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BLauPunKT

Matéria Técnica - Como Amaciar Alto-falantes

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Como Amaciar componentes de audio

Com rapidez e sem ficar surdo Por Victor Mirol

 

 

CAIXAS ACÚSTICAS

 

 

Todos nós já compramos um novo par de caixas acústicas. E, claro, chegamos em casa ávidos para instalá-las e ouvir a nova maravilha. Sem dúvida, abrimos, antes de mais nada, o manual e lemos que, para nossa desilusão, "estas caixas atingirão o seu rendimento sonoro adequado depois de 100 horas de funcionamento a volume normal...". Alguns dirão que são necessárias mais de 200 horas.

 

Naturalmente, você não vai esperar todo esse tempo, imagine: 200 horas. Se formos usá-las, em média, uma hora por dia, levaríamos mais ou menos 200 dias, ou sete meses de espera. E veja lá: se subtrairmos os finais de semana na praia ou na serra, e as quintas feiras à noite – quando vamos aos concertos da Sinfônica do Estado na sala Julio Prestes - e as sextas, com nossas visitas ao Bourbon Street, poderíamos levar um ano. "Ah não!, deve haver um erro!", você pensa.

 

Ou então, resolve pensar de modo diferente: 200 horas consecutivas, dia e noite, seriam somente 6 dias. Mas, a idéia de dormir com duas caixas berrando a 80 ou 90 dB durante a noite não lhe parece agradável. Menos ainda, se considerarmos os vizinhos. Então você parte para a negação: liga as caixas e inicia a audição assim mesmo. Mas, depois de um tempo, você não repousa. "Estou perdendo o melhor destas caixas", diz. "Elas devem soar bem melhor, e se paguei o quanto paguei por elas, quero o melhor resultado. Não adianta negar",penso, "o amaciamento deve ser necessário..." (e é, amigo).

 

Agora que já lhe mostrei o drama, venho com a solução. Você pode, sim, amaciar as caixas em quatro ou cinco dias de uso contínuo, sem nem sequer perceber. E deveria fazê-lo. Todos os elementos das caixas, desde os bornes de entrada até os falantes, passando pelo circuito divisor de freqüências e chegando até a estrutura externa delas, devem ser amaciados para estabilizar o ponto de trabalho, tanto térmico, como mecânico. Esse amaciamento deve ser feito proporcionando sinal em todas as freqüências da banda audível.

 

 

 

Vejamos, em primeiro lugar, como o som é gerado...

 

 

O estímulo elétrico que chega ao falante pode ser considerado como uma onda senoidal (ou um conjunto delas). Quando a subida inicial da onda chega à bobina móvel, o falante é projetado para frente. No momento em que a onda inverte o sentido e se faz negativa, o falante é projetado para trás, para o interior da caixa. Esse movimento é que produz compressão do ar ao sair, e rarefação do mesmo ao entrar. Estas variações irão se propagar em forma de ondas concêntricas de pressão-rarefação, e isto é o que você ouve como som. Duas caixas, trabalhando com o mesmo sinal, irão duplicar a intensidade sonora emitida. Mas, se fizermos com que elas trabalhem em oposição de fase, quase todo o som será anulado logo no momento da sua criação, produzindo quase só silêncio. Como isso funciona?

 

... e como anulá-lo no momento mesmo do seu nascimento.

 

 

Imaginemos duas caixas acústicas colocadas frente a frente, com os seus falantes quase se tocando. Ao mesmo tempo , invertemos a polaridade de uma delas (conectamos o cabo de falante neutro ao borne vivo e vice-versa). Quando o falante de uma caixa iniciar o seu movimento para frente (gerando pressão no ar), a outra o iniciará para trás (criando rarefação no ar). Dessa maneira, a pressão que seria exercida sobre o ar é anulada pela rarefação que o segundo falante proporciona, ao mesmo tempo, a um milímetro de distância. O resultado é uma pressão nula, ou seja, silêncio. A onda sonora não se forma. O único requisito é que os falantes estejam tão próximos quanto possível, a fim de anularem mutuamente seus efeitos, e que o sinal seja exatamente mono, isto é, exatamente igual em ambos os canais, para que o movimento de cada caixa seja a imagem especular (e oposto, por uma delas ter a fase invertida) da outra. Esta qualidade de mono poderá ser obtida com um controle de "mono" no pré, ou usando um sinal já mono (ou, melhor, estéreo simétrico) na faixa de teste. Quando você ouve este sinal no seu equipamento, percebe que não há ambiência e que o ruído provém de uma linha localizada bem no centro entre as caixas. Quanto mais ambiência, menor simetria. Em termos de equipamento, devem possuir controle de volume, e a possibilidade de repetir uma faixa continuadamente.

 

 

 

 

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SequÊncia prÁtica

 

• A partir da conexão normal do sistema, inverta a conexão de uma das caixas (somente de uma delas, e com o amplificador desligado!). Faça isso conectando o positivo ao negativo e vice-versa em um dos extremos dos cabos de falantes de um canal.

 

• Coloque uma caixa em frente à outra, sobre uma superfície pouco deslizante, de maneira que entre os falantes haja o menor espaço possível. Há duas maneiras de fazê-lo: a) a mais segura; b) a mais silenciosa. A forma mais segura consiste em manter as caixas com suas telas frontais colocadas e encostadas uma à outra. Desta maneira, os falantes estarão protegidos contra qualquer contato, caso as caixas sejam acidentalmente empurradas uma contra a outra. A outra forma, consiste em retirar as telas frontais e aproximar as caixas até que as suspensões dos woofers fiquem a um milímetro uma da outra. Verifique isso olhando lateralmente pela fenda entre as caixas, e também por cima, certificando-se, desse modo, de que ambas estejam absolutamente paralelas.

 

• Escolha uma faixa apropriada de um CD (ver abaixo) e coloque o CD Player no modo "Repetir a faixa".

 

• Regule o volume na posição em que você ouve normalmente, e faça o CD Player tocar.

 

• Certifique-se, olhando pela fenda lateral, de que os falantes não estejam encostando um no outro. Você deverá identificar os seus movimentos para trás e para frente ao mesmo tempo e de forma recíproca, sem que se encostem ou se afastem mais do que o milímetro inicial de separação.

 

• Certifique-se de que o balance de canais esteja perfeitamente centrado. Se não estiver, você ouvirá parte do som gerado pelas caixas. Por quê? É simples, ambas as caixas cancelam-se mutuamente desde que o som gerado por cada uma seja simétrico e oposto à do som produzido pela outra. Se há diferença de volume, esta simetria já não se verifica. Assim, a parte "excedente" do som da caixa que apresenta volume mais alto não será cancelada pela outra caixa. Quanto maior o desequilíbrio, maior o volume de som que será ouvido (Ver abaixo).

 

• Para verificar o anterior, convido-o a fazer um experimento. Será mais ilustrativo se você tiver um duplo controle de volume, ou um controle de balance que diminua o volume de um canal. Ouça o som produzido após estabelecer seu nível de volume habitual, e com o balance centrado. Agora, diminua o volume de um canal. O quê aconteceu? Surpresa, não?. O volume geral aumentou, e notavelmente. Ou seja, a potência aplicada às caixas diminuiu, porém o volume percebido é agora maior. A explicação está no parágrafo anterior.

 

• Cubra as duas caixas com cobertores ou qualquer tecido disponível que seja absorvente de som, para eliminar o som residual que vaza das caixas.

 

• Cubra também as aberturas dos túneis de sintonia (nas caixas refletoras de baixos ou sintonizadas) com o mais grosso e eficiente tecido isolante que encontrar. Se puder usar blocos de espuma nesses orifícios (como os que algumas caixas já trazem com esse propósito), insira-os totalmente.

 

• Deixar o aparelho tocando por 100 ou 200 horas em paz.

 

• Não esquecer de, após ter desligado o amplificador, refazer a conexão normal do falante que foi invertido.

 

 

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ALGUMAS DICAS

 

 

 

Se eu não quiser usar meu equipamento principal?

 

Qualquer outro amplificador pode ser usado, desde que seja estéreo, e tenha simetria entre os dois canais. Por exemplo, um CD Player de carro em desuso, um velho receiver de áudio ou vídeo, etc. Se for usar um CD Player de carro, use uma bateria automotiva para alimentá-lo e um carregador de baterias ligado para manter fluxo de energia por vários dias. Você poderia, assim, poupar muitas horas de uso de um amplificador valvulado, por exemplo. Ou usar o seu sistema principal para ouvir música tranqüilamente com as caixas antigas (ou audifones), enquanto o outro sistema amacia silenciosamente as novas caixas.

 

 

 

E se meu CD Player não consegue repetir uma faixa?

 

Alguns CD Players (por exemplo, alguns de carro) repetem o disco completo, mas não uma faixa individual. Neste caso, você poderá gravar um CD_R com uma única faixa copiada do disco de teste. Desta forma, o CD Player repetirá o disco que, como contém só uma faixa, permitirá, assim, a obtenção do resultado esperado. Você pode, também, somar essa faixa várias vezes com um editor (CD Direct, por exemplo) e montar uma única faixa de 10 ou 209 minutos de duração, para que o CD Player não fique reiniciando o disco tão freqüentemente.

 

 

 

Onde colocar as caixas durante o amaciamento?

 

Procure um lugar afastado do movimento diário de pessoas, para evitar que as caixas sejam acidentalmente pressionadas uma contra a outra. Prefira apoiá-las sobre uma superfície não derrapante ou, então, coloque-as sobre alguma lâmina de borracha (um par de mouse-pads seria útil).

 

 

 

Quais faixas são mais adequadas? Onde encontro uma?

 

Existem faixas destinadas especialmente para amaciar eletrônicos de áudio. Normalmente, consistem em ruído rosa associado a alguma varredura de freqüências. Também podemos usar, simplesmente, ruído rosa. A única exigência é a de que o sinal seja idêntico em ambos os canais. Se não tiver certeza, use a chave mono do seu pré-amplificador.

 

Alguns exemplos:

 

"My Disc", Sheffield labs, 1004354-2-T, faixa 43. Esta faixa contém ruído rosa idêntico em ambos os canais, e é especialmente útil quando o pouco ruído residual possa ainda vazar das caixas permanecer incômodo (ambientes pequenos, por exemplo)

 

"The Sheffield/XLO Test & Burn-in CD", Sheffield, 10041-2-T, faixa 8.

 

Esta faixa contém ruído rosa e varredura, simétricos em ambos os canais. Preferível quando o ruído residual não for um problema. (É similar à oferecida para download logo abaixo)

 

A faixa 9 do disco "XLO Reference Recordings Test & Burn-In CD", RX-1000, não deve ser usada para amaciar falantes, pois contém sinais diferentes nos canais esquerdo e direito. É, ao contrário, muito útil para amaciar outros componentes do sistema.

 

 

Você poderá fazer download de uma faixa útil (ruído cinza simétrico com varredura) aqui: Clique aqui

 

 

 

Para você ter uma idéia do que pode esperar em termos de ruído, eis aqui um exemplo tirado da experiência prática em casa:

• Uma caixa de frente: 92 dB

• Duas caixas de frente, em fase: 89 dB

• Duas caixas de frente, invertidas de fase: 79 dB

• Duas caixas enfrentadas, invertidas de fase: 70 dB

• As anteriores, isoladas com cobertor: 60 dB

 

 

Como vemos, a inversão de fase, por si só, faz cair o nível sonoro de 89 para 79 dB quando ambas estão perto uma da outra (o cancelamento é maior). Colocá-las uma frente à outra, com 1 milímetro de distância entre elas, diminui mais 9 dB (de 79 para 70). O ruído residual, composto principalmente por freqüências altas, e o som emitido pelos tubos de sintonia (no caso das Countour 1.3 SE), podem ser atenuados ainda mais, quando usamos isolamento. Um simples cobertor traz o nível geral a menos de 60 dB, e sabemos que poderíamos conseguir algo mais.

 

 

 

 

 

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Dos leitores

 

 

 

O leitor Vitor Hugo Ribeiro Oliveira, Engenheiro Eletrônico e Técnico Eletrônico, de Porto Alegre, RS, enviou-nos uma atenta comunicação onde menciona a possibilidade de se usar ruído inter-estações de FM (aquele ruído que ouvimos quando passamos de uma estação a outra no receptor de rádio; este ruído é, basicamente, ruído "rosa").

 

 

O texto do amigo Vitor diz:

 

 

 

"Victor Mirol, minhas sugestões para o item "como fazer", sub-item "como amaciar alto-falantes", são:

 

• Colocar ambas as caixas ligadas ao mesmo amplificador de potência (num único canal, se o amplificador for estéreo), mas com a ligação de uma das caixas em contra-fase (ligando o positivo da fiação no borne negativo da caixa e o negativo da fiação no borne positivo da caixa). Como será aplicada somente a potência de uns 10 Watt RMS em cada caixa, por conseguinte, o amplificador terá de ministrar só 20 Watt RMS. Mesmo que seu amplificador seja recomendado para impedância de caixa nunca inferior à 8 Ohm, não haverá problema se ele tiver potência igual ou superior a 50 Watt RMS, haja visto que a recomendação de impedância mínima é para protegê-lo quando em regime de potência plena. Neste caso, ele estará cedendo apenas 40% da potência máxima (20 W de 50 W), ou menos de 40% se a potência do amplificador for superior a 50 W.

 

• Conectar a este amplificador um sintonizador de FM (caso o amplificador não seja um Receiver, o qual já contém um sintonizador de FM), sintonizado numa freqüência que não haja recepção alguma de emissora (qual seja, não sintonizado, pois sintonizado é quando está recebendo uma emissora). Com o botão "mute" do sintonizador desligado, ouvirá o ruído rosa, típico das TVs antigas quando saíam do ar, que muitos antigos chamavam de "ruído de chuvisco da TV fora do ar". Este ruído rosa (ou ruído de chuvisco de TV) amaciará as caixas de som pelo período recomendado pelo fabricante.

 

 

 

Os demais passos para a colocação das caixas face a face, bem como cobertas por abafadores, serão mantidas conforme sua sugestão do site".

 

 

Existem aqui duas idéias básicas:

 

 

 

A primeira, a de usar um único amplificador com duas caixas ligadas em paralelo (com uma delas invertida), leva o ponto de inversão das conexões no final da reta (a saída do amplificador) e apresenta uma vantagem incidental, que é a de eliminar qualquer diferença de resposta da cadeia CD->Pré->Amplificador (em especial, nas baixas freqüências). Se essa resposta do conjunto for desigual entre canais, o efeito procurado será o mesmo (amaciamento), mas o ruído será mais audível, mesmo com as caixas frente a frente, devido à falta de cancelamento acústico de sinais, que é a base do sistema. Para o usuário, a única diferença seria a de trocar as conexões no amplificador, em vez de fazê-lo nas caixas. Uma vantagem adicional do seu método é a de poder usar um gerador de áudio mono no lugar das faixas estéreo com canal invertido mencionado no site da revista. Limitações: espaço disponível nos bornes para colocar os dois pares de terminais dos cabos num único terminal, e, no caso de amplificadores valvulados, a possibilidade teórica de causar um faiscamento - e eventual oscilação - no canal que ficaria desconectado (salvo se fosse colocado nele uma carga fantasma).

 

 

 

A segunda idéia (usar o ruído da FM inter-estações) é um velho método usado nos tempos em que não dispúnhamos de CDs com faixas de ruído rosa estéreo com um canal invertido (ou, então, um gerador de áudio estéreo). A única limitação - teórica, porém, seria a de não aproveitar o tipo de ruído disponível nestas faixas digitais estéreo-invertido. Em tese, o tipo de ruído nelas existente contém alguns componentes (como o barrido seqüencial superposto ao ruído rosa) que seriam apropriadas para um melhor amaciamento dos componentes.

 

Se você não se opuser, a sua idéia será publicada como alternativa num adendo no artigo mencionado no site da revista.

 

 

Novamente agradeço a sua gentileza.

 

Victor Mirol

 

Texto retirado do site Revista Digital Audio e Vídeo - http://www.clubedoaudio.com.br - Todo os direitos reservados

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Pois é, turma... isto em se tratando de caixas acústicas compradas em loja.

 

Mas, em se tratando de subwoofers sem caixa, eu me lembro que um ou dois usuários daqui do forum fizeram um tópico com fotos e passo a passo do amaciamento de seus falantes. Se eu não me engano eram Keybass, foram utilizados em free-air e tinha alguma particularidade em relacao ao FS na hora de amaciar.

 

Alguém sabe onde está esse tópico ou poderia dar as informações? Estou com um amplificador Cygnus PP-800 e gostaria de dar uma esquentada nos meus N.A.R... :legal:

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Esse método, na realidade, não anula conceitos anteriores... é apenas uma forma "esperta" de reduzir o ruído da operação. Pq cá entre nós, ouvir ruído rosa por 5 minutos enche o saco... parece que o ar condicionado foi ligado no modo super turbo plus advanced with lasers!

 

Pra subs e outros falantes automotivos, que vem sem caixa, é mais complicado... teria-se que construir duas caixas... em compensação, vc pode "aliviar" bem este tempo em subwoofers, deixando em free air, aplicando uma frequência igual ou pouco superior à Fs, e potência suficiente pro bicho escursionar... aí com 2 dias ele já fica bem encaminhado. Midbass dá pra fazer isto, mas tweeter fica difícil.

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Então nos meus N.A.R.-1 10" antigos, de 125Wrms, terei que colocar um CD com qual freqüência para tocar 24h/dia? Vou fazê-lo agora.

 

Terei que deixar os alto-falantes suspensos, correto? Alguma dica pra fazê-lo? Acho que colocando duas cadeiras, uma de cada lado do subwoofer, é meio arriscado do bicho cair.

 

Já estou montando aqui em casa o sistema. Vou usar o Cygnus PP-800 em conjunto com ou meu DVD Player residencial ou a placa de som do PC.

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Pronto: que funciona, funciona! :)

 

Fiz um teste aqui e já vi que funciona. Estou utilizando a placa de som do PC para enviar o sinal de áudio ao amplificador (adaptador de ponta P2 para entrar no terminal da placa de som, com a outra extremidade sendo RCA, e esta entra num adaptador Banana para plugar-se ao amplificador), utilizando o WinISD como gerador de tom. Até agora eu liguei apenas um N.A.R. (4 ohms) no canal do amplificador, porém agora mesmo vou ligar o outro em série, fechando 8 ohms.

 

Utilizarei um sinal de 25 Hz.

 

Infelizmente estou sem a câmera no momento, portanto fotos e vídeos só depois.

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Pronto: que funciona, funciona! :)

 

Fiz um teste aqui e já vi que funciona. Estou utilizando a placa de som do PC para enviar o sinal de áudio ao amplificador (adaptador de ponta P2 para entrar no terminal da placa de som, com a outra extremidade sendo RCA, e esta entra num adaptador Banana para plugar-se ao amplificador), utilizando o WinISD como gerador de tom. Até agora eu liguei apenas um N.A.R. (4 ohms) no canal do amplificador, porém agora mesmo vou ligar o outro em série, fechando 8 ohms.

 

Utilizarei um sinal de 25 Hz.

 

Infelizmente estou sem a câmera no momento, portanto fotos e vídeos só depois.

Bota onde quiser, desde que mantenha o bom sentido da frase, e que o sub não saia andando...

 

Mete 25Hz mesmo e vai aumentando a potência... não força muito, mas faça o cone mexer considerávelmente... senão vc não amacia nunca... hehehehe.

 

Deve-se sempre lembrar que o amaciamento é um processo de fadiga mecânica, para normalizar o funcionamento, e não deve ser confundido com amaciamento de um motor, pois no motor temos grande atrito no início, o que aumenta a temperatura de trabalho, e no falante não. Então tem que pegar pesado logo pra adiantar o serviço. Desde, é claro, que não se abuse.

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é impressão minha ou aquilo é tua cama!? vai dormir onde!? ahhahaha

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Hehehe... eu me viro, durmo com os cachorros.

 

Murilo, nem é gambiarra... é a única possibilidade, ué! :P

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caramba n~çao vai ser 24h de ouvido rosa no ouvido né??

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Está em 25 Hertz, GuiHF. Vou deixar uns 2 ou 3 dias... ou até eu achar que tá bom. :legal:

 

Início: 10/04/2006 - 17:30

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Hehehe... eu me viro, durmo com os cachorros.

 

Murilo, nem é gambiarra... é a única possibilidade, ué! :P

O importante é o som... vc pode dormir em qualquer canto. :vts

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o que é um som rosa? gloria Gaynor?

:vts

mas falando serio... alguem ai me da uma luz

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o que é um som rosa? gloria Gaynor?

:vts

mas falando serio... alguem ai me da uma luz

Tá entendido, hein? Hauhauhauhauhauhau. Sei não... sei não...

 

Seguinte, ruído rosa é um ruído que contém todas as frequências (um chiado, igual de rádio fora do ar). É ideal para medidas com RTA.

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Hehehe... eu me viro, durmo com os cachorros.

 

Murilo, nem é gambiarra... é a única possibilidade, ué! :P

Lucas, não é mais jogo deixar no chão mesmo??? Sei lá, vai que esquenta muito isso aí, no chão ñ é + seguro não?? De quebra, ainda livra a casinha do cachorro... :-)

 

Bem bacana o texto, é algo que, quando é possível fazer, melhora bastante o rendimento dos falantes. No meu caso, acabo amaciando na marra, dia-a-dia mesmo, mas demoooora para ouvir o falante como ele realmente é.

 

um abraço,

Ricardo.

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Colocar o falante no chão fecha o local por onde é refrigerada a bobina, aí já era. Estão inclinados em suas respectivas caixas, com a parte traseira livre de qualquer obstáculo e um ventilador de 48cm de diâmetro no máximo sobre eles. =)

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Eu fico pensando se essa moda de amaciar Alto-Falantes pegar, como vai ser em Salvador nos carnavais, com mais de 20 trios eletricos, o que eles vão fazer para amaciar os falantes antes de montar nos trios... hehehe

 

Os falantes que eu sempre usei em meus projetos eu uso o conceito de motor de Formula -1

 

Quanto mais você amaciar eles no talo maior vai ser o rendimento final...

 

Eu nunca amaciei alto-falante e nunca tive problemas com alto-falantes.

 

Eu acredito que não há necessidade de amaciar, se isso fosse um dado relevante em todos os manuais viriam em letras bem grandes:

 

ATENÇÃO: ANTES DE APLICAR POTÊNCIA MAXIMA EM SEUS FALANTES, FAVOR AMACIAR POR 100 OU 200 HORAS.

 

CASO VOCÊ NÃO AMACIE SEU FALANTE VOCÊ PERDERÁ A GARANTIA.

 

Esse é meu ponto de vista.

 

Lucindo

portaldosom

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eu acho q não seria assim tão serio, mas acho q amaciando teria um melhor rendimento.....

 

não tem nenhum ruido de uns 20hz a 100hz?? qual a faixa do ruido marron e do ruido branco????

 

 

 

abs

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Portal, como eu expliquei no meu post, nunca confunda amaciar um falante com amaciar um motor.

 

O amaciamento do motor é uma fase crítica, pois os componentes não assentaram, e o atrito, por conta do mal assentamento, é enorme. Por isto recomenda-se não girar alto nos primeiros 300km.

 

Já o alto falante possui componentes, como a aranha, que só atingem as especificações depois de algum tempo de uso. É igual um sapato de couro novo... ele vai incomodar bastante até "amaciar"... ele vai alargar em alguns pontos, dobrar em outros, até ficar confortável.

 

PORÉM nada impede de vc pegar seu sapato novo e sair correndo com ele. A mesma coisa com um falante: Vc pode pegar um zerado e aplicar máxima potência. O que muda com o uso são os parâmetros.

 

Se amaciamento não fosse importante, os fabricantes sérios não especificariam que os parâmetros ideais só são atingidos depois de algumas horas de uso. Ou que os parâmetros foram medidos após 100 horas de uso do falante em questão.

 

Simples assim. Se é importante ou não, vai do juízo de cada um. Quem espera do falante o rendimento projetado vê importância em amaciar.

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Eu fico pensando se essa moda de amaciar Alto-Falantes pegar, como vai ser em Salvador nos carnavais, com mais de 20 trios eletricos, o que eles vão fazer para amaciar os falantes antes de montar nos trios... hehehe

 

Os falantes que eu sempre usei em meus projetos eu uso o conceito de motor de Formula -1

 

Quanto mais você amaciar eles no talo maior vai ser o rendimento final...

 

Eu nunca amaciei alto-falante e nunca tive problemas com alto-falantes.

 

Eu acredito que não há necessidade de amaciar, se isso fosse um dado relevante em todos os manuais viriam em letras bem grandes:

 

ATENÇÃO: ANTES DE APLICAR POTÊNCIA MAXIMA EM SEUS FALANTES, FAVOR AMACIAR POR 100 OU 200 HORAS.

 

CASO VOCÊ NÃO AMACIE SEU FALANTE VOCÊ PERDERÁ A GARANTIA.

 

Esse é meu ponto de vista.

 

Lucindo

portaldosom

Amaciamento é importante, e faz diferença sim.

 

Mas, tem que se ver onde que será aplicado.

 

No meu último upgrade, pude sentir como no início o cone do sub era pesado. E que, com o tempo (questão de horas tocadas), foi melhorando o SPL na resposta.

 

Mas, quando o assunto está mais voltado para fidelidade, a virgindade do falante não é tirada tão rapidamente. Isto porque, não estamos buscando apenas o desenvolvimento SPL-ístico desses falantes, e sim outras coisas que vão vir com um desgaste em um intervalo de tempo maior, provocado por tempos de execução maiores, até que se chegue aos detalhes acústicos do falante.

 

Pra mim, amaciamento é importante para todo tipo de falante. O que dependerá será pra que tipo de falante você irá amaciar. Por quanto tempo será preciso para que ele dê o máximo na sua categoria?

 

Não amaciar não faz mal. O Fabricante apenas informa que o falante não dará o máximo de si assim que você o descabaçá-lo. Não é uma questão de gerar danos mecânicos, e sim apenas informar ao cliente. Para que ele não fique decepcionado com seu investimento logo de cara.

 

[]-[]

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no manual da Bravox relativo ao UXP não diz nada uhahuahua.... e como num tenho como fazer isso pois num tenho nenhum amplicador sobrando e num vo deixar eles dentro do carro com o som ligado a noite toda uhahuahuahu deixa ketu.... c bem ki um deles ja keimou e meu animo ja foi pa pqp tmb auhhuaa

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no manual da Bravox relativo ao UXP não diz nada uhahuahua.... e como num tenho como fazer isso pois num tenho nenhum amplicador sobrando e num vo deixar eles dentro do carro com o som ligado a noite toda uhahuahuahu deixa ketu.... c bem ki um deles ja keimou e meu animo ja foi pa pqp tmb auhhuaa

Relaxa, se o sub for virgem (suspensão duuuuuura ainda) e você não amaciar não acontece nada demais. Apenas, no início, ele não dará o máximo de si. Depois de uma semana andando no carro normalmente, teu sub já deve estar OK. Pelo menos foi o que aconteceu comigo.

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