Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo_SBC

Door Pods Em Palio G3

Recommended Posts

Bom pessoal, eu estava muito em dúvida entre fazer door pods ou pezinhos. Sou totalmente apaixonado por DIY, então eu que iria fazer os dois de qq jeito. Depois de muito analisar, testar e medir, percebi que com os door pods eu teria uma litragem maior e incomodo muuuito menor ao dirigir, na verdade, não iria ter incomodo algum, e mesmo dando muito mais trabalho na contrução, optei pelo door pod.

Vou tentar escrever aqui os passos que fiz para a confecção dos door pods de meu carro. A idéia era ficar com a aparencia mais original possivel. O contrução passa por 3 etapas distintas:

A primeira etapa é a contrução do modelo, ou seja, a contrução da peça que vai originar o molde feito de fibra de vidro;

A sengunda estapa é a contrução do molde, que feito em cima do modelo;

A terceira etapa é a construção da peça que realmente vai no carro, a partir do molde;

Como não dá para colocar todas as fotos, vou deixar os links de algumas, e postar outras ok?

CONFECCIONANDO O MODELO:

imgp0560bj7.jpg

Em primeiro lugar eu marquei e cortei o lugar onde iria ficar o aro do mid:

Cortando

Usando um aro de um falante bomber, acoplei um laser point perpendicularmente ao aro, para fazer o direcionamento. Voltando para o carro temos:

Direcionando

Depois de fixar o aro no porta-trecos, com o auxilio de cola quente e pregadores de roupa da minha mãe, já direcionado, fechei os buracos com um pedaço de tecido e madeira. Na verdade uma camiseta velha:

Tecido

Em seguida, apliquei resina no tecido e na madeira:

Resinado

Agora vem: massa plastica, lixa, massa plastica, lixa, massa plastica, lixa ...

Lixando

E finalmente temos:

imgp0593vq7.jpg

e

imgp0595jo8.jpg

Uma tintinha só para ver melhor os defeitos:

Pintado

Agora com o modelo pronto, podemos dar inicio a construção do molde, que dará origem ao door pod.

CONFECÇÃO DO MOLDE:

Bom, agora que já tinha o modelo, é hora de começar a fazer o molde:

A peça deve ser encerada 4 vezes, e depois receber uma camada de desmoldante PVA. Aí só é meter resina e manta por cima:

Fazendo o molde

O molde pronto:

Molde Pronto

Agora com o molde pronto, já dá para começar a fazer o door pod:

CONFECÇÃO DA PEÇA:

Cortando as mantas para fazer a peça:

Cortando mantas

Despois temos que repetir o processo da contrução do molde para a confecção da peça, ou seja, encerar o molde 4 vezes, e aplicar uma camada de desmoldante PVA. Se o molde tiver imperfeições, como pequemos buracos ou defeitos, os mesmos devem ser corrigidos:

Não é que a peça saiu mesmo do molde:

Peça

Depois de aplicado curvim:

imgp0723sk7.jpg

Deu certo:

imgp0754ow7.jpg

imgp0756jn8.jpg

Bom, quanto ao som, eu sei que meus mid bass não são lá aquela blz, mas estão tocando muito bem pro meu gosto. Estou usando um punch 200x2 para eles, e como ainda não fiz o porta-malas, estou com o corte em 40Hz pelo player, e os graves não fazem feio não...

[]´s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodrigo... :rever1:

Animal!! Nosso carro é fo** mesmo. Até a cor é igual a minha.

E sua idéia foi praticamente a mesma que eu tive, só que utilizei a porta mesmo como extensão do "door-pod".

instalaodosompalioelxflex076re3.th.jpg

instalaodosompalioelxflex149hk7.th.jpg

Bom, no meu caso, forrei o anel junto à abertura do falante na lata com manta-asfáltica (porta tbm tratada), formando um espécie de caixa cilindrica. Dessa parte não tenho fotos!

Muito legal seu trampo!

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente trabalho, cara! Muito bom!

Mas pq vc não aproveitou o porta-trecos original e fez por cima? Era só meter massa e cobrir depois...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Excelente trabalho, cara! Muito bom!

Mas pq vc não aproveitou o porta-trecos original e fez por cima? Era só meter massa e cobrir depois...

Abraço!

Então,

Eu não fiz nos porta trecos originais primeiro pq a resina não adere direito no plastico. Mesmo que vc lixar, depois de um tempo pode soltar por causa das tripidações e do peso dos mids. Outro motivo é que do jeito que eu fiz, os door pods ficaram selados, e com uma litragem grande, o que não daria para fazer com os originais, pq eles são cheios de plasticos por dentro.

Mas valeu pelos ologios.

[ ]´s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post
Rodrigo... :rever1:

Animal!! Nosso carro é fo** mesmo. Até a cor é igual a minha.

E sua idéia foi praticamente a mesma que eu tive, só que utilizei a porta mesmo como extensão do "door-pod".

instalaodosompalioelxflex076re3.th.jpg

instalaodosompalioelxflex149hk7.th.jpg

Bom, no meu caso, forrei o anel junto à abertura do falante na lata com manta-asfáltica (porta tbm tratada), formando um espécie de caixa cilindrica. Dessa parte não tenho fotos!

Muito legal seu trampo!

Abraço

Adoro esse carro tb ;)

Parabéns pra vc tb cara.. ficou muito legal...

[ ]´s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Bonito mesmo viu! Ficou bem firmão esse pod? Como calculou o diâmetro e comprimento do duto?

Parabéns cara!

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz.... belo trabalho.... é mais um topico que vai servir de inspiração para meu proximo DIY!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

trampo prof hein..

parabens

muito top....

soh nao entendi muito bem a historia do molde.....

vc aplicou uma camada de fibra, em volta do porta treco original, e depois tirou???é isso?

mais uma vez..

parabens

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelos elogios galera. É gostoso ler isso depois de taaaanto trabalho. :blink:

Noise, o pod ficou ficou muuuuito firme sim, pois fiz com 2 camadas de manta, e ainda tem o compensado de tras que ajuda muito na rigides, e ele é selado e não dutado.

Fabinho, é exatamente isso, eu peguei o original do carro, montei do jeito que eu queria, passai resina e manta por fora para fazer o molde, deos apliquei resina e manta novamente por dentro do molde para fazer a peça definitiva.

[ ]'s

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

Cara você é um artista, ficou muito bom o trabalho :) Eu teria parado já na fabricação do molde hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu tivesse um Palio, eu pagava pra vc fazer o door pra mim... agora com o molde a produção em série é facil, fácil é!

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é verdade. Com esse molde, dá pra vc investir, e até vender as peças por alguma loja conhecida, como Duti, SomCuritiba, Autosom.net!

Parabéns, muuuuuuuuuito bem feito!

Compartilhar este post

Link para o post

Só naum entendi uma coisa:

- Isso serve somente para o lado DIREITO tendo que refazer o mesmo processo para o lado ESQUERDO ou com o DIREITO vc faz o ESQUERDO...???

Valew...

Compartilhar este post

Link para o post

A cor do curvim não bateu, pq o curvim original da porta ainda não está disponível para venda.

Assim que eu encontrar, vou ver se coloco o da mesma cor.

Quanto a fabricar outros, mesmo tento os moldes (que não são perfeitos) ainda dá muito trabalho depois para finalizar a peça. Eu não faria para vender pois o custo eu acho que ficaria inviavel. Se alguém quiser emprestado para tentar fazer, é só pegar lá em casa ;) .

Mas muito obrigado mesmo pelos ologios.

Rodrigo

Compartilhar este post

Link para o post

- Isso serve somente para o lado DIREITO tendo que refazer o mesmo processo para o lado ESQUERDO ou com o DIREITO vc faz o ESQUERDO...???

Valew...

Tem que fazer para os dois lados todos esses passos que eu relatei :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Valew...

Tem que fazer para os dois lados todos esses passos que eu relatei :blink:

Ah sim, agora tendi...Então é um Trampo²....kkkkk...Valew...

Ótimo Trabalho, Parabéns...

Compartilhar este post

Link para o post

Rodrigo, seu trabalho é simplismente um dos mais belos e profissionais que eu já vi aqui no fórum!!!

Você está de parabéns !!!!

Agora a pergunta ??

Quanto vc cobraria pra fazer um desses ?? Eu estou em SP, conhece a av. cupecê ??? Cidade Ademar ??

Gostaria ver com você pra me ajudar o até mesmo fazer um pro meu pálio, seu trabalho é exatamente o que eu procuro !!!

Ah! E me diga, como ficou a vibração ??

Abraços,

Ivan [Mundo iMilazzo]

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente espetacular! Trabalhos assim é que nos encoraja a meter a cara e fazer ao menos próximo do seu trabalho. Parabéns [-]

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...