Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Caixa acústica de subwoofer automotivo

Recommended Posts

heheh pois eh

 

de que adianta uma resposta "flat" na telinha do micro, se vai instalar num ressoador de hemholtz gigante (carro), com um ganho de cabine de mais de 10dB entre 40 e 60Hz dependendo do modelo?

Concorda que é um começo ? se a caixa não toca direito fora do carro.... dentro...

 

A resposta dentro do carro, ao cont´rario que possa parecer, é muito imprevisível...

 

Até se o condutor e gordo ou magro muda a resposta...

 

Estava conversando com o Marcello Lacerda do X2 e sugeri que ele fisesse uma medição genérica dos 10 carros mais vendido do pais na versão de fábrica (na concessionária oK) e incluisse no X2... ai teriamos mais chance de ter algo mais aproximado...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa ideia sandro, adicionar uma nova curva de ponderacao nos RTAs seria ótimo tb, mas infelismente o pico varia muito, ao sabor do vento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que ainda naum entendi.....

 

devo sintonizar a caixa em quantos Hz!?

 

no meu caso por exemple... quero contruir uma caixa para dois de 15.... sendo a caranga um Strada CE.. ! sendo que o objetivo é descer o máximo possível nas frequências..

Editado por luizinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Venho aqui pedir uma opinião de vocês....

É que na minha cidade pelo jeito os caras que instalam som aqui não entendem porcaria nenhuma, nem sabem direito o que é impedância, etc...

 

Recentemente fiz a aquisição de um par de subwoffers pioneer, é o TS-W305DVC, é um subwoffer de 400W rms com bobina dupla, por isso estou pedindo a ajuda dos colegas do fórum para que se possível me passassem as medidas de uma caixa dutada para eles, pois acho que os caras aqui da cidade não sabem fazer direito...

 

Se puderem me ajudar ou dar alguma dica de onde encontrar essas informações ficaria muito grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Venho aqui pedir uma opinião de vocês....

É que na minha cidade pelo jeito os caras que instalam som aqui não entendem porcaria nenhuma, nem sabem direito o que é impedância, etc...

 

Recentemente fiz a aquisição de um par de subwoffers pioneer, é o TS-W305DVC, é um subwoffer de 400W rms com bobina dupla, por isso estou pedindo a ajuda dos colegas do fórum para que se possível me passassem as medidas de uma caixa dutada para eles, pois acho que os caras aqui da cidade não sabem fazer direito...

 

Se puderem me ajudar ou dar alguma dica de onde encontrar essas informações ficaria muito grato!

Sandro ou quem puder...

 

Desculpe utilizar este espaço para consulta, mas é que já postei em outros lugares e ninguém respondeu. Por favor me ajude com meu som, é bem fraquinho mas quero fazer bem feito.

Bom tenho um Palio, um módulo HS960 de 120w na saída mono a 2 ohms. Comprei um Bomber One bobina dupla e pretendo montar a caixa...

1) Selada ou dutada?

2) MDF ou Compensado, isto é, vale a pena pagar 40, 50 reais a mais para ser em MDF, considerando que o sub é fraco!

3) Qual a litragem, tentei utilizar o programinha mas não entendi nada. Me disseram que para ele tem que ser 38 litros. Mas quando sai uma litragem, vai , supomos que seja realmente 38, eu chego na loja e o cara só tem uma de 40 ou 45, dá muita diferença?

 

Parametros do Bomber One:

175 w rms

31 Hz

VAS: 114 litros

QTS:0,87

RE: 2 x 3,5 ohms

BL: 11,39 TM

XMAX: 5,5 mm

SD: 511 cm²

SENS: 89 dB

QES: Não disponível no site

 

 

Muito Obrigado

 

Thiago José

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae galera..que colocar um sub de 15 ou 12 no porta mala..alguem poderia me ajudar como q eu faço a minha caixa pra colocar??

Alguem tem algum tutorial de como fazer potencias de carro?

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que significa o ítem "QL" existente em alguns programs de construção de caixa?

Tentei ler o Help do Bass Box, mas não entendí direito, me parece que algo relativo a perda da caixa, como assim?

 

Ao projetar a caiaxa, como devo proceder em relação a esse ponto?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bons tempos esses do forum autosom.............................

De vez em quando é bom rever antigos tópicos como este!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos:

 

Parece um tópico básico, mas com a banalização do uso do WIN ISD (www.linearteam.org), que é gratuito, tenho visto muita besteira sendo feita por ai... :huh:

Caixas enormes com sintonia alta e ai por diante...

 

Bem, qual é o objetivo:

 

Lembrando que esse fórum é visitado por todo tipo de usuário, definir parâmetros de F3, F0 e sintonia, etc... para 3 tipos de uso, ou seja uma "receita de bolo" para os iniciantes não se decepcionarem com as caixas que "projetaram ".

 

Quais os usos:

 

Qualidade

SPL (não campeonato, mas pra ouvir música derrubando as porcas do carro)

dia a dia

 

Vamos deixar de fora tipo de música, resposta de cabine, questões telúricas e fora do alcance do tipo de leitor que é o alvo. Nem tão pouco falar do falante, pois a ideia é parametrizar a resposta. O falante que se der melhor com esses parâmetros, provavelmente vai ter um aumento de vendas... :rolleyes:

 

Vou me abster e deixar o assunto correr, quando estiver BEM estressado, fechamos isso e deixamos no arquivo.

 

As respostas podem ser curtas do tipo

 

Qualidade

F3 = x

F0 = y

Etc..

SPL

F3 = x

F0 = y

Etc..

Dia a dia

etc...

 

Vamos nos ater às bass reflex, já que o uso de caixas suspensão acustica, radiador passivo, LTL, corneta dobrada, etc... tem um publico diferente. ;)

 

A Intenção é fazer o conhecimento dos féras daqui transformar-se em ajuda pratica pros demais, iniciantes e intermediários. :)

 

[]

 

Sandro

Tô montando meu projetinho, pensando na qualidade de acordo com as frequências ideais 0 a 60 Hz-Sub, 60 a 200Hz- Woofer, 200 a 3KHz- Cornetas e 3KHz a 20KHz- Super Tweeter. Tá um pouco difícil, então, como sou novo, teria como sugerir os produtos ideais ou mais próximos disso. Abraço! :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

[] Tô com uma dúvida, quero fazer uma caixa dutada para meu sub up-grade 12" 250w rms bobina simples de 4 ohms, queria saber os parâmetros dessa caixa (SÓ SPL), outra dúvida, como é só para um sub, e visualmente a caixa dutada universal é feia, queria fazer a caixa no comprimento do porta mala do carro (celta 04 portas 2005) e mais estreita para não tomar todo espaço, será que a qualidade obtida será a mesma, obedecendo a litragem correta e qual duto usar? Se puder informar também em quantos HZ fazer o corte de frequência para esse sub, eu agradeço. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

Eu me interessei muito por este topico, nao manja muito sobre caixas mas eh um assunto que me agrada por demais, esse artigo sobre caixas acústicas seria muito bom pro forum posta ai meu na boa velho...

 

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

E aí tira uma dúvida: em quanto HZ devo fazer um corte de frequência no amplificador para um par de 6x9 100w rms bomber pentaxial tunning ( colocados no tampão), um sub 12" bomber up-grade bobina simples de 4 ohms 250w rms. Vou ligar o sub em bridge em dois canais e nos outros dois vou ligar as 6x9. Outra dúvida, se eu ligar alto-falantes nas portas de 5" 60w rms triaxial bomber em paralelo com as 6x9, os cortes de frequência para esse canal é o mesmo caso ´só ligasse as 6x9. Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

Eu me interessei muito por este topico, nao manja muito sobre caixas mas eh um assunto que me agrada por demais, esse artigo sobre caixas acústicas seria muito bom pro forum posta ai meu na boa velho...

 

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

:P Só para completar, o sub 12" bomber up-grade 250w rms bobina simples de 4 ohms é para caixa dutada, se puder mandar os parâmetros dessa caixa, eu agradeço! Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ma duvida:

como se encntra o f3 e f0 da caixa?

tem algum calculo, qu possa ser feito sem usar algum programa?no que esses parametros influenciam no falante e caixa/?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

por favor preciso que que me ajudem a fazer uma caixa dutada para um bravox uxp 12d2 para vectra

tenho um hbuster 2100 queria ver se ele toca o falante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, gostaria de saber se alguém aqui ja simulou uma caixa no computador, montou e depois mediu para ver o resultado.

 

Eu tenho aqui algumas coisas, tem a ver com o tópico ou fica pra próxima?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado Ferrari,

 

Infelizmente eu não posso deixar coisas como essa que vc escreveu passarem, se você tem algo a contestar com a idéia do Paulo, mostre o que está errado e não utilize palavras chulas, não vai ser desse jeito que as coisas vão se resolver

 

Obrigado pela compreensão

 

Abraços

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Rodrigo, realmente foi uma pena a moderaçao do forum agir apenas quando o cinto apertou de verdade.

Desde que entrei no forum, houve certo atrito com o Paulo Duto no que se diz respeito a teorias que obviamente geraram discussões técnicas, na medida do possivel. Infelizmente depois de um certo tempo, comecei a ser vitima dos sarcasmos e indiretas do Paulo, tentando reduzir à lixo e à piada os pontos de vistas e experiências que divergem daquilo que ele acredita. Infelizmente, ou felizmente nem todos tem a paciencia de ouvir mer** e sair por aí dando risada. Como você, moderador, deve ter percebido eu sempre tentei nao cair na onda de ficar tirando sarro e as Threads sempre acabaram com alguma mensagem minha, do paulo ou de alguém dizendo "É isso aí Paulo". Porém realmente agora nao deu. Eu posto uma mensagem para tentar contibuir com material o tópico e vem o cara querendo me dar aula como ou se eu nao soubesse p! nenhuma e ele fosse o tal ou se eu tivesse dito algo ao contrario do que ele disse.

Depois de uma explosão _minha_ aí sim a moderação entra em cena - de forma parcial, diga-se de passagem- para abafar o caso.

 

Triste......

 

Como diz o velho ditado: Os encomodados que se mudem, peço ao Rodrigo que remova o meu Account do forum

 

Obrigado

Editado por Ferrari

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola Rodrigo, realmente foi uma pena a moderaçao do forum agir apenas quando o cinto apertou de verdade.

Desde que entrei no forum, houve certo atrito com o Paulo Duto no que se diz respeito a teorias que obviamente geraram discussões técnicas, na medida do possivel. Infelizmente depois de um certo tempo, comecei a ser vitima dos sarcasmos e indiretas do Paulo, tentando reduzir à lixo e à piada os pontos de vistas e experiências que divergem daquilo que ele acredita. Infelizmente, ou felizmente nem todos tem a paciencia de ouvir mer** e sair por aí dando risada. Como você, moderador, deve ter percebido eu sempre tentei nao cair na onda de ficar tirando sarro e as Threads sempre acabaram com alguma mensagem minha, do paulo ou de alguém dizendo "É isso aí Paulo". Porém realmente agora nao deu. Eu posto uma mensagem para tentar contibuir com material o tópico e vem o cara querendo me dar aula como ou se eu nao soubesse p! nenhuma e ele fosse o tal ou se eu tivesse dito algo ao contrario do que ele disse.

Depois de uma explosão _minha_ aí sim a moderação entra em cena - de forma parcial, diga-se de passagem- para abafar o caso.

 

Triste......

 

Como diz o velho ditado: Os encomodados que se mudem, peço ao Rodrigo que remova o meu Account do forum

 

Obrigado

Quanto a isso tenho que concordar com o Ferrari.., sempre nas respostas o Paulo sempre foi bemmmmmmmmmmmm grosseiro.. se estamos aqui é para aprender ou buscar algo que alguém saiba, falo pq ja ví diversas vezes esse caso, acho assim.. se está perguntando é pq não nasceu sabendo.. e quer aprender e se for pra ficar dando resposta mastigada é melhor não dar pois não ajuda nada.. deixa quem tiver mais calma e paciencia dar..

 

fica ai minha opnião..!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
... Como diz o velho ditado: Os encomodados que se mudem, peço ao Rodrigo que remova o meu Account do forum...

Grande Caio, tudo tranqüilo?

cara... nem perca o seu tempo com esse tipo de discussão.

Nos vemos qualquer dia desses na AES.

Um abraço,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola Rodrigo, realmente foi uma pena a moderaçao do forum agir apenas quando o cinto apertou de verdade.

Desde que entrei no forum, houve certo atrito com o Paulo Duto no que se diz respeito a teorias que obviamente geraram discussões técnicas, na medida do possivel. Infelizmente depois de um certo tempo, comecei a ser vitima dos sarcasmos e indiretas do Paulo, tentando reduzir à lixo e à piada os pontos de vistas e experiências que divergem daquilo que ele acredita. Infelizmente, ou felizmente nem todos tem a paciencia de ouvir mer** e sair por aí dando risada. Como você, moderador, deve ter percebido eu sempre tentei nao cair na onda de ficar tirando sarro e as Threads sempre acabaram com alguma mensagem minha, do paulo ou de alguém dizendo "É isso aí Paulo". Porém realmente agora nao deu. Eu posto uma mensagem para tentar contibuir com material o tópico e vem o cara querendo me dar aula como ou se eu nao soubesse p! nenhuma e ele fosse o tal ou se eu tivesse dito algo ao contrario do que ele disse.

Depois de uma explosão _minha_ aí sim a moderação entra em cena - de forma parcial, diga-se de passagem- para abafar o caso.

 

Triste......

 

Como diz o velho ditado: Os encomodados que se mudem, peço ao Rodrigo que remova o meu Account do forum

 

Obrigado

Ferrari,

 

Será uma pena perde-lo do forum, eu infelizmente não tenho como retirar seu cadastro.

 

Sei que várias vezes o Paulo exagera um pouco, porém quando 1 não quer 2 não brigam.. sei tb que paciencia tem limites e que a sua estrapolou. Se meu pedido ainda for valido... pensa um pouco, vc tem um bom nível teorico e pode ajudar muito as pessoas do forum. Não se deixe abater e nem se rebaixe que isso n vai levar a nada.

 

Vou conversar com o Paulo Duto para tentar entender o motivo de tantas indiretas com o pessoal.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...