Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

Até Onde O Tamanho Do Imà Influencia O Autofalante

Recommended Posts

Seguinte,

Sei que 90% do povo acha que o imã do subwoofer e/ou woofer é ligado diretamenta a potencia e qualidade do "grave".

O que tem de verdade e mentira nisso

Tipo assim: Tem woofer com 169mm de diametro de imã com 350w rms e woofer com o mesmo imã e 250w rms de potencia.

Alguem sabe explicar isso direitinho.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom marcelo...

eu me arriscaria em dizer que a variação de potencia, do sub pro woofer, com mesmo imã, se deve principalmente ao xmax, que no woofer, é bem limitado, se comparado ao sub, por questão de "segurança" do conjunto, a potencia aplicada é menor...

eu acho que o que manda na qualidade do audio, não seria o diametro do imã, e sim da bobina...

mais vc pediu pra explicar direitinho, e eu não sei...

vamos esperar o Rafael, ele deve saber...

Compartilhar este post

Link para o post
Seguinte,

Sei que 90% do povo acha que o imã do subwoofer e/ou woofer é ligado diretamenta a potencia e qualidade do "grave".

O que tem de verdade e mentira nisso

Tipo assim: Tem woofer com 169mm de diametro de imã com 350w rms e woofer com o mesmo imã e 250w rms de potencia.

Alguem sabe explicar isso direitinho.

pode ser a altura a altura dele pode ser diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
bom marcelo...

eu me arriscaria em dizer que a variação de potencia, do sub pro woofer, com mesmo imã, se deve principalmente ao xmax, que no woofer, é bem limitado, se comparado ao sub, por questão de "segurança" do conjunto, a potencia aplicada é menor...

eu acho que o que manda na qualidade do audio, não seria o diametro do imã, e sim da bobina...

mais vc pediu pra explicar direitinho, e eu não sei...

vamos esperar o Rafael, ele deve saber...

Tipo assim. to comparando woofers.

Temos varios tipos de woofers na faixa dos 250w a 350w

- Protech

- Selenium PW3

- Selenium PW5

- Oversound Steel line

entre outros...

noto que existe uma diferença de diametro e esperssura de imã entre eles...

é essa minha duvida... pois as vezes vejo um "woofer" que o fabricante diz: 500w de potencia, qnd vejo o imã dele é bem pequeno... enquanto outros fabricantes dizem: 350w de potencia... e o imã maior do que o de 500w.

Compartilhar este post

Link para o post

Ve que rolo

Tava vendo no site da selenium

PW3 de 15" (8ohms e 250w rms) ima 169mm x 19mm - bobina de 60mm

PW5 de 15" (8 ohms e 350w rms) ima de 200mm x 19mm - bobina de 75mm

PW5 de 15" (4 ohms e 350w rms) ima de 200mm x 19mm(na verdade na versao de 4 ohms o manual é uma mer**, parece que o ima é mais grosso uns 5mm) - bobina de 60mm

Protech de 15" (4/8 ohms e 350w rms) ima de 169mm x 24mm - bobina de 64mm

To mais perdido do que cego em tiroteio...

Compartilhar este post

Link para o post

bem, apenas raciocinando... sem nenhum embasamento tecnico...

o imã é digamos... o motor do alto falante... quando a bobina recebe a energia "X" o imã puxa ela pra baixo ou empurra pra cima..então:

maior imã = pode ter centragem e suspensão mais duras, cone mais pesado, conseguentemente mais resistencia. portanto, com um "motor" menor, ficaria com a sensibilidade muito baixa, ja com um imã maior, ele conseguiria manter a sensibilidade e ao mesmo tempo receber mais potencia.

imã menor = "motor" menor, portanto, suspensão, centragem e cone teriam de ser mais moles e leves, e, consequentemente, suportariam menos potencia aplicada e necessitariam de imãs mais leves.

não li o que escrevi, mas achoque é por ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Piorou

Selenium PW6 (15" - 8 ohms - 400w rms) - imã 200mm x 19mm com bobina de 75mm

:banghead

Compartilhar este post

Link para o post

O imã não tem NADA com a potencia do alto falante. Quem tem com a potência é a bobina.

O imã (tamanho, qualidade, densidade magnética) determina, juntamente com a massa do sistema, a força do conjunto móvel.

Compartilhar este post

Link para o post
O imã não tem NADA com a potencia do alto falante. Quem tem com a potência é a bobina.

O imã (tamanho, qualidade, densidade magnética) determina, juntamente com a massa do sistema, a força do conjunto móvel.

A potencia está ligada diretamente ao diametro da bobina, seria isso

Compartilhar este post

Link para o post

ímã não é tudo igual... tem ímãs de materiais diferentes, o que causa variação no tamanho...

a potencia que a bobina aguenta não está relacionada com seu diâmetro, e sim com a espessura do fio que forma a bobina...

como qualquer fio, a bobina (bobina = fio enrolado) dissipa calor conforme passa corrente por ela... se passar corrente demais por muito tempo, aí ela esquenta e se rompe.

espero ter ajudado.

abs

Compartilhar este post

Link para o post
ímã não é tudo igual... tem ímãs de materiais diferentes, o que causa variação no tamanho...

a potencia que a bobina aguenta não está relacionada com seu diâmetro, e sim com a espessura do fio que forma a bobina...

como qualquer fio, a bobina (bobina = fio enrolado) dissipa calor conforme passa corrente por ela... se passar corrente demais por muito tempo, aí ela esquenta e se rompe.

espero ter ajudado.

abs

potencia tem haver com ìma x bobina

não adianta vc ter uma bobina parruda,e íma ruim...

O questão tamanho do íma influencia,porém o que mais influencia é a qualidade dele....

um exemplo disso são os ímas Neo,são pequenos e tem uma capacidade eletromagnetica muito superior aos comuns....

Então concerteza isso é algo relativo....

agora se for comum x comum vai depender da fabricação e de como ele foi contruido

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho 2 mtx roadthunder 12" 200W rms. o imã dele parece de alguns 6x9,e ele é leve,dá para levantar tranquilamente só com uma mão,segurando pelo imã

Compartilhar este post

Link para o post

Imã tem muito a ver com o controle que seu falante vai ter ... ( não depende só do módulo )

ele que SEGURA a bobina dentro do imã e o faz mover ...

Não adianta termos uma bobina que suporta 800 RMS se tem pouco imã pra segurar a bobina ali dentro =) ! (será que o bicho papão e nitro são assim hehehehehehehe)

Já percebeu como é o imã de um MTX série 9500 ? e tem 1000 RMS ... Viu o BL dele comparado ao de um Destroyer Por ex. ???

isso explica MUITA coisa

Compartilhar este post

Link para o post
Imã tem muito a ver com o controle que seu falante vai ter ... ( não depende só do módulo )

ele que SEGURA a bobina dentro do imã e o faz mover ...

Não adianta termos uma bobina que suporta 800 RMS se tem pouco imã pra segurar a bobina ali dentro =) ! (será que o bicho papão e nitro são assim hehehehehehehe)

Já percebeu como é o imã de um MTX série 9500 ? e tem 1000 RMS ... Viu o BL dele comparado ao de um Destroyer Por ex. ???

isso explica MUITA coisa

tenho um 95** e é uma coisa assustadora

um ponto que vc levandou agora, realmente tinha observado essa parte, de que o imã exerce um papel importante no controle de cone. ,mas não sabia que era tão influenciavel, quanto é ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo

Quando falamos do conjunto motor de alto-falante temos que lembrar que ele é composto de uma par de arruelas, uma peça polar um anel de magneto cerâmico.

Qual a função do conjunto motor? Atração e repulsão da bobina móvel do GAP. Então o conjunto que tiver maior densidade de fluxo no interior do Gap será o melhor, ou com o maior rendimento.

Porem quando falamos em fluxo magneto pelo Gap devemos lembrar que o Imã é apenas parte disso! O magneto em si é mais barato que as peças usinadas por exemplo, então por magneto grande em falante não custa caro, o caro são as peças usinadas.

O fluxo magnético no GAP depende tanto do magneto, quanto da geometria das peças polares, quando do material que elas foram feitas. Isso só tem como ser estudado através de programas de elementos finitos, devido a complexidade dos calculos.

Pouquissimas empresas de alto-falante no Brasil, "perdem" tempo com isso, a grande maioria vai copiando uma das outras... e pronto. Quando postei num tópico sobre os TMKs, vimos que mesmo com 2 magnetos enormes ainda tinhamos pouco campo no Gap devido a geometria das peças polares.

Os Protech por exemplo tem suas peças usinadas em tornos CNC e todas elas são produzidas em aço de baixo carbono (SAE 1010) para melhor o fluxo magnetico no interior do Gap.

Alto-falante é algo q não devemos pagar por Kilo, e sim pela tecnologia investida.

Lembrando que o fator força (BL) do alto-falante nos mostra quão forte é o conjunto motor + bobina de cada um.

Tentei ser o mais claro possivel, desculpe caso tenha te deixado mais confuso!

Abraços

Rafael

Compartilhar este post

Link para o post

Rafael, num entendi nada... mais concordo com vc...

deve ser isso ai mesmo que vc citou...

ps: nem precisa me explicar denovo, pq eu num vo entender mesmo, o importante é que eu to juntando grana pra pegar um protech light pra mim...

flw...

Compartilhar este post

Link para o post
Marcelo

Quando falamos do conjunto motor de alto-falante temos que lembrar que ele é composto de uma par de arruelas, uma peça polar um anel de magneto cerâmico.

Qual a função do conjunto motor? Atração e repulsão da bobina móvel do GAP. Então o conjunto que tiver maior densidade de fluxo no interior do Gap será o melhor, ou com o maior rendimento.

Porem quando falamos em fluxo magneto pelo Gap devemos lembrar que o Imã é apenas parte disso! O magneto em si é mais barato que as peças usinadas por exemplo, então por magneto grande em falante não custa caro, o caro são as peças usinadas.

O fluxo magnético no GAP depende tanto do magneto, quanto da geometria das peças polares, quando do material que elas foram feitas. Isso só tem como ser estudado através de programas de elementos finitos, devido a complexidade dos calculos.

Pouquissimas empresas de alto-falante no Brasil, "perdem" tempo com isso, a grande maioria vai copiando uma das outras... e pronto. Quando postei num tópico sobre os TMKs, vimos que mesmo com 2 magnetos enormes ainda tinhamos pouco campo no Gap devido a geometria das peças polares.

Os Protech por exemplo tem suas peças usinadas em tornos CNC e todas elas são produzidas em aço de baixo carbono (SAE 1010) para melhor o fluxo magnetico no interior do Gap.

Alto-falante é algo q não devemos pagar por Kilo, e sim pela tecnologia investida.

Lembrando que o fator força (BL) do alto-falante nos mostra quão forte é o conjunto motor + bobina de cada um.

Abraços

Rafael

Rafão...

entendi 70%

Vc tem algum diagrama explicando sobre os seguintes itens:

- par de arruelas, peça polar e anel de magneto cerâmico.

Tenho alguma experiencia em desmonte de autos...

- As arruelas seriam aquelas peças de "aço" que fica uma em cima do imã e outra em baixo do imã ?

- Peça polar seria aquele cilindro de aço que forma o GAP internamente ?

- Anel de magnetico cerâmico seria o imã, num é ?

Compartilhar este post

Link para o post
Marcelo

Abraços

Rafael

Rafão...

entendi 70%

Vc tem algum diagrama explicando sobre os seguintes itens:

- par de arruelas, peça polar e anel de magneto cerâmico.

Tenho alguma experiencia em desmonte de autos...

- As arruelas seriam aquelas peças de "aço" que fica uma em cima do imã e outra em baixo do imã ?

- Peça polar seria aquele cilindro de aço que forma o GAP internamente ?

- Anel de magnetico cerâmico seria o imã, num é ?

alguem me explica oq eh gap :vts

Compartilhar este post

Link para o post
alguem me explica oq eh gap :vts

é aquele espaço dentro do imã onde fica a bobina.

Compartilhar este post

Link para o post

cara...

Física de segundo grau:

a eletricidade passa pela bobina criando um campo, que interage com o imã. Como o imã é fixo a bobina se move, para baixo e para cima dependendo da direção da corrente.

junto com a bobina move o cone, que desloca ar. quer viajar mais um pouco nisso?

olha o seguinte:

sd - área do cone

xmax - deslocamento maximo

área vezes altura vc acha o volume, que volume seria esse? o volume de ar maximo deslocado na variação maxima do subwoofer... aqui tem uma brincadeirinha da mtx pra vc testar isso:

http://www.mtx.com/Flash2/volume_displacement.cfm

junto com o volume de ar deslocado vem a força que ele desloca esse ar e um monte de outras variaveis q eu ainda n sei oq é... mas axo q pra 2 semanas de forum ta bom demais oq eu aprendi aqui! :pirou:

se eu tiver errado me corrijam por favor! :banghead

[]-[]

edit:

no caso do imã, se ele for mto grande vai atrair e repulsar um campo maior gerado pela bobina, mas ae entram diversas coisas como a distancia da bobina pro imã (gap), material da bobina, material do imã e etc.

espero ter ajudado ae!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...