Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MrQuality

Palco e Imagem Sonora

Recommended Posts

Durante anos em que fui juiz de qualidade de som da Iasca e também como professor de qualidade de som do Senai, ví muitos competidores, alunos, entusiastas e aqui no fórum, confundindo Palco Sonoro com Imagem Sonora.

Estes são bem distintos.

 

Vou dar uma breve explicação:

Palco Sonoro pode ser definido como: Espaço percebido, a partir do qual o som é gerado. Ou seja, o sistema de áudio deverá transmitir a sensação de que estamos assistindo a um concerto ao vivo, por exemplo.

Esse concerto que estará sendo realizado em um palco real com tridimensionalidade , este deve ser transportado para o carro em um palco imaginário.

O Palco sonoro possui algumas características, estas são:

Largura, Altura, Profundidade, Posição de Audição em relação ao Palco e Ambiência.

Então, em um carro devemos sentir essas "dimensões".

 

Já a Imagem Sonora pode ser definida como: Vozes e/ou instrumentos dentro do palco sonoro.

Imagine um palco de uma casa de shows. Esse é o palco sonoro, ou seja o espaço em que estão os instrumentos.

Agora imagine que nesse palco tenha um Quarteto formado por: Piano, Bateria, Contra Baixo e Sax. Isso é a imagem sonora, ou seja, os instrumentos que estão dentro do palco, sendo que cada um terá a sua localização definida no espaço.

A Imagem também possui algumas características, estas são: Foco e Localização.

 

Concluindo, o palco é o espaço percebido e imagem são os instrumentos que estão dentro desse espaço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:P trocando em miudos palco é o ambiente em que esta sendo tocado e imagem é a posição que esta sendo tocado, se o instrumento ou voz esta vindo apenas de um lugar(de onde esta sendo tocado), é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
:rever1: Resumindo acho que palco é o local de onde vem o som definido pelos instrumentos que nele estão tocando, por exemplo, começa no primeiro instrumento da esquerda e vai até o ultimo instrumento da direita, isto se dá a largura e começa no primeiro instrumento da frente e vai até o ultimo de trás, isto se dá a profundidade ! Já a imagem é a possibilidade de uma instalação conseguir reproduzir a gravação de tal modo que é possível conseguir destinguir o local exato de cada um destes instrumentos !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

palco é altura,profundidade, largura, é o tamanho..., imagem é sentir e ver cada instrumento vindo de um lugar distinto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acontece é q no verdadeiro Hi-Fi/Hi-End o palco geralmente tem dimensoes muito diferentes daquelas formadas pela imagem sonora.

 

Como num show ao vivo, um grupo de 3 pessoas nunca ocupa o palco inteiro, mas mesmo assim ele existe e a "ambiência" tbm.

 

Percebe-se isso nitidamente de equipamento para equipamento.

 

A Imagem de 6 baixos tocando á direita de um palco em uma orquestra, com palco ruim, parecerá 1 unico ponto. Um palco bom, por outro lado, com muita transparencia, profundidade e largura, permitirá q a imagem seja projetada/formada em seu todo, incluindo as reverberações e reflexões que permitirão que se perceba os 6 instrumentos, isoladamente.

 

(citei baixos e nao violinos pela maior dificuldade imposta na detecçao dos sons graves)

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soh nao faco um curso desses que vc aprende a perceber essas coisas todas com detalhes, pq senao vai ser como quando eu escutei um som verdadeiramente hi-end.

 

 

Era composto por um par de B&W Nautilus 801, empurradas por 2 amplificadores da Jeff Roland mono, cabos de prata pura, e um cd-player que parecia uma nave espacial, com amortecedores hidraulicos nos pezinhos. Depois que ouvi aquilo, sai achando qualquer som um lixo........

 

 

Nao lembro detalhes, mas foi o suficiente pra eu sair MUITO impressionado. Fechando os olhos vc identificava com precisao a posicao de cada instrumento, alem de uma resposta em frequencia absurdamente plana......

 

 

E o mais bizarro eh que o controlador dos amps nao tinham controle de grave/agudo..... A resposta era plana mesmo.... E quem compra aquele tipo de amplificador, compra uma caixa decente o suficiente pra ter uma resposta fantastica....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Depois que ouvi aquilo, sai achando qualquer som um lixo........

 

Algo absolutamente normal de acontecer...

 

E o mais bizarro eh que o controlador dos amps nao tinham controle de grave/agudo.....

 

Neste tipo de equipamento, tudo que for para alterar as características da gravação original é completamente dispensável. Logo, controles de Graves, Agudos, Boosters e afins são considerados sacrilégios.

Editado por Vanquish

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois de ouvir um autentico hi end...qualquer som parece radinho de pilha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algo absolutamente normal de acontecer...

 

 

 

Neste tipo de equipamento, tudo que for para alterar as características da gravação original é completamente dispensável. Logo, controles de Graves, Agudos, Boosters e afins são considerados sacrilégios.

 

 

Comedia que quando eu fui onde estava instalado esse sistema (na Som Maior, em Joinville), e vi o tamanho dos woofers da Nautilus 801 ( 15") , pensei "ah esse ignorante vai puxar grave e agudo no talo, e levantar volume ateh me deixar surdo".

 

 

Pelo contrario. O cara sabia o que tava vendendo, e colocou um volume agradavel, aquele som plano, limpo, parecia uma banda na minha frente. Espetacular...

 

 

 

Pena era a grana que o sistema valia. Se nao estou enganado valia na epoca cerca de 150000 reais, soh que o dolar tava bem mais baixo (foi em janeiro de 2000).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce disse cento e cinquenta mil reais? nossa, isso ja eh absurdo gastar isso em som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
voce disse cento e cinquenta mil reais? nossa, isso ja eh absurdo gastar isso em som...

TEm um som a venda no ML, eu vou dar um lance, vou colocar no quarto do meu filhinho para ele dormir bem a noite :lol:

www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=16165625

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou oferecendo essas condições para quem realmente quiser comprar esse ótimo equipamento highend. Posso facilitar em até 04 vezes, sendo 50% à vista na entrada e o restante para 30, 60 e 90 dias.

 

 

 

 

Ah, gracas a Deus que o cara parcela em 4x.... agora posso comprar.... :lol:

 

 

 

Mas acho que o cara viajou na maionese... Esse tipo de equipamento nao se vende em ML. Quem vai comprar coisa desse porte compra 0km com garantia de procedencia, de "virgindade" e etc.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Neste tipo de equipamento, tudo que for para alterar as características da gravação original é completamente dispensável. Logo, controles de Graves, Agudos, Boosters e afins são considerados sacrilégios.

 

Não tem nada assim para carros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal este topico, eu estou montando algo com imagem bem definida. é o que desejo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada assim para carros?

Tem alguns classicos denon dct-z1, alpine 7990, clarion drz 9255, nakamichi quase todos como exemplo cd700 e cd 700II, para estes o que importa é a qualidade e naum a aparencia ou sei lá o que.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:+1

 

Hum...para mim palco era imagem e vice-versa, agora sim....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vixi, esse veio das profundezas!

 

Mas pelo menos ressucitaram um bom topic.

O numero de interessados por som de alta fidelidade aumentou absurdamente da época do topic p/ cá.

Logo é de se esperar um bom numero de visitas aqui.

 

Com ctza não são poucos os que se confundem com relação a palco e imagem.

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza crasher, pra mim palco e imagem sonora eram sinonimos. Mais uma lição para mim do SQP Team hehehehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...