Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Lançamento! Apostila "Carros e Alto-falantes"

Recommended Posts

Postado em

O marcelo, sera que nao consegue uma redução no valor desta apostila, ou ate mesmo uma melhoria no acabamento dela..???

Pq e-book e algo complicado, converse com o Carlos E. Morimoto do site www.guiadohardware.net pois a alguns anos atras ele vendia e-book em seu site, nao sei se deu certo, mais ele manteve esse metodo por bastante tempo, hoje nao e vendido mais.

O que mais me deixa decpcionado e as pessoas que aproveitam do oportunismo para vender material que esta disponivel gratuitamente na internet.

Como ja vi, muita gente vender o material que consta no site autosom em sites como o mercado livre...

vc disponibiliza o material gratuito, e alguns oportunistas se aproveitam disto..

Fica então meu conselho, um valor mais acessivel, ou um acabamento mais interessante para que o proprio livro(apostila), nao apenas pelo conteudo, mais como um todo tenha o valor que merece..

Estou anciono no aguardo para adquirir minha edição, meu problema e so mesmo o dinheiro que me falta, mais e certo que estarei adquirindo a mesma.

Se o preço for melhor fica mais facil..!!! :P

Postado em
voce está dizendo do livro impresso ou do e-book?

Digo o livro, por R$:90 é aquele tal negócio, só quem quer aprender MESMO acaba comprando...agora, se for uns 50, 60 compra quem quer aprender e até aqueles meio sem compromisso que lê umas 2 páginas e encosta...ou é só pra montar seu sonzinho e depois nunca mais pega no livro...hehe

Postado em

Ai galera, quarta-feira chegou a apostila que eu comprei aki no forum, feita pelo Marcelo Lacerda(salvo erro de ortografia)!

Bom, quero deixar aqui, o que achei da apostila!

Bom, a apostila é bem completa, e sanou 90%das minhas dúvidas,tem uma EXELENTE IMPRESSÂO, conteúdo técnico muitissimo qualificado!

Tirando aalgumas paginas que vieram em branco e fora de ordem, está tudo certo!

Acho que valeu a grana que paguei por ela, e aconselho a todos que queiram se envolver no mundo de som automotivo, é lógico,que, nao ensina TUDO sobre som, mas ajuda muuuuito, e sempre estarei aqui no forum, lendo tópicos,e aprendendo mais ainda sobre o conteúdo abordado na apostila!

Ainda nao terminei de ler, estou na página 180(aproximadamente), pq nao li os últimos 2 dias.

Bom,acho que é só, por momento,e, segue algumas dúvidas que tomei nota durante a leitura, apra postar aqui:

-Qual a funcionalidade, na prática, da tal "db/8ª"?Pelo que entendi, isso funciona assim:

Tendo um crossover HP/3500Hz/12db/8ª, ele vai funcionar, cortando a frequencia UMA OITAVA ABAIXO DE 3500Hz(1750hz(nao tenho certeza))OU UMA 8ª ACIMA DE 3500Hz(7000Hz).E nessas frequencias de corte, o sistema terá um ganho de 6db....isso está certo?E, se for desse jeito, se quisermos um crossover que corte em 3500Hz, qual frequencia deveriamos escolher,na qual o crossover deverá fazer o corte?

-A sintonia da caixa é definida por quais fatores?E tem como ddefinir essa frequencia através do duto?

Obrigado galera, e espero ajudas....

Qnd tiver dúvidas, se naoa char na pesquisa.vou encomodar vocês.

Abraços!

:):unsure:

Postado em

"Tendo um crossover HP/3500Hz/12db/8ª"

nesse caso, a 1750 Hz haverá um atenuacao de 12 dB, e quanto menos for a frequencia, maior sera a atenuacao.

A sintonia da caixa e definida sim de acordo com o comprimento e largura do duto.

Postado em
Ai galera, quarta-feira chegou a apostila que eu comprei aki no forum, feita pelo Marcelo Lacerda(salvo erro de ortografia)!

Bom, a apostila é bem completa, e sanou 90%das minhas dúvidas,tem uma EXELENTE IMPRESSÂO, conteúdo técnico muitissimo qualificado!

Acho que valeu a grana que paguei por ela, e aconselho a todos que queiram se envolver no mundo de som automotivo, é lógico,que, nao ensina TUDO sobre som, mas ajuda muuuuito, e sempre estarei aqui no forum, lendo tópicos,e aprendendo mais ainda sobre o conteúdo abordado na apostila!

Ainda nao terminei de ler, estou na página 180(aproximadamente), pq nao li os últimos 2 dias.

Bom,acho que é só, por momento,e, segue algumas dúvidas que tomei nota durante a leitura, apra postar aqui:

-Qual a funcionalidade, na prática, da tal "db/8ª"?Pelo que entendi, isso funciona assim:

Tendo um crossover HP/3500Hz/12db/8ª, ele vai funcionar, cortando a frequencia UMA OITAVA ABAIXO DE 3500Hz(1750hz(nao tenho certeza))OU UMA 8ª ACIMA DE 3500Hz(7000Hz).E nessas frequencias de corte, o sistema terá um ganho de 6db....isso está certo?E, se for desse jeito, se quisermos um crossover que corte em 3500Hz, qual frequencia deveriamos escolher,na qual o crossover deverá fazer o corte?

-A sintonia da caixa é definida por quais fatores?E tem como ddefinir essa frequencia através do duto?

Abraços!

:):unsure:

Quem bom que gostou do livro

eu e o Lacerda estamos trabalhando juntos pra melhorar o nível técnico de conhecimento do país que carece muito de informações.

quanto a atenuação em dB/oitava

ela é a intensidade de corte, mais busco ou mais suave (24dB/oitava e 6dB/oitava respeticamente)

um corte em 6dB/oitava, a atenuação (corte) é mais suave.

isto é, a partir da frequencia de corte, a atenuação do sinal é de 6dB por oitava

enquanto que numa atenuação mais brusca, de 24dB/oitava, por exemplo, após uma oitava da freq de corte, vc terá atenuação de 24dB

para escolher um crossover, basta observar a frequencia de corte.

Postado em

Abraços!

:)  :unsure:

Quem bom que gostou do livro

eu e o Lacerda estamos trabalhando juntos pra melhorar o nível técnico de conhecimento do país que carece muito de informações.

quanto a atenuação em dB/oitava

ela é a intensidade de corte, mais busco ou mais suave (24dB/oitava e 6dB/oitava respeticamente)

um corte em 6dB/oitava, a atenuação (corte) é mais suave.

isto é, a partir da frequencia de corte, a atenuação do sinal é de 6dB por oitava

enquanto que numa atenuação mais brusca, de 24dB/oitava, por exemplo, após uma oitava da freq de corte, vc terá atenuação de 24dB

para escolher um crossover, basta observar a frequencia de corte.

opa.......mas essa atenuação, seria uma perca de "x" db por oitava, a aprtir da freuqncia de corte?.hj terminei de ler a apostila.!

agora outra coisa....

o f3...nao lembro de ter nada sobre isso na apostila, e gostaria de asber, o que é extamante, e como definir?se define pelo duto?tem algum calculo, que possa ser feito sem uso de software?

vlw ai marcelo.

Postado em

Estou hiper afim de adquirir, só que tambem achei alto o valor de R$ 90,00 por uma apostila.

E o E-book tem condição de sair? Acho que se ficar por volta dos R$ 30,00 a R$ 40,00, tá justo.

Vlw, abraço!

Postado em

É UMA VERSÃO ATUALIZADA DO LIVRO ? TEM COISAS A MAIS? PERGUNTO POIS ADQUIRI O LIVRO FAZ POUCO TEMPO, SE SOUBESSE Q IA ATUALIZAR TINHA ESPERADO MAIS...

é isso ai mesmo kra.eu gostei.aprendi muito..principalemente sobre TUDO.egehhehehe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...