Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Lançamento! Apostila "Carros e Alto-falantes"

Recommended Posts

Postado em

autosom_apostila02.jpg

autosom_apostila03.jpg

autosom_apostila04.jpg

É uma apostila completa, com 250 páginas sobre o assunto (formato A4). É de altíssima qualidade pois é feita em impressora a laser (não tiramos cópias xerox !). A apostila é nova (sem uso) ! Encadernada com capa plástica.

Autor: Marcello Lacerda

Lançamento: Dez/2005

Versão nova do famoso livro Som Automotivo lançado em 1999 pelo mesmo autor.

Pegue uma cópia do resumo dos capítulos do livro, inclusive o capítulo 6 completo. http://autosom.net/shopp/prod/autosom_resumo_livro.pdf

CAPÍTULO 1

Freqüência

Amplitude

Comprimento de onda

Harmônicos

Decibel

CAPÍTULO 2

Funcionamento de um alto-falante

Parâmetros Thiele-Small

Como levantar alguns parâmetros T/S de um subwoofer

Anatomia de um alto-falante

O motivo para os diversos tamanhos

Tamanho Vs. resposta de frequência dos alto-falantes

Impedância

Associações de alto-falantes

Ligações em paralelo

Ligação em série

Ligação em série-paralelo

Bobinas duplas

CAPÍTULO 3

O que é qualidade de som

Como calibrar os ouvidos

Imagem acústica

Posição do palco

Ambiência

Posicionamento dos instrumentos no palco

Altura, Largura e Profundidade de palco

CAPÍTULO 4

Locais para instalação de alto-falantes

Portas dianteiras

Painel

Kick Panel (Pezinho)

Mids e Tweeters na parte de trás do carro

Locais para instalação de subwoofers

Subwoofers no tampão

Subwoofers em caixas acústicas

Posicionamento de subwoofers

Escolha de alto-falantes

A quantidade certa de alto-falantes para atingir seu objetivo

Sobre dolby pro-logic II e sistemas 5.1

CAPÍTULO 5

Caixas acústicas

Caixa selada (suspensão acústica)

Caixas Bass-Reflex (dutadas)

Localização do duto na caixa

Relação entre diâmetro de dutos

Radiadores passivos

Subwoofers rápidos e subwoofers lentos

Calculando as medidas da caixa

Como construir caixas acústicas

Vazamentos e vibrações

Curiosidades sobre SPL em baixas freqüências

CAPÍTULO 6

Amplificador (módulo de potência)

Impedância

Ruído

Distorção

Clipping

Controle de ganho

Ligações em bridge

Som mono

Som estéreo

Como ligar um amplificador em bridge

Modo tri-way (tri-mode)

Padrão de potência dos amplificadores

Padrão RMS continuous e PMPO

Tipos de amplificadores

Booster

Fonte Chaveada

Classes de amplificadores

Dicas para comprar um amplificador

Dicas para instalar um amplificador

Avaliação dos locais para a instalação de um amplificador

CAPÍTULO 7

Os recursos de um CD-Player

Psico-Acústica

CAPÍTULO 8

Cabos

Cabos RCA

Conectores RCA

Cabo de força

Baterias e vasos de 2,1 Volts

CAPÍTULO 9

Capacitor

Perdas

Capacitores de filme

Capacitores eletrolíticos

Excesso de voltagem

Mega Capacitores (16 e 20 Volts)

Sobreaquecimento e ventilação

Mega-capacitores (Stiffening)

Carregando um mega-capacitor

CAPÍTULO 10

Fusíveis

Tempo de abertura

Tipos de fusíveis e suas aplicações

CAPÍTULO 11

Crossovers (X-Overs ou divisores de freqüência)

Indutores e capacitores

Filtro

Freqüência de corte

Oitava

O que é dB

O que é dB/oitava

Ordem

Passivos e Ativos

Passivos

Local para instalação de crossover passivo

Ativos

Local para instalação de crossover ativo

Escolha do crossover

Ajuste de sistema híbrido com amplificador de 4 canais

Dicas

CAPÍTULO 12

Relays

Aplicação

CAPÍTULO 13

Equalizadores

A necessidade de um equalizador

Três parâmetros básicos de equalizadores

Os tipos de equalizadores

Equalizador gráfico

Equalizador quasi-paramétrico

Equalizador paramétrico

Calculando o "Q" de seu equalizador

CAPÍTULO 14

Ajustando o equalizador com um RTA

Preparativos para o ajuste de um equalizador com RTA

Levantando a curva de resposta do som dentro de um automóvel

Como ouvir música dentro do carro

Como produzir mais SPL dentro do carro

Como descobrir a freqüência de ressonância de um carro

Mais testes e medições

Como medir dB_SPL

Veículos com 42 volts

Ferramentas para sua loja de som

outros detalhes

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes.asp?cod=668

Postado em
R$90?! :huh:

Olha, eu (e mais alguns membros da SomNoCarro) dei uma lida em algumas partes do que seria o rascunho disso, pra passar uma visão de consumidor pro Marcello e tal, dar umas dicas, não quanto à técnica, claro, mais no que diz respeito à linguagem e apresentação.. e digo que VALE MUITO à PENA!

Pelo que vi, infelizmente o Lacerda não conseguiu patrocínio pra editar em forma de livro, o que é uma pena.

Sem dúvida, ótimo investimento, bom pras férias, pra ler no fim de tarde...

Postado em

O preço é justo pelo trabalho intelectual envolvido. Talvez uma encadernação mais bem acabada desse uma valorizada no produto.

Mas com certeza o preço ficaria maior ainda, já que faltou o patrocínio!!

Postado em
Muito interessante, posso ate pensar em adquirir.

Posso sugerir algo mais?

Tem como colocar um tutorial basico de alguns programas, tais como: WINISD ?

a idéia é interessante para muitos

mas pode nao ser bom pro autor

uma vez que ele já fornece dicas utilizando o software que ele criou.

fornecer dicas de um software concorrente nao faria sentido.

Postado em

realmente ficou caro

mas são 250 páginas de informações, práticas e teorias detalhadas

o único no mundo que eu conheço

na língua que falamos

lembrando que grande parte do lucro vai realmente pra quem merece, isto é, o autor do livro

e não para as editoras, como acontece em 99% dos livros editados.

Espero que compreendam e aproveitem.

Críticas serão bem vindas, de preferências as construtivas. Valeu!

Postado em

250 pagiias, ai kra.eu soh mt ligado em som.....porem, fica meio pesado pagar 90 de uma vez soh.,....teria como negociar?

pega meu msn.volto da praia depois do dia 15,dai eu entro no msn pra falar com vc ok?

fabiogplegge@hotmail.com

ps:digo "pesado" pq trampo meio turno e ganho meio salario, e tenoh mais coisas pra pagar,assim como todos daki.porem gostaria mt de ter o livro

FLW

Postado em
250 pagiias, ai kra.eu soh mt ligado em som.....porem, fica meio pesado pagar 90 de uma vez soh.,....teria como negociar?

pega meu msn.volto da praia depois do dia 15,dai eu entro no msn pra falar com vc ok?

fabiogplegge@hotmail.com

ps:digo "pesado" pq trampo meio turno e ganho meio salario, e tenoh mais coisas pra pagar,assim como todos daki.porem gostaria mt de ter o livro

FLW

posso dividir em duas vezes

Postado em

hehhee.. pra galerinha que ta acostumada a baixar os e-book no serviço e imprimir a rodo nas impressoras laser do trampo, com certeza.. bem carinho..

Mais como o Marcello mencionou, é um trabalho de um autor reconhecido no meio, no ano passado, corri atras de uma literatura sobre o assunto, e de fato, e praticamente impossivel de se encontrar, pelo pouco que vi, atraves da amostra gratis, a linguagem esta de facil entendimento, e aborda a questão bem nitidamente...

Creio que o que assusta nao chega a ser o preço em si, mais sim o fato de ser uma apostila..

Se esta for realmente a versão final, vou correr atras para adquirir, porem, deixo ate mesmo decorrer um pouco para ver se vai alterar em algo.

O custo de uma capa um pouco mais rigida e muito cara assim Marcello, vc sabe informar? pois ate mesmo aquelas capa duras de biografia universitaria, acho que ja daria um grande valor visual..

E vc aceita cartao de credito? o frete pode ser por carta registrada? ( tendo em vista que se trata de documento, pesa mais que 0,300 Kg??)

T mais.

Postado em

Olá pessoal ! (depois que terminei de escrever é que vi que ficou meio grande... mas vale a pena ler até o final...)

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que é uma grande honra participar deste fórum (sem puxa-saquismo, O.K ?).

Bom, não sou participante muito frequente por aqui, mas sempre que meu amigo Motitsuki me mostra um tópico relacionado com os produtos que comercializo... claro que dou uma olhada e sempre que possível algum comentário extra.

Então vamos lá: O Moti estava corretíssimo quando disse que a apostila não teve patrocínio de fabricantes. Realmente entrei em contato com uns três ou quatro fabricantes e fiquei muito decepcionado com o resultado. Vocês já imaginam o que houve: "Tudo bem, deixe o material conosco e avaliaremos. Depois lhe damos uma resposta". E esta situação se extendia por dias, semanas e em alguns casos por meses. Então cansei de ficar "implorando" por patrocínio e resolvi editar o trabalho no formato APOSTILA. Pensei até em botar a mão no bolso e mandar fazer por minha conta um livro, só que como administrador percebi que o prazo para o retorno do investimento seria muito longo (muito longo mesmo). Tinha duas opções: Ou deixava o trabalho guardado numa pasta dentro do meu PC e ninguém mais teria acesso... ou imprimia em formato de APOSTILA. Resolvi que APOSTILA seria melhor que deixar a coisa parada.

Eu mesmo fiz a diagramação (por isso ficou da forma mais simples - nada de texto com duas colunas e muitas firulas no alto ou no rodapé da página) e formatação de texto. Apesar de não ser profissional nesta área, contei com algumas dicas do Motitsuki para que o trabalho ficasse mais apresentável.

Sobre lançar em CD... Ainda não tenho condições de fazer isso, principalmente pelo fato de que seria absurdamente fácil fazer cópias. Por favor entendam que apesar de eu não ser "mercenário" - rrsss, também não posso fazer um trabalho que me tomou dez meses de tempo integral (8 a 10 horas por dia) e depois fazer doação disso... É necessário ganhar dinheiro com ela para que novos trabalhos possam surgir. Ah, e por falar em trabalhos... é correta a observação do DURANGO_BH sobre a inexistência de trabalhos publicados sobre som automotivo em língua portuguesa. Não tem material hoje em dia sobre o assunto. Podem acreditar.

Neste trabalho - como já ilustrado pelo Moti - eu falo sobre softwares sim. Porém como sou fabricante do X2... não há interesse em fazer propaganda de qualquer outro produto. De qualquer forma, há muitos softwares bons no mercado... WinLSD; CALSOD; PROBOX, etc. Todos fazem a mesma coisa que o X2Premier (na parte de caixas acústicas) e provavelmente mostram os mesmos resultados. Alguns até são gratuitos... Mas nenhum deles é em português, nenhum desses faz projetos de som e não sei se algum tem o pacote de ferramentas que o X2Premier possui (isto sem falar no RTA quem vem embutido), blá, blá, blá. Todos os softwares citados (incluindo o meu) apresentam vantagens e desvantagens e acho difícil dizer qual é o melhor. Se julgarmos apenas a parte de caixas acústicas, então o software "fulano de tal" ganha. Se julgarmos apenas a parte de facilidade de manuseio, então outro software ganha e, assim por diante. Garanto que meu X2Premier ganharia fácil em muitos quesitos mas perderia em outros. Tudo depende do que está sendo julgado.

Mas uma coisa que realmente destaca meu produto é o suporte técnico ilimitado! Dia desses atendi o telefone e era um cliente (usuário do X2 e do RTA30) querendo saber como faria para melhorar sua marca em dB-SPL na categoria TRIO-ELÉTRICO... Isso não faz parte do suporte técnico mas com toda a paciência fiquei mais de 40 minutos explicando sobre alinhamento, comprimento de onda, posicionamento do mic em relação a frequencia que estaria tocando e, blá, blá, blá... Ficamos quase uma hora no telefone (e olha que não era suporte técnico sobre meus softwares) discutindo sobre o que ele poderia fazer para melhorar sua marca. Depois de um mês ele me telefona de volta para dizer que havia batido dois recordes brasileiros. Não que os meus conselhos tenham sido tão bons assim... eu mesmo acho que poderia ter feito melhor. É que o pouco que passei para o lojista lhe despertou confiança para realizar alguns testes... ele fez os testes, estudou o assunto e melhorou sua marca. Isto é o que eu chamo de suporte técnico de um software para caixas acústicas... o que os outros softwares fazem pelos usuários eu não sei.

De qualquer forma entendo que para vocês que não são lojistas não vale a pena pagar por um software só para calcular meia dúzia de caixas... Meus clientes montam caixas acústicas todos os dias e precisam muito do meu suporte técnico. Dessa forma o software se paga em uma semana (ou menos). Tudo é questão de custo x benefício.

Sobre a apostila posso dizer que está finalizada. Se houver alguma alteração ficará a mesma por conta de algum erro de ortografia ou gramática.

Quanto ao preço... realmente ficou acima do esperado. A apostila ficou com 258 páginas e 1,300 kg. Estudei com o pessoal da copiadora para imprimir frente e verso mas isto não reduziria o valor da mesma, nem o peso (pois no Correios tanto faz se envio 1,010kg ou 1,990 kg... é o mesmo valor). Não seria útil eu tentar formatar novamente a apostila para baratear o custo... A capa dura é uma excelente idéia e não vai alterar substancialmente o valor da apostila (acho até que vou assimilar este custo extra de forma que o valor final continue o mesmo). Mas ainda não negociei com a copiadora sobre essa hipótese. De qualquer forma, a capa não vai mudar, nem o conteúdo.

O valor final da apostila foi pensado e re-pensado e projetei uma "curva" de projeção de vendas... O valor da apostila poderia ser menor se eu vendesse 5000 unidades em 60 dias... mas não preciso dizer que este número é utópico...

De qualquer forma, comparando com o antigo livro "Som Automotivo" que saía por R$ 60,00... posso garantir a vocês que a apostila é indiscutivelmente superior. Se o valor de cada um fosse proporcional ao seu conteúdo, então a apostila custaria 10 e o livro custaria 1. Quem já teve acesso aos dois materiais sabe o que estou querendo dizer.

Em tempo, Cacius por favor entre em contato no meu e-mail pessoal (atec22@terra.com.br) Preciso conversar umas coisas com você.

Para terminar: Muito obrigado pelo carinho de todos (sem frescura, é claro - hehehe). Caso tenham sugestões ou críticas sobre a apostila, fiquem à vontade para entrar em contato comigo ou com o Motitsuki. Terei prazer em ouvir qualquer sugestão ou crítica (mesmo que não seja construtiva). :)

O Motitsuki é grande amigo meu e revendedor oficial deste meu trabalho. Sou um grande admirador do trabalho dele e tive o prazer de receber o apoio dele para esta apostila. Que todos saibam que é graças ao apoio do Moti que a apostila chegou no ponto de venda. Sem o apoio dele o projeto estaria engavetado. Valeu Moti !

Abraços,

Marcello Lacerda de Almeida.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...