Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PHAER

Door Pod Para Bravox Premium Pmb6

Recommended Posts

Postado em

Olá!

Ano novo chegando, vou ter um tempinho pra tentar fazer o door pod que há tempos estou querendo ehehhe. Pesquisei no autoforum e em outros sites, e achei alguns DIY sobre a confecção de door pod, inclusive utilizando o original como molde. Mas a idéia que eu estou na cabeça é diferente:

-> eu não queria perder totalmente o porta objetos, mesmo que isso signifique menor volume da caixa acústica. Então pensei em "volumizar" somente a parte da bolsa para o auto-falante mesmo.

-> não queria confeccionar outra peça inteira. Nem sei trabalhar com fibra de vidro. Gostaria de trabalhar com massa plástica, se possível.

Fiz um desenho tosco tentando esquematizar a idéia

doorpod.jpg

Então surgiram as seguintes dúvidas:

-> Como fica o fechamento, na parte de trás? Pergunto porque, claro, o porta-objetos é uma casca, aberto atrás, ficando fixado diretamente na porta. Teria que fazer uma placa em mdf ou compensado? Outro material?

-> Como a idéia seria cortar somente uma parte do porta-objetos, o fechamento poderia ser feito somente com massa plástica, usando algo para estruturar?? (tela de parabólica, por exemplo)

-> O volume irá ser pequeno a ponto de não fazer nenhuma diferença no som?? O auto-falante é o midbass Bravox premium export. Eles estao diretamente na porta, om o porta-objetos "por cima". Nem parece midbass, o som. Acredito que seja porque esses falantes precisam de uma caixa, por menor que seja...

premium2eexp_pmb6_menor.jpg

Impedância 4 (ohms)

Sensibilidade 88 (dB/W/m)

Freqüência Ressonância 95 (Hz)

Gama de resposta 60-5,5k (Hz)

Potência Máxima 160 Wmax

Potência Nominal 80 Wrms

Qts 1,3

Qms 7,4

Qes 1,68

Vas 5,5 litros

XMáx 3,0 mm

Sd 0,0133 m2

Bl 3,5 TM

Re 3,2 ohms

>>Então peço ajuda ao pessoal

Abraços!!

Postado em

Rapaz, sem perder o porta objetos e sem usar fibra, fica complicado.

No seu caso eu faria um doorpod em mdf de 6mm, com vários travamentos, e um porta-objetos nesse doorpod. Aí vc faz um formato que consiga bastante volume.

Postado em
É, ja estou pensando em fechar o porta objetos todo mesmo... mas só vai com fibra?? hehhe

Abraços

Tópico marcado pra acompanhar. :rolleyes:

Preciso juntar paciencia e coragem pra me aventurar numa dessas tb...

A porta do Palio é uma bo*** para a resposta abaixo dos 300Hz.

Abraço!! :legal:

Postado em

Vamos lá,

Primeiro que nem massa plastica nem resina aderem perfeitamenteo ao plastico, o que inviabiliza um pouco a construção do pod usando seu porta trecos original.

Dá uma olhada no que eu fiz:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=75751

Eu nem liguei para preservar os porta-trecos, pois queria o maior volume possivel. O que eu pretendia era não perder a originalidade.

Acho que nas fotos não da para ver, mas atras ele é fechado com o compensado de 6mm.

Bao sorte aí na construção.

[]'s

Rodrigo

Postado em
Vamos lá,

Primeiro que nem massa plastica nem resina aderem perfeitamenteo ao plastico, o que inviabiliza um pouco a construção do pod usando seu porta trecos original.

Eu nem liguei para preservar os porta-trecos, pois queria o maior volume possivel. O que eu pretendia era não perder a originalidade.

Acho que nas fotos não da para ver, mas atras ele é fechado com o compensado de 6mm.

[]'s

Rodrigo

Valeu pela resposta!!

Bom, primeiramente, PARABÉNS pelo trabalho!! Não sei se você é profissional, mas de uma coisa tenho certeza, pode chegar pra vários "profissionais" que tem por ae e falar "APRENDA!" UEAHIAEUEAH. Show demais mesmo, ficou original isso ae!!

Eu até gostaria de fazer de fibra, mas eu não sei trabalhar com fibra. Logo, esse seria o trabalho 'cobaia', ou seja, teria grandes chances de sair uma bosta uehueahaeuheai. Mas depois de ver o seu door pod, empolga mesmo hehehe!

>Teria como você colocar uma lista de materiais que precisou, com os preços, se possível?

Abraços!!

Postado em
Vamos lá,

[]'s

Rodrigo

Valeu pela resposta!!

Bom, primeiramente, PARABÉNS pelo trabalho!! Não sei se você é profissional, mas de uma coisa tenho certeza, pode chegar pra vários "profissionais" que tem por ae e falar "APRENDA!" UEAHIAEUEAH. Show demais mesmo, ficou original isso ae!!

Eu até gostaria de fazer de fibra, mas eu não sei trabalhar com fibra. Logo, esse seria o trabalho 'cobaia', ou seja, teria grandes chances de sair uma bosta uehueahaeuheai. Mas depois de ver o seu door pod, empolga mesmo hehehe!

>Teria como você colocar uma lista de materiais que precisou, com os preços, se possível?

Abraços!!

Então,

Eu fiz do jeito mais complicado possivel. Da uma olhada lá no DIY, que tem uma galera que fez uns pods muito bons, mas de uma maneira mais simples. Pode ser feito de madeira, fibra e massa plastica.

Fibra e resina não tem erro cara, é só vc usar 1% de catalizador, e sempre trabalhar em dias quentes.

Eu gastei 5 litros de resina, 2Kg de manta, pincel, pipeta, copinho graduado etc. Gastei aproximadamente R$ 100,00

[]'s

Rodrigo

Postado em

Nossa, até pipeta e recipiente graduado?? O.O Profissional!! hehehehe. Eu já estou pensando sériamente em arriscar mecher com a fibra.. mas realmente preciso de alguma orientação, pois nunca fiz esse tipo de trabalho. Sei que a resina é misturada com essa pequena proporção de catalizador e depois aplicada sobre as mantinhas de lã de vidro. Mas e a quantidade? Como saber tempos, forças, etc? Se puder dar mais detalhes do procedimento, eu ficaria muito grato!

>> Agora em janeiro, se eu for mecher nisso mesmo, tirarei umas fotos e postarei aqui, pro pessoal que se interessar também. Agora, o difícil vai ser chegar perto do nível profissional do Rodrigo SBC HEHHEHEH

Abraços!!

Postado em

cara, trabalhar com fibra é moleza..é mto mais difícil aguentar o cheiro e a coceira da manta do que resinar.

fecha atrás com mdf e faz as vedações com fibra.... reforça a parte da frente com fibra tb (pq o plástico vibra mto e é fino)..lixa bem eencapa com curvim....

o básico é isso....

vc pode tentar fazer um portaobjetos por cima do door pod pronto....

uma sugestão é q vc direcione os mids... ao invés de apenas "fechar" a bolsa lateral... faça um anel em mdf direcionando o mid para os ouvintes

melhora mto nos médios....

Postado em
cara, trabalhar com fibra é moleza..é mto mais difícil aguentar o cheiro e a coceira da manta do que resinar.

fecha atrás com mdf e faz as vedações com fibra.... reforça a parte da frente com fibra tb (pq o plástico vibra mto e é fino)..lixa bem eencapa com curvim....

o básico é isso....

vc pode tentar fazer um portaobjetos por cima do door pod pronto....

uma sugestão é q vc direcione os mids... ao invés de apenas "fechar" a bolsa lateral... faça um anel em mdf direcionando o mid para os ouvintes

melhora mto nos médios....

É verdade, já me falaram que a coceira que a fibra dá é terrível ehehehhe. Estou pensando em fechar somente uma parte do porta-objetos, pra poder deixar um pequeno porta-objetos. É útil hehe. Pretendo direcionar um pouco os falantes mesmo, deve melhorar bastante.

Teria como você me colocar uma lista mais detalhada sobre os materiais que são necessários pra um serviço desse porte? Que tamanho de lata de resina, como é o catalizador, quanto de fibra, etc?

Valeu a reposta!

Abraços!!

Postado em

Postando o resultado do Door Pod. Dei uma pesquisada nos materiais e vi que ia gastar uns 60 reais, fora a bagaceira que ia ser em casa e o risco de o resultado ser ruim, porque eu nunca trabalhei com fibra e esse ia ser o projeto cobaia hehehehe. Alem disso, de ferramenta aqui em casa, só prego, martelo, parafuso e furadeira heheheh. Sem nem uma tico-tico fica difícil ehehee.

No final das contas, gastei 80 reais, sendo que foi 60 pelo serviço em fibra e 20 pelo acabamento em courvin e carpete em outro lugar. Não ficou perfeito, mas como o acabamento de Uno já não é essas coisas, tá legal hehehhehe.

Ficou uns 70% do antigo porta-objetos como caixa acústica e consegui manter os 30% dele como espaço pra colocar alguma coisa, útil nas viagens.

Eu estimo algo em torno de 2,5 litros, o que ainda é muito abaixo da litragem necessária pra o bravox premium II 6" (descobri que é algo em torno de 8 litros O.O).

O som melhorou MUITO, principalmente nos médios. Antes os midbass ficavam apagados perto dos 5x7 quadraxiais que tenho no tampão. Agora a situação se inverteu, o som da frente está muito mais presente, com palco mais definido e com melhor qualidade.

Defeito: Acredito que seja por causa da litragem pequena, mas continuo achando que os falantes estão descendo menos do que deveriam para um midbass. Ele dá a impressão que está batendo bem mais forte do que antes, mas acho que ainda responde pouco a frequências mais baixas.

Outro defeito: O parafuso de fixação que fica no meio da caixa teve que ficar lá, infelizmente. Assim, ficou um "buraco" de mais ou menos 1cm de diâmetro ali. Eu tomei o cuidado de vedar com silicone o aro de plástico onde o falante é fixado, mas a caixa 'sopra' pelo buraco do parafuso. Isso dá muita diferença????

35hekc9.jpg

Nessa foto dá pra ver o buraquinho infeliz do parafuso auhauhauha

2cfwoj5.jpg

Apesar dos inconvenientes da litragem do falante e desse parafuso infeliz, o doorpod só me deixou mais convencido ainda de que: falantes axiais, nunca mais!! (ate rimou HAUHEAIUEAHIEAUH)

Abraços!!!

Postado em

cara, ficou ótimo!!!!

gostei mto mesmo

tenho um uno e to louco pra fazer um.. mas o meu portaobjetos é o original, mais quadradão

e vc pagou um preço bom!

eu só faria o acabamento em curvim preto pra combinar com as maçanetas e detalhes do painel

parabéns!!!

Postado em
tava afim de um door pod na porta do meu golzinho bola, mas aqui na minha cidade nem o material necessário pra fazer com fibra tem, aí complica.

Fala cara! Eu sou de Petrolina, tô de ferias aqui em casa, mas moro em campina grande também hehehhe. Com certeza tem o material pra fibra de vidro em campina.. se eu achei com grande facilidade aqui, aí tem que ter heheheh.

Mas sobre o Gol bola, dá pra fazer um negócio descente no próprio forro da porta, já que ele é de plástico moldado. A caixa acústica ficaria 'por trás' do forro, ficaria com acabamento original, bom mesmo. Se vc manjar sobre trabalho em fibra, dá pra fazer tranquilo!!

Qual falante pretende usar??

Abraços ae!!

Postado em
cara, ficou ótimo!!!!

gostei mto mesmo

tenho um uno e to louco pra fazer um.. mas o meu portaobjetos é o original, mais quadradão

e vc pagou um preço bom!

eu só faria o acabamento em curvim preto pra combinar com as maçanetas e detalhes do painel

parabéns!!!

Vlw, cara! Eu coloquei o curvim cinza por causa da cor do curvim do acabamento original, que é cinza. O painel também é cinza.. então preferi colocar o cinza. Agora eu tô preocupado é com manchas.. hehehehehe

Abraços!

Postado em
Fala cara! Eu sou de Petrolina, tô de ferias aqui em casa, mas moro em campina grande também hehehhe. Com certeza tem o material pra fibra de vidro em campina.. se eu achei com grande facilidade aqui, aí tem que ter heheheh.

Mas sobre o Gol bola, dá pra fazer um negócio descente no próprio forro da porta, já que ele é de plástico moldado. A caixa acústica ficaria 'por trás' do forro, ficaria com acabamento original, bom mesmo. Se vc manjar sobre trabalho em fibra, dá pra fazer tranquilo!!

Abraços ae!!

Fala Camarada, conheço uma galera de Petrolina, tem um que estuda comigo, Michel. Estuda aqui em Campina é?

Pois é, tô com um kit NAr de kevlar 5", e já que é um bom produto tenho que ligar ele num local arrumadinho né. Pensei em fazer o door pod utilizando justamente o porta trecos da porta do gol, não uso mesmo.

Não manjo nada de fibra, mas estaria disposto a tentar, se com mdf der menos trabalho, melhor ainda.

Eu pensei que eu era a única alma de Campina Grande a frequentar o fórum. Qualquer coisa apareça aí pra trocar umas idéias.

Postado em

Abraços ae!!

Fala Camarada, conheço uma galera de Petrolina, tem um que estuda comigo, Michel. Estuda aqui em Campina é?

Pois é, tô com um kit NAr de kevlar 5", e já que é um bom produto tenho que ligar ele num local arrumadinho né. Pensei em fazer o door pod utilizando justamente o porta trecos da porta do gol, não uso mesmo.

Não manjo nada de fibra, mas estaria disposto a tentar, se com mdf der menos trabalho, melhor ainda.

Eu pensei que eu era a única alma de Campina Grande a frequentar o fórum. Qualquer coisa apareça aí pra trocar umas idéias.

Pode crer hehehe se juntar a galera de petrolina que estuda aí dá pra fazer um bairro hahuahuahauh. Sobre o doorpod, acho que dá pra fazer das duas formas.. mas com fibra tende a ficar melhor o acabamento. E dá pra ficar um negocio bom, viu.. esses NAR são muito bons!

Abraços!!

Postado em

Abraços ae!!

Pode crer hehehe se juntar a galera de petrolina que estuda aí dá pra fazer um bairro hahuahuahauh. Sobre o doorpod, acho que dá pra fazer das duas formas.. mas com fibra tende a ficar melhor o acabamento. E dá pra ficar um negocio bom, viu.. esses NAR são muito bons!

Abraços!!

Pois é, vou procurar a lista do que precisa e ver se acho por aqui.

Valeu cara, e o pré-carnaval em Juazeiro, já fui uma vez, muito bom.

Postado em

Abraços ae!!

Abraços!!

Pois é, vou procurar a lista do que precisa e ver se acho por aqui.

Valeu cara, e o pré-carnaval em Juazeiro, já fui uma vez, muito bom.

Eu nunca fui... mas dizem que é muito melhor que o Petrofolia (o fora de época de petro) hehehehe

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...