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MarceloAbath

Até Onde O Tamanho Do Imà Influencia O Autofalante

Recommended Posts

Seguinte,

 

Sei que 90% do povo acha que o imã do subwoofer e/ou woofer é ligado diretamenta a potencia e qualidade do "grave".

 

O que tem de verdade e mentira nisso

 

 

Tipo assim: Tem woofer com 169mm de diametro de imã com 350w rms e woofer com o mesmo imã e 250w rms de potencia.

 

 

Alguem sabe explicar isso direitinho.

 

:+1

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bom marcelo...

eu me arriscaria em dizer que a variação de potencia, do sub pro woofer, com mesmo imã, se deve principalmente ao xmax, que no woofer, é bem limitado, se comparado ao sub, por questão de "segurança" do conjunto, a potencia aplicada é menor...

 

eu acho que o que manda na qualidade do audio, não seria o diametro do imã, e sim da bobina...

 

mais vc pediu pra explicar direitinho, e eu não sei...

 

vamos esperar o Rafael, ele deve saber...

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Seguinte,

 

Sei que 90% do povo acha que o imã do subwoofer e/ou woofer é ligado diretamenta a potencia e qualidade do "grave".

 

O que tem de verdade e mentira nisso

 

 

Tipo assim: Tem woofer com 169mm de diametro de imã com 350w rms e woofer com o mesmo imã e 250w rms de potencia.

 

 

Alguem sabe explicar isso direitinho.

 

:+1

pode ser a altura a altura dele pode ser diferente.

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bom marcelo...

eu me arriscaria em dizer que a variação de potencia, do sub pro woofer, com mesmo imã, se deve principalmente ao xmax, que no woofer, é bem limitado, se comparado ao sub, por questão de "segurança" do conjunto, a potencia aplicada é menor...

 

eu acho que o que manda na qualidade do audio, não seria o diametro do imã, e sim da bobina...

 

mais vc pediu pra explicar direitinho, e eu não sei...

 

vamos esperar o Rafael, ele deve saber...

Tipo assim. to comparando woofers.

 

Temos varios tipos de woofers na faixa dos 250w a 350w

 

- Protech

 

- Selenium PW3

 

- Selenium PW5

 

- Oversound Steel line

 

entre outros...

 

noto que existe uma diferença de diametro e esperssura de imã entre eles...

 

é essa minha duvida... pois as vezes vejo um "woofer" que o fabricante diz: 500w de potencia, qnd vejo o imã dele é bem pequeno... enquanto outros fabricantes dizem: 350w de potencia... e o imã maior do que o de 500w.

 

:+1

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Ve que rolo

 

Tava vendo no site da selenium

 

PW3 de 15" (8ohms e 250w rms) ima 169mm x 19mm - bobina de 60mm

 

PW5 de 15" (8 ohms e 350w rms) ima de 200mm x 19mm - bobina de 75mm

 

PW5 de 15" (4 ohms e 350w rms) ima de 200mm x 19mm(na verdade na versao de 4 ohms o manual é uma mer**, parece que o ima é mais grosso uns 5mm) - bobina de 60mm

 

Protech de 15" (4/8 ohms e 350w rms) ima de 169mm x 24mm - bobina de 64mm

 

 

 

To mais perdido do que cego em tiroteio...

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bem, apenas raciocinando... sem nenhum embasamento tecnico...

 

o imã é digamos... o motor do alto falante... quando a bobina recebe a energia "X" o imã puxa ela pra baixo ou empurra pra cima..então:

 

maior imã = pode ter centragem e suspensão mais duras, cone mais pesado, conseguentemente mais resistencia. portanto, com um "motor" menor, ficaria com a sensibilidade muito baixa, ja com um imã maior, ele conseguiria manter a sensibilidade e ao mesmo tempo receber mais potencia.

 

imã menor = "motor" menor, portanto, suspensão, centragem e cone teriam de ser mais moles e leves, e, consequentemente, suportariam menos potencia aplicada e necessitariam de imãs mais leves.

 

não li o que escrevi, mas achoque é por ai...

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Piorou

 

Selenium PW6 (15" - 8 ohms - 400w rms) - imã 200mm x 19mm com bobina de 75mm

 

:banghead

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O imã não tem NADA com a potencia do alto falante. Quem tem com a potência é a bobina.

 

O imã (tamanho, qualidade, densidade magnética) determina, juntamente com a massa do sistema, a força do conjunto móvel.

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O imã não tem NADA com a potencia do alto falante. Quem tem com a potência é a bobina.

 

O imã (tamanho, qualidade, densidade magnética) determina, juntamente com a massa do sistema, a força do conjunto móvel.

A potencia está ligada diretamente ao diametro da bobina, seria isso

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ímã não é tudo igual... tem ímãs de materiais diferentes, o que causa variação no tamanho...

 

a potencia que a bobina aguenta não está relacionada com seu diâmetro, e sim com a espessura do fio que forma a bobina...

 

como qualquer fio, a bobina (bobina = fio enrolado) dissipa calor conforme passa corrente por ela... se passar corrente demais por muito tempo, aí ela esquenta e se rompe.

 

espero ter ajudado.

 

abs

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ímã não é tudo igual... tem ímãs de materiais diferentes, o que causa variação no tamanho...

 

a potencia que a bobina aguenta não está relacionada com seu diâmetro, e sim com a espessura do fio que forma a bobina...

 

como qualquer fio, a bobina (bobina = fio enrolado) dissipa calor conforme passa corrente por ela... se passar corrente demais por muito tempo, aí ela esquenta e se rompe.

 

espero ter ajudado.

 

abs

potencia tem haver com ìma x bobina

não adianta vc ter uma bobina parruda,e íma ruim...

 

O questão tamanho do íma influencia,porém o que mais influencia é a qualidade dele....

um exemplo disso são os ímas Neo,são pequenos e tem uma capacidade eletromagnetica muito superior aos comuns....

 

Então concerteza isso é algo relativo....

 

agora se for comum x comum vai depender da fabricação e de como ele foi contruido

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Eu tenho 2 mtx roadthunder 12" 200W rms. o imã dele parece de alguns 6x9,e ele é leve,dá para levantar tranquilamente só com uma mão,segurando pelo imã

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Imã tem muito a ver com o controle que seu falante vai ter ... ( não depende só do módulo )

 

ele que SEGURA a bobina dentro do imã e o faz mover ...

 

Não adianta termos uma bobina que suporta 800 RMS se tem pouco imã pra segurar a bobina ali dentro =) ! (será que o bicho papão e nitro são assim hehehehehehehe)

 

Já percebeu como é o imã de um MTX série 9500 ? e tem 1000 RMS ... Viu o BL dele comparado ao de um Destroyer Por ex. ???

 

 

isso explica MUITA coisa

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Imã tem muito a ver com o controle que seu falante vai ter ... ( não depende só do módulo )

 

ele que SEGURA a bobina dentro do imã e o faz mover ...

 

Não adianta termos uma bobina que suporta 800 RMS se tem pouco imã pra segurar a bobina ali dentro =) ! (será que o bicho papão e nitro são assim hehehehehehehe)

 

Já percebeu como é o imã de um MTX série 9500 ? e tem 1000 RMS ... Viu o BL dele comparado ao de um Destroyer Por ex. ???

 

 

isso explica MUITA coisa

tenho um 95** e é uma coisa assustadora

 

 

um ponto que vc levandou agora, realmente tinha observado essa parte, de que o imã exerce um papel importante no controle de cone. ,mas não sabia que era tão influenciavel, quanto é ;)

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Marcelo

 

Quando falamos do conjunto motor de alto-falante temos que lembrar que ele é composto de uma par de arruelas, uma peça polar um anel de magneto cerâmico.

Qual a função do conjunto motor? Atração e repulsão da bobina móvel do GAP. Então o conjunto que tiver maior densidade de fluxo no interior do Gap será o melhor, ou com o maior rendimento.

Porem quando falamos em fluxo magneto pelo Gap devemos lembrar que o Imã é apenas parte disso! O magneto em si é mais barato que as peças usinadas por exemplo, então por magneto grande em falante não custa caro, o caro são as peças usinadas.

O fluxo magnético no GAP depende tanto do magneto, quanto da geometria das peças polares, quando do material que elas foram feitas. Isso só tem como ser estudado através de programas de elementos finitos, devido a complexidade dos calculos.

Pouquissimas empresas de alto-falante no Brasil, "perdem" tempo com isso, a grande maioria vai copiando uma das outras... e pronto. Quando postei num tópico sobre os TMKs, vimos que mesmo com 2 magnetos enormes ainda tinhamos pouco campo no Gap devido a geometria das peças polares.

Os Protech por exemplo tem suas peças usinadas em tornos CNC e todas elas são produzidas em aço de baixo carbono (SAE 1010) para melhor o fluxo magnetico no interior do Gap.

Alto-falante é algo q não devemos pagar por Kilo, e sim pela tecnologia investida.

Lembrando que o fator força (BL) do alto-falante nos mostra quão forte é o conjunto motor + bobina de cada um.

 

Tentei ser o mais claro possivel, desculpe caso tenha te deixado mais confuso!

 

Abraços

 

Rafael

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Rafael, num entendi nada... mais concordo com vc...

deve ser isso ai mesmo que vc citou...

 

ps: nem precisa me explicar denovo, pq eu num vo entender mesmo, o importante é que eu to juntando grana pra pegar um protech light pra mim...

 

flw...

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Marcelo

 

Quando falamos do conjunto motor de alto-falante temos que lembrar que ele é composto de uma par de arruelas, uma peça polar um anel de magneto cerâmico.

Qual a função do conjunto motor? Atração e repulsão da bobina móvel do GAP. Então o conjunto que tiver maior densidade de fluxo no interior do Gap será o melhor, ou com o maior rendimento.

Porem quando falamos em fluxo magneto pelo Gap devemos lembrar que o Imã é apenas parte disso! O magneto em si é mais barato que as peças usinadas por exemplo, então por magneto grande em falante não custa caro, o caro são as peças usinadas.

O fluxo magnético no GAP depende tanto do magneto, quanto da geometria das peças polares, quando do material que elas foram feitas. Isso só tem como ser estudado através de programas de elementos finitos, devido a complexidade dos calculos.

Pouquissimas empresas de alto-falante no Brasil, "perdem" tempo com isso, a grande maioria vai copiando uma das outras... e pronto. Quando postei num tópico sobre os TMKs, vimos que mesmo com 2 magnetos enormes ainda tinhamos pouco campo no Gap devido a geometria das peças polares.

Os Protech por exemplo tem suas peças usinadas em tornos CNC e todas elas são produzidas em aço de baixo carbono (SAE 1010) para melhor o fluxo magnetico no interior do Gap.

Alto-falante é algo q não devemos pagar por Kilo, e sim pela tecnologia investida.

Lembrando que o fator força (BL) do alto-falante nos mostra quão forte é o conjunto motor + bobina de cada um.

 

Tentei ser o mais claro possivel, desculpe caso tenha te deixado mais confuso!

 

Abraços

 

Rafael

Rafão...

 

entendi 70%

 

Vc tem algum diagrama explicando sobre os seguintes itens:

 

- par de arruelas, peça polar e anel de magneto cerâmico.

 

 

Tenho alguma experiencia em desmonte de autos...

 

- As arruelas seriam aquelas peças de "aço" que fica uma em cima do imã e outra em baixo do imã ?

 

- Peça polar seria aquele cilindro de aço que forma o GAP internamente ?

 

- Anel de magnetico cerâmico seria o imã, num é ?

 

:+1

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Marcelo

 

Quando falamos do conjunto motor de alto-falante temos que lembrar que ele é composto de uma par de arruelas, uma peça polar um anel de magneto cerâmico.

Qual a função do conjunto motor? Atração e repulsão da bobina móvel do GAP. Então o conjunto que tiver maior densidade de fluxo no interior do Gap será o melhor, ou com o maior rendimento.

Porem quando falamos em fluxo magneto pelo Gap devemos lembrar que o Imã é apenas parte disso! O magneto em si é mais barato que as peças usinadas por exemplo, então por magneto grande em falante não custa caro, o caro são as peças usinadas.

O fluxo magnético no GAP depende tanto do magneto, quanto da geometria das peças polares, quando do material que elas foram feitas. Isso só tem como ser estudado através de programas de elementos finitos, devido a complexidade dos calculos.

Pouquissimas empresas de alto-falante no Brasil, "perdem" tempo com isso, a grande maioria vai copiando uma das outras... e pronto. Quando postei num tópico sobre os TMKs, vimos que mesmo com 2 magnetos enormes ainda tinhamos pouco campo no Gap devido a geometria das peças polares.

Os Protech por exemplo tem suas peças usinadas em tornos CNC e todas elas são produzidas em aço de baixo carbono (SAE 1010) para melhor o fluxo magnetico no interior do Gap.

Alto-falante é algo q não devemos pagar por Kilo, e sim pela tecnologia investida.

Lembrando que o fator força (BL) do alto-falante nos mostra quão forte é o conjunto motor + bobina de cada um.

 

Tentei ser o mais claro possivel, desculpe caso tenha te deixado mais confuso!

 

Abraços

 

Rafael

Rafão...

 

entendi 70%

 

Vc tem algum diagrama explicando sobre os seguintes itens:

 

- par de arruelas, peça polar e anel de magneto cerâmico.

 

 

Tenho alguma experiencia em desmonte de autos...

 

- As arruelas seriam aquelas peças de "aço" que fica uma em cima do imã e outra em baixo do imã ?

 

- Peça polar seria aquele cilindro de aço que forma o GAP internamente ?

 

- Anel de magnetico cerâmico seria o imã, num é ?

 

:+1

alguem me explica oq eh gap :vts

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alguem me explica oq eh gap :vts

é aquele espaço dentro do imã onde fica a bobina.

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cara...

Física de segundo grau:

 

a eletricidade passa pela bobina criando um campo, que interage com o imã. Como o imã é fixo a bobina se move, para baixo e para cima dependendo da direção da corrente.

junto com a bobina move o cone, que desloca ar. quer viajar mais um pouco nisso?

olha o seguinte:

sd - área do cone

xmax - deslocamento maximo

 

área vezes altura vc acha o volume, que volume seria esse? o volume de ar maximo deslocado na variação maxima do subwoofer... aqui tem uma brincadeirinha da mtx pra vc testar isso:

http://www.mtx.com/Flash2/volume_displacement.cfm

 

junto com o volume de ar deslocado vem a força que ele desloca esse ar e um monte de outras variaveis q eu ainda n sei oq é... mas axo q pra 2 semanas de forum ta bom demais oq eu aprendi aqui! :pirou:

 

se eu tiver errado me corrijam por favor! :banghead

 

[]-[]

edit:

no caso do imã, se ele for mto grande vai atrair e repulsar um campo maior gerado pela bobina, mas ae entram diversas coisas como a distancia da bobina pro imã (gap), material da bobina, material do imã e etc.

espero ter ajudado ae!

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