Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Cleriston

Ondas estacionarias....

Recommended Posts

Acho que é quando uma onda anula a outra, quando tem-se paredes paralelas ...

 

 

Alguem me corrije ?!

é o q o tiago falou... é o q acontece em uma caixa selada... o ar q se desloca pra dentro da caixa reflete no fundo e naum sai.... por isso a caixa dutada tem um ganho de até 3 db em relação a selada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse tal ganho nas caixas dutadas nao tem nada a ver com ondas estacionarias...

 

caixas dutadas tem esse ganho simplesmente pq aproveitam a pressao sonora produzida na volta do cone... se vc parar pra pensar faz bastante sentido, pq se vc empurrar um cone pra frente, ele vai voltar e gerar a mesma onda na parte traseira, só q com menor intensidade pq o movimento é amortecido pelo conjunto movel do falante... supondo q a intensidade da volta seja quase igual à intensidade da ida, concorda q quase metade do ar movimentado é perdido se ele nao sair da caixa?

 

3dB é o dobro d SPL, ou seja, o dobro d ar movimentado.... é o ar da frente somado com o ar d tras do cone!

 

o problema das ondas estacionarias acontece em qq tipo de caixa, seja ela selada, dutada, bp ou o q for...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enatum ela causa perda de db em algumas frequancia....

É q a selenium tem uma tabela de medidas de caixas para minimizar elas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que é quando uma onda anula a outra, quando tem-se paredes paralelas ...

 

 

Alguem me corrije ?!

Eu te corrijo!

 

 

hehehe

Brincadeira.

MAs eu acho que é exatamente isso.

Por isso que a galera faz caixotes trapezoidais... ou bazookas.

Editado por tg1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que é quando uma onda anula a outra, quando tem-se paredes paralelas ...

 

 

Alguem me corrije ?!

Eu te corrijo!

 

 

hehehe

Brincadeira.

MAs eu acho que é exatamente isso.

Por isso que a galera faz caixotes trapezoidais... ou bazookas.

existe uma polêmica em relação às bazoocas. alguns dizem q não tem lados paralelos outros (como eu) dizem q é o contrário: qualquer ponto da bazooca tem do outro lado seu paralelo tendo assim infinitos lados paralelos. pelo desempenho q não gosto e não é utilizado em competições acredito nesta última teoria. tem tb o problema da rigidez q não costuma ser boa.

[]´s

:ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao resumindo...

 

 

Quanto mais "amorfa" a caixa ... menos ondas estacionarias ela tera ?!

 

Tipo, seu eu fizer da caixa uma escultura modernista (hehee :pirou: ) vai ter menos ondas estacionarias ?!

 

Entao caixas laterais da mala são, nesse sentido, melhores ?!

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entao resumindo...

 

 

Quanto mais "amorfa" a caixa ... menos ondas estacionarias ela tera ?!

 

Tipo, seu eu fizer da caixa uma escultura modernista (hehee :pirou: ) vai ter menos ondas estacionarias ?!

 

Entao caixas laterais da mala são, nesse sentido, melhores ?!

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

neste sentido as caixas laterais são melhores sim, mas tem outros problemas. muitas são "pré- fabricadas" pra tal modelo de carro e não levam em consideração o modelo do sub. outro problema é a rigidez.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

neste sentido as caixas laterais são melhores sim, mas tem outros problemas. muitas são "pré- fabricadas" pra tal modelo de carro e não levam em consideração o modelo do sub. outro problema é a rigidez.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

 

 

O que interefere a rigidez no sistema ?!?

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no sistema sim , mas não tem haver com ondas estacionárias. quanto maior a rigidez menos vibração tem e perde se menos energia. por isso usa-se mdf e maior espessura possível.

acho q é isto.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
no sistema sim , mas não tem haver com ondas estacionárias. quanto maior a rigidez menos vibração tem e perde se menos energia. por isso usa-se mdf e maior espessura possível.

acho q é isto.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

então caixa lateral não sao recomendadas ?!

 

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3dB é o dobro d SPL, ou seja, o dobro d ar movimentado.... é o ar da frente somado com o ar d tras do cone!

Discordo. não é o dobro de ar movimentado pq a parte da frente do cone tem mais área do que a parte de trás.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em geral não gosto. existem excessões tem o mdiana aqui do forum que ganhou na IASCA com caixa lateral. nunca perguntei a ele como foi feita mas acredito que deve ter sido feita com paredes bem mais grossas e com certeza foi feita em litragem específica pros subs dele.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

E como seriam essas travas ?! De que seriam feitas ?!

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Concordo com vc... exatamente , o jeito eh colocar um reforço estrutural por dentro da caixa , para a caixa fikar a mais solida possivel , nao se deve esquecer de descontar o reforço da litragem , na minha opiniao o reforço mais facil de se fazer eh em forma de cruz (opniao pessoal).

 

E em relaçao as ondas estacionarias , elas sao criadas pois o sub emite ondas pela parte traz do cone , ou seja , 180º em relaçao a parte da frente. E como a caixa é fechada na parte de traz do falante , isso citando como exemplo uma caixa selada , as ondas emitias pela parte de tras vao fikar na camara da caixa , ou seja elas podem se concentrar dentro da caixa , assim anulando algumas frquencias , como tbm colorindo o som do falante. Pra isso ja vi em muito casos a utilizaçao de material absorvente (La de vidro no interior da caixa , geralmente de baixa ou media densidade). O material absorvente faz com que as ondas nao fikem estacionadas , assim fazendo com que nao exista ondas estacionarias. Porem as vantagens da utilizaçao de material absorvende nao para por ai , no caso da utilizaçao em Caixa Selada (Closed Box) vc pode melhorar o Qtc ( fator de amortecimento do conjunto caixa + Subwoofer) Assim proporcionando uma resposta mais plana possivel.

A Utilizaçao de revestimento Interno , aumenta a Compliancia e Eficiencia , porem vale ressaltar q se utilizado do material DENSAMENTE pode haver perdas tanto na compliancia quanto na eficiencia. Se eu falei algo de errado por farom me corrijam

 

Gustavo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo. não é o dobro de ar movimentado pq a parte da frente do cone tem mais área do que a parte de trás.

Eu nao to me apegando a esses detalhes pra nao ficar complicando mt o assunto... às vezes vale mais a pena uma informaçao mais generica e simples do q uma mt tecnica q complica ainda mais... :)

 

até pq, 3 dB tb nao é o dobro de SPL...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

E como seriam essas travas ?! De que seriam feitas ?!

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

vc pode fazer de mdf mesmo. seria + ou - como o santo antônio dos carros de pista. conhece?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

E como seriam essas travas ?! De que seriam feitas ?!

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

vc pode fazer de mdf mesmo. seria + ou - como o santo antônio dos carros de pista. conhece?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Só...

 

 

:)

 

Uma caixa lateral ia bem porque "sumia" com o espaço morto ...

Dá pra colocar travas nelas sem ser de mdf?!

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

E como seriam essas travas ?! De que seriam feitas ?!

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

vc pode fazer de mdf mesmo. seria + ou - como o santo antônio dos carros de pista. conhece?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Só...

 

 

:)

 

Uma caixa lateral ia bem porque "sumia" com o espaço morto ...

Dá pra colocar travas nelas sem ser de mdf?!

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

não tenho muita experiência com essas caixas + com certeza este pessoal que trabalha com fibra pode fazer uma + reforçada ou até reforçar uma pronta.

fique atente à litragem da caixa pois como eu disse tem muita caixa "pronta" pra

qualquer sub daquele tamanho (ex: caixa pra corsa com sub de 12) e isto não funciona bem.

vc pode mandar um mp pro mdiana q ele tem experiência com caixa lateral. e pelo resultado que ele obteve deve estar muito bem feita.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem outra coisa tb. além de mdf grosso o ideal é utilizar travas internas tb. estas devem ser descontadas na litragem.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

E como seriam essas travas ?! De que seriam feitas ?!

 

 

[]s

 

 

Tiago Makoto

vc pode fazer de mdf mesmo. seria + ou - como o santo antônio dos carros de pista. conhece?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Só...

 

 

:)

 

Uma caixa lateral ia bem porque "sumia" com o espaço morto ...

Dá pra colocar travas nelas sem ser de mdf?!

 

 

 

 

[]s

 

 

 

Tiago Makoto

não tenho muita experiência com essas caixas + com certeza este pessoal que trabalha com fibra pode fazer uma + reforçada ou até reforçar uma pronta.

fique atente à litragem da caixa pois como eu disse tem muita caixa "pronta" pra

qualquer sub daquele tamanho (ex: caixa pra corsa com sub de 12) e isto não funciona bem.

vc pode mandar um mp pro mdiana q ele tem experiência com caixa lateral. e pelo resultado que ele obteve deve estar muito bem feita.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Firmão !!

 

 

Valeu :legal:

 

 

[]s

 

Tiago Makoto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu nao to me apegando a esses detalhes pra nao ficar complicando mt o assunto... às vezes vale mais a pena uma informaçao mais generica e simples do q uma mt tecnica q complica ainda mais... :)

 

até pq, 3 dB tb nao é o dobro de SPL...

3dB ñ eh o dobro???????me explique issu melhor!!!!!!

 

pode ser resposta tecnica mesmu!!!!!!!

 

 

Abraço,

Lucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...