Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marpardini

Pra Quem Acha Que Dimensionar Cabo ñ é Importante!

Recommended Posts

bom galera, esse fds fui ligar meu som, e começou um barulho, com o volume no zero, os falantes ficavam... tum... tum... tum

minha fiação é assim, vem um cabo de 35mm la da frente, e no porta malas é distribuido em 3 fios de 16mm

e fios de 16mm para os terra tbm

então... começou esse barulho, e eu procurei, procurei, e não achava o problema, e foi quando encostei onde o terra é aterrado, e o barulho aumentou, apertei o parafuso, e o barulho diminuiu, relei nos cabos perto do amp, e eles estavam quentes, amanha vou colocar 25mm para ver se para...

mas so um amp deu isso, tenho um punch800a4... um 400x4... e um corzus1002... e so na punch800a4 deu o problema, ou seja, por ser mais forte, é claro, consome mais, e 16mm é pouco para uma punch800a4, e que modulos tem que estar muito bem aterrado!!!

isso é so para mostrar o que aconteceu!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. tu ta louco? Negativo e positivo precisam ser do mesmo tamanho! 35mm pro positivo e 25mm pro negativo esta errado! A menos q TODO O SISTEMA fique bem com 25mm, que eh o 'gargalo' da sua alimentaçao!

A corrente vai por um e volta pelo outro.. nao adianta ter uma pista de 5 faixas pra ida se na volta tem apenas 2 faixas! Vai rolar engarrafamento na volta e vai atrapalhar inclusive a ida! Entendeu a analogia?

Coloca 2x35mm ou entao 2x25mm! Mas usar diferente nem rola! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

pode ser ground loop

a bitola dos cabos depende da corrente que circula E do seu comprimento, se na ligação para a massa (aterramento) for utilizado um cabo curto (ex. 1m) a bitola pode ser menor

Compartilhar este post

Link para o post
pode ser ground loop

a bitola dos cabos depende da corrente que circula E do seu comprimento, se na ligação para a massa (aterramento) for utilizado um cabo curto (ex. 1m) a bitola pode ser menor

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
bom galera, esse fds fui ligar meu som, e começou um barulho, com o volume no zero, os falantes ficavam... tum... tum... tum

minha fiação é assim, vem um cabo de 35mm la da frente, e no porta malas é distribuido em 3 fios de 16mm

e fios de 16mm para os terra tbm

então... começou esse barulho, e eu procurei, procurei, e não achava o problema, e foi quando encostei onde o terra é aterrado, e o barulho aumentou, apertei o parafuso, e o barulho diminuiu, relei nos cabos perto do amp, e eles estavam quentes, amanha vou colocar 25mm para ver se para...

mas so um amp deu isso, tenho um punch800a4... um 400x4... e um corzus1002... e so na punch800a4 deu o problema, ou seja, por ser mais forte, é claro, consome mais, e 16mm é pouco para uma punch800a4, e que modulos tem que estar muito bem aterrado!!!

isso é so para mostrar o que aconteceu!!!!

Acho q a bitola dos cabos tah boa heim, o q pode tah ocoreendo é o terminal (parafuso) do terra estar pouco apertado ou então a lata estar pouco lixada ou já oxidada, o melhor seria desmontar, lixar bem a lata, o parafuso q segura o termial tb e apertá-lo firme msm, é importante tb aterrar tds os módulos no msm ponto, esse loop de terra tb pode acontecer quando a carcaça do módulo está em contato direto com a lataria ou com alguma chapa, tipo a parte de tras do banco. Flwsss

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que 35mm para os 3 amplificadores é pouco. Tinha que ser no mínimo 50mm.

Compartilhar este post

Link para o post

pelamor de deus temque botar un 50mm pro remote ai fica bom [^]

nossa como o pessoal do forum é exagerado, esse barunho no volume sra deve estar vindo do aparelho ou o cabo rca com problemas as vezes mal encaixado no amp ou player causando falta de terra ou tente jogar um fio da carcaço do player ate o terra do rca que deve resolver o problema :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu acho que 35mm para os 3 amplificadores é pouco. Tinha que ser no mínimo 50mm.

Hell, você indica isso pq não conhece os cabos de 50mm...

São poucos os carros que dá para passar esse cabo, é MUITO grosso, não dá para fazer curvas, etc etc etc.

Eu tentei no Focus não conseguir, tentei na Ranger, tambem não.

Hoje uso um de 35mm², que é mais do que suficiente.

No caso do nosso amigos, é só ele usar um de 35mm² até uma segunda bateria na mala, e dai sim, pode usar 50mm² até um distribuidor e depois 21mm para cada amp.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

eu vou comprar p/ o meu Sd2300 + Lanzar 422 fiação de 35² mas to vendo se deixo 35 ate os ampli, isso vai ter alguma diferença em relação a colocar 25² da bateria aos amplis?

Compartilhar este post

Link para o post
nossa como o pessoal do forum é exagerado...

Exagero não, é segurança. Esses 3 amplificadores juntos devem consumir mais de 200A de pico tranquilamente.

Hell, você indica isso pq não conhece os cabos de 50mm...

São poucos os carros que dá para passar esse cabo, é MUITO grosso, não dá para fazer curvas, etc etc etc.

Eu tentei no Focus não conseguir, tentei na Ranger, tambem não.

Hoje uso um de 35mm², que é mais do que suficiente.

No caso do nosso amigos, é só ele usar um de 35mm² até uma segunda bateria na mala, e dai sim, pode usar 50mm² até um distribuidor e depois 21mm para cada amp.

Abraços.

Passa por baixo! [^]

Se não tem possibilidade de passar um cabo tão grosso desses pelo carro então reduz o número de amplificadores ou passa 2 de 25mm.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, problema resolvido, coloque 25mm para o positivo, e 25 pro negativo, e parou o barulho!!!

sabe o que é fo**, é que aqui na minha cidade não tem nenhuma loja que instala som, levei o carro numa cidade vizinha, e ja levei na loja mais cara, ja pra não fazerem cagada, e mesmo assim não teve jeito!!!!

mais valew ae galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história de cabo eu nem discuto. só digo uma...

Já tive uma maquina de solda elétrica mono-fásica da ESAB. modelo bantan 250 Amperes...

Eu já soldei inumeras vezes em 240 A durante umas 2 horas... só parava pra trocar os eletrodos... Ela usa um fio de 16mm². e ainda trabalha em 48V dc... e o fio trabalhava GELADO...

FIM

Compartilhar este post

Link para o post

tinha uma conexão mal feita aí, ou no terra ou no positivo ou ambos... mais provavelmente na conexão do terra na lata

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Já tive uma maquina de solda elétrica mono-fásica da ESAB. modelo bantan 250 Amperes...

Eu já soldei inumeras vezes em 240 A durante umas 2 horas... só parava pra trocar os eletrodos... Ela usa um fio de 16mm². e ainda trabalha em 48V dc... e o fio trabalhava GELADO...

FIM

concordo que 50mm2 é demais! isso é suficiente pra fazer funcionar um motor elétrico de uns 40cv ou mais

tais é doido

Compartilhar este post

Link para o post

FIM

concordo que 50mm2 é demais! isso é suficiente pra fazer funcionar um motor elétrico de uns 40cv ou mais

tais é doido

Rapaz, aí vc solicita um transformador de rede só pro seu motor... 40CV é MUITA potência. Se fosse monofásico o pessoal da companhia elétrica cuspiria na sua cara por vc desbalancear a rede. São 29400W se vc não levar em conta as perdas.

Compartilhar este post

Link para o post

FIM

tais é doido

Rapaz, aí vc solicita um transformador de rede só pro seu motor... 40CV é MUITA potência. Se fosse monofásico o pessoal da companhia elétrica cuspiria na sua cara por vc desbalancear a rede. São 29400W se vc não levar em conta as perdas.

o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
tinha uma conexão mal feita aí, ou no terra ou no positivo ou ambos... mais provavelmente na conexão do terra na lata

abs :legal:

:+1

Na troca dos cabos vc deve ter acertado algo que estava errado....

Compartilhar este post

Link para o post
Exagero não, é segurança. Esses 3 amplificadores juntos devem consumir mais de 200A de pico tranquilamente.

pra segurança se usa fusiveis e não cabos mais grossos hand26

ate um cabo de 6mm aguenta um pico de 200A um fusivel de 50 A aguenta um pico de 200A !!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente o motor vai ser atendido pela subestação da fábrica, com 440Vac trifásicos, e 50mm² continuaria sendo demais!

o-o-:vts

Compartilhar este post

Link para o post
pra segurança se usa fusiveis e não cabos mais grossos hand26

ate um cabo de 6mm aguenta um pico de 200A um fusivel de 50 A aguenta um pico de 200A !!!!!!!!!!!!!!!!

Como que o fusível vai proteger um cabo pegando fogo? Puta papo de estalador. <_<

Pra não perder a oportunidade, que cabo vc usa no seu 1200D? 9mm? Bota 4mm já que o fusível protege mesmo... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

provavelmente o motor vai ser atendido pela subestação da fábrica, com 440Vac trifásicos, e 50mm² continuaria sendo demais!

o-o-:vts

Melhor pedir pra trazer uma linha DC direto da hidrelétrica... :vts

Compartilhar este post

Link para o post
QUOTE (destruidor @ Jul 24 2006, 10:40 PM)

pra segurança se usa fusiveis e não cabos mais grossos

Como que o fusível vai proteger um cabo pegando fogo? Puta papo de estalador.

Pra não perder a oportunidade, que cabo vc usa no seu 1200D? 9mm? Bota 4mm já que o fusível protege mesmo...

nossa fazer um fio pegar fogo vc é bom mesmo , tentei acender um com un isqueiro agora e num consegui!

eu uso 25mm e fuse de 100A no meu sistema!

Compartilhar este post

Link para o post
QUOTE (destruidor @ Jul 24 2006, 10:40 PM)

pra segurança se usa fusiveis e não cabos mais grossos

Como que o fusível vai proteger um cabo pegando fogo? Puta papo de estalador.

Pra não perder a oportunidade, que cabo vc usa no seu 1200D? 9mm? Bota 4mm já que o fusível protege mesmo...

nossa fazer um fio pegar fogo vc é bom mesmo , tentei acender um com un isqueiro agora e num consegui!

eu uso 25mm e fuse de 100A no meu sistema!

Rapaz, o fio não pega fogo, pois atualmente se usam compostos anti-chama no isolamento. Mas ele esquenta e incendeia o carpete, por exemplo...

Há uns muitos anos atrás eu fiz uma cagada enorme (se vc olhar nos artigos da autosom vai entender a história... http://www.autosom.net/artigo.asp?cod=61), e na tentativa de parar o problema eu vi o isolamento de um fio que estava enrolado na minha mão simplesmente pingar, sem criar uma chama sequer.

De qq forma, pela lógica, o fusível não vai proteger um cabo fino. O cabo pode derreter inteiro e o fusível estar lá numa boa.

Compartilhar este post

Link para o post

fazer um fio pegar fogo é facil

pega uma bateria.... uma ponta de um fio prende no positivo... e a outra ponta, no negativo, cuidado com as faiscas, e depois de prender as duas pontas, se afaste da bateria.

bom, vc esta simulando um curto no carro...

pegar fogo nào vai, não com esta bitola, o revestimento pode derreter

porem, nào esqueça que o fio esta passando por baixo do carpete e este sim pode pegar fogo com o calor, tirando tambem que muitos carros tem feltros entre a lata e o carpete

Compartilhar este post

Link para o post

Uso 50mm daqueles residenciais mesmo e nunca me encomodei com isso hehehe, ja que paguei pra instalar mesmo quem teve o trabalho de passar foram eles.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...