Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Cabo Cat5e

Recommended Posts

nada contra, mas....

tenho aqui uns metros de cabo nakamichi e uns terminais nakamichi q quero montar pra testar, mas como no momento faço parde da equipe som no armário pq estou sem carro...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, despertou curiosidade... ;)

Até que seria uma boa pro meu caso..

Tenho alguns metros aqui sobrando, creio que seja Cat5e.

Tu sabes me dizer se há alguma limitação quanto ao comprimento? Ele é um cabo exclusivo para pequenas distâncias, (1,5m ~ 2m) por ae?

Como agora o meu esquema vai ser 3-way, eu montaria RGC pros médios e graves, e o HI faria com esse...

Vou verificar isso quando montar (próxima semana) e posto o resultado aqui! ;)

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, despertou curiosidade... ;)

Até que seria uma boa pro meu caso..

Tenho alguns metros aqui sobrando, creio que seja Cat5e.

Tu sabes me dizer se há alguma limitação quanto ao comprimento? Ele é um cabo exclusivo para pequenas distâncias, (1,5m ~ 2m) por ae?

Como agora o meu esquema vai ser 3-way, eu montaria RGC pros médios e graves, e o HI faria com esse...

Vou verificar isso quando montar (próxima semana) e posto o resultado aqui! ;)

:legal:

Comprimento? Bem... creio que pra 4 pares vc não tenha nenhum problema pra usar 5 metros. Na realidade, passando pelo meio dá uns 3,5 metros.

O grande esquema é testar. Se não ficar bom vc dessolda os conectores e parte pra outro!

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha um projeto um pouco mais elaborado com o cat5e em conjunto com o dielétrico de um RGC. Desmonta-se um cabo rgc, tira a malha e o condutor interno, e usa um par de fios do cat5e trançado no dielétrico. Não estou lembrando o link agora mas depois eu posto.

Tava pensando em montar aqui mas eu iria substituir o polietieleno dos fios do cat5e por outro material. Alguém tem uma sugestão de como descascar completamente o fio?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Tutorial que não fala em indutancia e capacitancia não dá p/ levar a sério, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Tutorial que não fala em indutancia e capacitancia não dá p/ levar a sério, infelizmente.

hehehehehe o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
Putz, mas pra falantes a altíssima capacitância em paralelo com a carga acaba atrapalhando mesmo (apesar de tanto falarem que a capacitância é o de menos, o que importa é a indutância). Pra falantes eu não usaria não (a não ser que pegasse um bom cabo, com menor capacitância entre os fios). Aliás, nem pra sub, pois cabos litz não são muito recomendáveis pra graves... tem a natural tendência a perder corpo nos graves, o que é observável nos cabos de sinal litz também. Pra vias que trabalhem com baixas frequencias eu sou mais fã de fios sólidos ou no máximo o arranjo cruzado (caso do cordflex que o pessoal tanto usa) pra baixar a indutância do charuto. Arame farpado eu já não curto muito, pode espetar a bunda do passageiro... :vts

Nos meus testes eles se comportaram super bem, tive problemas de capacitancia apenas com um módulo, o resto ficou show, arame farpado além de rasgar as calças, pra passar é f...

Compartilhar este post

Link para o post
É mais fácil de captar ruídos com a malha duplamente aterrada...

nao eh que eh mais facil, eh que pode dar loop de terra e gerar ruido por conta das correntes que eventualmente circulem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu que sou novato. Onde eu aprendo estas coisas? Tenho que ler o que? Eletronica? Bem, esta eh uma pergunta seria, pois estou vendo que sem isto vou ficar sempre boiando. pasmafaute

Se puder me ajudar. :rever1:

Obrigado. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Kleberito

Coincidentemente montei um cabo pra mim tb... no mesmo estilo do seu.

Soh que usei CAT6 e eh pra um sistema 2ch.

É o meu primeiro cabo DIY... e tah em faze de testes ainda, mas usa quase as mesmas técnicas de montagem do seu.

Resultado... gostei bastante e bateu os cabos que eu usava antes facinho!

Ressaltando... eh o meu primeiro cabo e ainda em faze de testes, melhorias vão surgir.

Abs

Aih vão umas fotinhas...

dsc02092rn4.jpg

dsc02094wp1.jpg

dsc02093nc1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Achei até engraçado essa frase. Me lembrou de uma velha discussão sobre specs de aparelhos e a crítica ao ¨meter-man¨. :vts

Postei o link por achar curioso. Mesmo não tendo specs, se tem gente que fez e gostou, pq não testar por aqui tbm?

:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Design de cabo é para meter-man.

Só depois da ''engenharia'' vem a audição.

Indutancia e capacitancia(que foi oq eu citei no post anterior) condenam um cabo RCA, seja ele VDH ou feito na Sta.

Logo, pra que perder tempo numa coisa mal projetada?

Compartilhar este post

Link para o post

o feitiço virou contra o feiticeiro o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

é mesmo Crasher, explica aí o que entendes por indutância e capacitância, qual os valores recomendados e no que estas quantidades influenciam no audio...

hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post
Kleberito

É o meu primeiro cabo DIY... e tah em faze de testes ainda, mas usa quase as mesmas técnicas de montagem do seu.

Ressaltando... eh o meu primeiro cabo e ainda em faze de testes, melhorias vão surgir.

Abs

Aih vão umas fotinhas...

dsc02092rn4.jpg

dsc02094wp1.jpg

dsc02093nc1.jpg

Júlio, vc comprou corda e tirou o miolo?

Tentei fazer isto, ams a po*** da corda desfiou muito... pode ser marca vagabunda... o teu acabamento ficou muito bom!

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber... o eskema eh tirar a alma mesmo...

e vc teve problema pq usou corda "reciclada" essas saum bem vagabundas msm... procure uma q tenha a malha mais fechada e q seja mais rigida... akelas mais simplesinhas geralmente desfiam msm!

e a do "melhor tipo" naum passa de 1 real o metro :P

eu toh a procura de uma corda preta de boa qualidade... tah dificil, preta soh achei dessas recicladas q naum valem nada msm!

uma boa idéia é dar uma "keimadinha" na borda da corda depois de tirar a alma dai ela naum desfia... tem q ir com cuidado pq a seda de nylon tende a encolher!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber... o eskema eh tirar a alma mesmo...

e vc teve problema pq usou corda "reciclada" essas saum bem vagabundas msm... procure uma q tenha a malha mais fechada e q seja mais rigida... akelas mais simplesinhas geralmente desfiam msm!

e a do "melhor tipo" naum passa de 1 real o metro :P

eu toh a procura de uma corda preta de boa qualidade... tah dificil, preta soh achei dessas recicladas q naum valem nada msm!

uma boa idéia é dar uma "keimadinha" na borda da corda depois de tirar a alma dai ela naum desfia... tem q ir com cuidado pq a seda de nylon tende a encolher!

Gabriel

Hmmmmm.,.. bom saber, vou tentar comprar na leroy hoje (a que eu comprei antes foi numa casa de produtos agropecuários) e faço o teste!

Compartilhar este post

Link para o post

O cabo do link usou cadarço de tênis pra dar o acabamento... :P

Compartilhar este post

Link para o post

essa alma da corda que usaram no acabamento influi nos transientes e aumenta a indutancia, consequentemente baixando a capacitancia o-o- ahuahuahauah

:+1

muito bom kleber vc metendo a cara e testando, se fosse no tibet só de ouvirem e dizer "ah que maravilha" já virava moda, mas como foi no saara, faltou o meter man, só que o meter não está mais no saara, acho que o crasher ainda não sabe disso :):P

Compartilhar este post

Link para o post
Kleberito

Abs

Aih vão umas fotinhas...

dsc02092rn4.jpg

dsc02094wp1.jpg

dsc02093nc1.jpg

Júlio, vc comprou corda e tirou o miolo?

Tentei fazer isto, ams a po*** da corda desfiou muito... pode ser marca vagabunda... o teu acabamento ficou muito bom!

em lojas de peças de empilhadeiras tem esse conduite de nylon só q todo preto, é usado pra capa de chicote de cabeamento..... acho q era melhor do que essas gambiarra hein...

e acho q já vi cabo de rede trançado, não tenho certeza... na sulcabos acho

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sempre capacitancia, indutancia e material do condutor diz alguma coisa sobre qualidade do som, já vi milhares de testes em q o cabo q apresentava os melhores valores de medição tomavam pau de muitos outros com valores bem maiores...

No meu caso o cat5 pra falante casou bem tb pq to usando menos de 3 metros, q é o máximo recomendado, devido à capacitancia.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, só para constar:

vale aqui lembrar que a solda (estanho) normalmente é um condutor pior do que a gente usa para fazer cabos, principalmente cabos mais elaborados e mais caros (o que eu acho que no caso de rgc e cat não teria problema), por isso não exagerem na solda ao soldar um cabo ao conector, pois com ctza a solda será um empecilho e piorá o som...

ps: Pessoal aonde achar componentes eletrônicos na net e conectores e toda a variedade possível? Tinha uns sites aqui só que esqueci, tipo Farnell...

ps2: Tudo isso pq aqui nesse fim de mundo não tem eletrônica de verdade, estou atrás de um pino p2 fêmea e não acho nessa roça!!

abraços

dj_vini

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, só para constar:

vale aqui lembrar que a solda (estanho) normalmente é um condutor pior do que a gente usa para fazer cabos, principalmente cabos mais elaborados e mais caros (o que eu acho que no caso de rgc e cat não teria problema), por isso não exagerem na solda ao soldar um cabo ao conector, pois com ctza a solda será um empecilho e piorá o som...

ps: Pessoal aonde achar componentes eletrônicos na net e conectores e toda a variedade possível? Tinha uns sites aqui só que esqueci, tipo Farnell...

ps2: Tudo isso pq aqui nesse fim de mundo não tem eletrônica de verdade, estou atrás de um pino p2 fêmea e não acho nessa roça!!

abraços

dj_vini

Rapaz, fala o q vc quer de conectores que eu envio pra vc.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...