Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
djimi

Montagem do medidor LC e rede Zobel!

Recommended Posts

Boa noite!

Pessoal,

Conforme mostrado em um outro tópico (http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=125028) que criei, utilizei um medidor LC montado por mim, baseado em um projeto da Net.

Abaixo colocarei algumas dicas e links da montagem deste medidor. Após isso, falarei sobre a montagem da rede Zobel e as diferenças que pude perceber com e sem a rede.

Bom, vamos ao medidor. O projeto que utilizei está no link:

http://electronics-diy.com/lc_meter.php

Cheguei a este projeto com base nas informações de outra pessoa, de bom bom gosto de compartilhar as informação conosco, no link:

http://py2wm.qsl.br/LC_meter/LC_meter.html

No site citado por último, há muitas dicas da montagem, principalmente sobre o indutor padrão e detalhes da montagem.

Agora, pra resumir: todos os capacitores do oscilador (na entrada e em torno do LM311) devem ser os melhores possíveis, de preferência de mica prateada. Os de mica podem ser encontrados aqui no Brasil por um fabricante em Pouso Alegre (MG), no site:

http://www.iclcapacitores.com.br/

Eles vendem direto, sem problemas. O rele que é citado no projeto eu comprei na Premier 1, link:

http://www.premier1.com.br/

O modelo do rele é SH1NAC-5V (funciona certinho):

Pra ajudar, algumas imagens da montagem do medidor:

dsc05565.jpg

dsc05566.jpg

dsc05568.jpg

Infelizmente não tenho muitas imagens da montagem mecãnica e afins, mas caso alguém se interesse, pode me mandar MP ou e-mail.

Sinceramente, quando comprei o display LCD azul, achei que o visual ia ficar bom, mas o problema é que o visual fica legal, mas a visulização não! Caso alguém vá montar o circuito, prefira e teste (cada um tem um gosto!) o display com backlight verde e letras negras, é bem melhor!

Vou finalizar as informações sobre o medidor LC, mas estou à disposição para qualquer informação. Apenas me perdoem se demorar para responder, às vezes é um pouco complicado.

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando...

Sobre a rede Zobel montada no mid do kit CS 60D. Inicialmente eu testei o midbass em free air, apenas montado em um baffle (uns 50 x 100cm). Sem a rede Zobel, a resposta entre 200Hz e 2KHz parecia meio apagada, um médio muito disperso, sem muita precisão. O grave estava um pouco "frouxo", sem ataque.

Na montagem free air, quando adicionei o circuito Zobel, conforme o calculado, houveram melhoras significativas: o grave ganhou corpo e ataque, mantendo-se mais estável, mesmo em situações complicadas e o médio e médio-grave ganharam mais calor, soando melhor e também mais estáveis.

Comparei este midbass com um que trouxe de uma viagem que fiz, um Canton RS2.160 e com o mid antigo que eu tinha, um Selenium 6MB8A. Em ambos os casos o mid do CS 60D com o Zobel soou melhor que os outros dois. Infelizmente não testei todos com a rede Zobel, mas um dia farei.

Quando os mesmos foram montados nas portas do Meriva, apenas com o plástico original, pude perceber que as características que percebi em free air estavam lá, mas atenuadas e com certo ruído. Total culpa do plástico. Com a retirada dele e a colocação (apenas para teste) do EVA somente, a melhora já foi significativa.

Com a adição da manta e a posterior montagem definitiva do EVA (por cima da manta asfáltica), o ganho nos graves e médio-graves foi impressionante.

Acredito que o rendimento geral de um sistema simples deste seja o produto da combinação da melhor curva de impedância que a rede Zobel proporciona e da melhoria da acústica e vibração que os materiais adicionados à porta causam.

Outros mids com certeza terão resultados ainda melhores. Outra premissa foi o uso de componentes (tanto alto-falantes quanto componentes eletrônicos) nacionais.

Claro que em detrimento do palco sonoro e imagem, pude obter uma melhor praticidade, uma vez que a família iria destruir um possível pezinho ou similar.

Para referência ao pessoal, abaixo o link da calculadora que usei para a rede Zobel (por preguiça, pois a conta é muito fácil!!!) e as imagens da montagem da rede Zobel no midbass CS 60D:

link: http://diyaudioprojects.com/Technical/Speaker-Zobel/

Fotos da rede Zobel:

dsc06185.jpg

dsc06186.jpg

dsc06187.jpg

dsc06188.jpg

Continua...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuando...

dsc06190.jpg

dsc06191y.jpg

dsc06192.jpg

dsc06193.jpg

dsc06194b.jpg

dsc06195.jpg

Bom gente, uma coisa fica clara, após tantas sistemas que podemos ver no fórum: a rede Zobel é uma melhoria, se usada corretamente, e com certeza é uma das mais baratas implementações que podem ser construídas. Se compararmos com cabos RCA, HU's, amplificadores e demais componentes, o que será o custo de meia dúzia de capacitores e resistores?

Todos podem fazê-lo e testar, se não gostar, tira tudo e fica como estava antes!

Aproveito o espaço para dizer que caso alguém na região de Jundiaí/São Paulo/Campinas precise fazer alguma medição com meu medidor LC, estarei à disposição. Me contatem e a gente mede a indutância e toma umas brejas!!!

Caso eu vá no encontro de domingo, confirmo no post do encontro e levo o medidor! Blz?!

Abração a todos!

Demitrius.

Edit: erro de portuga!

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom

você chegou a simular graficamente a diferença da aplicação da rede zobel?

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, muito bom! parabéns mesmo.

Apesar de isso nao ser a minha 'área' heheh

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico inteligente. Muito saudável e produtivo, parabéns.

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Demitrius!

Parabéns pelo tópico!

Me inspirou a fazer parecido! =D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

Pessoal,

Muito obrigado pelos elogios. Lamento pela demora em responder, mas fui pra Sampa hoje e o trânsito tava fods! Passei na rua dos Andradas, Santa Ifigênia, levei a namorada no Shopping, putz, demorou!!!!

Marcelo: não cheguei a simular não. Apesar de ter uma estrutura legal para estes testes, prefiri neste caso o ouvido. Mas a diferença é perceptível....

Marcelo, deed, msseu e markto: obrigado pelos elogios. Faz muito tempo que eu não posto, até por que estava numa fase de revolta com algumas babaquices que algumas pessoas ainda postam, coisas que atrapalham os fóruns. Participo do htforum e lá também tem uns doidos que enchem o saco, apesar so assunto normalmente não ser para eles...

Denovo digo a vocês que estou a disposição para ajudar nos projetos, claro que às vezes demora um pouco (viajo muito à trabalho, tem a família e empresa que consomem muito tempo e os projetos de aúdio ficam pra quando sobra tempo...).

Um abraço a todos e estou tentando ir no encontro domingo!

Demitrius.

Edit. Dedo nervoso.

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post

Conhece a tecla PrintScreen?, fica ai o toque.

bem, falando do que realmente interessa. Esse medidor, tu chegou a experimentar em indutores comerciais? Tenho um ICEL aqui, mas medindo um indutor dos comprados, de 820uH, ele mostra 770uH. Num capacitor de poliester ele marca bem certo, e num indutor que eu fiz usando o CalcBob, ele apresentou o valor esperado. Fiquei um pouco encucado com isso.

Houve perda de spl? Como ficou os extremos da resposta em frequencia? Eu pretendo fazer para meus JBL, mas tenho medo de diminuir o range de frequencia dele.

Otimo Trabalho. Parabens.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens, mesmo eu nao entendendo muito do assunto, acho que foi um topico exemplar.

parabens

Compartilhar este post

Link para o post
Conhece a tecla PrintScreen?, fica ai o toque.

bem, falando do que realmente interessa. Esse medidor, tu chegou a experimentar em indutores comerciais? Tenho um ICEL aqui, mas medindo um indutor dos comprados, de 820uH, ele mostra 770uH. Num capacitor de poliester ele marca bem certo, e num indutor que eu fiz usando o CalcBob, ele apresentou o valor esperado. Fiquei um pouco encucado com isso.

Houve perda de spl? Como ficou os extremos da resposta em frequencia? Eu pretendo fazer para meus JBL, mas tenho medo de diminuir o range de frequencia dele.

Otimo Trabalho. Parabens.

Tudo bom?!

Rdallasen,

Conheço o PrintScreen sim, mas prefiro as fotos, afinal, todas foram tiradas no momento exato das medições. Acredito que tudo deve ser ao vivo, sem manipulações, principalmente pro DIY!

Testei indutores comerciais (choques ou chokes) de vários valores, de 100uH a 10mH e tudo funcionou certinho. O CalcBob às vezes dá uns resultados meio fora, prefiro medir. Na minha bobinadeira o eixo é metálico em ferro fundido, desta forma, dá pra ter uma idéia da adição que o metal causa no fluxo magnético e compensar nas espiras.

O problema é o que os indutores comerciais possuem o núcleo em ferrite e o valor da indutância varia muito em relação à temperatura, fora o fato da tolerância comum para choques ser de 10 a 20%. Se o núcleo fosse em limanha metálica, seria bem mais estável, mas somente indutores muito bons (e não tem nenhum fabricante nacional que faça...) possuem este tipo de núcleo.

Existem duas formas de garantir (em partes..) os resultados: Se o medidor for LC, use capacitores de mica prateada, com 0,5% de tolerância para conferir as medições no modo Capacitância. O oscilador interno é o mesmo e a precisão tanto pata indutância quanto para capacitância está vinculada ao oscilador.

A outra forma é enrolar algumas bobinas, de valores variados, usar um medidor confiável ou enviar para calibração ( o IPT em São Paulo faz isso...) e acertar o desvio de medição no medidor (desvio padrão ou erro padrão).

Normalmente os capacitores de poliéster e eletrolíticos não possuem muita estabilidade em medições em alta frequência (mais de 200KHz). Por este motivo normalmente os medidores comerciais usam frequências mais baixas, da ordem de 1 a 10KHz. O problema é que para indutores a medição fica prejudicada e acaba elevando os valores de incerteza (tolerância).

Mas fique tranquilo, para indutores com núcleo de ar a estabilidade é bem maior e ocorrem menos problemas.

Bom, com o Zobel atuando mais próximo da fs, não percebi muitas alterações nas faixas extremas não. Pelo menos, não com o ouvido. O legal deste tipo de circuito é que você pode experimentar variando o valor do capacitor e do resistor para encontrar uma combinação que lhe agrade. Não acredito que você vá restringir o range dos JBL com o Zobel, apenas pode mudar a resposta dentro do range, mas com as experimentações, pode ajustar este efeito.

Normalmente eu vario uns 30% acima e abaixo (+/-30%) para achar um ponto agradável. Pode ser diferente com você, mas fica a dica.

Se precisar de algo que eu possa ajudar, diga, por favor.

Um abraço,

Demitrius

Edit: Complementando a resposta!

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens, mesmo eu nao entendendo muito do assunto, acho que foi um topico exemplar.

parabens

Boa tarde!

Ebert,

Fico realmente muito orgulhoso de ler seu elogio. Obrigado, mesmo!

Eu estava meio chateado com um pessoal que acaba banalizando o fórum (pode ter certeza que o pessoal mais antigo acha a mesma coisa...) e não postava mais, somente acompanhava.

Mas se eu não fizer alguma coisa, mesmo que seja só a minha parte e seja pouco, como vou exigir alguma coisa?!

Desta forma, tentarei participar mais e que todo mundo fique inspirado e a gente possa ver muitas coisas produtivas aqui!

Um abraço,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tu disse as 2 coisas que eu queria ouvir, que o LC funciona bem, e que o mid vai continuar com o range bom.

Ahh, falei com um professor meu, ai ele se interessou em fazer, provavelmente até o fim do semestre vai sair um desses por aqui.

Ahh, o indutor de referencia, tu comprou pronto, fez seguindo as orientacoes?

abraco

Editado por rdallasen

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, tu disse as 2 coisas que eu queria ouvir, que o LC funciona bem, e que o mid vai continuar com o range bom.

Ahh, falei com um professor meu, ai ele se interessou em fazer, provavelmente até o fim do semestre vai sair um desses por aqui.

Ahh, o indutor de referencia, tu comprou pronto, fez seguindo as orientacoes?

abraco

Tudo bom?!

Olha, eu segui as orientações e usei um núcleo de limalha metálica retirado de uma fonte industrial. Funciona bem.

Testei com núcleo de ferrite e realmente não estabiliza. Dá até pra usar um choque comercial, mas o problema é que só dá pra ler com um pouco de estabilidade valores mais altos...

Eu fiz assim: usei um indutor comercial e fechei o jumper no circuito que mostra a frequencia do oscilador padrão no display. Anotei a frequencia com o indutor comercial. Depois fui enrolando o indutor padrão até a frequencia bater. Beleza! Conferi posteriormente as medidas com um medidor LC da Wavetech (Meterman) e tudo está em ordem!

QQ coisa, diz aê!

Abração,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente esta é uma coisa muito simples.

Mas tenho algumas dúvidas...

1) Pode ser usado em qualquer mid? Pelo que entendi, sim, mas é bom confirmar. Meu caso, MTX TX6001

2) Tudo que ele faz é tornar a curva de impedância do falante mais constante, melhorando a resposta nas faixas mais baixas. Isso está certo? As frequências mais altas não são alteradas? Posso usar tanto em instalação em porta como em pezinho? Possuo porta tratada.

Muito obrigado,

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Demitrius, por acaso vc teria a disposição/tempo de aferir 4 indutores para mim? Mandei enrolá-los na Lider em São Paulo para usá-los juntos aos drivers do Paulo Ramos, só que atirei no escuro e arrisquei cortes de menor valor a aqueles recomendados pelo Paulo, resultado, me dei mal. Se não me engano eles estão configurados para 1,14mH e precisava alterá-los para 1mH. Teria como vc fazer esta gentileza para mim (sem pressa)?

Compartilhar este post

Link para o post
Demitrius, por acaso vc teria a disposição/tempo de aferir 4 indutores para mim? Mandei enrolá-los na Lider em São Paulo para usá-los juntos aos drivers do Paulo Ramos, só que atirei no escuro e arrisquei cortes de menor valor a aqueles recomendados pelo Paulo, resultado, me dei mal. Se não me engano eles estão configurados para 1,14mH e precisava alterá-los para 1mH. Teria como vc fazer esta gentileza para mim (sem pressa)?

Hellmind,

Desculpe não ter visto seu post!

Tranquilo, sem problemas. Veja como prefere fazer, ou seja, me enviar, se pode passar por aqui, coisas assim...

Eu sou de Jundiaí, uns 50 Km de Sampa.

Mando o endereço por MP.

Abração!

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Demetrius parabéns pela iniciativa, sempre quis ter um desses hahaha!

serio... uma vez pesquisando para montar um medidor de indutância encontrei esse esquema (ou parecido) nao sei se no mesmo site tb, so q me deparei com o pic e desisti pois nao tenho conhecimento em programação desses rapazes ainda... mas a questão é a seguinte aquela bobina que esta enrolada ao redor do imã do woofer faz parte do cross passivo não? se for existem vantagens em fazer desta maneira (enrolada no imã)? pergunto pois achava q o imã proximo da bobina do cross poderia influenciar negativamente na resposta...

Desculpe se estou falando bobagem...

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela iniciativa Demitrius, muito legal.

Dá uma revisada no valor medido na indutância do Cs60D que vc achou;

por feeling, pareceu meio baixo. No site da Bravox indica Le=0,25 mH...

Rdallasen o LC301 tem uma exatidão de +- (2% + 1 d). Na escala de 2 mH, que é a menor escala e a que usamos normalmente, isso chegaria a +-41 uH em torno do valor lido ou um range de 82 uH.

A diferença entre 820 e 770uF é 50 uF. Nada a estranhar então, sabendo que o outro aparelho também tem sua imprecisão.

Apenas não foi calibrado ou se foi, não sabemos sua exatidão.

Pelmix, a vantagem é que utilizando núcleo (o tal ímã) precisa bem menos espiras para se chegar a um

mesmo valor de indutância.

Isso decorrente da permeabilidade magnética deste material ser maior que a do ar.

O resultado será especialmente ruim se o núcleo não estiver dimensionado e chegar a saturar. Aí distorce feio.

O resultado mais linear é realmente com núcleo-ar.

Compartilhar este post

Link para o post
Pelmix, a vantagem é que utilizando núcleo (o tal ímã) precisa bem menos espiras para se chegar a um

Isso decorrente da permeabilidade magnética deste material ser maior que a do ar.

O resultado será especialmente ruim se o núcleo não estiver dimensionado e chegar a saturar. Aí distorce feio.

obrigado amigo, duvida sanada... abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Parabéns pela iniciativa Demitrius, muito legal.

Dá uma revisada no valor medido na indutância do Cs60D que vc achou;

por feeling, pareceu meio baixo. No site da Bravox indica Le=0,25 mH...

Rdallasen o LC301 tem uma exatidão de +- (2% + 1 d). Na escala de 2 mH, que é a menor escala e a que usamos normalmente, isso chegaria a +-41 uH em torno do valor lido ou um range de 82 uH.

A diferença entre 820 e 770uF é 50 uF. Nada a estranhar então, sabendo que o outro aparelho também tem sua imprecisão.

Apenas não foi calibrado ou se foi, não sabemos sua exatidão.

Boa noite! Tudo bem?!

Obrigado cara!

Eu medi o valor deste mid com este medidor, um multímetro Wavetek 37XR (medição em 1KHz) e numa ponte LCR Fluke (não me lembro o modelo).

O resultado foi próximo no medidor DIY e na ponte Fluke. No multímetro Wavetek foi sempre algo 60% maior.

Mas 250uH eu nunca cheguei a medir. Eu precisaria ter medido e colocado em gráfico a curva de impedância e a adição da rede Zobel para tentar ver as alterações e se as medições tinham fundamento.

Mas, como todo mundo, empolgado em logo ouvir as "crianças", acabei montando tudo e gostei do resultado. Cheguei a mexer de leve nos valores da rede Zobel, mas os calculados ficaram bons.

Estou com alguns capacitores de mica prateada (0,5% tolerância) e pretendo enrolar alguns indutores em núcleo de limalha prensada, para poder calibrar e alinhar todos os medidores. Provavelmente eu use um gerador de sinais e meça a reatância diretamente, para chegar a um resultado, juntamente com a ponte Fluke, que é calibrada no IPT.

Um abraço,

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post

agora é minha vez, tenho uma certa dificuldade em eletronica, mas de qualquer modo, vou ler os topicos indicados dar uma pesquisada e quem sabe não faço algo parecido!

quando entrei no forum, alguem me indicou uma rede Zobel, se não me engano era pra amaciar a gritaria dos Neo.

Mas claro, não ia dar em nada na época, mas agora é diferente.

esta de Parabéns, Obrigado pelo Topico.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
otimo topico, so queria o pcb que não axei

Boa noite!

wcg,

Vou ver se consigo ressucitar alguns arquivos antigos, pois tive um problema no pc onde desenhei a placa (Tango) e se recuperar, tento passar algumas informações do circuito aqui.

Abraço!

Demitrius.

Compartilhar este post

Link para o post
Boa noite!

wcg,

Vou ver se consigo ressucitar alguns arquivos antigos, pois tive um problema no pc onde desenhei a placa (Tango) e se recuperar, tento passar algumas informações do circuito aqui.

Abraço!

Demitrius.

Pessoal,

Os arquivos que consegui resgatar: tem o desenho da placa, da montagem do circuito, o esquema ainda com as anotações...

Link:

http://rapidshare.com/files/252861113/lc_meter_II.rar.html

O arquivo .Hex é para o PIC, funciona normal. Usei o IC Prog pra programar o PIC.

A placa não é igual ao do artigo original, pois o relê e outros componentes que usei ficariam mal acomodados. Desta forma, usei o velho e bom Tango para criar outra placa.

O desenho dela está em PDF e deve ser suficiente para processos fotográficos ou papel glossy...

Qualquer coisa, me avisem!

Abraço,

Demitrius.

Editado por djimi

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...