Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GuiHF

Duvida.. Onde Colocar O Fusivel

Recommended Posts

Estava navegando um pouco qdo achei isso aqui:

Nos automóveis, por exemplo, há um bom conjunto de fusíveis protegendo as mais variadas partes. Os rádios e toca-fitas também devem ser protegidos mediante fusíveis. Em muitos desses rádios, o circuito interno não tem qualquer contato com a carcaça do aparelho, por isso, além dos fios que vão aos alto-falantes, aparecem em destaque os fios de alimentação: vermelho (+) e preto (-). O vermelho deve ser ligado ao positivo da bateria (regra geral para os veículos modernos) e o preto ao chassis do veículo.

E o fusível onde deve ser posto?

No fio vermelho? No fio preto?

Faça essa pergunta a 100 instaladores de rádio e equipamentos de som em carros. A maioria dirá: ¾ É no fio vermelho, no positivo, no que vai para a bateria.

Sem dúvida, certos instaladores de rádios e aparelhos de som em automóveis, insistem na instalação dos fusíveis no fio positivo (fio vermelho que vai para o pólo positivo da bateria).

Eles alegam que a alta corrente extra entra por ali e queima o fusível antes de entrar no rádio!

Realmente, isso é uma falha grave no conceito. A corrente que passa pelo fusível também passa pelo rádio ... sempre! A corrente que passa pelo fio positivo também passa, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade pelo fio negativo ... sempre! É indiferente colocar o fusível no fio preto ou no vermelho.

A principal causa da queima de fusíveis ou desarme de disjuntores numa instalação elétrica é o curto-circuito.

Acho que a maioria iria falar que o fusivel é somente no positivo, mas no texto diz que não é bem assim :blink: Agora vem a duvida.... o Texto esta correto? Colocar outro fusivel é bobeira? e agora hehehe <_<

o texto foi tirado do site: http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_03.asp

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora pergunta pra esse animal quem é que vai proteger a fiação do carro caso ocorra um curto no cabo positivo. Fusível tem que ficar lá perto da bateria, no cabo positivo e a no máximo 30cm do terminal.

Compartilhar este post

Link para o post

a muito tempo atras eu ja me fiz esta pergunta

pra mim nào, para um amigo meu que tinha uma loja de eletronicos, ele colocava o fusivel no negativo mas nào me soube me dizer ao certo o porque ( para falar a verdade, nem lembro direito da sua explicação heheh)

mas, sei la, pode até funcionar, mas... porque os carros saem de fabrica com a caixa de fusivel no positivo da bateria? e nào no negativo?

tirando em base que a corrente de uma bateria circula do positivo para o negativo ( quando eles em contatos) acho que é mais valido o fusivel no positivo do que no negativo...

ja em amplificadores, nào esqueça, o fusivel no cabo de alimentação, está la para para proteger primeiramente o cabo e nào o aparelho em si ( se ele tiver o seu fusivel acoplado né)

Compartilhar este post

Link para o post

Usava um tipo facão, perto da bateria, e um de vidro, naquele porta FUSE duplo.

PS: o amperagem que passa no Fuse perto da bateria eu usava sempre maior do que perto do módulo.

Compartilhar este post

Link para o post

mais então, não tem nd a ver oq esta escrtio nesse site??

eu tbm achei meio estranho.. mais vai sabe heehe

Compartilhar este post

Link para o post
mais então, não tem nd a ver oq esta escrtio nesse site??

eu tbm achei meio estranho.. mais vai sabe heehe

eu nào diria que nào tem nada haver...

ja que nào é a primeira e unica vez que ouvi uma coisa assim, é que realmente eu nào lembro o que o meu amigo me explicou, não botei muita fé quando ele me falou.

vamos esperar alguem que manja mais se pronunciar né.

Compartilhar este post

Link para o post

não faz sentido pois se o fusivel rompe em um curto circuito não passa corrente nenhuma pois o circuito está em aberto :P

Compartilhar este post

Link para o post

Ao contrario do que se possa imaginar o fluxo de eletrons é do negativo pro positivo :)

Mas o fuse principal está lá pra proteger O CARRO. bote no negativo e vai ver um belo rastro de queimado no seu carpet se der algum curto.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

mais sepacheco e se colocar no positivo e no negativo? acho que nos dois a chance de queimar o aparelho seria menor, e também se o primeiro desarmar um carpete queimado é melhor do q um amplificador

Compartilhar este post

Link para o post
mais sepacheco e se colocar no positivo e no negativo? acho que nos dois a chance de queimar o aparelho seria menor, e também se o primeiro desarmar um carpete queimado é melhor do q um amplificador

nao existe esse risco de queimar, pois se o fuse for dimensionado corretamente, ao ultrapassar a corrente maxima ele rompe o filamento rapidamente, e entao nao circulará corrente alguma após esse momento :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

mas então o uso de um fusivel no negativo seria "inutil"??

Compartilhar este post

Link para o post

É bobeira fazer isso, não dá diferença nenhuma. Os fusíveis existem por uma única razão: protegerem os circuitos elétricos de correntes mais altas que as suportadas. Acontece que no caso do fusível principal, o papel dele é proteger o carro, isso sendo bateria+chicote elétrico contra curtos, normalmente causadores de incêndios. [""] Para proteção de equipamento, cada aparelho tem seu fusível. Nunca retirem o fusível do aparelho (módulo, cd, dvd, etc...) confiando na proteção de um fusível geral.

Agora, vamos pensar um pouco:

1ª hipótese: fusível no positivo.

No caso do condutor positivo encostar na lataria do carro(pólo negativo), o fusível queima, isolando, no caso, a via com curto circuito.

2ª hipótese: fusível geral no negativo da bateria.

O negativo da bateria, ligado diretamente na estrutura/chassi do carro, normalmente alimenta todos os aparelhos/funções elétricas do carro. Nesse caso, o fusível deverá ter corrente imensa, e é possível que a corrente gerada por um curto circuito num condutor seja insuficiente para desarmar o fusível. Nesse caso, já era, seu carro corre sérios riscos de pegar fogo.

3º hipótese: fusíveis em ambos os polos.

Além de acarretar tudo o explicitado na 2ª hipótese, é puro desperdício de dinheiro.

Agora, cá entre nós, prefiro muito mais um ampli queimado que um carpete, que pode iniciar um incêndio, daí, queima o ampli do mesmo jeito, ele e o resto do carro.

o-o-

Compartilhar este post

Link para o post
mas então o uso de um fusivel no negativo seria "inutil"??

Suponhamos que você passou negativo + positivo pra mala. Se o negativo encostar na lata, não haverá nada, correto, pois os dois estão ligados no mesmo polo da bateria, e a diferença de DDP deve ser pequena pra gerar uma corrente relevante. Logo, o fusível do negativo não queima.

Agora, se o positivo encostar na lata, o fusível do negativo não vai queimar, porque a corrente não vai passar por ele, vai passar pela lata. Só o fusível no positivo poderá queimar.

O menos provável de acontecer é um cabo encostar no outro, nesse caso os dois fusíveis queimarão, mas se de novo tiver junto alguma fuga de corrente pela lataria, o fusível do negativo provavelmente não vai queimar, porque a corrente vai estar dividida. O positivo será o primeiro a queimar.

Deu pra todo mundo entender o que eu disse?

Compartilhar este post

Link para o post
Pq no máximo a 30cm do terminal?! Sempre me pgto isso...

Porque quanto maior o cabo, maiores as chances de um curto sem a proteção de um fusível, onde o estrago provavelmente será grande.

A distância não é exata, é aproximada, quanto mais perto da bateria der para colocar o fusível, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem ideia de que custa o carpete de um carro ? alem disso pode virar incendio...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

É bobeira sim, guiHF, é só mais um eventual ponto problemático...

Parabéns pelas respostas gfjardim

Compartilhar este post

Link para o post
É bobeira sim, guiHF, é só mais um eventual ponto problemático...

Parabéns pelas respostas gfjardim

Valeu, Murilo, eu gosto de fóruns por causa disso: várias cabeças pensando e postando suas experiências ao mesmo tempo. Isso nos enriquece e enriquece os demais.

[],

Guilherme.

Compartilhar este post

Link para o post

Só um detalhe, o fusível da bateria serve pra proteger o CABO e não os equipamentos, que já tem (ou deveriam) os seus próprios.

Esse fusível serve pra evitar que o cabo superaqueça e derreta seu isolamento, podendo causar um incêndio!

Levando em consideração apenas o corte da corrente de surto, realmente é indiferente usar no positivo ou no negativo (ambos perto da bateria, é claro). O que ocorre, é que seccionando o negativo vc fica com o positivo em toda a carcaça. Qual o problema, em 12V nenhum, mas em 110, 220 vc leva choque se encostar na carcaça. Por isso secciona-se sempre o positivo (em DC) ou as fases (em AC).

Compartilhar este post

Link para o post

Meu deus... ainda me pergunto como alguém consegue escrever tamanha mer**!

Vou mandar um e-mail pra eles falando deste artigo.

Compartilhar este post

Link para o post

o fusivel a 30 cm da bateria serve para que , se o fio der uma descascada depois do porta fusivel o fusivel abre...

se voce colocar lá no final ou no negativo , todo o fio positivo vai ficar vulneravel e se ele descascar e entrar em contato com a lataria , vai ser um belo curto circuito arriscando até botar fogo no carro...

Um fusivel no negativo seria só mais uma segurança. Mas no caso do player , eu acho que existe um fusivel na caixa de fusiveis no carro responsavel por ele...

Compartilhar este post

Link para o post
Ao contrario do que se possa imaginar o fluxo de eletrons é do negativo pro positivo :)

Mas o fuse principal está lá pra proteger O CARRO. bote no negativo e vai ver um belo rastro de queimado no seu carpet se der algum curto.

[]

Sandro

eu ia dizer isso... a corrente que todos trabalhamos nos carros é a corrente convencional.... em que os íons saem do positivo para o negativo...

mas na prática é o contrário, a famosa corrente real....

eu acho que essa matéria tem um pingo de razao.. até pq a corrente elétrica é um pouco diferente do modo como estamos acostumados a pensar..... a ENERGIA em trânsito é muito mais rápida que os íons! eles mesmo não se deslocam com tanta velocidade e ordenadamente.... quando apertamos um interruptor, fechando um circuito, a energia que um elétron (ou íon) recebe de uma fonte de energia (bateria, por ex) é passada ao próximo e assim por diante numa velocidade próxima à da luz, mas o próprio elétron (ou íon) se move bem mais lentamente e de forma desorientada...

portanto, no momento de um curto em que a corrente é exageradamente alta, ela é exageradamente alta em TODO o circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

eu ia dizer isso... a corrente que todos trabalhamos nos carros é a corrente convencional.... em que os íons saem do positivo para o negativo...

mas na prática é o contrário, a famosa corrente real....

eu acho que essa matéria tem um pingo de razao.. até pq a corrente elétrica é um pouco diferente do modo como estamos acostumados a pensar..... a ENERGIA em trânsito é muito mais rápida que os íons! eles mesmo não se deslocam com tanta velocidade e ordenadamente.... quando apertamos um interruptor, fechando um circuito, a energia que um elétron (ou íon) recebe de uma fonte de energia (bateria, por ex) é passada ao próximo e assim por diante numa velocidade próxima à da luz, mas o próprio elétron (ou íon) se move bem mais lentamente e de forma desorientada...

portanto, no momento de um curto em que a corrente é exageradamente alta, ela é exageradamente alta em TODO o circuito.

O problema é que o curto tem todas as chances de acontecer com milhões de pontos com potencial de terra, do que logo com aquele que está "fusilizado".

Por motivos de segurança, usar fuse no terra é burrice. E se inventar de usar no terra dos amplificadores, pode dar tchau à saída RCA do seu player.

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

verdade, inverti hehehehheh

seria esta então a explicação para colocar o fusivel no negativo do aparelho e nào no seu positivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Perguntinha:

E se o fusível ficar logo no terminal negativo da bateria, num carro com apenas uma bateria?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...