Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sepacheco

7998 X 7893 X 7892

Recommended Posts

Não é interessante jogar um atraso nos canais dianteiros p/ tentar rebater o sub p/ frente.

É só vcs testarem.

Quando vcs estão acertando o delay do FL para conseguir imagem sonora, dificilmente vai passar de uns 1,7ms.

Experimentem fechar os olhos e ir aumentando o atraso. Vai começar a dar a impressão de que vc está girando bruscamente a fase do som.

E não adianta depois ir no FR e igualar, pois vai continuar bizarro.

Esse efeito ocorre com atrasos muito grandes nos Alpine, e é justamente esse o perigo de tentar fazer essa correção p/ o sub vir p/ frente.

Correção que na minha opinião, fora oq já foi comentado sobre o efeito ''giro de fase'', não funciona.

ps. moska, só por curiosidade, qual o resto do seu sistema?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não é interessante jogar um atraso nos canais dianteiros p/ tentar rebater o sub p/ frente.

É só vcs testarem.

Quando vcs estão acertando o delay do FL para conseguir imagem sonora, dificilmente vai passar de uns 1,7ms.

Experimentem fechar os olhos e ir aumentando o atraso. Vai começar a dar a impressão de que vc está girando bruscamente a fase do som.

Esse efeito ocorre com atrasos muito grandes nos Alpine, e é justamente esse o perigo de tentar fazer essa correção p/ o sub vir p/ frente.

Correção que na minha opinião, fora oq já foi comentado sobre o efeito ''giro de fase'', não funciona.

É que o manual recomenda isso. Por isso, quando adquiri o aparelho tentei ver se conseguia, mas desisti, pois, como você disse, não se consegue o efeito do sub vir pra frente, mas no máximo um problema de fase.

O efeito que dá ao abusar do delay no Alpine é semelhante ao pedal phaser de guitarra! :vts

Compartilhar este post

Link para o post

A pergunta que fica na minha cabeca essas horas nao eh exatamente facil de responder.

Eu tenho um dac nakamichi, no qual boto mais feh em qualidade pura do que qualquer player abaixo do clarion 9255 (que por questoes de $$ e a frente que nao sai eu nao compraria de jeito algum).

Porem, o corsa tem uma ressonancia ignorante na faixa dos 120Hz, o que faz com que o grave alto atropele o medio grave e o som fica chato de ouvir. Tanto que eu desliguei tudo e na pratica nunca tive som funcionando mesmo no carro, exceto aquela vez que fui no posto com o som funcionando meia boca.

Agora fico na duvida se o 7892 nao seria uma solucao interessante. Acabaria com os ruidos de alternador que o potenciometro pega, eu teria balanco e delay (coisa que com o dac nakamichi nao tenho), mas nao sei que samba daria.

Seria muito mais facil acertar o sistema (que nem crossover fiz ainda, tambem trabalhando feito um camelo e de sabado estah complicado) com um player com EQ e TA, mas tenho medo de comprar um 7892 (que pesaria muito mais do que gostaria pro meu bolso) e depois ficar insatisfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, uma coisa que creio não ter comentado aqui antes...

Para quem tem 7892!

Experimentem desligar o sub(não é zerar o level! É colocar sub OFF no menu!).

A muito tempo eu já venho testando isso, sempre com o mesmo resultado. Desde sistemas básicos como o meu até alguns mais elaborados. E o ultimo estágio do teste foi no carro do Mdiana.

Se desligar o sub, o stereo melhora de maneira assustadora.

Achei que só eu tinha percebido, e que talvez fosse impressão minha. A maior parte do tempo o sub ficava desligado mesmo, e apenas os midbass/tw tocando (rear/front). Tanto com o sub fisicamente ligado (funcionando, mas aí pode-se creditar o efeito a algum problema nele ou caixa/regulagem) como desligado (que é o caso citado, saída RCA desconectada e tudo o mais, apenas o SUB on/off no menu do rádio). Interessante ver que + gente percebeu... sinal que não tou doido (ainda)... :-)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

vcs devem estar precisando de um psiquiatra.. com ctz estão imaginando coisas...

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem tem 7892!

A muito tempo eu já venho testando isso, sempre com o mesmo resultado. Desde sistemas básicos como o meu até alguns mais elaborados. E o ultimo estágio do teste foi no carro do Mdiana.

Achei que só eu tinha percebido, e que talvez fosse impressão minha. A maior parte do tempo o sub ficava desligado mesmo, e apenas os midbass/tw tocando (rear/front). Tanto com o sub fisicamente ligado (funcionando, mas aí pode-se creditar o efeito a algum problema nele ou caixa/regulagem) como desligado (que é o caso citado, saída RCA desconectada e tudo o mais, apenas o SUB on/off no menu do rádio). Interessante ver que + gente percebeu... sinal que não tou doido (ainda)... :-)

isso acontece pois a fonte é mal dimensionada e é fraca pro aparelho funcionando full, e não é só ele q compartilha esse problema....

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao hi-fi/normal do FM, eu sempre utilizei Hi-Fi.

Normal o som fica extremamente fechado.

No 9813 ainda eram 3 opções, hi-fi/normal/low-fi(ou algum assim). O normal era aceitável mas o Hi-Fi era bem melhor.

Porém, como o próprio manual alerta, em alguns sistemas mais simples o Hi-Fi pode soar estridente, devido principalmente a deficiências do tweeter(estilo le-son).

Sobre o sub off, como disse, percebi diferença(e muita) até no meu sistema, em que utilizo as saídas amplificadas alimentando o kit original do carro.

Como eu disse por aí, estou muito feliz com ele, até que me provem o contrário:

7892, Flat HE novo tocando MbQuart PCE-216, Punch 300x, 2 JL 10W0, cabos RCA Stinger Bullet e Beyma, Santo Ângelo SIL-XP14 (kit) e PSW-XP12 (sub´s), Ecosse C.S. 2.2 pros tweeters.

Aproveitando o embalo... gostaria de agradeçer a todo o Fórum por esse ano de 2006. Desde exatos 1 ano atrás (dezembro de 2005), fiz do som automotivo um grande e prazeroso hobby nesse meio tempo. Aprendi muita, mas muita coisa mesmo.

Nunca me viria capaz de discutir e planejar um sistema visando fidelidade. Ainda mais instalando em meu próprio carro aquilo que planejei e fui adquirindo ao longo de 2006. Foi muito massa mesmo!

Fiz algumas amizades bem legais, mesmo sendo algumas delas virtuais. Me ajudaram bastante e irão me ajudar sempre.

[]-[]

Compartilhar este post

Link para o post
isso acontece pois a fonte é mal dimensionada e é fraca pro aparelho funcionando full, e não é só ele q compartilha esse problema....

Sem ter o aparelho, o esquemático dele, um multitestes e um osciloscópio em mãos, você não tem como afirmar isso.

É apenas uma possibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem tem 7892!

Se acontece no 7892, aconteceria tb no receiver da estante?

Passando de 2CH para outro modo de ambiência (com cxs traseiras + center em OFF) ou seja só estéreo + subwoofer em ON, mesmo com o sub desligado.

É degradou o estéreo tb!!! :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

A Degradação do estereo nesse caso pode vir de:

Redução de energia disponivel devido ao consumo de mais um amp pro sub

Problemas de acerto de fase (TA, Caixa do Sub, Posicionamento)

Falta de corrente no pre alimentando mais uma saida e com consumo grande.

POr curiosidade fiz o teste no 7998 não fazia diferença entra sub ligado ou não e no 7993 faz sim e piora quanto mais se aumenta o volume.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

E não adianta depois ir no FR e igualar, pois vai continuar bizarro.

Eu tbm percebi isso... :+1 não adianta usar o TA em numeros altos, o som piora, o negócio é afastar o falante desejado e pronto.

No meu sistema a doferença era de 0,7 no TA; aee eu coloquei 99 e no outro 92, o som não ficou iqual como 00 e 07.

Também testei o blackout(9813), e não notei nada, sub desligado etc...

A respeito do sub bater na frente mexendo no TA, no meu caso o que acontecia era o grave ficar um pouco macio e suave, mas isso quando se estrapolava as medidas; por exemplo a distancia era de 1 metro correspondendo no TA 1.0, mas o som só mudava mesmo quando se usava o TA em 3.0, 3.5 por exemplo.

O que eu percebi que melhorou muito o meu grave foi a caixa band pass, esse caixa foi projetada por um engenheiro da fábrica e o som ficou show, o grave ia em cima do painel. O que bagunçava era o pezinho cortado muito baixo 60hz, mas como o 9813 tinha cross variável, dava pra salvar.

Compartilhar este post

Link para o post
POr curiosidade fiz o teste no 7998 não fazia diferença entra sub ligado ou não e no 7993 faz sim e piora quanto mais se aumenta o volume.

Um chute seria pq o 7892/93 são stereo 2v e sub 4v, já o 7998 é tudo 4v. Vai saber ...

Fato é que muda consideravelmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Um chute seria pq o 7892/93 são stereo 2v e sub 4v, já o 7998 é tudo 4v. Vai saber ...

Fato é que muda consideravelmente.

O 7894 também é tudo 4V e não deu diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

É que o manual recomenda isso. Por isso, quando adquiri o aparelho tentei ver se conseguia, mas desisti, pois, como você disse, não se consegue o efeito do sub vir pra frente, mas no máximo um problema de fase.

O efeito que dá ao abusar do delay no Alpine é semelhante ao pedal phaser de guitarra! :vts

Bom... a grosso modo, quando vc tem um player que tem TA pro sub, na realidade ele não tem TA pro sub. Ele simplesmente altera o alinhamento dos canais dianteiros.

Porquê?

Porquê não se atrasa um falante que está distante (óbvio), mas também não se adianta nada, afinal é impossível adiantar o tempo.

Pronto, desmistificado o fato de existir TA pra sub, vamos ao segundo ponto... alterar o alinhamento temporal de uma via SEMPRE causa problemas de fase, sendo que pro sub a coisa é um tanto mais perceptível. O fato é que, por questões fisiológicas diversas, vc nunca vai fazer um falante atrás de vc "tocar lá na frente". Há como disfarçar usando TA, corte baixo e um boooom midbass... aí dá pra perder a sensação de localização do sub.

Pura e simplesmente, a coisa não funfa milagrosamente não.

Um teste legal, que eu vi funcionar de maneira interessante em alguns carros e em outros não, é atrasar bastante os canais dianteiros, para que o sub "toque adiantado". De fato, o sub desaparece (desfoca, na realidade, mas junto some a articulação e o impacto no médio grave).

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

Bom... a grosso modo, quando vc tem um player que tem TA pro sub, na realidade ele não tem TA pro sub. Ele simplesmente altera o alinhamento dos canais dianteiros.

Porquê?

Porquê não se atrasa um falante que está distante (óbvio), mas também não se adianta nada, afinal é impossível adiantar o tempo.

Pronto, desmistificado o fato de existir TA pra sub, vamos ao segundo ponto... alterar o alinhamento temporal de uma via SEMPRE causa problemas de fase, sendo que pro sub a coisa é um tanto mais perceptível. O fato é que, por questões fisiológicas diversas, vc nunca vai fazer um falante atrás de vc "tocar lá na frente". Há como disfarçar usando TA, corte baixo e um boooom midbass... aí dá pra perder a sensação de localização do sub.

Um teste legal, que eu vi funcionar de maneira interessante em alguns carros e em outros não, é atrasar bastante os canais dianteiros, para que o sub "toque adiantado". De fato, o sub desaparece (desfoca, na realidade, mas junto some a articulação e o impacto no médio grave).

Kleber com a mudança de caixa no seu sub, para uma LT, voçe notou que melhorou bastante essa sensação.

Na Nautilus(residencial) do nosso amigo, eu percebi que o som fica bem imperceptível.

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

Porquê?

Kleber tem sim....

Quando se usa 2 sub woofers temos diferença de distância entre os dois... Eu uso 0ms em um e 0,3 no outro

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

Porquê?

Nunca consegui notar isso, Kleber. Já atrasei a frente até o máximo 99 e nada. Até achei que estivesse conseguindo notar alguma diferença, mas fechei os olhos e fui rotacionando o botão e, sinceramente, a percepção foi zero.

No caso de um bom midbass instalado em um pezinho que desça satisfatoriamente, não é necessário TA, certo? A própria configuração do som já se encarrega de camuflar o sub, encarregando-o apenas de freqüências bastante baixas, de forma que o ouvido humano encontra dificuldade na percepção destas.

Compartilhar este post

Link para o post

É só vcs testarem.

Porquê?

Kleber tem sim....

Quando se usa 2 sub woofers temos diferença de distância entre os dois... Eu uso 0ms em um e 0,3 no outro

[]

Sandro

Bom, neste caso, sem dúvida, existe um atraso entre eles... mas isto seria a excessão em aparelhos que possuem saída estéreo pro sub (casos que eu não me atentei)... só que este alinhamento é entre eles... o atraso nas vias dianteiras para alinhar os subs continua existindo.

Compartilhar este post

Link para o post
Nunca consegui notar isso, Kleber. Já atrasei a frente até o máximo 99 e nada. Até achei que estivesse conseguindo notar alguma diferença, mas fechei os olhos e fui rotacionando o botão e, sinceramente, a percepção foi zero.

No caso de um bom midbass instalado em um pezinho que desça satisfatoriamente, não é necessário TA, certo? A própria configuração do som já se encarrega de camuflar o sub, encarregando-o apenas de freqüências bastante baixas, de forma que o ouvido humano encontra dificuldade na percepção destas.

Em alguns casos não é tão perceptível mesmo. Qual corte vc usa?

Testamos isto com corte em 80Hz do 7892, e o efeito foi interessante. O subgrave perdia o foco... o grande problema é que perdeu impacto também.

Quanto ao TA... bem, acho um brinquedo legal, mas dá pra ser bem feliz sem ele. Pro sub, se vc tiver como apenas alinhar a fase (0 a 180 / -180) já dá pra resolver bem. Mete um corte baixo e já foi.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber com a mudança de caixa no seu sub, para uma LT, voçe notou que melhorou bastante essa sensação.

Na Nautilus(residencial) do nosso amigo, eu percebi que o som fica bem imperceptível.

O grave continua lá atrás... uso corte em 65Hz.

O problema não é a caixa... o problema é o alinhamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Você podem explicar melhor esse negócio de alinhamento de fase e tbm do pq o uso do delay alto causa isso?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Você podem explicar melhor esse negócio de alinhamento de fase e tbm do pq o uso do delay alto causa isso?

Abraços

Bom... explicar tudo a respeito de fase preencheria um livro... o troço é um tanto complexo... mas vamos ao básico (vou tentar não complicar)...

Toda onda tem um comprimento... no ar, esse comprimento é dado por 343/F. Sendo assim, uma onda de 20Hz possui 17,15 metros de comprimento.

comprim.gif

Batendo rápido o olho no gráfico acima, podemos perceber que, se temos um falante irradiando um sinal de 20Hz exatamente a 8,57 metros atrás de outro falante irradiando o mesmo sinal, haverá um severo cancelamento, pois as vias estarão fora de fase. Isto pq o som de um dos falantes chegará ao outro com 1/2 comprimento de onda (180 graus) de diferença. O mesmo de se colocar um falante elétricamente invertido ao lado do outro. Em frequências ao redor de 20Hz, teremos um comportamento destrutivo.

Sendo assim, estabelecemos a primeira relação entre fase e distância. Aplicar isto a um alinhamento temporal é simples: Se temos 2 falantes tocando sinais parecidos, o alinhamento temporal causará o mesmo efeito... A idéia é atrasar o sinal emitido por um dos falantes para criar um efeito de distanciamento entre as vias. Se vc distancia um falante do outro, terá um problema de fase numa frequência igual a F = 343/(D*2), onde F é a frequência, e D é a distância em metros.

Pra vc ter uma idéia, a coisa é tão séria, que se vc tem um kit 2 vias, onde o tweeter fica 5 cm mais à frente do midbass, vc poderá ter cancelamentos ao redor de 3430Hz, assumindo que seu crossover tenha coerência de fase entre as vias, e que o ponto de crossover esteja ali pelos 3500Hz (um tanto comum no mercado).

É assunto pra deixar muita gente maluca, se vc for tentar planejar tudo istoem um projeto automotivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Kleber, muito util esse seu post para mim em especial. Pois esclarece algumas coisas que eu deveria ter aprendendo sobre ondulatória no cursinho. Vamos ver se nesse proximo ano eu paro de ter medo e começo a ver alguma utilidade para tudo que aprendemos no cursinho ou no colegio e quando não vemos utilidade para isso costumamos desistir.

De qualquer forma, seu psot foi excelente, contudo tenho algumas duvidas que eu comecei a viajar na minha cabeça, algumas são paráfrases do teu texto só que com pensamentos meus e gostaria de saber se está correto::

1)Duas ondas estão na mesma fase, isso quer dizer que as cristas e os vales das mesmas estão no mesmo ponto cartesiano certo?

2)O delay serve em si, utilizando a formula v=(lambda).f; e substituindo o v por (delta espaço)/(delta tempo); para ter sempre o valor da velocidade para os dois alto falante sempre iguais e consequentemente o mesmo lambda e a mesma frequencia para os dois, certo?

3)Sempre teremos uma frequencia que se tornará morta (independente do tipo de alto-falante), estando os alto-falantes em estéreo onde o mesmo não emitirá som, certo? É nessa frequencia que o corte é feito por exemplo num kit 2 vias? Pois o Midbass pode tocar uma faixa de frequencia que o twt tbm pode tocar (só um exemplo).

4)Sobre o alinhamento do sub em relação ao kit da frente. Nunca poderemos ter a sensação de que o sub está na frente pois as ondas ainda continuaram vindo de tras e assim, como nossa orelha e ouvido tem um formato que nos fazer perceber o som vindo de frente e de trás, só as ondas do sub e do midbass por exemplo em fase e não em oposição criando frequencias mortas, dando um som mais "compassado" entre o sub e o mid? (considerndo que o mid esteja em full e o sub até um dada frequencia que acho que não importa muito).

Se puder responder essas perguntas, eu sei que são muitas e grandes, agradeceria muito. Se ficou algo confuso eu tento perguntar de outra maneira.

Agradeço desde já seu empenho para me ensinar isso.

Grato, Guto

Compartilhar este post

Link para o post

Em alguns casos não é tão perceptível mesmo. Qual corte vc usa?

Testamos isto com corte em 80Hz do 7892, e o efeito foi interessante. O subgrave perdia o foco... o grande problema é que perdeu impacto também.

Quanto ao TA... bem, acho um brinquedo legal, mas dá pra ser bem feliz sem ele. Pro sub, se vc tiver como apenas alinhar a fase (0 a 180 / -180) já dá pra resolver bem. Mete um corte baixo e já foi.

Uso o cortinho de 80 Hz mesmo. Desisti de brincar de atrasar a frente pra 'pegar' o sub. Quando eu fizer uma instalação decente, num carro decente, aí eu brinco novamente.

Compartilhar este post

Link para o post
1)Duas ondas estão na mesma fase, isso quer dizer que as cristas e os vales das mesmas estão no mesmo ponto cartesiano certo?

Bom... o mesmo ponto X e Y no gráfico, não necessáriamente. As ondas podem ter amplitudes diferentes, mas estarem alinhadas no eixo X no gráfico.

2)O delay serve em si, utilizando a formula v=(lambda).f; e substituindo o v por (delta espaço)/(delta tempo); para ter sempre o valor da velocidade para os dois alto falante sempre iguais e consequentemente o mesmo lambda e a mesma frequencia para os dois, certo?

Putz... complicou... fugi de engenharia no segundo semestre... :vts

Mas bem... considerando uma velocidade constante de 100km/h para 2 carros, e uma estrada de 100km de comprimento (onde o ponto final seria o km 0), e considerando que um dos carros sai do km 100 e o outro do km 50, a única forma possível para que ambos cheguem juntos ao km 0 é fazer com que o carro que sai no km 50 seja atrasado em 30 minutos (desconsiderando a inércia e os problemas 'a coluna do motorista do carro 2 ao ser imediatamente acelerado até 100km/h... :vts )

Se vc considerar que cada carro é uma onda emitida por um falante diferente, percebe-se que o único efeito prático é o aparente distanciamento, pois quem está no ponto km 0 não saberá qual dos dois carros saiu na frente. De fato, nenhum dos dois saiu na frente.

Não há alterações na frequência (quantidade de repetições de um mesmo ciclo) ou nada, a não ser cancelamentos causados pelos problemas de fase. Considerando que os cancelamentos são "naturais" quando temos 2 vias não-alinhadas físicamente, não precisamos desenvolver TOC quando formos ajustar o TA... :vts

3)Sempre teremos uma frequencia que se tornará morta (independente do tipo de alto-falante), estando os alto-falantes em estéreo onde o mesmo não emitirá som, certo? É nessa frequencia que o corte é feito por exemplo num kit 2 vias? Pois o Midbass pode tocar uma faixa de frequencia que o twt tbm pode tocar (só um exemplo).

Bom... os crossovers levam mais em conta as limitações físicas de cada falante. Raramente vc pega um fabricante pensando em outros fatores, mas não... este tipo de fator não é determinante num crossover não, a não ser que o projetista realmente seja muito chato. Ainda assim, em kits 2 vias, fica impossível pro fabricante prever a posição de cada componente, logo, não dá pra perver o comportamento.

4)Sobre o alinhamento do sub em relação ao kit da frente. Nunca poderemos ter a sensação de que o sub está na frente pois as ondas ainda continuaram vindo de tras e assim, como nossa orelha e ouvido tem um formato que nos fazer perceber o som vindo de frente e de trás, só as ondas do sub e do midbass por exemplo em fase e não em oposição criando frequencias mortas, dando um som mais "compassado" entre o sub e o mid? (considerndo que o mid esteja em full e o sub até um dada frequencia que acho que não importa muito).

Sim... não dá mesmo. Nosso organismo possui MUITOS mecanismos para nos orientar no espaço. Um som vindo de trás é avaliado pelo nosso cérebro a partir não só do som que chega, mas também de suas reflexões e diferenças de fase. Para subgraves é bem mais difícil essa orientação, pois o comprimento de onda é muito grande.

Por isto é necessário cortar o sub muito baixo para "escondê-lo". Trazer o máximo do grave para frente ajuda a enganar o cérebro também. O bom alinhamento de fase entre o mid e o sub é necessário para não termos cancelamentos entre as vias. Não sei se há algum efeito perceptivo causado pelo alinhamento de fases, mas que melhora, sem sombra de dúvidas.

Se puder responder essas perguntas, eu sei que são muitas e grandes, agradeceria muito. Se ficou algo confuso eu tento perguntar de outra maneira.

Agradeço desde já seu empenho para me ensinar isso.

Grato, Guto

Tranquilo, rapaz. Eu tb estou aprendendo isto... com certeza tem gente infinitamente mais capacitada que eu aqui no fórum pra explicar isto.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...