Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

Até Onde O Tamanho Do Imà Influencia O Autofalante

Recommended Posts

esse ae é antigo aqui no fórum já ...

é que nem o sub jack da MTX hehehe

esse sub ventilador precisa de uma senhora caixa pra funcionar =) , não é free air não hehehehehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, como demora para aparecer tópicos assim no fórum!

Produto BL = potência magnética do alto-falante, pois temos duas grandezas importantes, campo magnético no GAP (influenciado pelo magneto e caminho magnético - arruelas e peça polar) e quantidade de fio imerso neste campo.

Quanto maior, com mais força o cone acelera e desacelera para umas mesma potência transferida pelo amplificador.

Ou seja, o imã é apenas uma parte nesta história toda.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que todo mundo busca graves com respostas firmes , claras, isentas de colorações do próprio sub (tipo guarnições com borrachas duras, espumas secas, etc) ou da caixa.

Talvez uma outra forma de prever a resposta de um auto-falante seja através de alguns de seus parâmetros de T/S:

Minha opinião: tenho observado que a medida que o QES cai, mais firme é o conjunto motor (acho que falantes com QES superior a 0,5 não tem muito ataque); em contra partida tenho a impressão que quanto maior o QMS, mais “duro” é o conjunto...

Tenho notado que um baixo QES (motor firme), com baixo QMS (resposta macia) nem sempre é o bom, pois aí surge o atraso de grupo avantajado na faixa de resposta, que tira a musicalidade de qualquer grave...

Se alguém quiser contribuir comentando mais sobre os parâmetros de T/S, por favor...

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que todo mundo busca graves com respostas firmes , claras, isentas de colorações do próprio sub (tipo guarnições com borrachas duras, espumas secas, etc) ou da caixa.

Talvez uma outra forma de prever a resposta de um auto-falante seja através de alguns de seus parâmetros de T/S:

Minha opinião: tenho observado que a medida que o QES cai, mais firme é o conjunto motor (acho que falantes com QES superior a 0,5 não tem muito ataque); em contra partida tenho a impressão que quanto maior o QMS, mais “duro” é o conjunto...

Tenho notado que um baixo QES (motor firme), com baixo QMS (resposta macia) nem sempre é o bom, pois aí surge o atraso de grupo avantajado na faixa de resposta, que tira a musicalidade de qualquer grave...

Se alguém quiser contribuir comentando mais sobre os parâmetros de T/S, por favor...

Aqui ó: http://stforum.com.br/index.php?showtopic=17377&hl=

Guarnição não, suspensão né? hehehe :vts

Exatamente, alta compliancia mecânica= maior deslocamento da suspensão para uma mesma força, medida em m/N.

Então subs bobões tem alta compliancia, e se aliar a um baixo controle magnético (qes -> qts) daí é um desastre total.

Entrevista rápida e rasteira:

http://www.lautsprechershop.de/hifi/index_...r_ps_tus_en.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Como já responderam acima, o imã é somente uma parte do sub...

Mas sabem pq existem subs com trocentos imãs??? eles são assim pq ñ possuem tecnologia nas peças polares, ou usam metais de má qualidade nas peças polares.

Umas vez indagado um dos engenheiro da hinor sobre o pq ñ colocar mais "imãs" em certos subs ou woofer pra aumentar a potência? Ele respondeu q mesmo adicinonando mais um imã ñ chegaria a 10% a mais a diferença do BL, mas o custo seria bem maior do que investir em uma melhora na qualidade dos metais das peças polares e na sua geometria, q é o que qualquer marca q sabe oq está fazendo investi, e ñ simplesmente fica empilhando imãs pra impressinar os olhos...

Abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como já foi explicado, a força do conjunto motor é fruto da bobina + ímã. Mas porquê há falantes com ímãs grandes e pequenos?

Seguinte... dependendo do resto do conjunto mecânico, não é interessante trabalhar com um conjunto muito forte. Isto porquê um motor mais forte exige um conjunto inteiro mais firme e controlável. É mais fácil limitar a força pro falante se comportar bem dentro dos limites do projeto (tamanho da caixa, componentes e x-max, que é determinada pela altura do GAP, qualidade da aranha e da borda).

Quanto à bobina, não há muita opção: O diâmetro do fio será em função da potência, a largura da bobina será em função do uso (bobinas largas são ideais para subwoofers, por conta da indutância, e bobinas estreitas, para médios) e a quantidade de espiras será em função da impedância. Não há como limitar o projeto na bobina... então se reduz no conjunto magnético mesmo.

È tudo função do projeto. Infelizmente 99% dos fabricantes apenas juntam peças e ligam... tocou, tá no mercado. Poucos realmente projetam seus falantes de forma responsável, calcado em objetivos, não em resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostaria de maiores informaçoes sobre:

- arruelas polares

Como funciona, pq mais importante do que o imã, como funciona sua geometria...

- peça polar

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou desenhar, mas deixem para quem tem dúvidas dar uma pesquisadinha e só então explicar como funciona.

Aquelas bolotinhas emplilhadas representa as espiras da bobina em corte.

imazn8.png

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto à bobina, não há muita opção: O diâmetro do fio será em função da potência, a largura da bobina será em função do uso (bobinas largas são ideais para subwoofers, por conta da indutância, e bobinas estreitas, para médios) e a quantidade de espiras será em função da impedância. Não há como limitar o projeto na bobina... então se reduz no conjunto magnético mesmo.

KREBÃO isso não é regra não fiote ... se liga nesse MID da MOREL ! (essa marca PROMETE aqui no Brasil viu)

Morel SUPREMO

2way_supremo1.jpg

Um ex. legal de projeto bem feito , é o JLW0 , já repararam ???

Eu ganhei do Marcelo Abath uma carcaça de um NAR de 125 RMS de 10" , já viram o TAMANICO do imã desse falante ???

Pois é , o montei com umas dicas de muitos amigos , tanto aqui do fórum como de fabricas do mercado de auto falantes , e consegui montar um MONSTRINHU , que to usando aqui em casa , Preciso mandar ele pro Rafa , pra tirar os parametros pra mim !

Mas posso dizer que tá ligado num Hotsound de 600 RMS e tá muito bem obrigado =) !

Compartilhar este post

Link para o post
Eu ganhei do Marcelo Abath uma carcaça de um NAR de 125 RMS de 10" , já viram o TAMANICO do imã desse falante ???

Pois é , o montei com umas dicas de muitos amigos , tanto aqui do fórum como de fabricas do mercado de auto falantes , e consegui montar um MONSTRINHU , que to usando aqui em casa , Preciso mandar ele pro Rafa , pra tirar os parametros pra mim !

Mas posso dizer que tá ligado num Hotsound de 600 RMS e tá muito bem obrigado =) !

é mesmo gutão!!!

Tinha até me esquecido do valente NAR de 125w rms... era um puta grave no meu carro!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...