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Référence

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  1. Oi Pessoal ! Acho que esse é meu primeiro comentário aqui no TRIO... Não sei se vou poder postar mais comentários porque ainda não entendi como se faz para localizar os tópicos com os comentários feitos (ainda tô aprendendo a mexer aqui). Mas gostaria de dar uma pequena contribuição. Bom, li quase todos os comentário e notei que muita gente fala sobre o 10" que deu pau nos de 12" e vice-versa. Quem deu pau em quem... isso pouco interessa quando temos uma noção maior sobre o que realmente "pega" quando o negócio é fazer som bom com alto SPL. A potência não é a única que manda... temos a eficiência também. Por exemplo: Um sub de 10" com 90dB de eficiência que suporte 300 Watts vai tocar a mesma coisa que outro sub de 10" com 87dB de eficiência que suporte 600 Watts (quando ambos receberem as respectivas potências máximas). Um sub de 12" quando bem instalado provavelmente "dá pau" nos de 10" por conta de outro fator que é a área de cone (ou área para acoplamento com o meio). Chamamos isso de Sd. Um típico falante de 12" tem cerca de 0,0500 M^2 enquanto que um de 10" tem apenas 0,0366M^2. Multiplicando isso pelo Xmax temos o valor do Vd (que é o deslocamento de ar dele enquanto funciona como pistão). Assim, nas frequências em que o falante funciona como pistão quem manda no SPL é a resultante entre SENSIBILIDADE + POTÊNCIA + ÁREA EFETIVA DE CONE + XMAX. Somente com a interpretação destes 4 parâmetros é que poderemos dizer qual falante vai tocar mais alto. O MG10-300 (OVERSOUND) tem os seguintes parâmetros: Potência = 300 W tamanho = 10" Sd = 0,0366 m^2 Xmax = 2 mm Vd = 0,0732 litros sensibilidade = 97,22dB/w/m O MG 12-400 (OVERSOUND): Potência = 400 W tamanho = 12" Sd = 0,0527 m^2 Xmax = 2 mm Vd = 0,1054 litros sensibilidade = 97,63dB/w/m Nas frequências em que ambos não funcionam como pistão, colocando 300 Watts em cima de um MG-10-300 teremos cerca de 122 dB. Já no MG-12-400 teremos 123,6 dB. A diferença é desprezível. O que ocorre, porém é que a caixa para o falante de 10" é MUITO DIFERENTE da caixa para o falante de 12". Simulei rapidamente aqui no powerx e notei que o MG-10-300 é capaz de descer 10Hz a mais que o de 12" !!! A explicação para o de 10" que deu pau no de 12" está no fato de apresentar valor semelhante de rendimento em dB e descer 10Hz a mais... além, é claro, do falante de 10" ser capaz de responder freq. mais altas que o de 12". Claro que se a caixa estiver incorreta as coisas não sairão como o previsto aqui. (Li em algum lugar que alguém usou caixa selada para esses falantes - não pode... o ebp deles é muito alto e o xmax muito baixo. Não suporta caixa selada a não ser que seja para trabalhar fora da faixa de freq. em que funciona como pistão... aí sim pode usar selada). Ainda sobre o pedido de ter falante tocando a mesma coisa (0dB de diferença). Olha, você tem que levar em conta a curva de FLETCHER & MUNSON. Note que para nosso ouvido (o humano) é interessante que o subgrave esteja uns 3 a 5dB mais alto que o médio grave (estou falando para a cuva F&M acima de 110 decibéis). Então bastaria fazer as contas e ver que você tem aprox. 127,5dB para cada oversound de 18" e 122 para cada MG-10-300. Isto se aplicar a potência máxima que cada falante suporta. A diferença é de aprox. 5dB ! Ou seja: Se quiser tocar bonito; equilibrado, etc... E SE TODAS AS CAIXAS ESTIVEREM CORRETAMENTE PROJETADAS.... uma relação 1:1 seria muito boa. Antes que comecem a jogar pedras em mim... hehehehe... é preciso lembrar que DICIFILMENTE alguém vai usar os 76 litros com 3 dutos de 4" que um SUB-800 requer (isso sem falar na caixa que talvez não esteja corretamente travada, etc). Se tudo tiver sido feito a contento... então a relação 1:1 ficará boa. 2:1 (dois de 10" para cada de 18") ficaria boa também se não fosse som em campo aberto. Se acessarem www.rta30.com.br e simularem um objetivo = ALTA FIDELIDADE C/ SPL para o MG-10-300.. verão que a caixa indicada é DUTADA (sempre). O mesmo ocorre com o MG-12-400. Notem que o dB-SPL que a página vai mostrar está bem próximo do que calculei aqui para vocês. Qualquer dúvida entrem em contato no atec22@terra.com.br Se eu não responder mais é porque não consegui localizar novamente o tópico - se alguém puder me ajudar nisso... obrigado !
  2. Antônio, é isso mesmo... quando você faz caixa para HI-END Puro não pode esperar aqueles subgraves gostosos que está acostumado a ouvir no carro... porque o que a gente "tá" acostumado é coloração no sub (nada além disso). Som Hi End parece que nem tem sub... aliás... com uns falantes de 6" em boas caixas... dá até para deixar o sub de lado se for ouvir gravações de audiophilia extrema (tipo aqueles caras cantando BABALOOOOOO - rrrssss).
  3. É Pacheco... o mundo do som automotivo é mesmo assombrado pelo fantasma da ignorância. Agora achou a página do rta30.com.br mais estável ? Cara, você não sabe a raiva que eu passo para cadastrar os TS... é tanto fabricante dando uma de inocente e colocando parâmetros IMPOSSÍVEIS. Outro dia vi um sub nacional de 12" com VAS de 5 litros !!!! Isso sem falar nos maravilhosos falantes (também de 12") com FS = 75Hz e QTS = 0,26 com XMAX = 18mm Serve para quê uma porcaria dessas ?!!!
  4. Guto, me passe o modelo exato do seu falante, por favor. Caso eu mesmo não tenha, verei se algum lojista tem o manual dele. Ah, sim... na página oficial deste seu sub você poderá encontrar TODAS as informações técnicas, EXCETO o XMAX. Não precisa do XMAX para fazer caixa... mas precisa do XMAX para traçar gráficos e para a página dos comentários. Resultado: Não tenho como cadastrar o sub. Poderia até cadastrar com o XMAX do antigo mas isto seria presunção de minha parte supor que o XMAX continuaria o mesmo.. Infelizmente não tenho como cadastrar este 1266 SW3. De qualquer forma é um bom falante.
  5. Aí galera... acabei de inserir toda a linha RAINBOW. Tem um detalhe que quero chamar a atenção aqui: O site informa que o XMAX é +/1 12mm e depois nas especificações técnicas diz que é 25mm. Mesmo assim não dá para saber se o 12mm de XMAX é ONE ou TWO WAY. Se for one way... então o sub é voltado para SPL por conta dos demais parâmetros... se for TWO WAY então o sub é para alta fidelidade. E o pior: não diz se é 12 ou 25mm o XMAX. É um verdadeiro ARCO ÍRIS de informações...
  6. Isto mesmo... o XMAX do falante de 10" estava OK (one way). Já o de 12" estava como TWO WAY. Já corrigido. Agora ambos estão OK. Agora, galera tem uma coisa que gostaria de compartilhar com todos... Por favor, notem que tem muita marca (não estou falando de uma especificamente) que usa o mesmo ímã para toda a linha de falante (10 até 18"). Claro que é por economia (e é até compreensível isso). Porém, o tal ímã ou foi projetado para o falante de 10" ou foi para o de 18"... o resultado prático disso é que na tal linha de falantes os de 10 e 12 vão servir melhor para um determinado objetivo enquanto os de 15 e 18 para outro. Mesmo sendo uma linha voltada para SQ...
  7. Guto, como já havia comentado... o problema todo são os parâmetros "estranhos" que às vezes chegam até mim. Note que o modelo que você deve estar "caçando" é o 1266-SW-3 que não está cadastrado ainda. O modelo cadastrado é o 12SW3 cuja informação sobre XMAX não dizia se era ONE ou TWO WAY. Foi cadastrado como TWO WAY. Acabei de passar para ONE WAY e agora minha página mostra o comentário correto sobre o produto. A página do RTA30.com.br está ok, pode confiar... o GRANDE problema é quando encontro informações "estranhas" sobre o falante. Confira aí por favor.
  8. Aham... a idéia da página RTA30 é justamente essa. Veja que você tem um código no final... e´ justamente com este código que você vai ter o projeto GRÁTIS de sua caixa acústica !!! A diferença é que você não vai precisar usar software complexo que não diz se a caixa está boa ou ruim, etc... basta anotar o código e levar até a loja de som de sua preferência. Lá eles vão digitar o código no powerx e pronto ! Sua caixa será projetada e você terá em mãos todas as informações sobre a mesma (nem precisa calcular duto; Fb otimizado para seu objetivo, etc). O powerx vai fazer tudo sozinho de acordo com o objetivo que você escolheu e a caixa sugerida por ele. Bom, e se a loja não tiver o powerx ? Daí eu conto com a propaganda de boca a boca para que a loja conheça... rrrrssssss.
  9. Guto, você deve prestar MUITA ATENÇÃO ao que o site RTA30 diz. Note que quando você escolhe o Focal Polyglass - 33V2 aparece o seguinte no PRIMEIRO COMENTÁRIO: "Para disparar alarmes de outros carros com seu som, use caixa DUTADA para este alto-falante. Entretanto, ele foi projetado para trabalhar em caixas seladas, onde deverá reproduzir desde graves de alta fidelidade até graves quentes e pesados. Boa escolha!" Diante disso, SE você escolhe como objetivo ALTA FIDELIDADE c/ SPL ou HI-END PURISTA o site vai recomendar caixa SELADA (olha, só: igualzinho o manual da Focal diz que tem que ser - porque é justamente para isso que a Focal fez esse falante). Se você escolher SPL FORTE (musical)... bom, daí o site vai orientá-lo a fazer uma caixa DUTADA onde você vai obter uns dBs extras com uma sintonia de duto que favoreça algum pico na curva de resposta. Até aqui não existe qualquer discrepância entre o que o manual da FOCAL recomenda e o que o meu site afirma... Vou lhe pedir para fazer os dois testes novamente e depois me retornar aqui com o que você tiver de dúvida. Pode ser ?
  10. Guto, eu não sei qual foi o SW3 que você simulou mas peguei o 10SW3 como exemplo. O que acontece é que o site está CORRETÍSSIMO quanto ao falante. Ele não é para HI-END purista (que é o que você deve ter colocado como seu OBJETIVO). Este falante é mais apropriado para ALTA-FIDELIDADE c/ SPL. Note que alta fidelidade é algo MUITO ACIMA da média para os subwoofers na faixa de preço deste produto. Servir para alta fidelidade não desmerece o sub, nem vai contra o que você acabou de dizer que ele toca bem demais e desce bem mesmo em volume baixo de som. Não entendi ainda qual é sua dúvida quanto a linha SW3 e os comentários do site. Tem como você me explicar melhor?
  11. Bruno, tentei fazer assim há anos atrás... infelizmente alguns fabricantes colocaram no mercado um zilhão de modelos com códigos gigantes. Daí ninguém sabia quem era o SWBPE15650D2, mas todo mundo conhecia-o como Bicho Papão 650 de 15. O pior vem agora: Tem fabricante que muda todos os parâmetros TS e mantém o mesmo modelo (só muda o ano). Por isso fui obrigado a usar o nome da marca + linha como uma marca apenas. Principalmente no caso dos KICKER... Note a maldade que a Kicker fez quanto aos modelos da linha COMP. Não tinha como cadastrar de outra forma. Por isso você verá algumas marcas como: Selenium Tornado; Selenium Street, Eros linha C; etc. Em outros casos verá apenas a marca (como é o caso da Cerwin Vega). Eu também penso que o correto seria mudar o modelo... mas os caras fazem assim e sou obrigado cadastrar - hehehe.
  12. Bruno, o problema das pessoas que desmentiram você era a falta de conhecimento para rotular um falante. Rotulam como falante para SPL puro se o ímã for grande. Se for marca de griffe e for potente... então é SPL + SQ. Se a marca não é de griffe... então é para porradão e por assim vai. Alguém (queria saber quem foi) conseguiu incutir na cabeça das pessoas a idéia de que falante bom para HI-FI ou Hi-End não pode suportar mais do que 400 Watts. Que o FS tem que ser o menor possível... que não pode ser sub para caixa dutada... só serve para selada e por aí vai. Nunca ouvi o ML 3000. Nem nunca peguei um nas mãos... mas só de olhar os TS dele já tive noção da especialidade do bichinho. É mesmo SQ+SPL.
  13. Kléber, você notou que já suavizei os comentários ? Infelizmente não posso colocar mais genérico sob o risco de qualquer sub servir para qualquer coisa... rrsssss Sei que isso agradaria a todos os fabricantes... mas não posso, né ? hehehehe; Testei em quase todos os falantes que conheço bem e realmente todos os comentários foram em cima do que os falantes são capazes de fazer. Sobre as NÃO-LINEARIDADES... é o que conversei com o Yamane outro dia por telefone; disse que TODOS OS SOFTWARES do mundo estão CORRETÍSSIMOS. O problema não são os softwares que simulam erradamente... o problema é que os parâmetros informados são "não lineares" e os fabricantes não se preocupam em fazer como ele (Yamane) está fazendo na Questo. Usei os parâmetros fornecidos por ele e os resultados de 2 softwares (o meu e um outro gratuito) foram idênticos aos testes, ou seja: com dados corretos os softwares fazem um grande trabalho. Vou dar um exemplo de como a coisa é bagunçada (mesmo com os gringos). www.soundsolutionsaudio.com Acesse e veja que os parâmetros da linha DCON 10"; 12" e 15" são IGUAIS no VAS; QMS; XMAX... E são também os mesmos para bobina SIMPLES e DUPLA... Caramba ! Eu sou obrigado a cadastrar essa @#$@#¨ do jeito que está. São 6 falantes ao todo com o mesmo valor de VAS !!! Isso não acontece somente lá fora (não cito os casos aqui no Brasil porque sou pequenininho e não vou caçar confusão com gente GRANDE... ). Esses falantes SSA parecem até MUITO BONS no material e construção. Não são ruins não.
  14. vendo pelo lado comercial, concordo com vc. afinal 17 anos de dedicação é algo realmente valioso. mas como muitas vezes nem o site dos fabricantes tem essa informação, pra um leigo, amador, praticamente um doente por som automotivo como eu seria uma ótima fonte de consulta. um exemplo disso é o jl w6v1, a alguns dias procurei e não encontrei nada. o powerx é pago certo? CJAINF, então... o powerx é pago sim (é o meu trabalho e é o que paga minhas contas). Não vou usar este espaço para fazer propaganda dele... havendo interesse me procure no 0xx31 - 3324-3223 ou acesse: http://www.autosom.net/x_powerx2.asp Quanto aos dados do JL - W6V1: Qual é o modelo que você quer os parâmetros ? 10" 12" ?
  15. Oi Feitosa ! Sim, acho que antes estava confundindo o povo. Resolvi separar o "Alta-Fidelidade" em "Hi-End - Purista" e "Alta Fidelidade c/ SPL". Isto não alterou a forma do software trabalhar, mas vai alterar a percepção do pessoal. Quanto a marca Rainbow... até sexta-feira agora já estará cadastrada (toda a linha). Se alguém aí tiver um falante raríssimo que não apareça na lista... é só entrar em contato e indicar o site do fabricante. Vou providenciar o cadastro de tudo.

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