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MarceloAbath

Até Onde O Tamanho Do Imà Influencia O Autofalante

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esse ae é antigo aqui no fórum já ...

 

é que nem o sub jack da MTX hehehe

 

 

esse sub ventilador precisa de uma senhora caixa pra funcionar =) , não é free air não hehehehehehehe

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Nossa, como demora para aparecer tópicos assim no fórum!

 

Produto BL = potência magnética do alto-falante, pois temos duas grandezas importantes, campo magnético no GAP (influenciado pelo magneto e caminho magnético - arruelas e peça polar) e quantidade de fio imerso neste campo.

 

Quanto maior, com mais força o cone acelera e desacelera para umas mesma potência transferida pelo amplificador.

 

Ou seja, o imã é apenas uma parte nesta história toda.

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Acho que todo mundo busca graves com respostas firmes , claras, isentas de colorações do próprio sub (tipo guarnições com borrachas duras, espumas secas, etc) ou da caixa.

 

Talvez uma outra forma de prever a resposta de um auto-falante seja através de alguns de seus parâmetros de T/S:

 

Minha opinião: tenho observado que a medida que o QES cai, mais firme é o conjunto motor (acho que falantes com QES superior a 0,5 não tem muito ataque); em contra partida tenho a impressão que quanto maior o QMS, mais “duro” é o conjunto...

 

Tenho notado que um baixo QES (motor firme), com baixo QMS (resposta macia) nem sempre é o bom, pois aí surge o atraso de grupo avantajado na faixa de resposta, que tira a musicalidade de qualquer grave...

 

Se alguém quiser contribuir comentando mais sobre os parâmetros de T/S, por favor...

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Acho que todo mundo busca graves com respostas firmes , claras, isentas de colorações do próprio sub (tipo guarnições com borrachas duras, espumas secas, etc) ou da caixa.

 

Talvez uma outra forma de prever a resposta de um auto-falante seja através de alguns de seus parâmetros de T/S:

 

Minha opinião: tenho observado que a medida que o QES cai, mais firme é o conjunto motor (acho que falantes com QES superior a 0,5 não tem muito ataque); em contra partida tenho a impressão que quanto maior o QMS, mais “duro” é o conjunto...

 

Tenho notado que um baixo QES (motor firme), com baixo QMS (resposta macia) nem sempre é o bom, pois aí surge o atraso de grupo avantajado na faixa de resposta, que tira a musicalidade de qualquer grave...

 

Se alguém quiser contribuir comentando mais sobre os parâmetros de T/S, por favor...

Aqui ó: http://stforum.com.br/index.php?showtopic=17377&hl=

 

Guarnição não, suspensão né? hehehe :vts

 

Exatamente, alta compliancia mecânica= maior deslocamento da suspensão para uma mesma força, medida em m/N.

 

Então subs bobões tem alta compliancia, e se aliar a um baixo controle magnético (qes -> qts) daí é um desastre total.

 

Entrevista rápida e rasteira:

 

http://www.lautsprechershop.de/hifi/index_...r_ps_tus_en.htm

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Opa! Como já responderam acima, o imã é somente uma parte do sub...

 

Mas sabem pq existem subs com trocentos imãs??? eles são assim pq ñ possuem tecnologia nas peças polares, ou usam metais de má qualidade nas peças polares.

 

Umas vez indagado um dos engenheiro da hinor sobre o pq ñ colocar mais "imãs" em certos subs ou woofer pra aumentar a potência? Ele respondeu q mesmo adicinonando mais um imã ñ chegaria a 10% a mais a diferença do BL, mas o custo seria bem maior do que investir em uma melhora na qualidade dos metais das peças polares e na sua geometria, q é o que qualquer marca q sabe oq está fazendo investi, e ñ simplesmente fica empilhando imãs pra impressinar os olhos...

 

Abraço

 

Josias Bauer

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Bom, como já foi explicado, a força do conjunto motor é fruto da bobina + ímã. Mas porquê há falantes com ímãs grandes e pequenos?

 

Seguinte... dependendo do resto do conjunto mecânico, não é interessante trabalhar com um conjunto muito forte. Isto porquê um motor mais forte exige um conjunto inteiro mais firme e controlável. É mais fácil limitar a força pro falante se comportar bem dentro dos limites do projeto (tamanho da caixa, componentes e x-max, que é determinada pela altura do GAP, qualidade da aranha e da borda).

 

Quanto à bobina, não há muita opção: O diâmetro do fio será em função da potência, a largura da bobina será em função do uso (bobinas largas são ideais para subwoofers, por conta da indutância, e bobinas estreitas, para médios) e a quantidade de espiras será em função da impedância. Não há como limitar o projeto na bobina... então se reduz no conjunto magnético mesmo.

 

È tudo função do projeto. Infelizmente 99% dos fabricantes apenas juntam peças e ligam... tocou, tá no mercado. Poucos realmente projetam seus falantes de forma responsável, calcado em objetivos, não em resultados.

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Gostaria de maiores informaçoes sobre:

 

- arruelas polares

 

Como funciona, pq mais importante do que o imã, como funciona sua geometria...

 

- peça polar

 

 

:+1

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Eu vou desenhar, mas deixem para quem tem dúvidas dar uma pesquisadinha e só então explicar como funciona.

 

Aquelas bolotinhas emplilhadas representa as espiras da bobina em corte.

 

imazn8.png

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Quanto à bobina, não há muita opção: O diâmetro do fio será em função da potência, a largura da bobina será em função do uso (bobinas largas são ideais para subwoofers, por conta da indutância, e bobinas estreitas, para médios) e a quantidade de espiras será em função da impedância. Não há como limitar o projeto na bobina... então se reduz no conjunto magnético mesmo.

KREBÃO isso não é regra não fiote ... se liga nesse MID da MOREL ! (essa marca PROMETE aqui no Brasil viu)

 

 

Morel SUPREMO

 

 

2way_supremo1.jpg

 

 

 

 

 

 

Um ex. legal de projeto bem feito , é o JLW0 , já repararam ???

 

Eu ganhei do Marcelo Abath uma carcaça de um NAR de 125 RMS de 10" , já viram o TAMANICO do imã desse falante ???

Pois é , o montei com umas dicas de muitos amigos , tanto aqui do fórum como de fabricas do mercado de auto falantes , e consegui montar um MONSTRINHU , que to usando aqui em casa , Preciso mandar ele pro Rafa , pra tirar os parametros pra mim !

 

Mas posso dizer que tá ligado num Hotsound de 600 RMS e tá muito bem obrigado =) !

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Eu ganhei do Marcelo Abath uma carcaça de um NAR de 125 RMS de 10" , já viram o TAMANICO do imã desse falante ???

Pois é , o montei com umas dicas de muitos amigos , tanto aqui do fórum como de fabricas do mercado de auto falantes , e consegui montar um MONSTRINHU , que to usando aqui em casa , Preciso mandar ele pro Rafa , pra tirar os parametros pra mim !

 

Mas posso dizer que tá ligado num Hotsound de 600 RMS e tá muito bem obrigado =) !

é mesmo gutão!!!

 

Tinha até me esquecido do valente NAR de 125w rms... era um puta grave no meu carro!!!!!!!

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