Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Construindo Um Air Coupler

Recommended Posts

Fala galera... tinha meia chapa que sobrou da LT do carro ocupando espaço aqui em casa... como ela já estava empenando e pegando água, resolvi dar um fim digno a ela... montar um air coupler...

Air coupler é uma caixa tipo LT (linha de transmissão), mas a frente do falante também fica dentro da caixa.

O sub eu já tinha... um Bravox XRC 10" D2. Comprei pra outra breincadeira, mas nunca nem liguei... agora vai pra caixa! Dependendo de como tocar, fica definitivo.

A Fs é de 34Hz... então projetei a linha pra esta frequência (~2,5m). A caixa externamente tem 73 (comprimento) x 33 (largura) x 47 (altura). Ficou menor que imaginava. Como o sub não é o rei do deslocamento, resolvi fazer a linha toda um pouco abaixo de 1Sd... mais ou menos 0,8Sd, assim o sub fica mais comportado. O grave seca um pouco, mas grave extendido demais é coisa de quem usa dutada... tô fora, já evoluí... :vts

Tô fazendo de brincadeira mesmo... tempo que sobrar... Nem decidi qual acabamento vai ter. Seguem as primeiras fotos.

Planos...

pb180050xj4.jpg

Projeto mais ou menos (algumas medidas acabaram mudando, mas é mais ou menos isto...)

aircouplertf2.gif

Madeira, já toda riscada. Infelizmente não vai dar pra tudo, vou ter que comprar compensado pra terminar... <_<

pb170045ny8.jpg

O sub

pb160042yn5.jpg

pb160043sq1.jpg

pb160044ob9.jpg

Tudo cortado.

pb170046ua2.jpg

Colando as travessas, que além de facilitar a montagem, ainda reforça a estrutura. Depois de coladas elas foram parafusadas.

pb170047ae8.jpg

Parte da estrutura

pb180048xc6.jpg

pb180049li9.jpg

Ainda faltam muitas travessas, curvas, etc e etc. A construção não é tão simples quanto parece... mas é divertido... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos fazer um multirão? Fica aí a deixa, quando tu tiver que cortar madeiras retas, dá um toque, pois na Euro tenho acesso à marcenaria de lá; a gente corta estas chapas na serra circular, muito mais fácil. Fiquei foi com um pouco de pena de ti agora, cortar tudo na tico tico... só é pior se tivesse cortado no serrote :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos fazer um multirão? Fica aí a deixa, quando tu tiver que cortar madeiras retas, dá um toque, pois na Euro tenho acesso à marcenaria de lá; a gente corta estas chapas na serra circular, muito mais fácil. Fiquei foi com um pouco de pena de ti agora, cortar tudo na tico tico... só é pior se tivesse cortado no serrote :vts

Rapaz... até que foi tranquilo cortar na tico tico... :vts Mas qdo tiver outra chapa dando bobeira, vou lá na euro mesmo... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

O home não se cansa não!!! lol

Show Kleber!

Vai botar pra tocar onde? Em casa mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
O home não se cansa não!!! lol

Show Kleber!

Vai botar pra tocar onde? Em casa mesmo?

Em casa... depois eu monto um par de torres...

Até que pelo tamanho cabe dentro de um carro... :vts Mas não... no máximo alguns testes... :vts

Murilo, estou pensando em cortar baixo... mas vamos ver como toca... vou testar sem material nenhum preenchendo, depois com material.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens....

depois alguns dizem q eu sou louco....

daki a pouco... tah pra vim... outra loucura... 2 open baffle em isobarica talvez???

hehehehe

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

following

kleber... qto uma AC desce abaixo da FS? já ouvi dizer de 1 8ª... se for... pô... serão os 17Hz mais faceis da sua vida! hauehuaehuaeh

mto legal o projeto, eu tenho meus planos secretos usando essas AC... quem sabe um dia...

por enquanto o laboratório e os artigos me consomem TODO meu tempo, tá fo**! :(

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens....

daki a pouco... tah pra vim... outra loucura... 2 open baffle em isobarica talvez???

hehehehe

[]s

Pô Eddie... eu tenho loucura pra fazer e ouvir uma "open baffle isobárica"

já vi falar maravilhas das dipolares, que são basicamente isso...

hehe

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
following

kleber... qto uma AC desce abaixo da FS? já ouvi dizer de 1 8ª... se for... pô... serão os 17Hz mais faceis da sua vida! hauehuaehuaeh

mto legal o projeto, eu tenho meus planos secretos usando essas AC... quem sabe um dia...

por enquanto o laboratório e os artigos me consomem TODO meu tempo, tá fo**! :(

Gabriel

1 oitava de resposta útil, em torno da sintonia... logo, em 34Hz dá pra tirar de 17 a 51Hz na manha. :vts

Minha idéia é um par de line arrays em open baffle ou LT (o que daria mais trabalho)... tem que conseguir companhar o sub... :vts . Sem grandes pretensões, mais pra poder assistir um DVDzinho na sala...

Compartilhar este post

Link para o post
Parabens....

hehehehe

[]s

:vts Nem eu sei (ainda) :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

dai kleber !! quanto q vale esse falante e qtos RMS ele tem ..?? há e oq vc vai usa pro acabamento... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

galera , usa a pesquisa do google que vc acha quanto custa mais ou menos o sub né poxa ... esse tipo pergunta o kleber nem responde hahahahahaha !

mais ae Kleber , lembro de vc ter falado comigo sobre esse sub ae , mais o projéto não era esse não né ???

Compartilhar este post

Link para o post
galera , usa a pesquisa do google que vc acha quanto custa mais ou menos o sub né poxa ... esse tipo pergunta o kleber nem responde hahahahahaha !

mais ae Kleber , lembro de vc ter falado comigo sobre esse sub ae , mais o projéto não era esse não né ???

Bom... esse sub ia entrar num protótipo, mas ainda não saiu do papel e ele fica ocupando espaço no meu armário (o único lugar seguro, senão a empregada coloca junto do monitor, embaixo da TV ou no armário, perto das minhas fitas VHS).

Como eu já tava na pilha de tentar um air coupler e a madeira tava empenando, resolvi usar esse sub mesmo.

Gusmão, esse sub tem uns 150W RMS... Não me lembro bem quanto custou, mas acho que paguei 140 nele.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso... esses projetos tem numas revistas de 1970 e bolinha??? na revista nova eletronica q tenho quase todos os numeros aki em ksa???

XD

Compartilhar este post

Link para o post
Por acaso... esses projetos tem numas revistas de 1970 e bolinha??? na revista nova eletronica q tenho quase todos os numeros aki em ksa???

XD

Adivinhão... :vts O CCBB falou sobre essas caixas em 79, se não me engano... Basicamente a diferença é que as dele eram voltadas pro SPL... a sintonia era o dobro da Fs do falante. A minha é SPL, mas em baixíssimas frequências, por isto a sintonia na Fs.

Falando nas NE, tava comprando várias, mas o cara da banca não tem mais nenhuma... alguém comprou as últimas que chegaram pra ele (é uma banca de revistas usadas) e nunca mais chegou NE... devo ter umas 5 da época CCBB. :(

Se ALGUÉM quisesse fazer a caridade de escanear e transformar em PDF... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Se ALGUÉM quisesse fazer a caridade de escanear e transformar em PDF... :rolleyes:

[-][-]

bem que "ALGUEM" podia fazer isso mesmo né? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Se ALGUÉM quisesse fazer a caridade de escanear e transformar em PDF...  :rolleyes:

[-][-]

ô ALGUÉM, para de viajar em cabos e transistores e passa a mão nestas revistas pá nóis aê, mizifí... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

essa é uma ideia interessante... depois que terminar de montar o som no carro (leia-se o stereo) eu vou ter que construir a caixa do sub... daí, a gente compra uma chapa de madeira e brinca! quem precisar de algo ainda vai sobrar madeira

Compartilhar este post

Link para o post

Se ALGUÉM quisesse fazer a caridade de escanear e transformar em PDF...  :rolleyes:

[-][-]

ô ALGUÉM, para de viajar em cabos e transistores e passa a mão nestas revistas pá nóis aê, mizifí... [¨]

[^]

Compartilhar este post

Link para o post

Sabe quais numeros faltam???

as revistas estão espalhadas... aki em ksa e na casa da minha vo....

terei de procurar... se for por numero eh mais facil...

Compartilhar este post

Link para o post

Mais algumas fotos da construção...

Todo o OSB que eu tinha em casa foi-se no esqueleto. Então fui comprar na Leroy, mas a máquina de corte tava quebrada. Tive que chafurdar nos retalhos até achar alguns que resolvessem. Pelo menos me deram desconto (tudo que precisei deu 42 reais). Por isto existem algumas emendas, mas não se preocupem... tudo será bem trabalhado, pois a brincadeira tá ficando séria.

Eu tava querendo botar pra tocar este fds, mas já tava ficando louco... cara, dá um trabalho do ca***** (com rima e tudo). É divertido, mas tem horas que o negócio te apresenta uns desafios que demandam tempo e cabeça... aí quando a cabeça esquenta é hora de deixar a caixa no canto e ir tomar uma cerveja (mesmo quando a garganta não permite... gripezinha maldita).

Outra consideração: Eu não imaginei que fisse ficar tão grande. É um monstrinho de respeito! Algo equivalente a 104 litros. Se eu quisesse fazer com 1Sd, pra 2 subs e tal, daria pra botar um vidro em cima e substituir a mesa de jantar... o-o-

pb250020jc1.jpg

pb250018iq8.jpg

pb250019ti7.jpg

(esta parte à esqueda eu vou fechar ainda. A única saída da caixa é a frente do sub).

É isto... falta fixar as curvas (todas cortadas... mas é MUITO chato fixar essas partes). Depois de tudo fixado, vou aplicar serragem com cola em todos os cantos, emendas e etc, e depois estou pensando em aplicar batida de pedra pra garantir a vedação. A tampa lateral eu vou vedar com EVA.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...