopra bastante e o grave morre, SPL da minha é bem pouco comparado a outros 307 que eu já escutei em caixa subdimensionada. Por acidente a caixa acabou ficando boa para SPL, tem bem mais pegada que o meu, mas como curto black, o subgrave da minha acaba engolindo as caixas menores e caixas acima de 50L até pode ser bacana, mas isso pra som única e exclusivamente interno.

Eu como uso uma weekend, as vezes abro a mala também e ai complica. Tanto é que estou projetando mais duas caixinhas agora pra usar uns PW3 + Dti. Fica a dica, se resolver abrir a mala meio seguido ou dependendo do tipo de música, pode reduzir pra uns 45L a caixa pois o sub tem algumas limitações. Já ouvi 307 em caixa de 50L também só que com o duto que tu pretendes usar e a resposta dele não mudou quase nada comparado com meus dutos que são 4x3" de 20cm.

Blza? Neste caso seria uma Dutada com 45livres? Seria no caso então 2 dutos de 3" para esta caixa, correto?

Depois do ano novo vou fazer uma caixa para grave legal, mas como ta chegando o fim do ano e vou passar na praia quero uma caixa 50% grave interno/50% grave fora, apesar de ser só um...

Postado em (editado)

40 litros livres e sintonia na casa dos 38 hertz(duto de 4''x34cm ou 3"x17,3- prefiro o de 4")... se quizer fazer um ajuste mais ao seu gosto, tente comprimentos de duto que correspondam a sintonias entre 35 e 40 hertz...Com essa litragem livre, mais a litragem ocupada pelo duto de 4" que indiquei, mais a litragem do sub, fica com uns 45,5 litros brutos...Espero ter ajudado.

Editado por juranda
Postado em

45 litros seria o meio termo, é fácil pegar uma sintonia la pelos 45hz, som que desce legal e com spl razoável. O resto acho que ficaria por conta dos dutos, tu pode tentar simular alguma coisa por ai. Então usando apenas um duto de 4" poderia ajustar o comprimento dele de acordo com a ocasião, diminuindo ou aumentando ele de acordo com a ocasião.

Postado em
45 litros seria o meio termo, é fácil pegar uma sintonia la pelos 45hz, som que desce legal e com spl razoável. O resto acho que ficaria por conta dos dutos, tu pode tentar simular alguma coisa por ai. Então usando apenas um duto de 4" poderia ajustar o comprimento dele de acordo com a ocasião, diminuindo ou aumentando ele de acordo com a ocasião.

Meio termo no sentido de um rendimento bom misto, mais plano, que tenha uma resposta plana na maioria das frequencias baixas ? Musicas de estilo, dance, funk , black seria o indicado desta caixa?

Tem com passar as medidas dela?

Postado em (editado)

Pessoal vi o Rodrigo falando de uma selada de 60 litros bem plana para varias frequencias baixas sem picos.. que acham?

Pensei em fazer um retangular mesmo neste caso:

Altura: 44cm

Comprimento: 60cm

Profundidade: 30cm

MDF 18mm

Carro: kadett

Editado por overlordpoa
Postado em

selada de 60 litros ?? fumacinha mode on

faz dutada, 46L com duto 4x25, vai tocar de tudo esta caixa, só não vai ser um SUCESSO no subgrave.

Postado em
selada de 60 litros ?? fumacinha mode on

faz dutada, 46L com duto 4x25, vai tocar de tudo esta caixa, só não vai ser um SUCESSO no subgrave.

Neste caso qual seria o tamanho bruto para a caixa retangular?4,56 litros de sub e uns 2 litors para os dutos? Tipo 52 litros brutos ja está bom?

Carro: kadett será que casa com a frequencia do meu carro? que me lembro seria en torno de 55hz?

Postado em

não não não...

esquece isso de litragem liquida e bruta... faça uma caixa que dê no programa 46 litros e pronto... não faça uma caixa maior querendo descontar nada... faça bruto... 46L brutos...

o duto é o mesmo tamanho... o formato da caixa não interfere na sintonia... só o volume.

esqueçã isso de casar ressonancias... isso é pra campeonato, e SÓ.

po, tu ja é veio aqui hein heuiaheiuaheiu duvidas de novato hehe

Postado em

Eu ia falar isso também... hehehhe

Outra coisa:

"Musicas de estilo, dance, funk , black seria o indicado desta caixa?"

Dance e funk tu sabe que são músicas no estilo pancadão com graves lá pelos 60hz e de batida bem rápida, nesse caso a caixa tem que ser pequena e boa de SPL, principalmente se for tocar de mala aberta, agora pra black já é bem diferente, quanto maior, melhor. Faz uma caixa meio termo rendendo pouquinho mais para o lado do SPL que seria uns 45L.

A minha esta com 50 e tem essas impressões que eu relatei anteriormente, o ernany mesmo me disse que usa 43L, isso que ele gosta de subgrave, então com certeza rende bem, já vi gente usando com 37litros também isso tudo em dutada também é claro. Selada eu nem comento.... Por isso eu digo, não faz muito grande pois depois tu não toca pra fora... Usa o meio termo pra n ter erro! E não esquece d emanda um abraço pro Guto por mim... hehehhe

Postado em

50 litros misto, o misto é subgrave e SPL, mas se quer usar misto no sentido bom dentro e bom fora creio que deva ser pelos 40 litros mesmo!

Eu tive 50 litros nos 308, dava um puta subgrave, e bom SPL, de mala fechada! Quando abria ficava fraco, bem fraco! O grave morre e só toca bem black! Se quiser caixa para escutar música não faz grande não, mas se quiser disparar uns alarmes e impressionar todo mundo com o carro batendo todo faz gigante! hehehehe

Bom mesmo era poder ter os dois juntos, mas só com uns 4 ou mais pioneer aí! :blink:

Postado em

De véio só a idade.. heuheuhe, nunca fui muito assíduo no forum ,mas fiz boms amigos aqui, todos com a cachola meio fora de centro mas gente boa...

Ta vo fazer a bendita de 46 litros, até pq vou usar mais na praia mesmo pro final de ano, depois la por março qdo eu pegar outro 308 ai sim são outros 500... dae vou fazer uma caixa para os 2 para subgrave mesmo....ainda to na espera do sub q peguei do gutto2005 .

Flw

Postado em

Pocha confundi você com o filho do guto então ehehehhe o Avatar era esse que ele usava antes se não me falha a memória. Por isso estranhei tuas dúvidas também... heheheh

Postado em

Pessoal desculpe a demora mas eu estava de férias (ainda estou) e nem passei perto de um micro durante este tempo na praia...

Bem vamos ao martírio da minha caixa, digo.. a história...

Dia 26 a tarde ia viajar para praia (começo das minhas férias), e um amigo meu ficou de arrumar a caixa feitinha nas medidas pra mim de barbada.

pois bem, esmola demais... no dia 26 pela manhã o kra me avisa q nao rolou a caixa que tinha prometido... fiquei puto da kra mas fazer o q agora? Só faltava a caixa pro som ficar pronto, bom tinha que dar um jeito. Ruim foi achar MDF em Sto. Antonio da Patrulha (de onde ia sair para a praia), achei só de 15mm dae passei as medidas pra loja e vai essa mesmo. Tudo na pressa!

Peguei as 2hs a medeira com eles , cola, parafusos e fui pra casa correndo montar a dita caixa! Dae qdo chequei percebi que nao tinha metade das ferramentas pra montar. Serra Tico-Tico? pra que? Quem tem serra fita veia e gasta serve...

Parafusadeira? Nem pensar vai chave philips mesmo em + de 50 parafusos (to com calo até hj... xD).

Comecei a montagem da caixa, quando percebia a m$%#&* que os caras fizeram nos cortes, acho q contaram com faca, tava todos os cortes torto menos os fim de chapa que era 2 lados somente das 6 chapas, olhá ferveu o sangue, mas pensei agora vai assim mesmo essa caixa sai na marra e apertei daqui, dali, morri esmirilhando com a serra fita nos cantos que nao fechava, preenchia com lascas de madeira nas frestas, taquei durepox num friso de 0,5cm de espaço, e comecei a parafusar.

Quando comecei a parafusar a caixa torta cada aperto de um lado desbeiçava o outro, grrrrr q odio e vai la puxar com parafuso de novo, parece serviço de centragem de rodas de bicicLeta, puxa daqui, solta dali, e foi indo, tira um canto daqui, nao guentava mais parafusar as mãos doiam por inteIras quando me irritei e chamei no martelo e prego, hahahahaha, dane-se solta nao ia ficar, mas guenza... vixe.

Ficou um remendo só a caixas dae taquei silicone nos frisos por dentro, cola madeira e durepox(unicas coisas que tinha em casa), ficou que era uma pedra.

Quando terminei que vi que o corte do sub ficou rente ao canto da caixa, putz pensei, nao vai pegar o parafuso ali, mas por sorte, deu ali... ali...

Bem quando coloquei na mala do carro se é que posso chamar de caixa, me lembrei q as medidas q passei pro cara era para 18mm e como nao tinha taquei a de 15mm e provavelmente , pois nao medi ainda deve ter ficado com mais de 50l. Pior que a muié berrava: "-Vai coloca as coisas no carro ou não vai??" E eu dizia: -"Falta pouco querida" Terminei a caixa as 20hs e era para ter saido pegar a chave da casa as 20hs em Tramanda cheguei nas praia as 23hs e mal dormi com dores nas costas calos nas mãos e ensolação que peguei em baixo das brasilit que tava um sol de rachar.

Bem só testei no outro dia e fui eu lá pegar minhas "seleções" e testar a dita caixa. E sabe o que que deu? Só alegria!!!!! Kra subgrave muito bom com a mala aberta escursionando pouco bem controlado, e grave redondo em volta do carro, falou médios mas os 6x9 deram conta direitinho e guentaram bem (400rms neles, heuheuehe), ficou o capeta com subgrave com mala fechada se sentia o grave a quadra.

Bem resumo da obra: para um trabalho do caramba a caixa ficou melhor do que eu pensava q ficaria, achei que nao tocaria 10% do deveria, e mesmo o sub nao estar amaciado ficou muito bom. Fiz até uma saveiro desligar o som com 2 street e 4 driver, hehehehe, me senti... mas ainda vou fazer uma com 46l só que certo e calmamente desta vez.... e certamente compro mais 1 pra fechar a dupla!!

Segue fotos da caixa que denominei de a verdadeira caixa "CAPETA"!

Deem uma olhada de como ficou nas fotos e os "cortes" na madeira, rssss:

Tentando encaixar as chapas

dsc01389h.jpg

Ferramental de ponta...

dsc01391f.jpg

Corte "porfiçionar"

dsc01393.jpg

Caixa beemm centrada, rsss

dsc01395a.jpg

dsc01411e.jpg

dsc01412j.jpg

dsc01418l.jpg

Abaixo um link dos vídeos que fiz com um cel que não pega nada, nada mesmo longe do carro ne som pega, mas sabe de uma coisa? Para subgrave ficou fodão! Grave com a mala aberta e fechada que tu sente e nao escuta, SPL ficou bom pra fora, batida muito seca ele nao respondia bem, Musica de racha de som? Aff tremia o teto da casa, vou fazer esta semana um video tocando musicas com subgrave.

Abs a todos e bom inicio de ano.. e da-lhe grave!!!!!

Postado em

a caixa parece que ficou pequena, ou é impressão minha? 308 pra misto é o que há, valeu

:+1 tb axei, mas ele diz q ficou bom é isso q importa! :legal:

Postado em

Poisé, ficou legal aésar da caixa, mas quero faszer uma trapezoidal paraz encaixar no banco de trás, essa poe ser retangular, ocupa mais a mala do kadett, e quero fazer na litragem certa de 46l, que essa nem sei qual a litragem que ficou (nao medi e calculei ainda... rsss) mas os 6x9 fecharam legal com ele até qe ficou equilibrado tocando junto... pena q nao tenho $$$ pra mandar vir outro antes do carnaval... hehehe

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...