Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tatuonline

Alguém Já Testou Tweeter Ribbon?

Recommended Posts

Postado em

Acabei de instalar uns tuita ortodinâmicos e fiquei embasbacado, já sabia dos prós e contras, mas no carro funcionou excepcionalmente bem.

Como todo ribbon, o mesmo apresenta ótima dispersão horizontal e nem tanto na vertical, acho q por isso foi amenizado drasticamente os problemas de reflexão no parabrisa, pelo simples motivo de possuir uma dispersão "polarizada".

Recomendo a todos q testem essas maravilhas, ficou mto baum mesmo, nem dá vontade de sair do carro qdo chego hehe.

A partsexpress tá fazendo um buyout nos fostex, acho um belo deal. Se alguém já testou e/ou ouviu mesmo em residencial, favor deixar suas impressões. Flw

Postado em

Ainda tô com planos de construir o meu. Até comecei, mas teria que trazer magnetos melhores, e de quebra ainda teria o problema do transformador (ou amp dedicado). Por isto achei melhor tocar meu projeto pro carro com produtos normais, e fazer os tweeters sem pressa.

Agora o objetivo é fazer um par de open baffles com uma fita de 1 metro nos agudos... :vts A traseira da fita também seria open!

Postado em
Já tinha ouvido em alguns residenciais e me surprendeu pela cristalinidade, agora no carro foi matar dois coelhos com uma cajadada só hehe.

Vc percebeu alguma mudança com a temperatura ambiente/sol, devido à dilatação da fita?

Postado em

Eu ja tentei usar Ribbon no carro.

Olha o som é diferenciado mesmo, fica bem legal, melhor que os tweeters automotivos (novidade!?! rsrs). Prós eu diria detalhamento e arejamento dos agudos.

Só que pra montar sem midrange ou fullrange fica difícil, pois tem que cortar bem alto (tipo 6K). O que eu usei é da Foster ou fostex, nao me lembro.

Outro problema é que é meio desconfortável acomodar um plate retangular de 12cm x 8cm disputando lugar com o midrange em cima do painel.

Pro residencial já é outro papo. E este eu prefiro não comentar.

Postado em
Vc percebeu alguma mudança com a temperatura ambiente/sol, devido à dilatação da fita?

Eu ainda não peguei um calor d rachar hehe, vou ver o comportamento no verão e depois posto. O legal é q achei um tuita d tamanho relativamente pequeno e q casou bem com os médios. Os tweters devem ser da foster, eu tinha um par q havia comprado na Still mas nem sei onde enfiei, em casa eu curto um ribbon com certeza, dá-lhe hi-vi hehe.

Postado em

Olha o som é diferenciado mesmo, fica bem legal, melhor que os tweeters automotivos (novidade!?! rsrs). Prós eu diria detalhamento e arejamento dos agudos.

Só que pra montar sem midrange ou fullrange fica difícil, pois tem que cortar bem alto (tipo 6K). O que eu usei é da Foster ou fostex, nao me lembro.

Outro problema é que é meio desconfortável acomodar um plate retangular de 12cm x 8cm disputando lugar com o midrange em cima do painel.

Foster eram os usados pela gradiente nos System 1. Existem muitos no brasil, mas quem tem não vende de jeito nenhum.

Postado em
Quem escuta ribbon não consegue mais escutar domo hehe, pelo menos no carro... quem sabe qdo eu puder comprar tweeters d ozônio eu mude d opinião.

Por favor, nem pense em usar tw de plasma em automóveis ou salas pequenas... o troço emite ozônio, que é tóxico.

Construir um não é exatamente complicado. O que fode são os materiais.

Postado em

Tatu...

quanto tah custando uma brincadeira dessas?? Esse q vc tah usando eh de qtos cm?

os valores q eu vi de tw ribbon eram ABSURDOS!

o Paulo Ramos tambem tem uma linha de médios ribbon... mas eu nunca vi uma review deles... alguem ai já ouviu (seja do Paulo ou outra marca)

Gabriel

Postado em
o Paulo Ramos tambem tem uma linha de médios ribbon... mas eu nunca vi uma review deles... alguem ai já ouviu (seja do Paulo ou outra marca)

Gabriel

Eu ouvi o set de Akron dele. Aqueles troços de 1,7m de altura, 9 woofers de 5" e um par de ribons de 1,6m de tamanho...

A transparência realmente é muito boa, assim como a dispersão horizontal superior ao resto. Pros meus ouvidos, sobem o suficiente, mas sobe menos que os scanspeak revelator. Pra 99% de quem ouve esta configuração é "O" tw.

O timbre é corretíssimo. Dinâmica excelente!

De ribbon mesmo eu só ouvi estes, e foi uma experiência muitíssimo agradável!

Postado em
Por favor, nem pense em usar tw de plasma em automóveis ou salas pequenas... o troço emite ozônio, que é tóxico.

Construir um não é exatamente complicado. O que fode são os materiais.

Tô ligado, viagem das minhas hehe. Tem cara q reclama depois de uma audição de 2 horas em sala pequena, mas tenho muita curiosidade de escutar os accapela, sem noção.

Postado em

Foster eram os usados pela gradiente nos System 1. Existem muitos no brasil, mas quem tem não vende de jeito nenhum.

sei como eh isso....... :rolleyes:

Postado em

rapaz, já vi os system à venda, mas sem as caixas top que vinham como opcionais no conjunto, que são as ribbon... :huh:

Postado em
Tatu...

quanto tah custando uma brincadeira dessas?? Esse q vc tah usando eh de qtos cm?

os valores q eu vi de tw ribbon eram ABSURDOS!

Gabriel

Comprei e é tão bom q nem marca tem, pesa umas 20gr, carcaça xoxa de plástico.Uma boa pedida e com certeza bem superiores aos q estou usando são os fostex q tá vendendo muito barato na partexpress por US$60,00. Esse vai ser meu próximo tuita hehe.

Postado em

O Edi, vê se atende esse telefone caramba, t liguei umas 3x em dias diferentes e nada...

Postado em

qto vc pagou e onde?

Rola de enviar um par aki pro PR??

eu sempre ouvi maravilhas dos ribbon! e realmente agradam td mundo!

e pelo q vc disse o custo beneficio é imbativel! mesmo considerando as 60 verdes dos fostex

Gabriel

Postado em
qto vc pagou e onde?

Rola de enviar um par aki pro PR??

eu sempre ouvi maravilhas dos ribbon! e realmente agradam td mundo!

e pelo q vc disse o custo beneficio é imbativel! mesmo considerando as 60 verdes dos fostex

Gabriel

http://www.mcminone.com/product.asp?catalo...t%5Fid=53%2D840

Olha o link ai, não sei se os caras mandam pra cá, eu pedi pro meu amigo comprar e mandar por EMS, se não me engano saiu por US$28,00 o envio da loja pra casa do meu amigo e de lá pra cá. Se der sorte não paga os R$120,00 q os fdp da rf me cobraram.

Postado em

Fala Fabio!

Não sabia que você tinha usado aquele twt de ribbon pra isso, achei que era pra um projeto seu residencial.. :unsure: Ainda tá com eles?

Postado em

Entao, na verdade ja tenho alguns pares!!

Eu comprei pra testar mesmo, tanto no carro como no residencial.

basta ver meus projetos atuais para tirar algumas conclusões sobre este tipo de tweeter

Postado em

Hj fez um calor bom e percebi q a fita realmente se dilata, na audição prarece q aumenta cerca d 1db, será pq melhora o "gap"? mas nem deu pra fazer uma avaliação interessante pq tava mó bafo, interessante, mas noo friozinho da noite nem dá vontade de sair do carro, ajuste fino, cada dia melhor...

Postado em

O Sakata chegou a usar um leaf no carro, mas ele apresentava variacao de performance quando tomava sol. Antes que detonasse ele resolveu tirar do carro.

Eu nao usaria devido a estrutura mecanica fragil que tem um desses.

Jah ouvi leafs e ribbons, mas ainda boto mais feh num tweeter de domo top. Eh que muitos que ouvem um leaf ou ribbon nao tiveram oportunidade de ouvir um tweeter realmente bom de domo (nao estou falando em preco, pq se for falar em tweeter caro, tem os morel e dynaudio que estao longe de ser tweeters realmente top e custam bem caro).

Um dos tweeters que sao otimos eh o Seas Millenium. Ouvi eles nas famosas Linkwitz Orion. A naturalidade que ele toca dos 1.6kHz pra cima (nas orion o tw eh cortado em 1.6kHz 24dB/8a se nao estou errado, corte ativo) eh impressionante. Claro que tem tweeters melhores que o Millenium em dispersao como os Hicquphon, mas pra acompanhar o Seas Excell de 8", tem que cortar baixo desse jeito mesmo.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...