Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

*Arctic*

Fiat Marea: Motor Explodido

Recommended Posts

Ainda vou ter minha 5ª 0,89 e dif 3,94 (6)

Opa!

Arruma logo então.

Doispontozero/S

Tá na mesa! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHAER, o seu post é a PURA verdade...

Tenho 3 Sedãs 2.4 e com esses são 5 que ja passaram na minha, mais de 500.000 Km e problemas ZERO !!

Desde 1998 que tenho marea e já fizeram par na garagem, Civic EX, Corolla SEG, Vectra CD2.2 16 V, KA, sem contar os 6 AP que tive e os 3 Tempras. e a manutenção do marea é até mais barata do que do Vectra e Corolla, alem de gastar BEM menos combustivel que o Vectra (+- a mesma coisa que o Corolla)

O Five Tech não tem NADA de fragil, de mal feito ou de complicado..

A melhor forma de quebrar um Fivetech é levar no seu "mecanico de confiança".

Isso porque o Mecanico, em geral, é um profissional de nivel medio para baixo, ou seja poucos se preocupam em se atualizar, e como você disse informação não é brincadeira.

O Motor que mais se parece com o Five tech é o T5 da Volvo.

O Five tech precisa de ferramentas especiais pra reparo, como por exemplo o fazador de comando e o fazador de bomba de oleo. Se não tem ferramenta nem começa a mexer que vai dar b... Por exemplo um colega nosso perdeu um cabeçote (trincou) porque o "mexanico de confiança" não tinha as tabelas de torque e apertou o cabeçote demais..

O oleo do Fivetech pode até ser mineral, mas o IMPORTANTISSIMO é que a viscosidade seja no minimo 10 e no maximo 50, para manter a pressão de oleo estavel ou seja pode usar 10W40 , 10W50 , 15W40 e 15W50, sempre na especificação SL ou superior.

A diferença entre sintetico, semi e Mineral é prazo de troca. Com mineral não passar do 5000 km, com semi 7000 e com sintetico 10.000Km

Outro caso serio é o Filtro de oleo. O FILTRO DE OLEO DO FIVETECH NÃO É O MESMO DO PALIO mas trocador de oleo de posto acha que é.

O filtro serve como radiador de oleo,, logo passa numa autorizada e compra um filtro DE MAREA (caixa da lancia) custa entre 7 e 10 reais mais caro. O filtro deve ser trocada a cada troca de oleo.

A cada 60 K km o carter e a tampa de valvulas devem ser abertas para limpeza esse serviço custa 600 reais.

Mais uma. NO MANUAL ESTÁ EXPLICITO que deve-se fazer limpeza do sistema de arrefecimento anualmente ou a cada 20 k km, E USAR 1 LITRO DE ADITIVO PARA CADA 2 LITROS DE AGUA. esse serv iço custa 130 reais.

Sabe o que acontece com quem não faz? trava a termostatica ai em viagens a temperaura do motor cai muito o que ajusta demais ele.

Ai some, borra dificultando a circulação de oleo (oleo cozido, por prazo indevido ou filtro errado) logo o filme de separação fino. pressão de oleo baixa por oleo com viscosidade errada, Motor frio (Valvula), rotação alta, em uma redução violenta de marcha... BUUMM.

Se bem que esse bum vai depender da velocidade.

99,9% dos problemas com o five tech residem ai. Geralmente cola o casquilho de biela do 3.o ou 5.o cilindro e só.

Basta fazer a parte de baixo que fica em 3500 reais com peças originais e em uma BOA oficina. DIFICILMENTE o fivetech dá problema em cima, já vendi um 2.0 20V com 156 K km que tava com compressão de novo.

(mando medir a cada revisão)

Quanto a correia dentada, não tem mistério, a cada 60 K km trocar a dentada, o esticador fixo, o esticador movel e as duas correias poli-V, esse serviço custa 750 reais.

Outro problema do carro. EX DONO... porque ? Bem as manutenções caras do Marea são BEM espaçadas, São as de 60 K (custa uns 2000 Reais) a de 80 K (uns 1800 Reais), a de 120 K e a de 160 K.

nas de 60 e 120, temos troca de velas filtros , correia e esticadores, nas de 80 e 160, troca de TODOS os fluidos do carro (cambio, DH, Arrefecimento, Freios) e pastilhas (geralmente). A embreagem vai á +- 130-150 Km.

Ai ficamos em duas situaçãoes perigosas. a Primeira o cara passa o carro pra frente sem fazer, a segunda faz nas coxa. PO louco pagar tudo isso numa revisão ? mas esqueceu que passou MUITO tempo fazendo revisões de 400 reais... uma hora tem que trocar peças..

E ai começam as gambiarras... e com isso o carro vai ficando um lixo, o proximo incauto compra uma bomba ambulante.

O Mesmo ocorre quando o motor funde a parte de baixo. BEM feito (pagando os 3500 que disse) fica novo, ai é so cuidar (conheço um monte de 2.o dono de marea que explodiu na mão e depois de bem feito já estão com mais de 60 k km.).

Entretanto é possivel fazer a parte de baixo do marea com 900 reais.. Isso mesmo !! mas se usa uns casquilhos de segunda argentinos e se faz retifica meia boca de vira (Não é toda retifica que tem ferramental pro vira do Marea) Dá pra fazer um motor completo do marea por 3000 ... Esses carros são BOMBAS ambulantes, se o orçamento sair menos de 4500 disconfie... o pior cado do Marea fica em 9500 com pistões e valvulas novas, passe no cabeçote, brunimento ou encamisamento (conforme o caso).

No caso do nosso amigo que iniciou o post, fica mais caro, um parcial do marea sai 12K e um total 17 K. mas ai é tirar da caixa e montar no carro.

Tudo isso porque a FIAT disponibilizou em 98 o que muito carro mais caro não tem hoje. Me mostra outro carro nacional que tem 160 CV, faz 0-100 em 8,6 s e faz 8 Km com litro de gasolina na cidade...

A reclamação de outros carro´s do mesmo nivel é menor, porque quem tem um V40, um 330 um A4 não fica economizando 10 reais num filtro de oleo. mesmo assim se soubessem o que tem de V40 com parte de baixo "soldada" por falta de lubrificação (Borra) iam se espantar..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Comparar o Marea a uma faixa de mercado que corresponde ao A4, V40 e afins é equivocado, na minha opnião. Está correspondente aos concorrentes como Vectra, Civic, Corolla e etc, que na minha opnião têm o mesmo perfil de dono Marea. Logo suponho que os cuidados dos donos com manutenção sejam aproximadamente iguais, o que me leva a crer que o Marea peca excessivamente por durabilidade, já que frente aos concorrentes da mesma categoria que tem a mesma faixa de preço e mesmo perfil de comprador (logo mesmo perfil de cuidados com o carro) o Marea se mostra um carro pouco confiável. Não tem mistério.

Pode ser um carro excelente em outros aspectos, mas admitir que os defeitos, que são crônicos do motor são sempre culpa dos donos "desleixados" ou manutenção deficiente é querer fugir da realidade..

Compartilhar este post

Link para o post

Matou a pau esse depoimento do sepacheco. [-]

Um passo a passo de como fazer um Marea durar 200.000km.

Falowz.

Compartilhar este post

Link para o post
Comparar o Marea a uma faixa de mercado que corresponde ao A4, V40 e afins é equivocado, na minha opnião. Está correspondente aos concorrentes como Vectra, Civic, Corolla e etc, que na minha opnião têm o mesmo perfil de dono Marea. Logo suponho que os cuidados dos donos com manutenção sejam aproximadamente iguais, o que me leva a crer que o Marea peca excessivamente por durabilidade, já que frente aos concorrentes da mesma categoria que tem a mesma faixa de preço e mesmo perfil de comprador (logo mesmo perfil de cuidados com o carro) o Marea se mostra um carro pouco confiável. Não tem mistério.

Pode ser um carro excelente em outros aspectos, mas admitir que os defeitos, que são crônicos do motor são sempre culpa dos donos "desleixados" ou manutenção deficiente é querer fugir da realidade..

:legal::+1:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois desses comentários... nem tenho o que dizer.

Só fiquei intrigado com uma coisa, se a manutenção preventiva custa tudo isso que você falou e mesmo assim a manutenção é mais barata do que a de um Vectra e Corolla...

Vectra e Corolla [o_]

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Sull1v4n
eh noiz tru

tamo sempre nos piao lado a lado sem minisquencia no baguio

haUHUHAUHAUAHuAHuAHUAHAUHAUHAUHu

é nóis jão! :vts:vts[]-[]o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Sull1v4n
PHAER, o seu post é a PURA verdade...

Tenho 3 Sedãs 2.4 e com esses são 5 que ja passaram na minha, mais de 500.000 Km e problemas ZERO !!

Desde 1998 que tenho marea e já fizeram par na garagem, Civic EX, Corolla SEG, Vectra CD2.2 16 V, KA, sem contar os 6 AP que tive e os 3 Tempras. e a manutenção do marea é até mais barata do que do Vectra e Corolla, alem de gastar BEM menos combustivel que o Vectra (+- a mesma coisa que o Corolla)

O Five Tech não tem NADA de fragil, de mal feito ou de complicado..

A melhor forma de quebrar um Fivetech é levar no seu "mecanico de confiança".

Isso porque o Mecanico, em geral, é um profissional de nivel medio para baixo, ou seja poucos se preocupam em se atualizar, e como você disse informação não é brincadeira.

O Motor que mais se parece com o Five tech é o T5 da Volvo.

O Five tech precisa de ferramentas especiais pra reparo, como por exemplo o fazador de comando e o fazador de bomba de oleo. Se não tem ferramenta nem começa a mexer que vai dar b... Por exemplo um colega nosso perdeu um cabeçote (trincou) porque o "mexanico de confiança" não tinha as tabelas de torque e apertou o cabeçote demais..

O oleo do Fivetech pode até ser mineral, mas o IMPORTANTISSIMO é que a viscosidade seja no minimo 10 e no maximo 50, para manter a pressão de oleo estavel ou seja pode usar 10W40 , 10W50 , 15W40 e 15W50, sempre na especificação SL ou superior.

A diferença entre sintetico, semi e Mineral é prazo de troca. Com mineral não passar do 5000 km, com semi 7000 e com sintetico 10.000Km

Outro caso serio é o Filtro de oleo. O FILTRO DE OLEO DO FIVETECH NÃO É O MESMO DO PALIO mas trocador de oleo de posto acha que é.

O filtro serve como radiador de oleo,, logo passa numa autorizada e compra um filtro DE MAREA (caixa da lancia) custa entre 7 e 10 reais mais caro. O filtro deve ser trocada a cada troca de oleo.

A cada 60 K km o carter e a tampa de valvulas devem ser abertas para limpeza esse serviço custa 600 reais.

Mais uma. NO MANUAL ESTÁ EXPLICITO que deve-se fazer limpeza do sistema de arrefecimento anualmente ou a cada 20 k km, E USAR 1 LITRO DE ADITIVO PARA CADA 2 LITROS DE AGUA. esse serv iço custa 130 reais.

Sabe o que acontece com quem não faz? trava a termostatica ai em viagens a temperaura do motor cai muito o que ajusta demais ele.

Ai some, borra dificultando a circulação de oleo (oleo cozido, por prazo indevido ou filtro errado) logo o filme de separação fino. pressão de oleo baixa por oleo com viscosidade errada, Motor frio (Valvula), rotação alta, em uma redução violenta de marcha... BUUMM.

Se bem que esse bum vai depender da velocidade.

99,9% dos problemas com o five tech residem ai. Geralmente cola o casquilho de biela do 3.o ou 5.o cilindro e só.

Basta fazer a parte de baixo que fica em 3500 reais com peças originais e em uma BOA oficina. DIFICILMENTE o fivetech dá problema em cima, já vendi um 2.0 20V com 156 K km que tava com compressão de novo.

(mando medir a cada revisão)

Quanto a correia dentada, não tem mistério, a cada 60 K km trocar a dentada, o esticador fixo, o esticador movel e as duas correias poli-V, esse serviço custa 750 reais.

Outro problema do carro. EX DONO... porque ? Bem as manutenções caras do Marea são BEM espaçadas, São as de 60 K (custa uns 2000 Reais) a de 80 K (uns 1800 Reais), a de 120 K e a de 160 K.

nas de 60 e 120, temos troca de velas filtros , correia e esticadores, nas de 80 e 160, troca de TODOS os fluidos do carro (cambio, DH, Arrefecimento, Freios) e pastilhas (geralmente). A embreagem vai á +- 130-150 Km.

Ai ficamos em duas situaçãoes perigosas. a Primeira o cara passa o carro pra frente sem fazer, a segunda faz nas coxa. PO louco pagar tudo isso numa revisão ? mas esqueceu que passou MUITO tempo fazendo revisões de 400 reais... uma hora tem que trocar peças..

E ai começam as gambiarras... e com isso o carro vai ficando um lixo, o proximo incauto compra uma bomba ambulante.

O Mesmo ocorre quando o motor funde a parte de baixo. BEM feito (pagando os 3500 que disse) fica novo, ai é so cuidar (conheço um monte de 2.o dono de marea que explodiu na mão e depois de bem feito já estão com mais de 60 k km.).

Entretanto é possivel fazer a parte de baixo do marea com 900 reais.. Isso mesmo !! mas se usa uns casquilhos de segunda argentinos e se faz retifica meia boca de vira (Não é toda retifica que tem ferramental pro vira do Marea) Dá pra fazer um motor completo do marea por 3000 ... Esses carros são BOMBAS ambulantes, se o orçamento sair menos de 4500 disconfie... o pior cado do Marea fica em 9500 com pistões e valvulas novas, passe no cabeçote, brunimento ou encamisamento (conforme o caso).

No caso do nosso amigo que iniciou o post, fica mais caro, um parcial do marea sai 12K e um total 17 K. mas ai é tirar da caixa e montar no carro.

Tudo isso porque a FIAT disponibilizou em 98 o que muito carro mais caro não tem hoje. Me mostra outro carro nacional que tem 160 CV, faz 0-100 em 8,6 s e faz 8 Km com litro de gasolina na cidade...

A reclamação de outros carro´s do mesmo nivel é menor, porque quem tem um V40, um 330 um A4 não fica economizando 10 reais num filtro de oleo. mesmo assim se soubessem o que tem de V40 com parte de baixo "soldada" por falta de lubrificação (Borra) iam se espantar..

[]

Sandro

:+1:rever1:

falou tudo...

o Marea do meuj pai mesmo, vou falar pra ele fazer essas revisões, mais infelizmente creio que ele ñ fara pois vai falar o que vc mencionou (pra que? faz uma gambiarrinha)... é galera.. infelizmente meu pai não tem a nossa mentalidade (vide: Boss (que logo que pegou a "julia" ja mandou arrumar), EU (que assim que peguei andei 3 semanas e ja mandei fazer o diabo a 4 no motor e na mecanica pra ficar bom),Zed (que assim que pode ja fez tudo que o "bento" precisava) e por aí vai...

A NOSSA mentalidade em relação a manutenção é a de 1o a PREVENTIVA, e jamais cair na CORRETIVA, sempre fazer as manutenções preventivas (oleo na km certa, filtro de oleo a cada troca e o CORRETO, drenagem do sistema de arrefecimento e completar com fluido e agua na medida correta, correia dentada esticador e rolamentos...e por ae vai....), a Corretiva somente nas Km certas, (pq com as manutenções prevetivas em dia e BEM FEITAS, não ha problema e fazer a corretica no tempo certo)....

é um excelente carro que exige cuidados especiais, e não é para "qualquer"...

;)

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Blackout

Esse motor eh um lixo mesmo, sempre da problema na bomba de oleo que acaba parando de funcionar e corta totalmente a lubrificaçao de uma vez, fora os outros erros de projeto, nao acho que esteja com cara de calço hidraulico, talvez preh detonaçao, mas enfim que se fo** o motivo, o que importa eh que essa po*** de motor vive dando pau e quando da, senta e chora pq eh uma bica, tem coisas que soh a Fiat faz pra vc, compre um carro gm , wolks, ou ford que eh melhor

Soh pra concluir o dono do carro eh burro, nao que seja correto, mas viu que ia ficar essa fortuna, para o carro nas descida, solta o freio de mao e espera arrebentar na parede, ou senao manda pro corte pagar 10 conto de motor num carro que vale 22 mil soh rindo mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Esse motor eh um lixo mesmo, sempre da problema na bomba de oleo que acaba parando de funcionar e corta totalmente a lubrificaçao de uma vez, fora os outros erros de projeto, nao acho que esteja com cara de calço hidraulico, talvez preh detonaçao, mas enfim que se fo** o motivo, o que importa eh que essa po*** de motor vive dando pau e quando da, senta e chora pq eh uma bica, tem coisas que soh a Fiat faz pra vc, compre um carro gm , wolks, ou ford que eh melhor

Soh pra concluir o dono do carro eh burro, nao que seja correto, mas viu que ia ficar essa fortuna, para o carro nas descida, solta o freio de mao e espera arrebentar na parede, ou senao manda pro corte pagar 10 conto de motor num carro que vale 22 mil soh rindo mesmo

[o_]

Compartilhar este post

Link para o post
Opa!

Arruma logo então.

Doispontozero/S

Tá na mesa! :rolleyes:

Issaê

Só tá faltando a 5ª, o dif já ta na mão

Compartilhar este post

Link para o post

Soh pra concluir o dono do carro eh burro, nao que seja correto, mas viu que ia ficar  essa fortuna, para o carro nas descida, solta o freio de mao e espera arrebentar na parede, ou senao manda pro corte pagar 10 conto de motor num carro que vale 22 mil soh rindo mesmo

[o_]

[o_]

:pirou:

Falowz.

Compartilhar este post

Link para o post

Só fiquei intrigado com uma coisa, se a manutenção preventiva custa tudo isso que você falou e mesmo assim a manutenção é mais barata do que a de um Vectra e Corolla...

Vectra e Corolla [o_]

A diferença é que Corolla não da manutenção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sandro, uma coisa é fato, outros motores com menos manutenção duram muito mais e nescessitam de bem menos manutenção (ele não chega a ficar 100%, mas que anda aparenttemente "normal" anda)

O marea ja não vende, imagina se todo vendedor falar que ele precisa de todas essas manutenções? :blink:

Só sei que o pai de um amigo meu compro um marea 0km 2.4, o dono da concessionaria FIAT deu sua palavra de que o carro não dava problema! O pai do meu amigo fez todas as revisões na autorizada e com 40mil km fundiu o motor depois de uns 4 anos, mas como o dono deu sua palavra, ele coloco um motor novo sem cobrar absolutamente nada, acho que voçê não pode depositar toda sua confiança nele

Compartilhar este post

Link para o post

Ai é que está Neto.

Você tem um carro com mecanica do nivel de A4 V6 e V40 no preço de mercado de um Vectra.. isso é Um problema.

Nessa faixa de mercado tem que ser um carro que ande sem manutenção pois o cara gastou tudo pra comprar o carro...

Mas posso te garantir que o vectra tem uma manutenção bem salgada depois dos 60 K.. sofri na pele.. o kit de embreagem é caro, buchas de suspensão idem..

o Corolla tem um problema serio.. para manter a garantia tem que até trocar oleo na concessionaria, não sai de la com uma conta de menos de 1000..

Volto a repetir, NÂO EXISTE defeito cronico no motor do Marea.. se não teria 3 Mareas e sim 3 carros diferentes... Não sou burro e sou pão duro..

O fato é que mais se fala de marea de "ouvi dizer", "um amigo meu disse" doque do real convivio com o carro.

Conheço muita gente que mudou COMPLETAMENTE de opnião depois que comprou o carro.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Vectra e Corolla  [o_]

A diferença é que Corolla não da manutenção.

Já teve corolla ou "ouviu dizer" que não dá manutenção ?

Há, "todo mundo" sabe que corolla não dá manutenção...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Sandro, uma coisa é fato, outros motores com menos manutenção duram muito mais e nescessitam de bem menos manutenção (ele não chega a ficar 100%, mas que anda aparenttemente "normal" anda)

O marea ja não vende, imagina se todo vendedor falar que ele precisa de todas essas manutenções? :blink:

Só sei que o pai de um amigo meu compro um marea 0km 2.4, o dono da concessionaria FIAT deu sua palavra de que o carro não dava problema! O pai do meu amigo fez todas as revisões na autorizada e com 40mil km fundiu o motor depois de uns 4 anos, mas como o dono deu sua palavra, ele coloco um motor novo sem cobrar absolutamente nada, acho que voçê não pode depositar toda sua confiança nele

Falta dados..

Até porque o Marea foi o primeiro carro nacional com 2 anos de garantia, ou seja se algo aconteceu nesse periodo.... tinha que trocar na garantia mesmo, como você disse "Só sei que o pai de um amigo meu compro um marea 0km 2.4...", quem conta um conto aumenta um ponto.

Veja não estou lhe repreendendo, mas nenhum dos relatos é "O MEU MAREA ACONTECEU ISSO".

Marea vende e mais que muito carro.. (só uma concessionária de curitiba vende 50 carros por mês) mas não é um carro de alto volume mesmo, é um carro de nicho, pra quem REALMENTE sabe o que está comprando.

Marea bom Vennde rápido, o problema é que tem muito LIXO no mercado, por culpa do ex dono.

Mas sem mais.. quem quiser conhecer o que realmente ocorre com o carro:

www.clubedomarea.com.br

São mais de 3.000 Socios e pouquissimos tiveram problemas..

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

O marea ja não vende, imagina se todo vendedor falar que ele precisa de todas essas manutenções?  :blink:

Falta dados..

Até porque o Marea foi o primeiro carro nacional com 2 anos de garantia, ou seja se algo aconteceu nesse periodo.... tinha que trocar na garantia mesmo, como você disse "Só sei que o pai de um amigo meu compro um marea 0km 2.4...", quem conta um conto aumenta um ponto.

Veja não estou lhe repreendendo, mas nenhum dos relatos é "O MEU MAREA ACONTECEU ISSO".

Marea vende e mais que muito carro.. (só uma concessionária de curitiba vende 50 carros por mês) mas não é um carro de alto volume mesmo, é um carro de nicho, pra quem REALMENTE sabe o que está comprando.

Marea bom Vennde rápido, o problema é que tem muito LIXO no mercado, por culpa do ex dono.

Mas sem mais.. quem quiser conhecer o que realmente ocorre com o carro:

www.clubedomarea.com.br

São mais de 3.000 Socios e pouquissimos tiveram problemas..

[]

Sandro

mas o motor fundiu depois de 4 anos de uso, o dono da fiat so trocou pq deu sua palavra, e o pai do meu amigo é um bom cliente para ele (só compram com ele)

mas eu acompanhei esse carro, pq ele é meu amigo de infancia, e nos vemos ate hoje, moravamos na mesa rua e agora me mudei pra uns 2 minutos de distancia da casa dele, o pai dele sempre cuidou do carro, ninguem esperava isso, tanto que o dono da cocnessionaria trocou o motor (trocou pq ele tb acompanhou o carro tb, fazia as revisões)...

vc falo de tempra, meu pai ja teve varios carro, o unico que deixou ele na mão foi um tempra, ele fico puto da vida, perdeu maior grana no carro e ainda deixou ele na mão (na epoca que começaram os tempras)

a s-10 de trabalho do meu pai, ele tiro 0km, ele troca oleo a cada 10mil km, poe oleo vagabundo, filtro de oleo deve tedo sido trocado umas 3 vezes ESTOURANDO, nunca trocou de ar e combustivel, nunca revisou nem nada, e ando 100mil km e ta até hoje, como era um carro de trabalho, ele tinha ciencia que não cuidava bem do carro, mas ele sabia que na hora de vender iria valer a mesma bosta cuidando ou não, e como era carro de trabalho ele não cuidava muito...

Marea não é "carrão" (tipo volvo), é um carro do povo, ele não deveria ser tão sensivel, meu carro acho se se mijar no oleo do motor ele vai funcionar, se trocar oleo com 20mil km o motor vai durar 200mil km, não preciso limpar bico nenhum, trocar filtro de nada. (eu não faço isso, sou que nem velho chato, ate o oleo é na concessionaria)

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a grande culpa da fama do marea seja por seus donos mesmo, aqui onde moro estou tentando comprar um carro 2005 e está extremamente difícil, não sei o que o povo faz com o carro, parecem cupim, acharam o carro ou o dinheiro dele no jardim, só acho lixo, então imagina isso num carro mais avançado com peças mais caras?

Quem eu conheço que tem marea com cuidado é só alegria com o carro, a não ser na hora da revenda, o pai de meu amigo tinha um HLX 99-2000, comprou zero, tava com pouco mais de 70mil km rodados sem problema nenhum quando trocou no stilo, a concessionária Fiat onde ele sempre compra os carros recebeu por R$12000,00.

Por isso que toda vez que vou vender um carro meu o primeiro que olha leva, ninguém cuida não, a mentalidade é que troca de óleo e outras manutenções básicas é frescura e etc. Tá funcionando mesmo que mais ou menos? Então deixa.

Hoje mesmo no mecânico chegou uma senhora perguntando se tinha que limpar o carburador do carro dela (corsa mpfi, heheh) e ainda assumiu que era desligada pois já tinha batido o motor de um carro por não fazer nada.

Mas Sepacheco, mesmo com óleo (sintetico ou não) trocados com intervalos regulares tem que abrir o carter e a parte de cima pra limpar a cada 60mil km? E salvo engano o marea vendia pouco mais de 70 unidades mês no país todo não?

Particularmente não gosto de AP pois o acho muito áspero e barulhento, mas admito que não tem nenhum motor que dure tanto e tão facilmente quanto os AP a não ser os do opala. Tb é mais econômico que os chevrolet 2.0, meu pai com santana faz 8,5km/l até mais, meu astra 2.0 fazia 7-7,5km/l. Se eu rodasse muito com certeza teria AP, pois a manutenção é muito barata e a durabilidade alta.

Compartilhar este post

Link para o post
Comparar o Marea a uma faixa de mercado que corresponde ao A4, V40 e afins é equivocado, na minha opnião. Está correspondente aos concorrentes como Vectra, Civic, Corolla e etc, que na minha opnião têm o mesmo perfil de dono Marea. Logo suponho que os cuidados dos donos com manutenção sejam aproximadamente iguais, o que me leva a crer que o Marea peca excessivamente por durabilidade,  já que frente aos concorrentes da mesma categoria que tem a mesma faixa de preço e mesmo perfil de comprador (logo mesmo perfil de cuidados com o carro) o Marea se mostra um carro pouco confiável. Não tem mistério.

Ai é que está Neto.

Você tem um carro com mecanica do nivel de A4 V6 e V40 no preço de mercado de um Vectra.. isso é Um problema.

Nessa faixa de mercado tem que ser um carro que ande sem manutenção pois o cara gastou tudo pra comprar o carro...

Mas posso te garantir que o vectra tem uma manutenção bem salgada depois dos 60 K.. sofri na pele.. o kit de embreagem é caro, buchas de suspensão idem..

o Corolla tem um problema serio.. para manter a garantia tem que até trocar oleo na concessionaria, não sai de la com uma conta de menos de 1000..

Volto a repetir, NÂO EXISTE defeito cronico no motor do Marea.. se não teria 3 Mareas e sim 3 carros diferentes... Não sou burro e sou pão duro..

O fato é que mais se fala de marea de "ouvi dizer", "um amigo meu disse" doque do real convivio com o carro.

Conheço muita gente que mudou COMPLETAMENTE de opnião depois que comprou o carro.

[]

Sandro

Ai é que está o ponto..

Manutenção é uma coisa, quebrar é outra..

Manutenção do Vectra, por exemplo, é cara? Tudo bem. Mas pelo menos funciona.

Marea é o típico carro que não precisa de manutenção (ele quebra antes de ser feita)...

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho engraçado é que só os donos de Marea são descuidados não?

Todos os donos de outros carros são super cuidadosos.. Inclusive os domingueiros e mulheres. Por isso que não quebram né..

Compartilhar este post

Link para o post
O que eu acho engraçado é que só os donos de Marea são descuidados não?

Todos os donos de outros carros são super cuidadosos.. Inclusive os domingueiros e mulheres. Por isso que não quebram né..

Marea não pode descuidar da manutenção de jeito nenhum, é um carro que exige muita atenção do dono.

Portanto não serve pra 80% da população. :unsure:

É um carrão, quase que comprei um esses dias, mas como nem tudo é perfeito não achei nenhum conservado. Então na dúvida fui de Palio mesmo.

Falowz.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo por que uns gostam tanto de defender o Marea (e outros carros) e outros gostam tanto de atacar

Pombas, cada um fode com a piça que tem

Se um tem Marea e o carro é 100%, bom pra ele, se o outro acha o Marea um lixo, bom pra ele também

Sempre que se fala em determinados carros é essa ladainha... "Eu odeio", "Eu amo", "É um lixo", "É perfeito", e é sempre os dois lados tentando provar que tão certo... isso enche o saco

Opiniões sempre vão existir, das mais diversas, mas bater sempre na mesma tecla?! Pode parar...

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que algumas idéias da seção de som do fórum podem ser aplicadas aqui. É meio injusto opinar sobre um carro que a pessoa não teve. Ouvir histórias todo mundo ouve, eu mesmo nunca ouvi "O MEU Marea é um lixo, fundiu o motor!". Foi sempre "O motor do Marea de um camarada foi pro saco". Mesmo que tivesse ouvido algo do tipo diretamente de uma pessoa que conheço colocaria o fator "sardinha" no meio. Se aconteceu mer** por culpa do dono há uma grande possibilidade dele omitir esse fato e colocar a culpa no carro que não presta. Já foi falado várias vezes que o motor desse carro exige cuidados acima do normal pra não dar zica. Não esta afim de arriscar? Parte para um VW ou nipônico da vida então. Quem tem VW sabe quanto gasta em manutenção e adianto que essa lenda de que carros orientais não quebram é apenas uma lenda mesmo, já passaram 2 aqui em casa de marcas diferentes desde 2002.

Compartilhar este post

Link para o post

Todo equipamento depende unica e exclusivamente de dois pontos:

- cuidados;

- manutenção.

Tendo zêlo por estes dois pontos, qualquer maquinário irá durar muito bem. Alguns dependem de manutenção mais cara, outros de mais frequência...... por isso, têm-se de pesquisar e avaliar se o bolso comporta...... falar que carro, motor, etc..... é um lixo?!!!?!?..... têm-se de ver se a pessoa que cuidou, não era um lixo também.

Sabe-se que FIAT usa do conceito do minimo para ter um preço competitivo, até nas camadas de pintura eles economizam, por isso o/a proprietário/a deve de ter um cuidado a mais na pintura, que vai ter pro resto da vida...... e outros pontos, de qualquer montadora.

Não sei, vou me informar, mas comparar um Volvo foi mancada, paga-se muito caro por um Volvo em qualquer lugar do mundo, por isso, não devemos considerá-lo como um carro produzido para ser altamente acessível.

Questão do óleo, as diferenças de compostos de semi-sintético, sintético e mineral, vão muito além da base de troca........ não misturem, ou troquem a olho. Um carro de cocepção antiga não suporta óleo sintético, poderá haver detoriação de guías, retentores e elastomeres internos por causa do composto sintético. Cada um no seu cárter.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...