Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Focus, Som Ficou Pronto... Dúvida Na Porta:

Recommended Posts

Postado em

Povo, montei o som no Focus... ainda não pude tirar fotos, tá uma sujeira danada o carrim, e durante a construção tava sem a cam.

O que foi instalado nele:

* Par de tweeter Nar Titanium em copinhos no final do painel, direcionados. O corte deles é feito por um cap Solen 4.7uf + 1 Multicap RTX 1uf como bypass, montados em uma caixinha patola, ligados ao amp por cabeamento Monster Cable 2x1.5mm (o mais simples, pra HT, branquinho). O RCA desta via é um CAT6 Furukawa + conectores do Santo. Bons substitutos dos meus Neo25, ainda não decidi qual gostei mais não...

* Par de midbass Nar Kevlar 6.5", montados em baffles na porta, baffle com anel de borracha natural dos dois lados (vedação), tratamento com manta apenas atrás do falante (não quis retirar a película original da Ford) com 2 a 3 camadas na chapa da porta. Tá ligado com cabeamento Jamo 2x1.5mm paralelo, o RCA desta via usei o RGC59 Kmp + conectores do Santo tbem... passei a fiação pela borracha original das portas, até perto do conector (o do motorista já estava cheio com o módulo de subida de vidros). Daí até uma borracha abaixo, montei no termo-retrátil e boa...

* Sub EHW8 (o velho roxinho endurance 8") em caixa de 22 litros totais, MDF 15", bass-reflex, duto 3"x28 (snme), ligado com cabos 6mm, esta parte ficou de babar... ô subzinho de timbre bonito, meu Deus!!!

* Amp velho de guerra tbem, MTX895 5 canais... preso em um rack no banco traseiro...

* Cabeamento força 13mm, passei no conduíte preto, fusível 50a próximo da bateria (Bosch 55a), terra bem feito em cabo da mesma espessura.

* Head... 7892 com o adaptador de chicote e frente Ford, impressionante como fica frágil aquilo - não tive coragem de deixar no carro. Precisei tirar e só um empurrão leve veio o conjunto todo, head+adaptador de painel. Preciso ver um jeito mais seguro, senão em 10seg qqer um leva!

Pois bem. Montei tudo, regulei ganhos, ajustei o TA por um bom tempo, equilibrei o kit dianteiro (que está em biamp), e ficou legalzinho pra ouvir. Mas uma coisa me deixou grilado: o local do falante nas portas, por estar em posição mais alta, não deveria render bem??? A chapa da porta é grossa, mesmo sem tratamento, era para o dito-cujo estar rendendo muito mais!!!! No Civic, com a porta modificada com a mesma receita (nele precisei retirar até o copo original do forro), ainda sem tratamento, os NARs davam um show, cheguei a andar sem sub por um tempo.... no Focus parece chocho, não rendem nada! E o Civic de sexta geração é um carro de porta reconhecidamente chata e ruim de som, tanto que precisei refazer o forro... em Forums gringos várias vezes dizem pra nem perder tempo com a porta dele. Já a do Focus, direto vejo instalações usando a porta.

Quem já montou som em Focus, pode me dizer se é o "normal", ou se tou fazendo alguma c...??? Tá sem impacto, foco ficou esquisito (com e sem TA, com várias regulagens dele, etc).... parece que tá montado com falantes originais até. Sei lá, achei meio brochante o resultado pra tanto esforço (tou montando aos poucos desde abril deste ano, passo a passo). Semana próxima pego o CD original de volta, tá com RCAs puxados, foi pra a.t. resolver o remote com defeito... vamos ver o que dá. Mas, se com o 7892 já deu este resultado, não espero mto não.

Pensei em fase, chequei e está toda certa - positivo de ponta a ponta, do RCA ao amp e ao falante... pensei em alinhamento temporal, desabilitei o bicho, deu nada.... pensei em ganho, conferi, ok... player absolutamente flat, ganhos baixos, nada. Ganho nas vias de midbass, a voz aparece, bagunça o foco e dá um pouco de gás nos graves, mas só. Não ví vantagem. TA tentei de várias formas, das tradicionais até as mais esdrúxulas (delay grande entre o TW e o mid pra compensar a distância), nada... Será que vou ter de apelar pra pezinhos?????

um abraço a todos, e, se alguém puder dar uma luz, agradeço.

Postado em

engraçado, a primeira coisa que veio na cabeça foi fase, testa sem o sub e confere a fase direitinho, a porta do focus é meio molona, mas não vejo problemas, talvez o problema pode ser vibração da forração da porta..

Boa sorte!

Postado em

Puxa cara, que droga! Mas não desanima não. Som é assim mesmo... o que funciona bem para um carro nem sempre funciona bem para outro.

Se possível, dê uma revisada na instalação (principalmente cabeamento) e na conexão dos médios com a porta. Pode estar ocorrendo algum vazamento.

Não custa perguntar: como você está fazendo os cortes de frequência? Quais frequências, slopes, etc? Como estão tocando os tweeters e o sub? Esse problema é só com os médios?

Abraço, e boa sorte.

Postado em

Fala Ricardo!

O problema pode estar justamente na posição dos mids. Como eles ficam mais próximos dos ouvidos do que os tweeters deve ter algum problema de fase. Tenta inverter a fase dos mids e depois dos tweeters para ver se resolve algo.

Postado em

Duas Coisas Riquati

Fase, isso você ajusta com um CD de teste com pés nas costas

Outra é alguma interferencia de onda traseira escapando por algum lugar da porta (em torno do falante ou proximo até 2 palmos dele)

[]

Sandro

Postado em

RiQuati, desliga o sub, e tenta acertar o sistema sem ele.

Um teste simples é deixar apenas um lado tocar, no balance mesmo, e depois jogar pros dois... se sumir o médio grave, você acaba de descobrir a culpa.

Seus mids estão cabacinhos ainda, né? É legal deixar eles amaciarem. Receita fácil: Ande sem sub, sem corte HP, e com uns cds com grave bem ignorante... bota o bicho pra mexer que rapidinho ele amacia.

Quanto ao TA, faça um teste simples: Jogue todo o palco pra esquerda, e vá deslocando-o para o centro vagarosamente. Você vai perceber que a voz, bem definida (use voz feminina) tem que se deslocar de forma constante. Se em algum momento ela desfoca, e a partir daí você já não encontra mais o centro do palco, é problema grave de fase.

Relaxa... casa sistema novo é um desafio... problemas sempre surgem no primeiro momento.

Postado em

É estranho com delay não obter nenhum resultado stisfatório, como está biamplificando tente fazer o acerto dos tweeters e medios separadamente, depois faça um ajuste de tempo entre eles pra compensar a distancia dos mesmo, o medio mais atrasado q os tweeters, isso vai ajudar a dar profundidade. Faça um ajuste fino tb no balance.

Depois d acertar o kit ajuste o delay em relação ao sub, atrasando o mid+ tweeters igualmente.

Já vi sons regulados muito ruins mesmo com delay, é um processo lento e gradativo, não desanime.

Se não está rendendo em porta mesmo depois de amaciado, aí fica um pouco mais complicado, aumente o low pass pra ver se compensa o mid e nao precise partir pra um processo mais radical de pezinho.

Flw

Postado em

Gente, brigadão meeeesmo pela ajuda... FDS próximo vou testar novamente, já com as sugestões passadas aqui. Os mids já estão bem amaciados, são do tempo do Civic (uns 3 meses de uso contínuo); no Civic o resultado era impressionante. Espero alcançar algo próximo no Focus, que pelo menos visualmente tem uma porta mais rígida e menos "complicada"... :-)

E, caramba, há qto tempo não via o Sepacheco e o Soaresrey por aqui!!! Bacana ter vcs. aqui no Forum novamente, e valeu pelas dicas!!!!!!! Vou verificar as áreas próximas do falante na porta (não cheguei a tirar o plástico delas, e ele é opaco), e o forro tbem.

BDog, tranquilo q não vou desistir não... sou teimoso que só... Tatu, o mid está em full, como estava no Civic - nada de HP, nada de LP; não tinha pensado no Balance, vou tentar tbem. Esse mid no Civic, pro meu gosto, e instalado praticamente da mesma forma, dispensava o sub (ironicamente, a parte que ficou + legal no setup novo, com o roxinho 8"); se ele render próximo disso no Foquim, tá jóia.

Kleber, realmente, pode ser um problema de fase. Tentei perseguir a fase certinha, ponta a ponta, mas esqueci-me disto (tentar inverter um dos lados, ou ambos). Mais um teste para o FDS. Valeu!!!

Hell, pelo jeito tudo aponta pra isso msm... o apressado aqui nem pra tentar inverter as fases. Confiei em ligar de ponta a ponta da forma indicada, e nem me toquei pra isso... seria uma rotação de fase? E pra adicionar... o tweeter está a 90 graus com o mid, praticamente - ele aponta para frente (esquerdo) e levemente inclinado para a esquerda (direito)... mais um fator.... :-)

Gente, valeu pela orientação. Próximo fim de semana vou refazer os testes, aproveito e posto umas fotos do som já pronto... quero checar os vazamentos nas portas tbem, se há algum espaço grande perto do mid, como o Sepa falou. Aí já bato umas fotinhas deles tbem.

Um abraço a todos,

Ricardo.

Postado em

Povo, atualizando com alguns resultados:

* Catei o ///7892, desci na garagem, e fui acertando primeiro os mids, sem tw e sem sub... tentei todas as combinações possíveis de fase, incrivelmente a que produziu o melhor resultado (ilusão de palco e principalmente médios-graves bons) foi... com o midbass esquerdo invertido! O direito continua normal... com ambos invertidos o resultado é ruim, some o midbass. Com o direito invertido e o esquerdo "certo" ( ! ), a ilusão de palco é prejudicada. Isso sem TA... com TA ativo e regulado em 1.8, 1.9, fica ainda mais evidente.

* Bom, mid resolvido (player FLAT, sem TA, EQ, cross, nada), fui experimentar o tw... tou quase chegando à conclusão que o Nar Titanium foi feito pra off-axis. O ganho tá zerado no amp, e o danado "lá de saliência" no painel. Amanhã experimento off-axis, para ver o que dá... experimentei algumas combinações de fase com eles tbem, mas o melhor resultado (este acho que + previsível) foi mesmo acompanhando a fase dos mids... esquerdo invertido, direito normal. TA não adiantou mto, ligou os tweeters, bagunçou o coreto. Acho que vão para as colunas, embutidos mesmo... flórida só que aí tenho de entregar de brinde os twts pro futuro dono da Foquinha (andei caçando as colunas A por aqui e são mosca-branca. Alias, qqer coisa de Focus em loja de peças usadas é mosca branca...).

* Por fim, catei os duplicadores de RCA, e juntei sub+mid nas saídas rear do head. Dá pra viver sem controle de sub (pelo menos um "sub complemento de kit" como o meu), e realmente, há uma senhora diferença entre as saídas front e rear e a sub do ///alpino!!! Achei que seria algo próximo, mas não... realmente o pré de 4V parecem ser os frontais, não o sub!

* Descobri que se for usar o head original (tá com RCA puxado pela assistência técnica FIC daqui) vou ter de duplicar os RCAs de outro modo... os duplicadores que comprei, bonitinhos, são um pesadelo de mal-contato. Acho que vou refazer as conexões RCA dele, e duplicar dentro do aparelho. Aliás, não testei o tijolão (CDR 4600) pq. ele está na autorizada novamente, com o remote queimado (12v direto); o técnico está caçando o componente que controla o remote nele (disse que é barato, mas saíram poucos CDRs destes usando este modelo específico... tá vindo da civilização). Acho que segunda cato meus RCAs lá, e devolvo na terça um chicote com 6 (2 frontais pro tw, 2x2 traseiros pra mid e sub) para montarem no tijolo.

* Bom, terminei a brincadeira, levei o 7892 de volta pra segurança do apê... creio que ele acabe indo embora, quero investir em som residencial. Meu condomínio continua arriscado, e na faculdade está uma belezura... quinta arrombaram um Celta zerado, do lado do Focus. Como ele tava sem som (buracão aberto no painel), nem se tocaram... creio que o tijolo original tbem não despertasse mto interesse (só serve em Focus e Ranger). Se meu precioso ///alpino estivesse lá... vixi... acho que eu estaria bem desanimado esta hora, e alguns (vários) reais mais pobre.

* Amanhã se conseguir um tempo vou desmontar a porta, e verificar a vedação dos mids... ainda tenho um resto de manta aqui, conforme for acabo com ela (e se houver, com o vazamento!!!).

Um abraço a todos, e, novamente, valeu pelas dicas! Eu ia passando batido nestas questões de fase... já tive problemas destes antes, mas há tto tempo que nem me lembrava + disso.

Postado em
Povo, atualizando com alguns resultados:

* Catei o ///7892, desci na garagem, e fui acertando primeiro os mids, sem tw e sem sub... tentei todas as combinações possíveis de fase, incrivelmente a que produziu o melhor resultado (ilusão de palco e principalmente médios-graves bons) foi... com o midbass esquerdo invertido! O direito continua normal... com ambos invertidos o resultado é ruim, some o midbass. Com o direito invertido e o esquerdo "certo" ( ! ), a ilusão de palco é prejudicada. Isso sem TA... com TA ativo e regulado em 1.8, 1.9, fica ainda mais evidente.

* Bom, mid resolvido (player FLAT, sem TA, EQ, cross, nada), fui experimentar o tw... tou quase chegando à conclusão que o Nar Titanium foi feito pra off-axis. O ganho tá zerado no amp, e o danado "lá de saliência" no painel. Amanhã experimento off-axis, para ver o que dá... experimentei algumas combinações de fase com eles tbem, mas o melhor resultado (este acho que + previsível) foi mesmo acompanhando a fase dos mids... esquerdo invertido, direito normal. TA não adiantou mto, ligou os tweeters, bagunçou o coreto. Acho que vão para as colunas, embutidos mesmo... flórida só que aí tenho de entregar de brinde os twts pro futuro dono da Foquinha (andei caçando as colunas A por aqui e são mosca-branca. Alias, qqer coisa de Focus em loja de peças usadas é mosca branca...).

* Por fim, catei os duplicadores de RCA, e juntei sub+mid nas saídas rear do head. Dá pra viver sem controle de sub (pelo menos um "sub complemento de kit" como o meu), e realmente, há uma senhora diferença entre as saídas front e rear e a sub do ///alpino!!! Achei que seria algo próximo, mas não... realmente o pré de 4V parecem ser os frontais, não o sub!

* Descobri que se for usar o head original (tá com RCA puxado pela assistência técnica FIC daqui) vou ter de duplicar os RCAs de outro modo... os duplicadores que comprei, bonitinhos, são um pesadelo de mal-contato. Acho que vou refazer as conexões RCA dele, e duplicar dentro do aparelho. Aliás, não testei o tijolão (CDR 4600) pq. ele está na autorizada novamente, com o remote queimado (12v direto); o técnico está caçando o componente que controla o remote nele (disse que é barato, mas saíram poucos CDRs destes usando este modelo específico... tá vindo da civilização). Acho que segunda cato meus RCAs lá, e devolvo na terça um chicote com 6 (2 frontais pro tw, 2x2 traseiros pra mid e sub) para montarem no tijolo.

* Bom, terminei a brincadeira, levei o 7892 de volta pra segurança do apê... creio que ele acabe indo embora, quero investir em som residencial. Meu condomínio continua arriscado, e na faculdade está uma belezura... quinta arrombaram um Celta zerado, do lado do Focus. Como ele tava sem som (buracão aberto no painel), nem se tocaram... creio que o tijolo original tbem não despertasse mto interesse (só serve em Focus e Ranger). Se meu precioso ///alpino estivesse lá... vixi... acho que eu estaria bem desanimado esta hora, e alguns (vários) reais mais pobre.

* Amanhã se conseguir um tempo vou desmontar a porta, e verificar a vedação dos mids... ainda tenho um resto de manta aqui, conforme for acabo com ela (e se houver, com o vazamento!!!).

Um abraço a todos, e, novamente, valeu pelas dicas! Eu ia passando batido nestas questões de fase... já tive problemas destes antes, mas há tto tempo que nem me lembrava + disso.

E ai blz RiQuati !

Que coisa hein....Esquerdo invertido ficou melhor ? Farei o teste no meu carro tbem...ja aproveitando a dica ! hehehe

Essa semana talvez ligo os falantes pra testar pezinho e peitinho...Ainda falta acabamento e instalar os midbass nas portas e conferir vedaçao e fiaçao...

Tu vai de HU original ? Pra um Alpine e muita diferença neh !

Mas hj em dia a coisa ta feia...Arriscado de mais ter som bom no carro !

Acho que depois de tudo instalado no meu carro ,nao vou mais dormir tranquilo...PUTS !!!

Qualquer coisa tiro tudo e coloco um gigante HBuster MP3 com uns 6"X9" com varios axiais...kkkkkkk

Boa sorte pra nois...hehehe

Falows...abs !

Postado em
E ai blz RiQuati !

Que coisa hein....Esquerdo invertido ficou melhor ? Farei o teste no meu carro tbem...ja aproveitando a dica ! hehehe

Essa semana talvez ligo os falantes pra testar pezinho e peitinho...Ainda falta acabamento e instalar os midbass nas portas e conferir vedaçao e fiaçao...

Tu vai de HU original ? Pra um Alpine e muita diferença neh !

Mas hj em dia a coisa ta feia...Arriscado de mais ter som bom no carro !

Acho que depois de tudo instalado no meu carro ,nao vou mais dormir tranquilo...PUTS !!!

Qualquer coisa tiro tudo e coloco um gigante HBuster MP3 com uns 6"X9" com varios axiais...kkkkkkk

Boa sorte pra nois...hehehe

Falows...abs !

Blz Curitiba!!!

É... antigamente eu montava o som sem me preocupar muito, mas os últimos sets foram bem discretos. Já pensei em umas alternativas, como conseguir aquela tampa original do Focus e montar o aparelho mais para dentro do painel, ou montá-lo como ISO (aparafusado) e adaptar um painel central em uma peça única plástica, apenas com o local da frente (imagine o corolla antigo... algo com um resultado semelhante, no local original do Focus). Por praticidade, por hora vou usar o tijolo original; mas com o tempo pretendo bolar alguma forma de adequar o Alpine lá... :-)

Um abraço, e bom divertimento aí com o som!!! Tou seguindo o seu tópico, bem bacana o desenvolvimento... quero ver se fotografo um pouco dos resultados e posto por aqui tbem (agora estou com a cam, mas o carro está sujo que dói - chuva todo santo dia).

:legal:

PS. Aqui, o HBuster gigante e os mil-Axiais no tampão chamariam demais a atenção... não daria certo não... mais seguro deixaro alpino no painel!!! :-)

Postado em
Blz Curitiba!!!

É... antigamente eu montava o som sem me preocupar muito, mas os últimos sets foram bem discretos.  Já pensei em umas alternativas, como conseguir aquela tampa original do Focus e montar o aparelho mais para dentro do painel, ou montá-lo como ISO (aparafusado) e adaptar um painel central em uma peça única plástica, apenas com o local da frente (imagine o corolla antigo... algo com um resultado semelhante, no local original do Focus). Por praticidade, por hora vou usar o tijolo original; mas com o tempo pretendo bolar alguma forma de adequar o Alpine lá...  :-)

Um abraço, e bom divertimento aí com o som!!! Tou seguindo o seu tópico, bem bacana o desenvolvimento... quero ver se fotografo um pouco dos resultados e posto por aqui tbem (agora estou com a cam, mas o carro está sujo que dói - chuva todo santo dia).

PS. Aqui, o HBuster gigante e os mil-Axiais no tampão chamariam demais a atenção... não daria certo não... mais seguro deixaro alpino no painel!!! :-)

E ai RiQuati blz !

Como anda o desenvolvimento do seu focus ?

Posta as fotos do prometido ai...

No meu painel o Dvd 2Din encaixou certinho e por enquanto nao esta nem aparafusado...Aquela tampa do painel fechou certinho e pra tirar o som tenho que tira-la primeiro...Apesar que o risco de roubo aumenta muito com essa telinha a mostra ,vou deixar assim por enquanto....hehehe

Aquela tampa plastica que vc comentou seria uma opçao bem legal pra nao atrair mal intencionados...

Provavelmente vou adquirir e instalar um HU (1Din) pra fidelidade dentro do porta-luvas...Pra ter o Dvd disponivel ali no painel e ter o Cd Player bom pra audiçao em alguns momentos...

Falows...abs !

Postado em

E ai RiQuati blz !

Como anda o desenvolvimento do seu focus ?

Posta as fotos do prometido ai...

No meu painel o Dvd 2Din encaixou certinho e por enquanto nao esta nem aparafusado...Aquela tampa do painel fechou certinho e pra tirar o som tenho que tira-la primeiro...Apesar que o risco de roubo aumenta muito com essa telinha a mostra ,vou deixar assim por enquanto....hehehe

Aquela tampa plastica que vc comentou seria uma opçao bem legal pra nao atrair mal intencionados...

Provavelmente vou adquirir e instalar um HU (1Din) pra fidelidade dentro do porta-luvas...Pra ter o Dvd disponivel ali no painel e ter o Cd Player bom pra audiçao em alguns momentos...

Falows...abs !

Beleza Curitiba!!!

Pois é, tou devendo as fotos mesmo... até agora não consegui tirar, mas este FDS vou ter de abrir uma das portas (passageiro) e fotografo o trampo todo ( as gambiarras inclusive [^] ), sem falta. Finalmente consegui acertar o som, acabei desmontando parte do carpete para reinstalar a fiação, reinstalei o ///alpino definitivamente (consegui fixá-lo com o kit 1DIN, mas aparafusado por dentro na estrutura de aço do painel). Depois de devidamente acertado, ficou bem convincente o sisteminha... só a porta do passageiro que deve estar com algo errado, ainda não está com o rendimento esperado. Vou abrir e verificar o que foi.

O sub ficou na medida exata para complementar o kit, não sobressai, mas acompanha bem o restante do sistema; a fixação da caixa de sub e do amp é que está gerando alguns baruhinhos chatos (meu Focus quase não tem barulhos além do motor, então qqer ruído aparece bastante). Fixei a caixa (22 litros, mdf 15) no encosto esquerdo, e o amp (um tijolinho de seus 10 quilos) no direito. Resultado... quando passo por ondulações na pista, ambos trabalham... o encosto do amp ainda mais, já que o da caixa apoia-se no fundo do porta-malas (naquele acabamento acarpetado). Como quis modificar o mínimo possível o carro (mantive os isopores do triangulo, o acabamento original, etc), foi a solução de "menor impacto". Comprei um pouco de velcro, vou colocar nas fechaduras dos bancos para ver se diminui o "jogo" e o barulho; mas não é nada que eu não consiga viver com ele.

Pelas fotos, este seu DVD parece original do carro, achei que o espaço não seria suficiente. Ficou bem bacana no painel do seu Focus. Estive estudando a fixação alí e descobri que dá para prender os aparelhos à moda ISO (estilo Toyota Corolla), com cintas perfuradas, nas colunas de sustentação do painel. Vc. consegue acessar os parafusos pelo porta-luvas, do lado direito, e por baixo do painel, pelo esquerdo. Se tirar o painel facilita ainda mais, mas não quis arriscar tto... fixei do lado direito só, mas bem firme, foi o suficiente para não deixar o player apoiado apenas na moldura (no caso dos 1DIN, a moldura vendida no BR é bem simplezinha, mal e mal fica fixado... um empurrão e vão aparelho e moldura juntos, embora).

Curitiba, um abração, e boa sorte aí com o som!!!

Postado em

huehuehuehuehu

o mundo gira, gira, dá voltas...

e os posts do Ricardo continuam aquelas bíblias monstras! aeheaueahhuea

bota uma fotinha ae pelo menos pra ilustrar! uhaeuheahua =P

Abração cara!

Amanhã, qdo acordar eu leio... agora, 41h acordado direto, dá não!

=PPp

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...