Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

*Arctic*

Fiat Marea: Motor Explodido

Recommended Posts

Postado em

Quotado da Oktane de um membro dono do carro ! é di chorar mesmo :(

Nao sabem ainda oq acasionou isso, apenas teorias até agora

Olhem oq virou o 5 cilindro ! O.O

"Galera fiquei meio na dúvida se era melhor postar aqui ou no de mecânica, vai aqui mesmo, se algum moderador achar melhor pode mudar ;)

A parada foi a seguinte, tava numa viajem de rotina, fui ultrapassar coloquei quarta e pisei. O giro começou a cair e o acelerador bobo de tudo, qndo começou a cair mais bruscamente eu desengatei, o motor morreu e fudeu tudo. Fumaça branca e densa saindo pelos lados e capô, acendeu luz da injeção e logo depois do óleo no painel. Encostei e akele balde de óleo fritando e escorrendo no acostamento :shock:

Sempre cuidei melhor do carro do que de mim, óleo semi a cada 5k, gasolina sempre aditivada e mesmo posto, revisão de correia tinha sido feita a 5 mil km junto com limpeza de bico, acerto de ponto e tudo que tinha direito. Sou o unico dono desse carro e não tem nada de preparação a não ser escape "livre". Tinha 58 mil km quando aconteceu isso. Perdi totalmente o tesão, era apaixonado por esse carro mas a partir de então passei a só achar bonito na mão dos outros.

Total de despesas 10 mil reais. Em um carro de 24 na tabela que quando muito conseguiria vender por 21~22. Era ano 2001/2001. Não tinha nem sombra de borra em lugar algum, estava impecável.

Briguei com o seguro mas eles não pagaram, mesmo pq nem era obrigação. Não peguei nada na pista sendo que o protetor do carter estava intacto.

Segue as fotos da tragédia (desculpa a qualidade, só fui com o cel pra oficina):

Quinto pistão (essa massa é pouco menor que um celular, o resto ficou espalhado no motor e saiu pelo escape)

DSC06936Edit.jpg

Rombo no bloco

Bloco.jpg

Cil. descamisado

Cilindrodescamisado.jpg

Quinta biela

Biela.jpg

Vira fundido

Vira.jpg

Carter

Carter.jpg

Sede e valvulas do 5º cil.

Cabeote.jpg

Resto dos pistões, aparentemente intactos

Pistes.jpg

Alguém imagina o que pode ter ocorrido? Pq ninguém descobriu de fato até agora. Bomba de óleo não foi, isso posso ja avisar. Só vi um pistão ficar desse jeito quando da falta em carro turbo executando.

O carro foi bonito um dia :(

DSC05895.jpg

DSC05894.jpg

998930[/snapback]

Postado em

nossa q estranho e o cara fala q sempre cuido bem tinha desde de zero....

destrui o motor a biela chego a fikar engraçada....

q mals....

bom como tenho poko conhecimento de mecanika nem vo falar nada

Postado em

ta com cara de SOBREGIRO isso.............. com certeza o cara puxou 4 em uma hora errada o-o-

ca*****, nunca vi uma coisa dessas........ akela primeira foto parecia um AEROLITO..ehauehuaehaea como dizia o chaves........

Postado em

o papo que ta rolando na Oktane é que isso é DEFEITO COMUM desses motores :S :S :S

amanha o Zed vem com tudo ae ! mas uma coisa é fato ! cansei de escutar que esses motores do Marea dão problemas a beça ! hehehehehe

sei lá ! num gosto de Fiat mesmo ! :D :D :D (Zed essa é pra vc) :D

edited: Caio, a injeção cortaria se fosse sobregiro..... mas nem parece..

Parece calço hidraulico isso pra mim ! ja vi um pistão la na Intrax que fico bem parecido com isso, pouco menos claro, de um Golf que foi brincar de mergulhador na enchente de SP hehehehehehe

Postado em

o primeiro motor q estourou do chevvas aconteceu a mesma coisa, ficou com um rombo no bloco e deu pt geral, o mecanico falou q a bomba de oleo travou e aconteceu isso, o bloco ta guardado de recordação hehehehehe

Postado em

Será que essa biela ainda tava dentro do bloco???

Pelo jeito que ela tá, eu chuto que foi uma senhora pré detonação... aí as pressões envolvidas se encarregaram de destroçar essa biela e abrir o buraco no bloco.

Só acho estranho ele não ter ouvido na hora... deve ter feito um barulho considerável!

Postado em

Não creio que o Marea quebre fácil desse jeito.

Com certeza algo de anormal aconteceu pra chegar nesse ponto. O tópico sobre esse caso no CDM já está em 22 páginas e não chegaram a um concenso.

Os motores quebram por causa do dono, e não por ser frágil. Não é todo muito que sabe manter um Fivetech em perfeito funcionamento.

Quem compra o carro 0km e cuida bem roda tranquilo. Agora comprar um carro desses usado é loteria. Ainda mais com essa cultura brasileira de "mascarar" os problemas pra vender se torna uma compra de alto risco.

É um carro hiper exigente, bobeou na manutenção é prejuízo na certa.

Falowz.

Postado em

Realmente muito estranho O.O

Sera que apos a troca de correia colocaram o motor no ponto errado, ou a correia pulou "alguns" dentes e acabou gerando essa tragédia toda ?

Na troca da correia dentada é indispensavel trocar o rolamento esticador. Se ele vai pro saco ja era.

Postado em

Tb aposto em uma pré detonaçao.. porem,, o q causou..??????

Kde o ZED pra falar q aquilo na verdade era um AP com um cilindro a mais.. :vts

Postado em

Qual é a única forma do vira fundir??? Falta de lubrificação...

O cara vinha na "tocada" ( Sabe-se Deus como... ) e a lubrificação já devia estar um pouco deficiente... Qnd "meteu quarta" que o giro e a carga subiram, a lubrificação tornou-se insuficiente e começou a fundir/travar as bronzinas "no vira".

Nisso ele sentiu a "falta de força".

"Com as bronzinas "já coladas" no vira, foi a vez da "massa" vira+bronzina atritar-se com o material do mancal... Travando-o.

"Travou" e "levou" a camisa e o bloco juntos com a inércia do manco...

Isso é uma das possibilidades, óbvio. Não é nada conclusivo.

:(

Lamentável isso. Pode acontecer com qualquer um.

Só não entendi de onde saiu aquela "cavaco" da primeira foto!!! :blink:

Pow! Perto do tamanho de um celular??? Todo retorcido e sem nenhum indício de ser "pedaço" de nada??? ( Se fosse de pistão estaria "meio" arredondado... Se fosse biela estaria faltando partes da mesma... Pino de pistão não tem esse tamanho... Pedaço da camisa ou do bloco, suspeito eu... )

Só sei que o regasso foi "bom"...

Postado em

Pow... Olhando BEM as fotos...

Será que esse cilindro não estava "detonando/batendo pino" não?!?!?

As fotos não estão boas ( Celular é uma DESGRAÇA PARA TAL FINALIDADE! *rs* Cadê o manco do Boss pra me apoiar?!? :P ) não dá um nível de detalhamento muito grande...

Mas percebi que a câmara está "um pouco feia", perto da parte da outra câmara que aparece do lado.

Não vi marcas de "pancadas" nela... P-a-r-e-c-e que a câmara danificou-se por detonação ( ela vai "descamando"... Até furar. ) e as válvulas de escape "tortas"... Parace sinônimo de sobre-aquecimento da câmara ( As temperaturas sobem drasticamente e "acabam" com as válvulas de escape e suas sedes - nivel de detalhamento que a foto não dá... :( ) ...

Ratifico o que disse de ser algo fundido/falta de lubrificação... ( Mesmo pq não dá para ver os "riscos" no vira... ) Pq a biela não está "colada" nele tmb...

Suspeito que seja detonação mesmo...

:(

Postado em

Olha nunca tive fiat.. mais pelo que vejo a do meu tio que e a weekend turbo ele nao cuida mto bem dela nao.. da uns KCT e ainda ta ae vivinha.. ta uma barulheira só dentro do carro pois ele mora em MAURILANDIA e la nem land rover passa sem quebrar pneu ekkeakea, mais motor ta vivinho.

E AINDA EM :mac1

Postado em

Cara:

"A parada foi a seguinte, tava numa viajem de rotina, fui ultrapassar coloquei quarta e pisei. O giro começou a cair e o acelerador bobo de tudo, qndo começou a cair mais bruscamente eu desengatei, o motor morreu e fudeu tudo. Fumaça branca e densa saindo pelos lados e capô, acendeu luz da injeção e logo depois do óleo no painel. Encostei e akele balde de óleo fritando e escorrendo no acostamento."

Impossível o resultado final ter ocorrido somente com isto, com certeza este motor já estava apresentando problemas bem antes disto......... muito estrago por pouca coisa........... como o Loko falou, também acredito muito que a lubrificação arregaçou o motor. Acredito ainda que anél do quinto cilindro virou na puxada (ou quebrou)....... (digo virou, porque já virou um anel num Cummins 6BT e a fumaceira foi a mesma), conforme vai virando o anel, o cilindro vai perdendo força e mandando gasolina pro cárter, sem falar em ir comprometendo a lubrificação nesta parte do cilindro dissolvendo o óleo e dando atríto nas peças móveis.......... óleo na cabeça do cilindro mais óleo misturado carboniza pacas, gerando carvão que fica superaquacendo o pistão........ dae para dar um calço hidráulico e mandar válvulas e biela pro saco, não custa muito.

Postado em

Bom jah vi mtos problemas com esse motor............ a grande maioria eh por causa de lubrificacao , este motor tem galeria de oleo mto finas , e necessita de oleo sintetico , eh mto exigente o motor , o cara usava semi sinteico , entaum pode ser tbm , mas naquela dia eu creio q tiveram 2 causas , pode ter emtupido uma galeria de oleo q lubrificava o 5 cilindro vira/camisa , e tbm por pura falta de sorte pode ter travado o bico injetor .....sim isso acontece e e com os outro 4 pistoes girando normal em 5 ele nem sentia...mas a camara estava bem quente...........quano ele acelerou e pois 4......cozinhou de vez.............dureza viu.......... fora q jah vi inumeros desses travar vira....... isso em carro de cara q num eh de acelerar , e tbm fazia as manut preventiva........ esse motor anda mto , mas tbm dah uns pau loco........ :(

Postado em

Erro de projeto....fadiga das peças.....resumindo:

Vou repetir uma frase que, eu particularmente abomino, mas, cansei de escutar de mecanico, preparador e engenheiro mecanico:

ISSO FOI UMA FATALIDADE, ACONTECE!!!

Postado em

interessante q o unico motor no brasil q acontece essas "fatalidades" loucas quase impossiveis é com o fivetech... e n são poucos... são vários, diversos motores desses já aconteceram uma mer** do tipo no brasil todo.

Postado em
edited: Caio, a injeção cortaria se fosse sobregiro..... mas nem parece..

Mesmo a injeção cortando, o motor pode ultrapassar o giro por inércia.

Postado em

ACREDITANDO no dono do Marea q puxou uma 4a só pra ultrapassar duvido mto q ele sairia de giro,principalmente pelo câmbio longo.Ou foi uma PATZA falta de lubrificação,caso da bomba de óleo ter dado um pau geral bem legal ou como o Loko disse,detonação.Mas q é uma dó é.

Postado em

kralhoooo

po o primo da minha mulher bateu o motor do dele.... e achei abssurdo 5,5k para fazer o motor... imagina 10k !!! pqp!

Cá entre nós... que puta falta de sorte, hein?!

Abçs,

Rapha

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...