Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rodrigo1509

Mdf Ou Compensado Naval?

Recommended Posts

bom... tenho um sub Upgrade 250 rms bobina simples 4 ohms....

procurei me informar e a litragem correta(q eu axei) eh d 50 litros....

eu mesmo vo faze a caixa.... + soh quero ter certeza qual a madeira utiliza...

e outra... qual o modulo pra usa SOH pra toca o sub!!!! VLW GALERAAA!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa o MDF. Com certeza é melhor. Não esqueça que tem que ser de 20mm e selar bem a caixa :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o MDF. Com certeza é melhor. Não esqueça que tem que ser de 20mm e selar bem a caixa :legal:

pode usar madeira um pocuo mais fina, 15mm... mas faça travamentos internos, deixar a caixa mais segura e rígida....

Compartilhar este post

Link para o post

+ faze d compensado naval fica muito ruim... pq MDF por aki soh vende a folha inteira e eh 150 a folha q eu vo usa 1/4 dela...

=D

Compartilhar este post

Link para o post

Não é que fique muito ruim. A partir do momento que você utilize o compensado de 20mm e faça travamentos internos e selar bem a caixa (não pode vazar nada) o resultado vai ficar bom. Sendo cuidadoso nos ângulo das paredes para casar direitinho e usar massa plástica para dar acabamento nos cantos por fora. Não utilize compensado de 15mm porque ele irá vibrar. Já o MDF pode ser o de 18mm :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O compensado NAVAL mesmo é mais rígido que o MDF. É um saco pra cortar ele, pq é duro pra ca*****!

Se tiver marcineiro que cobra barato pra mexer com naval, eu prefiro esta. Se for pra tico-tico em casa, vai de MDF de 18mm!

Compartilhar este post

Link para o post

a questão aí seria usar o naval, o problema é que só usam compensado vagabundo por aí....

Compartilhar este post

Link para o post

bom... na verdade vo muda d sub... pq ta dificil axa um modulo pra ele... entao vo pega outro ainda naum sei qual... quero um q naum seja muito caro... + bom... e tb q tenha + ou - 400 rms... =D

Compartilhar este post

Link para o post

Porque você não se junta com mais dois amigos e divide o costo da MDF de 20mm?

Assim todos vão ter uma caixa descente e ainda vai ficar barato. []-[]

MDF é mais fácil de trabalhar e em termos de acústica é melhor, pois a caixa fica bem rígida sem que as paredes sejam intermnamente duras. Isso é excelente para uma caixa acústica. E se você fizer os reforços internos... Fica SHOW. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

bom pessoal, passei o dia lendo vários e vários tópicos do fórum e vou precisar de uma consultoria de vcs...

é o seguinte, só quero um reforço nos graves do kit original do carro - OK, já existem vários e vários tópicos sobre isso - e como sempre o orçamento é apertado - mas como os objetivos não são "gananciosos" acredito que ficará pelo menos razoável

bom, depois de muita pesquisa, achei esses 2 aqui

1 - aqui na minha cidade, tudo custa pelo menos 2x mais que nos sites e no Mercado Livre

2 - para colocar esse reforço gastaria no mínimo 500 reais (com amplificador falcon e sub falcon dos mais simples)

enfim, acabei optando por esses aqui

http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Deta...CdNivelDois=547

http://www.autoz.com.br/shopping/loja/Deta...CdNivelDois=540

3- Ok.. já sei... são 2 belas porcarias - mas não quero e nem preciso ($$$) de nada muito sofisticado

4- o som do carro (para variar) é aquele mais simplesinho da Sony, o GT 207 X, mas é bem razoável , pega mp3 e tem entrada auxiliar

5- os auto-falantes ligados a ele - 1 kit de coaxiais de 6 polegadas da Blaukpunkt (baratinho também) e no fundo 1 kit de coaxiais Bomber Tuning, que o twiter pode ser separado do auto-falante (peguei barato tb pq o kit original do fiat palio veio com defeito, e eles não tinham outro bom, aí colocaram esse)

o som é mais que adequado, só para um sonzinho interno... mas um pouquinho de grave a mais já o deixará legalzinho

escolhi os produtos do link para seguir o caminho mais econômico

bom, minhas dúvidas:

1 - a caixa mais adequada é a trapezoidal, de 20 litros - mas encontrei a um preço razoável uma bazoka de 28 litros - será que dá mer** se eu colocar o sub nela?

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira, furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

3- quanto a ligação do amplificador, pelo site da HBuster ele cita apenas o fuzivel, que deve ser de 15 A - como é um módulo fraquinho gostaria de saber qual a bitola dos fios de alimentação que devo usar - 16 mm tá bom????

4- para alimentação um fio de boa qualidade residencial serve??? quando eu era guri eu ligava um falcon hs 240 tranquilo... mas agora quero fazer algo mais "correto"

5 - o que vcs acham melhor, deixar o sub nas costas da caixa ou coloca-lo no fundo do banco traseiro? não queria furar o carro... tá novinho ainda...

bom, vou postar fotos depois das dicas e resultados

obrigado desde já!!!

Compartilhar este post

Link para o post
bom pessoal, passei o dia lendo vários e vários tópicos do fórum e vou precisar de uma consultoria de vcs...

é o seguinte, só quero um reforço nos graves do kit original do carro - OK, já existem vários e vários tópicos sobre isso - e como sempre o orçamento é apertado - mas como os objetivos não são "gananciosos" acredito que ficará pelo menos razoável

1 - aqui na minha cidade, tudo custa pelo menos 2x mais que nos sites e no Mercado Livre

2 - para colocar esse reforço gastaria no mínimo 500 reais (com amplificador falcon e sub falcon dos mais simples)

3- Ok.. já sei... são 2 belas porcarias - mas não quero e nem preciso ($$$) de nada muito sofisticado

4- o som do carro (para variar) é aquele mais simplesinho da Sony, o GT 207 X, mas é bem razoável , pega mp3 e tem entrada auxiliar

5- os auto-falantes ligados a ele - 1 kit de coaxiais de 6 polegadas da Blaukpunkt (baratinho também) e no fundo 1 kit de coaxiais Bomber Tuning, que o twiter pode ser separado do auto-falante (peguei barato tb pq o kit original do fiat palio veio com defeito, e eles não tinham outro bom, aí colocaram esse)

o som é mais que adequado, só para um sonzinho interno... mas um pouquinho de grave a mais já o deixará legalzinho

bom, minhas dúvidas:

1 - a caixa mais adequada é a trapezoidal, de 20 litros - mas encontrei a um preço razoável uma bazoka de 28 litros - será que dá mer** se eu colocar o sub nela?

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira, furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

3- quanto a ligação do amplificador, pelo site da HBuster ele cita apenas o fuzivel, que deve ser de 15 A - como é um módulo fraquinho gostaria de saber qual a bitola dos fios de alimentação que devo usar - 16 mm tá bom????

4- para alimentação um fio de boa qualidade residencial serve??? quando eu era guri eu ligava um falcon hs 240 tranquilo... mas agora quero fazer algo mais "correto"

5 - o que vcs acham melhor, deixar o sub nas costas da caixa ou coloca-lo no fundo do banco traseiro? não queria furar o carro... tá novinho ainda...

obrigado desde já!!!

O q esse post tem a ver com o tópico? :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post

como apaga?

eu tinha clicado em outro mas acabou saindo nesse que era outra coisa

é melhor colocar em que tópico

desculpe a falha... coisa de novato!

Compartilhar este post

Link para o post

bom, minhas dúvidas:

2- tenho as ferramentas em casa (tico-tico, serra circular, parafusadeira,  furadeira, parafusos, cola de silicone) - será que vale construir a caixa em casa? uma pronta aqui tá na faixa de 70 contos - eu gosto de fuçar mas sei lá... se o custo for +- isso acho que nem vale a pena o "desgaste"

obrigado desde já!!!

O q esse post tem a ver com o tópico? :pirou:

ai mano o cara vai fazer a caixa dele e antes ele quer saber sobre as madeiras..

eu ví caixas feitas com um tal de obs num tópico do guto almeida seria mais uma opção pra fazer caixa ou o OBS é furada??

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que o tópico foi postado erroneamente neste subforum, se mover para o geral vai ter bastante opinião.

Um bom amp para este sub seria um Taramps T400.

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que o tópico foi postado erroneamente neste subforum, se mover para o geral vai ter bastante opinião.

Um bom amp para este sub seria um Taramps T400.

Na verdade o tópico é que é velho mesmo. :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu nas caixas do meu carro usei o compensado pois sempre preciso tirar a caixa do carro pra carregar algo, pois se fosse fazer de mdf não iria aguentar o tranco , sabe como é , bate pra cá bate pra lá e lá se vai as quinas da caixa.

Na minha OPINIÃO é o seguinte, se vc presisa tirar a caixa sempre use o compensado pois ele é mais rigido ( pode molhar , bater . chutar ) q ele aguenta mas se vc for um cara q só tira a caixa raramente então vai de mdf pois o mdf se der qualquer pancada já fica fofoe se molhar pior.

Isso foi a minha opinião , mas sempre é bom ver outra opiniões da galera.

Valeu e desculpe o tamanho do texto.

;):legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara eu nas caixas do meu carro usei o compensado pois sempre preciso tirar a caixa do carro pra carregar algo, pois se fosse fazer de mdf não iria aguentar o tranco , sabe como é , bate pra cá bate pra lá e lá se vai as quinas da caixa.

Na minha OPINIÃO é o seguinte, se vc presisa tirar a caixa sempre use o compensado pois ele é mais rigido ( pode molhar , bater . chutar ) q ele aguenta mas se vc for um cara q só tira a caixa raramente então vai de mdf pois o mdf se der qualquer pancada já fica fofoe se molhar pior.

Isso foi a minha opinião , mas sempre é bom ver outra opiniões da galera.

Valeu e desculpe o tamanho do texto.

;):legal:

alguem aj viu falar sobre o mdp?

sera que conpensa

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico quero tirar uma duvida, vale a pensa usar mdf 25mm ou 20mm já ta bom?

Compartilhar este post

Link para o post

A vantagem do NAVAL real é que ele possui uma cola que nao dissolve com agua.. ao contrário da MDF.

A MDF molhada por começar a empenar e absorve agua.. oq da pra imaginar oq acontece....

A Naval realmente é mais durável

Compartilhar este post

Link para o post

A naval só é trabalhosa pra cortar, lasca muito...

O mdf realmente é bem melhor de trabalhar, até pra lixar ele esfarela facinho..

Amigo não precisa comprar uma chapa de 20mm como o povo ta falando, faz igual eu, compra um de 15mm e como a chapa da pra fazer coisa pra caramba, vc cola uma chapa na outra e tem 30mm :D ou entao compra a de 9mm e cola uma na outra...

Compartilhar este post

Link para o post

Se quer acabamento, use MDF... Lembrando que MDF não segura prego, trabalhe com parafusos e muita cola...

Se quer resistência e rigidez, use compensado naval...

Compartilhar este post

Link para o post
Se quer acabamento, use MDF... Lembrando que MDF não segura prego, trabalhe com parafusos e muita cola...

Se quer resistência e rigidez, use compensado naval...

Sem falar que MDF desfolha, então, máximo cuidado ao colocar parafusos na lateral da chapa.

Compartilhar este post

Link para o post
Sem falar que MDF desfolha, então, máximo cuidado ao colocar parafusos na lateral da chapa.

Esse é um eterno dilema....... :(

acho q se for pra falantes pequeno e de pouca potencia....q se retira a caixa do carro muitas vezes........o melhor é COMPENSADO.....

agora pra travar legal.......com Falantes grandes com centenas e milhares de RMS.......iria de MDF....

meu ponto de vista....

abraços :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal, para vedar a caixa serve manda asfaltica!? ? ? ? ? ? ?

eu tenho uma caixa de compensado de 15mm e estava pensando vedaos cantos com manta asfaltica! serve ou não !?

Compartilhar este post

Link para o post
Ola pessoal, para vedar a caixa serve manda asfaltica!? ? ? ? ? ? ?

eu tenho uma caixa de compensado de 15mm e estava pensando vedaos cantos com manta asfaltica! serve ou não !?

eu tô com esse pensamento!! tem um produto chamado antiruido(que na verdade é massa asfaltica) num é tão caro assim, onde moro uma lata de 3,6l tá 46 reais!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...