Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

mauricio_schmitz

Cabos De Alimentação Especificos P/ Som

Recommended Posts

Postado em (editado)

ESCAVADOR ON

Ola, gostaria de uma opinião.

Ja li e re li tópicos, falando de cabos elétricos, automotivos x residenciais x industriais.

Agora veio a duvida, quero comprar cabos de +- 50mm, teria alguma vantagem ao colocar um para som automotivo, nao levando tanto em considereçao o custo?

Por exemplo

Cabo de Força 66,88mm² da KnuKonceptz preço 40R$ o Metro

Ja este cabo consigo por no maximo 20 o metro. (vi por R$14,71 em um site, mas como moro no C.u do mundo)

http://www.corfio.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:cabo-flexivel-xlpe-90dc-06-1kv&catid=34&Itemid=29

Agradeço desde já.

Editado por mauricio_schmitz
Postado em

Bem lenvando em conta a capa extra dos cabos altomotivos"roubo" e o preço e qualidade ja comprovada pelos "residenciais" eu nem pensaria 2 vezes e iria num residencial de marca boa.

Procure em casas de maquinas cabos para "maquinas de solda" são o que a de melhor no mercado "não altomotivo.

Eles foram desenvolvidos para cargas de "baixa" tensão em DC e alta corrente de trabalho, o uso mais perto do meio altomotivo que se pode encontrar cabos espeçificos.

Se for puchar cabo de 50mm vindo do alternador ja lhe aviso que não é tarefa da mais facil e muito menos das mais prazerozas, prepare logo 1 dia de paçiencia e sem apego ao carro junte uma furadeira com uma cerra copo 60mm e algums passa fio rosqueavel ou borrachas.. e vai sobrar algumas rodelas de ferro quando terminar o serviço. :legal:

Postado em

Bem lenvando em conta a capa extra dos cabos altomotivos"roubo" e o preço e qualidade ja comprovada pelos "residenciais" eu nem pensaria 2 vezes e iria num residencial de marca boa.

Procure em casas de maquinas cabos para "maquinas de solda" são o que a de melhor no mercado "não altomotivo.

Eles foram desenvolvidos para cargas de "baixa" tensão em DC e alta corrente de trabalho, o uso mais perto do meio altomotivo que se pode encontrar cabos espeçificos.

Se for puchar cabo de 50mm vindo do alternador ja lhe aviso que não é tarefa da mais facil e muito menos das mais prazerozas, prepare logo 1 dia de paçiencia e sem apego ao carro junte uma furadeira com uma cerra copo 60mm e algums passa fio rosqueavel ou borrachas.. e vai sobrar algumas rodelas de ferro quando terminar o serviço. :legal:

Muito obrigado pela ajuda. Eu olhei estes cabos, porque gostei da capa deles, e da sua segurança, sendo antichamas, e resistindo temperaturas de 130oC até 250oC.

Vou procurar esses cabos de solda então, talvez pegue logo do de 70mm.

Irei aproveitar, que vou desmanchar o carro para reforma interna. dai já puxo todos os cabos necessários (rca, remote, energia).

Postado em

Muito obrigado pela ajuda. Eu olhei estes cabos, porque gostei da capa deles, e da sua segurança, sendo antichamas, e resistindo temperaturas de 130oC até 250oC.

Vou procurar esses cabos de solda então, talvez pegue logo do de 70mm.

Irei aproveitar, que vou desmanchar o carro para reforma interna. dai já puxo todos os cabos necessários (rca, remote, energia).

So lembrar de passar os RCA do lado inverso a central de injeção e bem longe dos cabos de alimentação e o remote.

70mm?? não vejo vantagem alguma a menos que tenha um alternador que manda 500a ou mais.

Se o teu alternador é simples ate 120a pode ir com 20-25mm do alternado ate a bateria auxiliar e da(s) bateria(s) auxilixar(es) pode usar pra interligar outras auxiliares e pros amps ai sim pode colocar 70mm so lembre de terminais redutores nenhum amp recebe um cabo de 70mm. e achar terminais de bateria que suportem 70mm não é facil.

Postado em

ESCAVADOR ON

Ola, gostaria de uma opinião.

Ja li e re li tópicos, falando de cabos elétricos, automotivos x residenciais x industriais.

Agora veio a duvida, quero comprar cabos de +- 50mm, teria alguma vantagem ao colocar um para som automotivo, nao levando tanto em considereçao o custo?

Por exemplo

Cabo de Força 66,88mm² da KnuKonceptz preço 40R$ o Metro

Ja este cabo consigo por no maximo 20 o metro. (vi por R$14,71 em um site, mas como moro no C.u do mundo)

http://www.corfio.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:cabo-flexivel-xlpe-90dc-06-1kv&catid=34&Itemid=29

Agradeço desde já.

Olá Mauricio

Vi que você é meu conterraneo. Sugiro comprar os cabos do tipo Soldaflex na loja Realcenter nos fundos da tumelero aqui em novo hamburgo. Otimo cabo e preço justo.

Postado em (editado)

Pensei da seguinte forma.

Se esses cabos foram produzidos para suportar uma tensão bem maior q a automotiva, o que resulta em uma corrente menor,

então compenso com uma bitola maior. Porque economizar nos cabos, se gastamos brincando 3k, 4k.... com amplificadores.

Ainda mais hoje em dia, amplificadores com mais de 20kw.(não é o meu caso)

Boa ideia, do alternador até as auxiliares pode ser menor (os de 50mm rsrsrs), mas nao custa pegar alguns distribuidores gringos com suporte para 00awg, e 3 saidas, terei 3 baterias.

Obrigado pela ajuda Karlos Kbsom, eu msmo ia dar uma escavada na "Grande" Novo hamburgo. rsrsrs

Bom, pelo menos eu penso assim, se eu estiver errado, me corrijam, e desculpem-me, mas prefiro isso, do que ver as pessoas aqui da cidade ligando amps. >3k, com 16mm. <_<

E pela "dificuldade", nao creio q terei, to tirando TODO interno do carro(banco, carpete, feltros, teto, porta mala...), vou fazer um emborrachamento por baixo e por dentro, dai vou selar com manta asfaltica, umas 3 ou 4 camadas, pois uso a da vedacity auto-adesiva, dai por cima uma camada de feltro novo e grosso, para ficar mais silencioso, dai puxarei RCA's pela Esquerda(injeçao do lado direito), remote pelo meio(com fusivel e relé), e energia pela direita.

Acho que estou fazendo certo, não???

Editado por mauricio_schmitz
Postado em

Pensei da seguinte forma.

Se esses cabos foram produzidos para suportar uma tensão bem maior q a automotiva, o que resulta em uma corrente menor.

então compenso com uma bitola maior.

Mais quando se diminui a tensão almenta a corrente suportada, um cabo 220v 100a aguenta facil 300a 12v

Eu faria assim Big 3 com cabos 35mm e 35mm da bateria do cofre ate as baterias auxiliares.

La atras ja que todos os cabo não pasam de 1m eu iria de 35mm em tudo,interligando auxiliares e usaria um bloco de distribuição de cobre e mandava 35mm pros AMPS .

So lembrar de usar disjuntor automotivo em tudo, usar conduite em todos lugares que poder ter atrito com o cabo .

Não vejo de maneira alguma motivo pra usar mais que 35mm . :legal:

Se quer usar use ,eu usaria o dinheiro em coisas bem mais importantes .

Postado em

A corrente suportada jamais aumenta! Todo cabo é especificado por corrente, independentemente da tensão aplicada.

Lei de ohm: U = R x I.

Um cabo longo com um total de 0.03 ohms, em 220v/100A vai dissipar U = 0.03 * 100 => U=3V

O mesmo cabo, em 12V x 300A vai dissipar 0.03*300 = 9V.

Ou seja, a tensão a que ele está submetido sequer entra na conta. Sendo que em 12V a queda de tensão é MUITO mais significativa que em 220V. E ainda vai esquentar 3 vezes mais.

Postado em

A corrente suportada jamais aumenta! Todo cabo é especificado por corrente, independentemente da tensão aplicada.

Lei de ohm: U = R x I.

Um cabo longo com um total de 0.03 ohms, em 220v/100A vai dissipar U = 0.03 * 100 => U=3V

O mesmo cabo, em 12V x 300A vai dissipar 0.03*300 = 9V.

Ou seja, a tensão a que ele está submetido sequer entra na conta. Sendo que em 12V a queda de tensão é MUITO mais significativa que em 220V. E ainda vai esquentar 3 vezes mais.

pensei nisso

I=U/R

I=12/0.03 = 400a

se estou errado pode me corrigir, quero aprender tmbm, mas isso nao é o que o cabo com resistencia de 0,03(seu exemplo) seria capaz suportar?

Postado em

pensei nisso

I=U/R

I=12/0.03 = 400a

se estou errado pode me corrigir, quero aprender tmbm, mas isso nao é o que o cabo com resistencia de 0,03(seu exemplo) seria capaz suportar?

Não.

Se você pega esses 0,3 ohms e coloca a sua bateria de 12V em curto, significa que terá 400A passando por este cabo. 12v é a diferença de potencial no resistor.

Postado em

Não.

Se você pega esses 0,3 ohms e coloca a sua bateria de 12V em curto, significa que terá 400A passando por este cabo. 12v é a diferença de potencial no resistor.

Ok, vi que fiz tudo errado,rsrs

obrigado, agora consegui intender :legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...