Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago.a

Fenólicos X Titânio

Recommended Posts

Postado em

A questão é que os drivers de titânio "sobem" bem, reproduzindo frequências que os supertweeters também reproduzem! Por isso virou lugar comum dizer que "drivers de titânio dispensam" tweeters! A questão é que estes drivers não "descem" tanto como os fenólicos e em alguns casos específicos o resultado final não é tão agradável aos ouvidos, podendo ficar um pouco estridente!

Na minha opinião, tendo dinheiro e módulo, opto pela combinação fenólico + sts!

Só acho que valha a pena utilizar os drivers de titânio para economia de espaço ou para facilitar a ligação no módulo!

Já ouvi ótimos drivers de titânio, como o D305Ti e o 3300Ti... mas o 210TI por exemplo me pareceu um pouco estridente demais!

Não gostei, mas é questão de gosto pessoal!

AInda prefiro os fenólicos combinados a super tweeters! O espectro audível é coberto de forma mais efetiva e o resultado final me parece mais harmonioso!

Postado em

olha, eu tenho os dois, drivers fenolico e titanium... D305 e D405TI... tenho duas de cada modelo, e pra falar a verdade, as titanium são bem mais qualidade, tanto é que vou tirar as D305 e colocar duas D3300TI... agora se for so pra fazer barulho, vai de D305, mas não coloca twiter selenium não, coloca um snake que é bem mais qualidade tbm!!!

Postado em

Comparativo de custo.................

Selenium Driver Fenolico D405 8ohms 100WRMS R$329.00

+

Selenium Super Tweeter ST350 R$85.00

+

Selenium Corneta Original HL47-50SLF R$129.00

=+ ou - R$543,00

Selenium Driver Titanium D408Ti 8ohms 125WRMS R$547.16

+

Selenium Corneta Original HL47-50SLF R$129.00

= +ou- R$676,16

Sera que vale a pena por as D 408Ti???????????

Postado em

se vc não tiver espaço no carro, vale a pena sim! :)

e se vc tiver um falante que reproduza os MEDIO/GRAVES do seu sistema... uma Ti seria uma boa pedida ! para falta de espaço... :)

abs

Postado em

Essa e uma duvida minha agora tambem. To trocando o som do carro antes era 2 pioneer 10", 1 par de flats ts-6988 pioneer uma corneta de fenolico e um St.

A que eu tenho e de fenolico, vc so esculta aquela VOZ saindo, me agrada e muito o som dela, e ele que da aquele "diferencial" no som.

Mas agora to mudando, vou utilizar 1 Sub pioneer e fazer mas 2 caixas pra medio/grave com Oversounds de 10".

Minha duvida: mantenho o esquema de corneta de fenolico e St? ou como tenho caixa de medio/grave so boto drive de titanio? Quero continuar mandando aquele "VOZeram" bunito. []-[]

Postado em
A questão é que os drivers de titânio "sobem" bem, reproduzindo frequências que os supertweeters também reproduzem! Por isso virou lugar comum dizer que "drivers de titânio dispensam" tweeters! A questão é que estes drivers não "descem" tanto como os fenólicos e em alguns casos específicos o resultado final não é tão agradável aos ouvidos, podendo ficar um pouco estridente!

Na minha opinião, tendo dinheiro e módulo, opto pela combinação fenólico + sts!

Só acho que valha a pena utilizar os drivers de titânio para economia de espaço ou para facilitar a ligação no módulo!

Já ouvi ótimos drivers de titânio, como o D305Ti e o 3300Ti... mas o 210TI por exemplo me pareceu um pouco estridente demais!

Não gostei, mas é questão de gosto pessoal!

AInda prefiro os fenólicos combinados a super tweeters! O espectro audível é coberto de forma mais efetiva e o resultado final me parece mais harmonioso!

Também prefiro fenólicos com st´s,justamente porque um drver de titânio

não desce bem em frequências abaixo de 1200Hz como é constatado em um

fenólico , e não sobe com plenitude em frequências acima de 10KHz como em

um st , que faz isso com perfeição...O motivo é o seguinte, o domo de titânio

juntamente com sua suspensão que sustenta o mesmo são obrigados´na marra´

a reproduzir uma gama de áudio muito larga, por isso os fabricantes desses

drivers o produzem assim porque senão cria-se um dilema:se desce o fs do

driver no intuito de reproduzir médio-graves,não sobe em agudos e vice-versa...!

Daí o porquê desse fato "polêmico" sobre a resposta de um driver de titânio:a

mecânica eletroacústica do domo de titânio ainda não permite tais façanhas e

é por isso que prefiro fenólicos e supertweeters em um sistema .

Pra´promover´ o ''gran finale'' do meu post: sabem quanto custa um reparo

de um driver de titânio.....($$$$$$$$)! :+1:+1:+1

Postado em

sou um feliz usuario do driver dti 4625 da oversound, o reparo custa o olho da cara e pra minha infelicidade, ao ligar pela primeira vez, queimei os reparos dos meus 2 drivers, custou R$ 48 cada um O.OO.O , e inclusive tava faltando aqui em alagoas, liguei na Oversound fui muito bem atendido pelo Cícero, que me recomendou falar com o representante da região, e caso ele não resolvesse meu problema, ele me venderia o reparo diretamente :rever1: . Graças as amizades que construi aqui no fórum, o Rodrigo Carvalho lá de Recife comprou pra mim, e enviou por Sedex.

Quanto ao desempenho, fiquei satisfeito to usando a corneta 14-50 senao me engano que seria a famosa tiro longo encurtada, to fazendo o corte usando capacitor de poliester 4.7uF x 250V e gostei muito do timbre, no mesmo sistema usei 2 drivers selenium D205Ti com mesmo corte usando capacitor, porem na corneta tiro longo 14-25 e achei um pouco estridente e com excesso de agudos, sei que a corneta influi, mas na configuração que utilizei ficou ótimo pelo menos aos meus ouvidos, alimentei cada driver em um canal de um punch 200a4 que teoricamente fornece 50w rms @ 2 ohms :legal::legal:

Postado em
Ainda tem isso que o NIM comentou... o ´preço do reparo do driver TI é muito caro em comparação ao fenólico!

Eu que o diga...!Tive dois drivers Eros ETD44S em que usava em um pequeno PA,

aplicava os 50 Watts nos mesmos e usava um divisor passivo projetado por mim

de 24dBpor oitava com corte de 2000Hz(aliás percebi nesses drivers que a partir

de 12KHz não sobe bem,tanto que os vendi e voltei a usar fenólico e st's),abri um

reforço de 3dB shelving em 16KHz para compensar tal fato,explicado entre

parênteses, e queimei os dois... :banghead. Comprei os reparos...90reais

cada um :banghead .Tem graça isso... :pirou: .Já pensou se tivesse usado divisores de 12dB por oitava , como a Eros recomenda...sem falar que esse driver tem um timbre estridente com pico de 4dB em 6KHz(usando corneta Eros EC4400).

Postado em
e os overs de domo de titanium e suspensão de PET, alguem já ouviu?

Gustavo Carmona.

O Eros 44S é assim, suspensão em PET (para obrigar a resposta em médios e

reduzir custos) assim como a grande maioria dos drivers TI de pequeno porte.

Alerta:constatei trocando o reparo de um 44S , que o domo NÃO É DE TITÂNIO!!!

É feito de mylar(um tipo de poliéster) pintado com uma fina demão de tinta

prateada... :blink: (daí o porquê que é tão pobre em resposta de agudos)

OLHA A PROPAGANDA ENGANOSA AÍ...Cuidado com o que compram... [¨]

Postado em
e os overs de domo de titanium e suspensão de PET, alguem já ouviu?

Gustavo Carmona.

O Eros 44S é assim, suspensão em PET (para obrigar a resposta em médios e

reduzir custos) assim como a grande maioria dos drivers TI de pequeno porte.

Alerta:constatei trocando o reparo de um 44S , que o domo NÃO É DE TITÂNIO!!!

É feito de mylar(um tipo de poliéster) pintado com uma fina demão de tinta

prateada... :blink: (daí o porquê que é tão pobre em resposta de agudos)

OLHA A PROPAGANDA ENGANOSA AÍ...Cuidado com o que compram... [¨]

Boa informação, NIM!

Valeu!

Postado em

o-o- eh que eu peguei uma d205ti e tava procurando algo sobre !

e aproveitei pra dar um up no morto akii ... pra ver se a galera tem "algo a mais" pra dizer sobre as d205ti ....

aehuaheuaheuaeaheuahe

:vtso-o-[^]

Postado em

um topic desses é sempre bom ter ele 'por perto'

pois mta gente fica em duvida entre fenolica x titanium.

eu no caso não tenho espaço e quando for montar vou usar titanium.

e alguem saberia me dizer se titanium + fenolica fica bom ?

pois se ficar pretendo pegar uma 305+210TI,

vlws abrçs

Postado em
Ao menos ele usou a busca [-]

:legal:

isso mesmo.. útilizando a busca, evita de colocar tanto tópico repetido.. :rever1:

bom seria q todos tivessem paciencia p/ pesquisar e fazer assim;;

abraços

Meirelles

Postado em

Eu vejo a questao assim, se tu usar woofers para medio grave.. que subam bem ate 1,5 2khz, ae sim, drive de titanio +e uma boa opcao!

agora, se o som é do tipo

2 Pioneer 307 mais as cornetas.. ae fica uma bosta! 2 vias, é melhor usar o fenolico + st

Postado em

só agradecendo ao corsa, por não abrir mais um tópico "repetido"

o assunto é bom e abre várias possibilidades... por questão de espaço eu uso titânio

abs :legal:

Postado em
Ao menos ele usou a busca [-]

:legal:

Opa com ctza ! nada de tópicos repetidos !

vlww !

um topic desses é sempre bom ter ele 'por perto'

pois mta gente fica em duvida entre fenolica x titanium.

eu no caso não tenho espaço e quando for montar vou usar titanium.

e alguem saberia me dizer se titanium + fenolica fica bom ?

pois se ficar pretendo pegar uma 305+210TI,

vlws abrçs

com ctza mta gente fica em duvidas ! sobre titanium e fenolico !

eu por exemplo acho que vou mesmo com os titanium ... num tenho mt espaço pra por ST ! "/

jah vou por 4 307 ... aehuaheuaheah

vlw brother abrass

isso mesmo.. útilizando a busca, evita de colocar tanto tópico repetido.. :rever1:

bom seria q todos tivessem paciencia p/ pesquisar e fazer assim;;

abraços

Meirelles

Cara eu tenho RAIVA :angry: de quem abre 2.000.000.000 de tópicos iguais ! isso me deixa p..... da vida !

vlww !

Eu vejo a questao assim, se tu usar woofers para medio grave.. que subam bem ate 1,5 2khz, ae sim, drive de titanio +e uma boa opcao!

agora, se o som é do tipo

2 Pioneer 307 mais as cornetas.. ae fica uma bosta! 2 vias, é melhor usar o fenolico + st

então eu vou por 4 307 ... tava pensando em por corneta pra acompanhar os graves neh ... mais num quero um TRIO ELÉTRICO DA BAHIA !

só quero voz que acompanhe os 307 ... será q 2 kits 2 vias fica melhor q 4 cornetas ?

abraçoos

só agradecendo ao corsa, por não abrir mais um tópico "repetido"

o assunto é bom e abre várias possibilidades... por questão de espaço eu uso titânio

abs :legal:

vlww ja disse oq eu penso sobre tópicos "REPETIDOS" ali em cima ! hehe

com ctza mtos teem essa duvida .. no seu caso usa sem ST ?

vlww abraçoos

(obs) DESCULPE GALERA O USO DOS "QUOTES" eu não gosto deles mais no caso foi o unico jeito de responder aa todos sem deixar 500.000 posts novos ...

hehe

abraçoos

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...