Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
MrQuality

High End

Recommended Posts

Quando pensamos em Qualidade Sonora, sempre leve em mente que: Quanto menor o caminho do sinal de áudio, melhor é a qualidade sonora. Com isso concluímos que: Quanto menor o número de componentes e estágios o áudio passar, melhor será o som.

Mas porque??

Em cada componente e/ou estágio são agregados todos tipos de impurezas no som, tais como: ruídos, distorção dos harmônicos, rotação de fase, etc, etc...

Então, quanto menos peças, melhor!!

 

 

Componentes Eletrônicos:

 

Todos nós sabemos que os equipamentos são feitos de componentes eletrônicos.

Existem inúmeros tipos de componentes, mas os mais comuns e os que normalmente estão envolvidos diretamente com a reprodução do som são os: resistores, capacitores, amplificadores operacionais, transistores bipolares, mosfets (e suas variações).

Cada componente exerce determinadas funções dentro de cada circuito eletrônico.

Como em todo tipo de equipamento, existem também componentes de alta qualidade e componentes de baixa qualidade.

Existem alguns fabricantes que tem linhas de componentes eletrônicos especialmente desenvolvidos para reprodução sonora de alta qualidade.

Quando ouvimos dizer, ou quando vemos escrito em algum lugar, que determinado equipamento é High End, podemos deduzir que nesse equipamento foram utilizados os melhores componentes das melhores marcas.

 

Vou dar aqui algumas dicas de quais são os melhores tipos de componentes, que realmente fazem parte de um equipamento de áudio High End.

• Resistores: os melhores são os de filme metálico Não - Indutivos, com tolerância de 1% ou menos. Das marcas Caddock, Holco, Vishay, Rohm, Philips.

São utilizados em todos os tipos de equipamentos

• Capacitores: os melhores são os de Tântalo, Teflon, Poliestireno. Das marcas Hovland, Mundorf Mkp, Wima, Solen.

São utilizados em todos tipos de equipamentos.

• Amplificadores Operacionais: os melhores são os que possuem maior resposta de freqüência, alta velocidade, alta relação sinal-ruído, menor distorção. Das marcas Analog Devices, Burr Brown, Crystal.

São utilizados em CD Players, Amplificadores, Equalizadores, Crossovers Ativos.

• Transistores Bipolares: Em equipamentos High End não se utiliza esse tipo de componente.

• Mosfets: Os Mosfets possuem algumas variações, mas a melhor é a mais moderna é o Lateral Mosfet, que possuem uma gama de resposta de freqüência muito grande, altíssima velocidade, além de excelente relação sinal-ruído e baixíssima distorção.

Em relação à marca, os da Hitachi são os melhores.

São componentes utilizados nas saídas de amplificadores.

 

Mas como vou saber se determinado equipamento “High End*” possui realmente esses componentes?

Basta uma chave de fenda... Abra o equipamento e verifique se existem os tais componentes, ou se você está sendo enganado por uma falsa propaganda.

Analise visualmente cada componente no equipamento.

A Internet é muito valiosa nesse momento, você pode encontrar todas as características técnicas (que são chamadas de Data Sheets) dos componentes em questão. No caso dos Amplificadores Operacionais, Transistores, Mosfets, Capacitores anote o modelo da peça e procure em sites de busca, como por exemplo o www.google.com

 

 

O CD Player:

Trata-se de um dos equipamentos mais importantes na reprodução sonora, pois é dele que os sinais são gerados.

De modo simplificado, o CD Player apresenta os seguintes estágios eletrônicos:

 

A unidade ótica é responsável pela leitura do disco de CD, e envia sinais digitais para um outro estágio, que é o conversor D/A (Digital – Analógico).

O D/A é responsável pela conversão dos sinais digitais gravados no disco em sinais analógicos, pois sabemos que nossos ouvidos ouvem de forma analógica.

Depois do conversor D/A, geralmente temos um estágio chamado de pré - amplificador, que aumenta a voltagem do sinal de saída do conversor D/A.

No estágio do Pré-amplificador, que estão situados todos os controles referentes ao áudio do equipamento, recursos como: controle de volume, balance, fader, graves, agudos, equalizadores gráficos, equalizadores paramétricos, crossovers, processadores de sinal, e outros mais cosméticos. É daqui que saem as saídas RCA dos aparelhos.

Em CD Players que possuem saídas amplificadas, o próximo estágio é o amplificador.

Nesse estágio a voltagem do sinal de áudio é aumentada novamente, para que depois possamos ligar os alto falantes.

Os estágios necessários para um CD Player funcionar são: unidade ótica, Conversor D/A e o Pré - amplificador. No estágio do Pré - amplificador, só é necessário o controle de volume.

Sabemos que dentro desses estágios existem muitos componentes eletrônicos...

 

Amplificadores:

 

O amplificador é um equipamento que aumenta a amplitude da voltagem do sinal de entrada e entrega esse sinal provido de potência em sua saída.

 

Amplificadores Convencionais

 

Resistores de Carbono com 10% de tolerância ou mais

 

Capacitores eletrolíticos no caminho do áudio. Os capacitores eletrolíticos são os piores em termos de qualidade de áudio.

 

Amplificadores Operacionais ultrapassados tecnologicamente, conseqüentemente possuem uma resposta de freqüências limitada, baixa velocidade, alta distorção, baixa relação sinal-ruído, etc...

 

Utilizam transistores bipolares ou darlingtons na saída, o que também são tecnologicamente ultrapassados, são limitados em resposta de freqüência e principalmente possuem baixa velocidade.

 

Quanto às marcas dos componentes, nem me arrisco a comentar, só Deus sabe de onde vem as peças e como são fabricadas...

 

 

Amplificadores High End

 

Resistores de Filme Metálico Não Indutivos com tolerâncias de 1% ou menos. Resistores da Caddock, Holco, Vishay.

 

Capacitores de Tântalo ou Teflon, no caminho do áudio. Capacitores da Hovland, Mundorf Mkp, Wima, Solen.

 

Amplificadores Operacionais especialmente desenvolvidos para áudio. Possuem resposta de freqüências muito ampla, alta velocidade, baixa distorção, alta relação sinal-ruído. Operacionais da Burr Brown, Analog Devices, Crystal.

 

 

Utilizam MosFets na saída.

A variação Lateral MosFet é a mais avançada atualmente, para se ter uma idéia, eles são usados nos melhores amplificadores residenciais High End. Lateral MosFets da Hitachi.

 

Uma das partes mais importantes em um amplificador é o estágio Driver, pois nele estão os controles passíveis de ajustes, tais como: o controle de ganho, crossovers, controles de equalização, processadores, etc...

O uso de componentes de alta qualidade é crucial nesse estágio.

Os amplificadores High End normalmente não possuem o que chamo de “cosméticos” (crossovers, controles de equalização, processadores, etc... etc...), o que é necessário é apenas o controle de ganho.

O próximo estágio é o de saída. Esse estágio é responsável pela amplificação propriamente dita.

É nesse estágio que se encontram os Mosfets, que são responsáveis pela amplificação que vem do estágio driver e os entrega aos alto falantes.

A utilização de Mosfets velozes resultarão em uma melhor qualidade de som.

Para se ter uma idéia, os Lateral Mosfets possuem velocidades próximas de 800 MHz enquanto os transistores bipolares e darlington, possuem míseros 1 MHz.

Pensem nisso como se fossem dois computadores, um de 800 MHz de processamento e um outro de 1 MHz.

Quanto maior a velocidade, maior a capacidade de processar dados. O mesmo acontece com os sinais de áudio.

 

Como vimos o mundo do High End é um tanto complexo, e exige componentes e produtos de altíssima qualidade, o que normalmente irá refletir no preço final do produto.

Hoje vejo no mercado de som equipamentos que custam alguns milhares de Reais, que se intitulam High End, mas na verdade de High End é só o preço mesmo... Porém um detalhe utilizam os componentes mais baratos possíveis.

Há alguns meses atrás um amigo me trouxe um equipamento para que eu desse uma opinião sobre a sua qualidade de som.

Tudo bem, ligamos o tal equipamento que se intitulava High End, até fui pesquisar na internet sobre o tal e encontrei no site oficial da marca, os seguintes dizeres:

Componentes eletrônicos de nível audiófilo.

Componentes de saída de alta velocidade.

Vendo isso fiquei entusiasmado para ouvi-lo, porém a decepção foi grande, logo nos primeiros minutos, vi que tinha algo errado, o som era apagado, sem agudos, enfim, um som um tanto “morto”. Daí resolvemos abri-lo para ver como o equipamento era por dentro, analisar a sua construção, ver os tais componentes de nível audiófilo.

Para surpresa minha, veio a segunda decepção, que ainda foi maior que a primeira, não achei os componentes de nível audiófilo anunciados no site da empresa.

Encontrei capacitores eletrolíticos que eram utilizados na passagem do áudio e ainda o pior, os tais componentes de alta velocidade tinham 1 MHz, eram transistores bipolares dos anos 80, que não custam mais que 1 Real cada um.

 

Por isso amigos leitores: Abram os olhos e não comprem Gato por Lebre!!!! Detalhe, o equipamento custou em torno de R$ 2000,00...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje os player high end mesmo acho que são os nakamichi(cd700), alpine(7990) e denon dct z1, deve ter varios outros espalhados pelo mundo, teria mais algum player high end para som automotivo? E os amplificadores quais são high end na verdade? Pois a maioria é enganação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E dentre os equipamentos que estão acessíveis aos mortais, ou seja os que custam até 1000 nacionais, você já andou olhando a construção ?

Tem algum comentário ?

 

[]

 

Sandro

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hoje os player high end mesmo acho que são os nakamichi(cd700), alpine(7990) e denon dct z1, deve ter varios outros espalhados pelo mundo, teria mais algum player high end para som automotivo? E os amplificadores quais são high end na verdade? Pois a maioria é enganação.

Eu tb só conheço esses 3.

Um bom amplificador High End é o Genesis Monoblock, que utiliza componentes Burr Brown, capacitores Wima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E dentre os equipamentos que estão acessíveis aos mortais, ou seja os que custam até 1000 nacionais, você já andou olhando a construção ?

Tem algum comentário ?

 

[]

 

Sandro

Já andei analisando a construção de alguns equipamentos, e acho que até essa faixa de preço, o Clean da Wharf Audio se encaixa perfeitamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao no caso seria melhor usar apenas um amplificador para o sistema todo, em vez de um para o sub e o outro para os falantes. Ou isso nao muda nada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entao no caso seria melhor usar apenas um amplificador para o sistema todo, em vez de um para o sub e o outro para os falantes. Ou isso nao muda nada?

Você pode usar um amplificador para o sub e outro para o kit de alto falantes.

Ou até mesmo usar um amplificador de 4 canais, que de preferência tenha a fonte dupla.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um tempo atras o Filipc postou uns high end aki, mas eu acho que para chegar nesse patamar o cara já ficou louco, pois prefiro ter meu sonzinho e ir uma vez por mes assitir o show ao vivo, com esta grana da até para ir assistir os melhores shows pelo mundo he he he... ai vai

 

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=2825&hl=

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente bom gosto tem limites.

 

Ouvir um otimo sistema em um carro é um prazer sem igual, mas gastar R$ 50.000,00 para isto ai num compensa, melhor ter um HT de respeito e um otimo sistema no carro.

 

Alguns podem até discortar do meu modo de pensar, mas acho que tudo tem limites.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Limites bem baixos as vezes hehehehhhehhe

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tb só conheço esses 3.

Um bom amplificador High End é o Genesis Monoblock, que utiliza componentes Burr Brown, capacitores Wima.

Hehe!! Pelo menos eu e o Mr. Quality temos gosto parecidos!! O Genesis monoblock foi um dos que eu citei no tópico lá trás que o MDiana comentou. E quanto aos outros amp's que eu citei, Mr. Quality??

Agora aos CD's players, os que eu considero High-End, Nakamichi CD-700, e o set TP-1200 + MB1000 + DAC1000/100(Tem duas séries), Alpine CDA7990, e o CDA7909, Denon DCT-Z1, Sony da linha XES, o Z50, e a linha pioneer/premier/Carrozzeria ODR. Num nível mais abaixo teria o Denon DCT-1000/2000, o Sony CDX-C90 (por acaso o meu), Clarion HX-D1 ou McIntosh MX-5000 c/ HDCD (são os mesmos equipamentos só muda a carcaça, pois a Clarion é dona da McIntosh), e o DRX-9255 ou McIntosh MX-406 (idem acima). Quem tem um Clarion DRX-9255 é o Caio da Reference, esse CD ganhou muito campeonato há uns tempos atrás. E mais popular o Pioneer DEX-P9R/DEQ-P9. Isso tudo opnião minha!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estrangeiro, esses todos que vc citou sao melhores do que o Alpine 9815 e 7998?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente bom gosto tem limites.

 

Ouvir um otimo sistema em um carro é um prazer sem igual, mas gastar R$ 50.000,00 para isto ai num compensa, melhor ter um HT de respeito e um otimo sistema no carro.

 

Alguns podem até discortar do meu modo de pensar, mas acho que tudo tem limites.

mas tb tem uma coisa. O cara que investe 50 mil num som automotivo tem poder aquisivo pra fazer um HT de 100 mil. E assim a coisa vai indo. Quando $$$$ sobra demais a ponto do cara não saber mais o que fazer com ele dai não existem limites.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo. Imagina o Bill Gates coim bilhoes de dolares, fazer um som desses n ao ia nem fazer cocegas no bolso dele. Se eu fosse ele faria um na boa, quer dizer, um pra cada carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
concordo. Imagina o Bill Gates coim bilhoes de dolares, fazer um som desses n ao ia nem fazer cocegas no bolso dele. Se eu fosse ele faria um na boa, quer dizer, um pra cada carro.

Ai Guijs, nos divisores de frequencia dos diamond da para ver quais são os fabricantes dos componentes(dos capacitores)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estrangeiro, esses todos que vc citou sao melhores do que o Alpine 9815 e 7998?

Rapaz, esses cd's estão num nível acima, olha só o nome do tópico!!! É para qualidade, esqueça MP3 e outras firulas, é somente para tocar CD!!!!

Agora High-End sempre vai custar caro, pois componentes de boa qualidade tem seu preço!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal!

 

Quanto aos CD players, nao podemos esquecer dos JVCs linha SH. Acho que podemos considera-los Hi-end. Pelo menos eu tinha um JVC-SH99R e gostava mt mais que eu ex player, nakamichi mb700.

 

Quanto aos amps, acho que posso adicionar alguns amps que realmente me facinam. O Brax top de linha, nao me lembro modelo de cabeca, custa uns R$6000, Genesis dual monoblock, precinho de R$15000, DSL A3, R$3000, Sinfoni amplitude 60.1, R$9000, Phoenix Gold Ti 600.2, R$4000, Phoenix gold F1, R$80000... eu lembro mais alguns depois :)

 

Falantes existem inumeros, acredito que existe um, no entanto que nem os Rainbows, nem os Brax, nem outros podem alcançar..NA MINHA OPINIAO, os Scan Speak.

Esses Scan Speak sao os mesmos ultilizados nas caixas F1 da TagMclaren (que tive a oportunidade de ouvir). Sao impressionantes. O que mais me impressiona eh o Fs. dos midbass de apenas 6".... 22hz hehehehe.

 

 

humilde contribuicao....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ai Guijs, nos divisores de frequencia dos diamond da para ver quais são os fabricantes dos componentes(dos capacitores)?

Deve dar sim, se tirar a capinha fica tudo a mostra. Mas esta embaixo do banco nao tem como ver...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como havia comentado anteriormente que a Genesis tinha lançado uma linha de auto-falantes do último CES, chegou agora em minhas mãos o release dos falantes. São fabricados pela scanspeak para genesis, e são formados por 4 modelos de kit, dois duas vias e dois tres vias, sendo que dois são com tweeters de seda e dois dome.

A linha se chama Absolute Series, e tem o kit 2 vias ABS2.2 (+ou- US$ 4.000)

 

abs2.2.gif

 

e o 3 vias ABS2.3 (+ou- US$ 6.000) estes com o tweeter R1,

 

abs2.3.gif

 

 

São vendidos separadamentes tbm. O tweeter dome é o mod. D1 e custa menos de US$ 1000. O de seda é o R1 e custa quase US$ 2000. O mid-bass de 15cm é o ABS15.01, (+ou- US$ 1500) tem um mid-range de 12cm mod ABS12.01 (+ou- US$ 1700) e um woofer de 18cm mod. ABS18.01 (+ou- US$ 1600).

Legal os x-overs imitando a carcaça igual dos amps!!!!

Lógico que isso é apenas para ilustrar, pois comprar que é bom mesmo, só em sonho, pelo menos por enquanto!!! Hehehe!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só 4.000 doletas???compra um de presente de natal pra mim estrangeiro :P

 

Fala sério...e o desempenho deles...realmente vale esse preço absurdo???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só 4.000 doletas???compra um de presente de natal pra mim estrangeiro :P

 

Fala sério...e o desempenho deles...realmente vale esse preço absurdo???

Ainda não escutei, apenas chegou na minha mão uns papeis!!!! Agora se vale a pena, aí depende de vc!!!! Só um exemplo, para quem nunca dirigiu, um fusca velho ou uma porsche turbo não vai fazer diferença nenhuma, agora para quem pilota a bastante tempo, isso vai fazer uma puta diferença!!!!! Hehehehe!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UUUUUUUUUUUU esse tweeter de seda deve ser muuuuuuuuuuuito baum!

 

tbm quero um de presente estrangeirooooo!!! hehe

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pessoal to com uma baita duvida. To vendendo todo meu som para montar um projeto HI-END basico. Minha duvida é em relação ao modulo para tocar o stereo. Tenho 4 opções(se alguem tiver outra me diga por favor).

 

 

XTANT 200ix2(acho que é esse o modelo)

 

Wharf Audio FLAT

 

Audiobank MCC 2.0 Valvulado

 

Mcintosh MC427.

 

Ambos estão quase na mesma faixa de preço. Mas to em duvida de qual possui melhor qualidade.

Me ajudem. Da uma luz ai Silvio. O que vc acha do seu Flat.???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pessoal to com uma baita duvida. To vendendo todo meu som para montar um projeto HI-END basico. Minha duvida é em relação ao modulo para tocar o stereo. Tenho 4 opções(se alguem tiver outra me diga por favor).

 

 

XTANT 200ix2(acho que é esse o modelo)

 

Wharf Audio FLAT

 

Audiobank MCC 2.0 Valvulado

 

Mcintosh MC427.

 

Ambos estão quase na mesma faixa de preço. Mas to em duvida de qual possui melhor qualidade.

Me ajudem. Da uma luz ai Silvio. O que vc acha do seu Flat.???

De todos que vc citou acima na minha opinião, vai pela ordem :

1. Flat

2. audio bank

3. mcintosh

4. xtant

Tanto pela velocidade dos operacionaid quanto pelo desenho dos e tecnologia empregada ! Olha os nacionais aí geeeenteeee ! B)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...