Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

suzinltda

Apagar

Recommended Posts

Postado em

Senhores,

Por favor, a profundidade da caixa quando mais pronunciada do que a largura, interfere na formação da onda que a musica se propaga? Deixando o resultado ruim? Algo haver por exemplo com a fase, onde alguns amplis corrigem com regulagem "PHASE", que se colocado digamos em 180º inverte a polaridade, fazendo com que o falante se retraia ao inves de se projetar?

Outra coisa.....é possivel encontrar os resistores responsáveis pela corte digamos HIGH PASS na placa de um amplificador por exemplo o PONE e altera-los para subir o corte, onde isto é lacrado com a regulagem fixa?

Agradeço mesmo.

Postado em
Senhores,

Por favor, a profundidade da caixa quando mais pronunciada do que a largura, interfere na formação da onda que a musica se propaga? Deixando o resultado ruim? Algo haver por exemplo com a fase, onde alguns amplis corrigem com regulagem "PHASE", que se colocado digamos em 180º inverte a polaridade, fazendo com que o falante se retraia ao inves de se projetar?

Outra coisa.....é possivel encontrar os resistores responsáveis pela corte digamos HIGH PASS na placa de um amplificador por exemplo o PONE e altera-los para subir o corte, onde isto é lacrado com a regulagem fixa?

Agradeço mesmo.

Pelo oq eu li nos Artigos da AUTOSOM:

NAO TEM DIFERENCA DE SOM ENTRE A CAIXA MAIS LARGA, DA MAIS PROFUNDA.

Postado em

A forma da caixa interfere na onda reproduzida sim, já que a onda de dentro da caixa vai voltar contra o cone do falante e interferir no som. Caixas de formas e proporções diferentes vão interferir de forma diversa. Melhor ou pior não existe.

Isso não altera a fase em NADA.

É possível alterar os resístores de alguns amps, não sei se todos. Um bom conhecedor de circuítos pode te responder.

Postado em
A forma da caixa interfere na onda reproduzida sim, já que a onda de dentro da caixa vai voltar contra o cone do falante e interferir no som. Caixas de formas e proporções diferentes vão interferir de forma diversa. Melhor ou pior não existe.

É possível alterar os resístores de alguns amps, não sei se todos. Um bom conhecedor de circuítos pode te responder.

Cara.. 99% dos amps podem ser alterados os cortes de frequencia! E mesmo que não possa, vc pode deixar FULL e colocar cross passivo (mais pratico).

Quanto à caixa, dá uma certa diferença sim! Mas isso se forem proporcionalmente muito diferentes! Pois se a diferença (de dimensões) for pouca, praticamente não vai sentir diferença.

Postado em

Pelo que lembro de ter lido em artigos da Autosom.net, o único cuidado que se deve ter em relação às ondas é evitar que a caixa tenha lados paralelos.

Com um pouquinho de trabalho e cuidado a mais, é possível projetar uma caixa selada cujos 6 lados não possuam paralelismo.

Postado em

Certo a forma interferirá, sabe-se que as medidas multiplas e paralelas devem ser evitadas. Mas especificamante na profundidade, o melhor resultado para se buscar a melhor caixa dentro das possibilidades (entenda-se modelo trapezoidal) seria que fosse ela, mais larga do que profunda, procede?

Postado em
Pelo que lembro de ter lido em artigos da Autosom.net, o único cuidado que se deve ter em relação às ondas é evitar que a caixa tenha lados paralelos.

Com um pouquinho de trabalho e cuidado a mais, é possível projetar uma caixa selada cujos 6 lados não possuam paralelismo.

Me passa um link, ou um resultado de busca pra averiguar esta caixa com os lados todos diferentes que parece ter uma resposta perto do ideal. Mas só selada?

Claro se for possivel sua construção como um modelo trapezoidal por exemplo.

De repente alguem mencione que uma caixa ideal, seria uma redonda, até ja vi uma foto dia destes, mas fica fora de cogitação entendem?

Postado em

Me passa um link, ou um resultado de busca pra averiguar esta caixa com os lados todos diferentes que parece ter uma resposta perto do ideal. Mas só selada?

De repente alguem mencione que uma caixa ideal, seria uma redonda, até ja vi uma foto dia destes, mas fica fora de cogitação entendem?

basta vc fazer uma trapezoidal com os lados inclinados pra dentro

se vc constrói uma selada, consegue fazer uma dutada, não?? pasmafaute

só calcular direito a litragem e diâmetro/comprimento dos dutos

Postado em

Vi nesse link aqui.

Lá fala, sobre a forma:

- Forma: A forma geométrica de uma caixa acústica pode influenciar em sua resposta de frequência e rendimento no interior do carro. Isto ocorre devido à formação de ondas estacionárioas, as quais provocam defasagens e cancelamentos de frequências. Para evitar a formação de ondas estacionárias, devem ser evitadas medidas iguais ou múltiplas para a altura, largura e profundidade (como uma caixa quadrada) e se possível utilizar paredes não paralelas. Podemos citar como exemplo uma caixa do tipo cubo, esta não seria uma boa caixa, já que possui ângulos iguais e paredes paralelas. Já na caixa trapezoidal estaria próxima ao ideal.

Quanto ao projeto, eu é que andei desenhando uma caixa assim, mas desisti pois a caixa de fibra era muito mais fácil e rápida de obter.

Mas imagine que você faça uma caixa que é um tronco trapezoidal, tipo a figura abaixo. Na figura, a peça 1 é paralela à peça 2 (que não aparece, está atrás) e a peça 5, a tampa da caixa, é paralela à peça 6 (que seria o apoio sobre o chão).

=> as peças 3 e 4 não são paralelas, você não tem que se preocupar com elas;

=> a peça 6 tem que ser mantida, pois é o apoio do chão. Logo, uma idéia é inclinar a peça 5. Para isto, você pode fazer com que a base maior da peça 5 esteja numa altura mais elevada que a base menor. Isso vai gerar um aumento das dimensoes das peças ligadas a ela (2, 3 e 4).

=> ainda restam as peças 1 e 2 paralelas. Você pode então inclinar uma delas, por exemplo fazendo com que a base superior da peça 2 esteja mais dentro da caixa que a base inferior.

Desse jeito, nenhuma das peças terá paralelismo. Não acho fácil de fazer, pois não tenho conhecimento nenhum de marcenaria, mas acho possível.

Espero que a explicação ajude.

post-29-1153422565.jpg

Postado em

Cara.. 99% dos amps podem ser alterados os cortes de frequencia! E mesmo que não possa, vc pode deixar FULL e colocar cross passivo (mais pratico).

Justo o que quero evitar é o uso de passivos. Tem um amplis que facilitam pelo cartão alteravel, fosgate velhos, banda, o cortam aonde quero caso dos Roadstar vai até 1.2khz. MAs o que pretendo mesmo é pegar um PONE e subir o corte pra uns 1000hz. Originalmente ele vai até 750? É isso. Pq 158 dolares por um, tá compensando.

É possivel no PONE?

Postado em

Vi nesse link aqui.

Lá fala, sobre a forma:

- Forma: A forma geométrica de uma caixa acústica pode influenciar em sua resposta de frequência e rendimento no interior do carro. Isto ocorre devido à formação de ondas estacionárioas, as quais provocam defasagens e cancelamentos de frequências. Para evitar a formação de ondas estacionárias, devem ser evitadas medidas iguais ou múltiplas para a altura, largura e profundidade (como uma caixa quadrada) e se possível utilizar paredes não paralelas. Podemos citar como exemplo uma caixa do tipo cubo, esta não seria uma boa caixa, já que possui ângulos iguais e paredes paralelas. Já na caixa trapezoidal estaria próxima ao ideal.

Quanto ao projeto, eu é que andei desenhando uma caixa assim, mas desisti pois a caixa de fibra era muito mais fácil e rápida de obter.

Mas imagine que você faça uma caixa que é um tronco trapezoidal, tipo a figura abaixo. Na figura, a peça 1 é paralela à peça 2 (que não aparece, está atrás) e a peça 5, a tampa da caixa, é paralela à peça 6 (que seria o apoio sobre o chão).

=> as peças 3 e 4 não são paralelas, você não tem que se preocupar com elas;

=> a peça 6 tem que ser mantida, pois é o apoio do chão. Logo, uma idéia é inclinar a peça 5. Para isto, você pode fazer com que a base maior da peça 5 esteja numa altura mais elevada que a base menor. Isso vai gerar um aumento das dimensoes das peças ligadas a ela (2, 3 e 4).

=> ainda restam as peças 1 e 2 paralelas. Você pode então inclinar uma delas, por exemplo fazendo com que a base superior da peça 2 esteja mais dentro da caixa que a base inferior.

Desse jeito, nenhuma das peças terá paralelismo. Não acho fácil de fazer, pois não tenho conhecimento nenhum de marcenaria, mas acho possível.

Espero que a explicação ajude.

Certo, parece ser possivel a construção, mas o cálculo de volume em litros, será que teria que ser feito por partes? Tentar achar duas figuras geométricas e somar os volumes, porque acho que esta do esboço não tenha cálculo pra ela...

Possivel mas parece inviável.

Será que derepente fazer as angulações internamente na caixa, seria possivel? Por exemplo colar internamente aquelas espumas de isolamento de Câmaras anecóicas (claro menores e pequenas) de diferentes tamanhos pra formar imperfeições como de angulações distintas, mas já tendo que considerar a perda do volume, refletindo assim no volume total da caixa já anteriormente à construção...Será que tem fundamento?

ainda restam as peças 1 e 2 paralelas. Você pode então inclinar uma delas, por exemplo fazendo com que a base superior da peça 2 esteja mais dentro da caixa que a base inferior.

Mas mesmo tendo comprimentos diferentes, o paralelismo ainda tem influencia? Pensei que o paralelismo era indesejável quando coincidia as medidas...

Eng_Mecanico.. :legal:

Postado em

as medidas são diferentes, mas as superfícies seriam paralelas ainda... e a onda bate é na superfície!

Mas acho que fazer uma caixa mais simples e adicionar essas imperfeições internas, como você disse, é realmente muito mais fácil!

Postado em

Ok....sabatinei o link proposto, mas a parte em inglês deichei pra lá (até colar no Google translate e tals)

Entendo que as acusticas que são projetadas em ambientes residencial ou estudio são válidas para caixa de alto falante tambem

Sabe, mas o que quero é que alguem como vc Paulo Duto estudioso dedicado dessas matérias .....chegue e diga....."moçada pega uns retalhos de MDF de tantos centimetros cola assim, assado, recorta ali e preenche com tal coisa que vai estar o mais próximo possivel de uma boa caixa. Evite isso e aquilo"

Não tenho mais disposição pra ficar estudando certo assunto pra chegar a conclusões que me desistimulam porque tudo que tenha visto ate então, me convenceram que é impossivel atingir um ponto de perfeição...

Desejo mesmo algo tangível, concreto que dentro da realidade mediana dos usuarios de som seja o que dê pra fazer.

Postado em
Ok....sabatinei o link proposto, mas a parte em inglês deichei pra lá (até colar no Google translate e tals)

Entendo que as acusticas que são projetadas em ambientes residencial ou estudio são válidas para caixa de alto falante tambem

Sabe, mas o que quero é que alguem como vc Paulo Duto estudioso dedicado dessas matérias .....chegue e diga....."moçada pega uns retalhos de MDF de tantos centimetros cola assim, assado, recorta ali e preenche com tal coisa que vai estar o mais próximo possivel de uma boa caixa. Evite isso e aquilo"

Não tenho mais disposição pra ficar estudando certo assunto pra chegar a conclusões que me desistimulam porque tudo que tenha visto ate então, me convenceram que é impossivel atingir um ponto de perfeição...

Desejo mesmo algo tangível, concreto que dentro da realidade mediana dos usuarios de som seja o que dê pra fazer.

:+1

Postado em
Olá Suzinltda e Dudasartor!

Então o DIY não é pros dois!

Parece que além da comida querem daquela que nem ao menos mastigar precisa.

O caminho foi descrito simples e direto. Está nos livros indicados.

Mas parece que interessa mais ter uma caixa do tipo daquela com recortes que levarão algumas semanas para serem feitas, algum audiófilo, ou talvez outra coisa vai lá e compra o carcará sanguinolento, pagando o preço de um automóvel para ter um resultado nem ao menos comprovado.

Veja que sou insistente em ao menos tentar mostrar o que aprendi, e que não confere com as afirmativas colocadas nesse forum, no assunto paredes paralelas em caixas, salas...(podia só dar risada de algumas coisas que leio mas também já muito mais ignorante do que sou agora)

Estudar as frequências fundamentais são o caminho para minimizar as ressonâncias em caixas e principalmente salas retangulares, e são a única forma matemática e física de chegar a resultados melhores.

Formas diferentes darão resultados diferentes muito difícieis de serem calculadas, uma vez que vão jogar os problemas aleatóriamente, e só através de microfones especiais, rtas, para descobrir-mos o que efetivamente acontece e onde estarão os problemas a serem corrigidos; e lembrem-se que essa correção não será fácil e nem gratuita.

Fazer por fazer, sem ao menos saber o que está fazendo, tipo como papagaio repetindo palavras que nada dizem a ele, e assim com eventuais resultados pífios, ter seu ego prejudicado por não saber fazer direito.

É só ver nossos PAs, recheados de caixas da moda, quando na maioria são clones, que custam uma fração das legítimas, que nada tem demais a não ser bons produtos colocados com alinhamentos adequados a esses produtos, com sistemas de controles com presets definidos, que as ajudam a ter performance melhor, mascarando seus eventuais defeitos.

Tentar melhorar sempre é o que nos faz crescer.

O importante IMO não é ter a receita pronta (tantos litros com tantos dutos, de tantas polegadas...), mas a idéia de como executá-la, melhorá-la de acordo com o meu paladar, e que agrade aos meus ouvidos.

Tomo a liberdade de comentar a MTL-2 (Duda não me leve a mal) um projeto de 20 anos clonado com falantes inadequados em alinhamento inadequado, com resposta inadequada quando usada uma peça; bastaria um bumbo equalizado na frequência pico da caixa, para termos ainda além dessa todos os harmônicos de ganho, além da vantagem de ser música ao vivo e não ocuparíamos metade da cabine do carro;

Não seria melhor simular uma band-pass de 6ª ordem adequada ao falante usado, tendo uma resposta de até 3 oitavas quase plana, com a vantagem do controle do cone?

Ou então uma 2x18" dutada, trabalhando de forma quase plana por um mínimo de 4 oitavas (20 a 160hz)?

Não há porque dar receita pronta, se o falante de hoje é o obsoleto de amanhã;

aquilo que mandava a 20 anos atrás hoje em muitos casos nem existe; com o desenvolvimento que temos hoje, quando a concorrência na semana seguinte ao lançamento já tem o concorrente desmontado, para efetuar a engenharia reversa e aprender as eventuais novidades a serem copiadas e ou melhoradas.

O que fica é o conhecimento, a base sólida que formamos, que melhoramos a cada dia de nossas vidas; quando pensamos que sabemos vamos ver quanta novidade aparece;

Puxa desculpem mas tô cada dia mais chato.

Saudações,

Paulo Duto.

:+1 ... [-]

BEm.. quem sou com meu simples conhecimento para afirmar algo. Como foi dito, uma caixa "perfeita" para um... pode não ser "perfeita" para outro. Vai do gosto de cada um. Com isso chegamos ao resultado de que não existe uma fórmula como você solicitou (Pega Mdf assim, faiz isso, depois cola com outra de X tamanho assim... ).. Essa caixa pode ficar ideal para você, porém para mim não.. intende?

Pelo pouco que conheço e já percebi no mundo do som automotivo, uma pequena alteração pode ter uma grande diferença, muitas vezes perceptíveis.

Sobre o sistema de caixa que você planeja, digamos que poderá ser ideal, porém, a viabilidade para tal não a torna relevante. Nesse caso, para que você possa atingir a meta de "caixa ideal", acredito que não tão só deveria ser cuidado da caixa, mais sim como os equipamentos, tornando então um projeto de SQ, que na maioria dos projetos criados não se enquadram neste quesito. (Obs.: De que adianta uma caixa perfeita, se não utilizar equipamentos de tal nível?).

Bem, espero ter ajudado.

Abraços,

Anderson Possamai

hand26

Postado em

A diferença é que pesquisando (e colando no google translator) vc adquire conhecimentos, e será capaz se sintetizar novos conhecimentos, associando-os com os antigos e gerando o CONHECIMENTO.

Apenas ouvindo "faz assim ou faz assado" só te leva ao caminho do eterno ctrl-c ctrl-v... lê aqui, repete lá... e quando precisar fazer algo igual mas numa forma diferente vai depender da boa vontade de terceiros de novo.

Frustra-se é bom, desde que não exista mulher no meio... :vts

Postado em
Como foi dito, uma caixa "perfeita" para um... pode não ser "perfeita" para outro. Vai do gosto de cada um. Com isso chegamos ao resultado de que não existe uma fórmula como você solicitou (Pega Mdf assim, faiz isso, depois cola com outra de X tamanho assim... ).. Essa caixa pode ficar ideal para você, porém para mim não.. intende?

Aí depende...

A caixa ideal é aquela que reproduz com eficiência os instrumentos.

Mas tem gente que prefere uma caixa que toque forte, que toque seco... aí já foge muito do conceito de caixa ideal, e vai pro conceito da caixa "pessoal". Mas tá, são discussões interessantes apenas no mundo do hi-fi...

Postado em
Aí depende...

A caixa ideal é aquela que reproduz com eficiência os instrumentos.

Mas tem gente que prefere uma caixa que toque forte, que toque seco... aí já foge muito do conceito de caixa ideal, e vai pro conceito da caixa "pessoal". Mas tá, são discussões interessantes apenas no mundo do hi-fi...

Concordo com você sobre caixa ideal.

Pelo menos na minha opinião, também acho que uma caixa ideal (do criador dela.. citada por você como caixa pessoal), só será ideal quando atingir o objetivo desejado. Como você mesmo disse uns preferem grave seco, outros longo..

Sobre a caixa que o autor do tópico deseja, acho que encaixaria em sistema hi-fi como vc falou. Mais para ser tãããããão ideal como ele quer, não deve somente investir em caixa e sim em equipamentos também (que iria fugir do assunto).

Digamos que eu tenha uma caixa ideal (pessoal mais para mim, ideal) e você faça como eu, você pode não gostar dela, mais para mim continua ideal. Com isso o conceito de caixa ideal é meio complicado, pois "cada caso é um caso". Caixa Ideal seria ela tocar "no seu máximo" todas frequências atribuídas a ela, acredito eu.

Outra coisa, é que concordo totalmente sobre seu post anterior:

Apenas ouvindo "faz assim ou faz assado" só te leva ao caminho do eterno ctrl-c ctrl-v... lê aqui, repete lá... e quando precisar fazer algo igual mas numa forma diferente vai depender da boa vontade de terceiros de novo.

Digamos assim... Você fará uma caixa que outros "inventaram", e assim você não terá experiências.. Tem uma frase mais ou menos assim: "Não vá pelo caminho já traçados, pois só te levarão até onde os outros chegaram. Siga seu próprio caminho"

Não tenho som automotivo (ainda [¨] ), mais quando comprá-lo, quero eu mesmo montar, para deixá-la do meu modo.

Antes de qualquer coisa, Kleberlpa, não me leve a mal não (caso achar que estou te contraríando), pois pelo que leio no fórum, sei que você tem um vasto conhecimento. Apenas estou "gerando" uma discussão inteligente (como você mesmo disse), com a intenção de aprimorar meus conhecimentos (aproveitando suas idéias e a do Paulo Duto). :rever1:

Espero ter ajudado,

No mais, Abraços a todos,

Anderson Possamai

hand26

Postado em
Frustra-se é bom, desde que não exista mulher no meio... :vts

Derradeiramente filosófico.

Acho que o objetivo foi atingido , caso haja necessidade de solicitação de exclusão de topico, faço-o. Devo editar o título sera?

Vemos que o universo do residencial, SQ, HI FI, TRIO se degladiam nas ideologias e na ótica de cada pessoa em abordar o assunto.

Minha experiencia é minuscula diante de feras da audiofilia. Se resume em uns WPU, E2K, Tomanorris, e umas quatro caixas trapezoidais que diferem no volume e largura e profundidade proporcionalmente inversas

Sinto dificuldade em experimentação de caixas diversas, pois diametros de falantes são diferentes ainda que de mesma medida (15') logo as alterações das caixas se tornam onerosas, as vezes inviaveis, pois infelizmente não disponho dos recursos e tempo necessarios.

Entendi que Paulo Duto mencinou que o DIY seria o caminho da experiencia necessaria, que amadurece o conhecimento que faz vc encontrar-se com seu "eu"....é o extase de achar o que procura...de vencer...

Mas a rotina a vida bruta, me obriga a pegar o manual e executar o que está ali estipulado, portanto estarei assim me balizando pelo que os outros fizeram sim, porque não vivo disso, somente quero uma caixa que toque bem, que não seja a piada do equivoco...Se a selenium disser..."90 litros pro WPU" eu sigo....mas queria que dissesse" 90 litros, com 58 de frente 44 de altura, fundo maior 45, fundo menor 25"...e mais..."não exceda 40 cm de fundo medio, tampouco diminua de 50 cm de frente. Era isso.

Agradeço aos intervenientes que aqui postaram.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...