Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Caixa acústica de subwoofer automotivo

Recommended Posts

Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Na verdade ninguem tem uma caixa selada no carro !!!

Que esse cara tá doido ? :blink:

Na verdade quando colocamos uma caixa selada em um porta malas, ela começa e se comprotar como uma caixa band pass de 4 ordem !!! claro que não com resposta tão precisa, mas já notaram que quando se abre o porta malas o grave "some"...

Pra PAs é inviável o uso de caixas suspensão acústica pra grandes ambientes, pois o grave some... Por isso as Whorns, JBL2010 e MTL que são todas caixas "abertas".

a Bass reflex é uma caixa muito prática, poi isso escolhi ele para discutirmos, e pode ser usada sim pra qualidade, esse mito surgiu pois geralmente o pessoal faz uma sintonia alta da caixa para ver o mundo tremido... ai a caixa fica cheia de picos e com distorções de fase...

O Marcelo DIana, ganhou uma etapa da IASCA com 2 caixas dutadas no porta malas...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos:

 

Parece um tópico básico, mas com a banalização do uso do WIN ISD (www.linearteam.org), que é gratuito, tenho visto muita besteira sendo feita por ai...  :huh: 

Caixas enormes com sintonia alta e ai por diante...

 

Bem, qual é o objetivo:

 

Lembrando que esse fórum é visitado por todo tipo de usuário, definir parâmetros de F3, F0 e sintonia, etc... para 3 tipos de uso, ou seja uma "receita de bolo" para os iniciantes não se decepcionarem com as caixas que "projetaram ".

 

Quais os usos:

 

Qualidade

SPL  (não campeonato, mas pra ouvir música derrubando as porcas do carro)

dia a dia

 

Vamos deixar de fora tipo de música, resposta de cabine, questões telúricas e fora do alcance do tipo de leitor que é o alvo. Nem tão pouco falar do falante, pois a ideia é parametrizar a resposta. O falante que se der melhor com esses parâmetros, provavelmente vai ter um aumento de vendas... :rolleyes:

 

Vou me abster e deixar o assunto correr, quando estiver BEM estressado, fechamos isso e deixamos no arquivo.

 

As respostas podem ser curtas do tipo

 

Qualidade

F3 = x

F0 = y

Etc..

SPL

F3 = x

F0 = y

Etc..

Dia a dia

etc...

 

Vamos nos ater às bass reflex, já que o uso de caixas suspensão acustica, radiador passivo, LTL, corneta dobrada, etc... tem um publico diferente. ;)

 

A Intenção é fazer o conhecimento dos féras daqui transformar-se em ajuda pratica pros demais, iniciantes e intermediários. :)

 

[]

 

Sandro

Pq vc q é o criador do topico nao começa dizendo quais sao os parametros ideais na sua opiniao? :)

Oi GGG....

 

Bem quando eu recomendo uma caixa pra um iniciante, tendo mantes 0 F3 (onde temos -3dB) de 40 hz para baixo, o F0 (0dB) até 50 Hz e não deixar que o pico da caixa ultrapasse 3 dB.

Pra alguns falantes isso dá uma caixa ENORME, pra outros fica bem bróximo do tamanho esperado (informado no manual do fabricante)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Na verdade ninguem tem uma caixa selada no carro !!!

Que esse cara tá doido ? :blink:

Na verdade quando colocamos uma caixa selada em um porta malas, ela começa e se comprotar como uma caixa band pass de 4 ordem !!! claro que não com resposta tão precisa, mas já notaram que quando se abre o porta malas o grave "some"...

Pra PAs é inviável o uso de caixas suspensão acústica pra grandes ambientes, pois o grave some... Por isso as Whorns, JBL2010 e MTL que são todas caixas "abertas".

a Bass reflex é uma caixa muito prática, poi isso escolhi ele para discutirmos, e pode ser usada sim pra qualidade, esse mito surgiu pois geralmente o pessoal faz uma sintonia alta da caixa para ver o mundo tremido... ai a caixa fica cheia de picos e com distorções de fase...

O Marcelo DIana, ganhou uma etapa da IASCA com 2 caixas dutadas no porta malas...

 

[]

 

Sandro

 

Doido nao, ignorante possivelmente :P devo lembrar que sou um arquiteto e nao profisional da area acustica. Não entendi o que vc quiz dizer com não existir caixa selada, e esta agir como passa banda, o que faz o corte alto dela?

 

o que noto nas dutadas, é que a excursão do cone é grande e no software (seja o winisd ou o bassbox) é dificil deixa-la pequena (ao menos pra mim).

 

qto a selada, em qualidade normalmente nao se preocupa com a mala aberta...

 

realmente vejo centenas de perguntas quanto a que tipo de sub toca melhor pro dia a dia (bem pra fora e pra dentro)e invariavelmente nao sei responder, visto que os rendimentos sao muito diferentes.

Editado por Papillon

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

Eu me interessei muito por este topico, nao manja muito sobre caixas mas eh um assunto que me agrada por demais, esse artigo sobre caixas acústicas seria muito bom pro forum posta ai meu na boa velho...

 

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

Eu já acho o corte em 32 a 80hz muito alto, eu estou querendo cortar o meu sub em 30hz kkkkk, atualmente esta em 50hz com dois JL sintonizada em 20hz com 70L cada uma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

Eu já acho o corte em 32 a 80hz muito alto, eu estou querendo cortar o meu sub em 30hz kkkkk, atualmente esta em 50hz com dois JL sintonizada em 20hz com 70L cada uma.

nossa diana, o meu sub acho que naturalmente nao toca nada abaixo de 30hz :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Na verdade ninguem tem uma caixa selada no carro !!!

Que esse cara tá doido ? :blink:

Na verdade quando colocamos uma caixa selada em um porta malas, ela começa e se comprotar como uma caixa band pass de 4 ordem !!! claro que não com resposta tão precisa, mas já notaram que quando se abre o porta malas o grave "some"...

Pra PAs é inviável o uso de caixas suspensão acústica pra grandes ambientes, pois o grave some... Por isso as Whorns, JBL2010 e MTL que são todas caixas "abertas".

a Bass reflex é uma caixa muito prática, poi isso escolhi ele para discutirmos, e pode ser usada sim pra qualidade, esse mito surgiu pois geralmente o pessoal faz uma sintonia alta da caixa para ver o mundo tremido... ai a caixa fica cheia de picos e com distorções de fase...

O Marcelo DIana, ganhou uma etapa da IASCA com 2 caixas dutadas no porta malas...

 

[]

 

Sandro

 

Doido nao, ignorante possivelmente :P devo lembrar que sou um arquiteto e nao profisional da area acustica. Não entendi o que vc quiz dizer com não existir caixa selada, e esta agir como passa banda, o que faz o corte alto dela?

 

o que noto nas dutadas, é que a excursão do cone é grande e no software (seja o winisd ou o bassbox) é dificil deixa-la pequena (ao menos pra mim).

 

qto a selada, em qualidade normalmente nao se preocupa com a mala aberta...

 

realmente vejo centenas de perguntas quanto a que tipo de sub toca melhor pro dia a dia (bem pra fora e pra dentro)e invariavelmente nao sei responder, visto que os rendimentos sao muito diferentes.

Não leve as coisas ao pé da letra.... ;)

 

O porta malas fechado funciona como a câmara ventilada de uma caixa BP de 4.a ordem pra uma caixa selada ;)

As caixas que aporoveitam a frente de onda traseira dos falantes, invariavelmente ficam maior que as que não o fazem (suspensão acústica), pois é necessário que exista um casamento de fase com a radiação direta, e isso requer espaço para reflexão.

Você nunca viu uma labirinto pra 40 Hz... isso sim é uma caixa GRANDE !!

 

Mas convenhamos entre usar 40 l pra uma caixa suspensão que responde até 40 Hz ou 50 pra uma bass reflex que tem -3 dB em 35.... fico com a segunda!!!

 

Caixa suspensão acustica não ajuda e não atrapalha... se for bem feita. só que a flexibilidade de contrução é pequena muito pequana não responde, muito grande estraga o falante...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

 

falow

Na minha modesta opinião, quanto a cortes de frequência, as vias devem ter resposta interlaçadas, ou seja, um para de tocar quando outro começa...

50 Hz no sub e 100 nos mid bass... não me parece certo ..... :unsure:

Mas vai depender do tipo de x over usado (butteworth, linkwitz-Relley, Bessel, etc...) e do ambiente de audição...

 

Eu uso 32- 80 Hz passa faixa SUB, 80 Hz - 300 Hz - Mid bass - 300 Hz - 5000 Hz, Midrange e high pass 5000 Hz pros tweeters. Tudo linkwitz-Relley.

 

[]

 

Sandro

Eu já acho o corte em 32 a 80hz muito alto, eu estou querendo cortar o meu sub em 30hz kkkkk, atualmente esta em 50hz com dois JL sintonizada em 20hz com 70L cada uma.

Oi Marcelo, só cuidado com a suspensão e a aranha dos seus falantes....

Perdi 2 12W6 assim .... 3 paus de preju... o focê manda o JL faz, mas.... a aranha e suspensão desses caras são delicadas...

Ficou claro que tô usando subsônico de 32 e low pass de 80 né ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

[]

 

Sandro

Eu já acho o corte em 32 a 80hz muito alto, eu estou querendo cortar o meu sub em 30hz kkkkk, atualmente esta em 50hz com dois JL sintonizada em 20hz com 70L cada uma.

Oi Marcelo, só cuidado com a suspensão e a aranha dos seus falantes....

Perdi 2 12W6 assim .... 3 paus de preju... o focê manda o JL faz, mas.... a aranha e suspensão desses caras são delicadas...

Ficou claro que tô usando subsônico de 32 e low pass de 80 né ?

 

[]

 

Sandro

E entendi que vc usa corte subsonico em 32hz, mas 80hz é alto para sub, logico que depende de todo o resto mas vc vai escutar alguma coisa tocando atras.

Quanto ao meu sub na verdade ele quase naum toca, e alem de estar com potencia abaixo do que ele precisa 100w em cada 10w0 e o meu preju naum sairia tão caro assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[

[]

 

Sandro

Eu já acho o corte em 32 a 80hz muito alto, eu estou querendo cortar o meu sub em 30hz kkkkk, atualmente esta em 50hz com dois JL sintonizada em 20hz com 70L cada uma.

Oi Marcelo, só cuidado com a suspensão e a aranha dos seus falantes....

Perdi 2 12W6 assim .... 3 paus de preju... o focê manda o JL faz, mas.... a aranha e suspensão desses caras são delicadas...

Ficou claro que tô usando subsônico de 32 e low pass de 80 né ?

 

[]

 

Sandro

E entendi que vc usa corte subsonico em 32hz, mas 80hz é alto para sub, logico que depende de todo o resto mas vc vai escutar alguma coisa tocando atras.

Quanto ao meu sub na verdade ele quase naum toca, e alem de estar com potencia abaixo do que ele precisa 100w em cada 10w0 e o meu preju naum sairia tão caro assim.

Concordo que 80 é alto, mas como não uso pezinhos e a porta do marea é ruim... o máximo que consigo do CS60 sem distorção mecânica é 80 Hz...

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Percebi um certo preconceito com o WINISD.. será que o software que é inadequado mesmo ou certas pessoas é que nao sabem usar e ficam colocando coisas meio absurdas?

Será que só por ser gratuito ele seria ruim? Então só o que é pago é bom? São pensamentos com esse que pr ex. fazem a Micro$oft ser o que ela $é$.

Não vo comentar sobre o BoxPro pois não consegui faze-lo funcionar aqui, mas até onde eu sei o WINISD é confiável sim, só fornecer os parametros e variáveis certas. Já copnstatei na prática. Fiz 2 tipos de caixa pro extreme nele e realmente bateram com os graficos, em todos os aspectos, desde air velocity até SPL aproximado.

inclusive minha ultima caixa tem 80 litros livres com sintonia em torno de 34 hz, projeto do winisd e os extremes vão muito bem, obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Percebi um certo preconceito com o WINISD.. será que o software que é inadequado mesmo ou certas pessoas é que nao sabem usar e ficam colocando coisas meio absurdas?

Será que só por ser gratuito ele seria ruim? Então só o que é pago é bom? São pensamentos com esse que pr ex. fazem a Micro$oft ser o que ela $é$.

Não vo comentar sobre o BoxPro pois não consegui faze-lo funcionar aqui, mas até onde eu sei o WINISD é confiável sim, só fornecer os parametros e variáveis certas. Já copnstatei na prática. Fiz 2 tipos de caixa pro extreme nele e realmente bateram com os graficos, em todos os aspectos, desde air velocity até SPL aproximado.

inclusive minha ultima caixa tem 80 litros livres com sintonia em torno de 34 hz, projeto do winisd e os extremes vão muito bem, obrigado.

Povo....

 

Parametros T&S são uma abstração matemática e física, e o que os softwares de calculo de caixa fazem é só incorporar as equações e traçar gráficos.. Muda de um pra outro o número de equações e parâmetros que eles trabalham, mas se pegar 10 softwares (gratuitos e pagos) 9 vão var o mesmo resultado de transfer magnitude o que der diferente tá errado...

Na verdade até planilha do excel e calculadora cientifica tá valendo ! ;)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Percebi um certo preconceito com o WINISD.. será que o software que é inadequado mesmo ou certas pessoas é que nao sabem usar e ficam colocando coisas meio absurdas?

Será que só por ser gratuito ele seria ruim? Então só o que é pago é bom? São pensamentos com esse que pr ex. fazem a Micro$oft ser o que ela $é$.

Não vo comentar sobre o BoxPro pois não consegui faze-lo funcionar aqui, mas até onde eu sei o WINISD é confiável sim, só fornecer os parametros e variáveis certas. Já copnstatei na prática. Fiz 2 tipos de caixa pro extreme nele e realmente bateram com os graficos, em todos os aspectos, desde air velocity até SPL aproximado.

inclusive minha ultima caixa tem 80 litros livres com sintonia em torno de 34 hz, projeto do winisd e os extremes vão muito bem, obrigado.

Vector, eu tenho preconceito sim, quando eu estava fazendo o meu primeiro projeto me apresentaram projetos

 

x2

winsid

box studio

 

 

os parametros que o winsd apresentou foram muito diferentes dos demais, acredito que a pessoa que usou sabia o que estava falando.

 

 

Eu recomendo uma cautela no uso.

 

ps, a minha caixa ficou otimas as respostas, mas agora preciso fazer outro estou pensando em ir para caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou péssimo projetista de caixas, mas consigo fazer alguma coisa nesses softwares, acredito que o winISD tem uma resposta muito confiavel, o bassbox 6.0 pro tem mais recursos que o winisd, mas o resultado é o mesmo (vale o que o sepacheco disse, até em uma planilha ou aplicativo java se pode ter alguns graficos).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acima, disseram que em projetos de qualidade se usam caixas seladas, isso já virou lenda ! Hoje em dia foi constatado que isso naum tem nada a ver ! O que importa é o tipo de resposta desejada ! Selada ganha apenas em um quesito na minha opinião, o tamanho ! Eu já montei alguns carros para qualidade e os melhores foram os que usaram caixas dutadas ! Nas seladas vc fica preso com a sintonia que o volume da caixa indica enquanto nas dutadas vc pode alterar a sintonia de acordo com seus ouvidos ! É possível abaixar ou aumentar a sintonia sem mexer no volume da caixa apenas alterando o comprimento dos dutos !

Uma caixa dutada responde bem mais baixo do que as seladas isto é possue melhor e mais forte subgrave que as seladas então porque a selada é melhor ???Quanto ao volume vai do tipo de resposta que a pessoa deseja, em caso de um campeonato o volume é enorme por causa dos subgraves se vc simular nos programas disponíveis, vai constatar que a caixa é ótima para subgraves abaixo dos 30hz mas naum tem spl !!!

Quanto ao winsd acho um programa ótimo pois ele usa como referência os parâmetros T & S como quase todos os outros então são praticamente iguais mudando apenas alguns recursos mas sendo de graça tá muito bom !!!

Agora a melhor caixa e melhor sintonia de caixa isto naum existe !!! Vai depender do tipo de resposta que a pessoa deseja, sabendo montar a caixa vc pode obter a resposta que quiser ! Por isso muitas vezes os volumes sujeridos pelos fabricantes naum batem com os encontrados pelo winsd, eles muitas vezes indicam um volume pro dia dia, já o winsd indica um volume e sintonia o mais plano possível por isso da diferença !! Agora existem falantes que são indicados para selada e outros para dutadas mas nuam é uma regra ! Toda regra tem sua excessão !

Editado por sumido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb prefiro caixas dutadas... mesmo elas tendo perdas mt altas abaixo da sintonia da caixa, como dizem... podem ter um perda monstro, mas nao se compara o quao mais eficientes elas sao do q as seladas em frequencias mt baixas... uma dutada bem projatada da d 10 numa selada bem projetada!!

 

opiniao pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acima, disseram que em projetos de qualidade se usam caixas seladas, isso já virou lenda ! Hoje em dia foi constatado que isso naum tem nada a ver ! O que importa é o tipo de resposta desejada ! Selada ganha apenas em um quesito na minha opinião, o tamanho ! Eu já montei alguns carros para qualidade e os melhores foram os que usaram caixas dutadas ! Nas seladas vc fica preso com a sintonia que o volume da caixa indica enquanto nas dutadas vc pode alterar a sintonia de acordo com seus ouvidos ! É possível abaixar ou aumentar a sintonia sem mexer no volume da caixa apenas alterando o comprimento dos dutos !

Uma caixa dutada responde bem mais baixo do que as seladas isto é possue melhor e mais forte subgrave que as seladas então porque a selada é melhor ???Quanto ao volume vai do tipo de resposta que a pessoa deseja, em caso de um campeonato o volume é enorme por causa dos subgraves se vc simular nos programas disponíveis, vai constatar que a caixa é ótima para subgraves abaixo dos 30hz mas naum tem spl !!!

Quanto ao winsd acho um programa ótimo pois ele usa como referência os parâmetros T & S como quase todos os outros então são praticamente iguais mudando apenas alguns recursos mas sendo de graça tá muito bom !!!

Agora a melhor caixa e melhor sintonia de caixa isto naum existe !!! Vai depender do tipo de resposta que a pessoa deseja, sabendo montar a caixa vc pode obter a resposta que quiser ! Por isso muitas vezes os volumes sujeridos pelos fabricantes naum batem com os encontrados pelo winsd, eles muitas vezes indicam um volume pro dia dia, já o winsd indica um volume e sintonia o mais plano possível por isso da diferença !! Agora existem falantes que são indicados para selada e outros para dutadas mas nuam é uma regra ! Toda regra tem sua excessão !

Oi Sumido!!!

 

Quando estamos falando de parâmetros ideais estamo na verdade tentando chegar a um acordo sobre parâmetros razoáveis para a maioria das aplicações, ou seja algo que agrade a gregos e baianos...

O que você escreveu, é MUITO procedente, pois depende de cada carro, e do que cada pessoa espera, mas pense que chegou um cara pra você que escuta todo tipo de coisa , só sabe se quer SPL, qualidade ou algo intermediário e não comprou e não sabe que carro vai ser. E você PRECISA fazer uma caixa bass reflex pra ele...

Quais parâmetros usaria ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acima, disseram que em projetos de qualidade se usam caixas seladas, isso já virou lenda ! Hoje em dia foi constatado que isso naum tem nada a ver ! O que importa é o tipo de resposta desejada ! Selada ganha apenas em um quesito na minha opinião, o tamanho ! Eu já montei alguns carros para qualidade e os melhores foram os que usaram caixas dutadas ! Nas seladas vc fica preso com a sintonia que o volume da caixa indica enquanto nas dutadas vc pode alterar a sintonia de acordo com seus ouvidos ! É possível abaixar ou aumentar a sintonia sem mexer no volume da caixa apenas alterando o comprimento dos dutos !

    Uma caixa dutada responde bem mais baixo do que as seladas isto é possue melhor e mais forte subgrave que as seladas então porque a selada é melhor ???Quanto ao volume vai do tipo de resposta que a pessoa deseja, em caso de um campeonato o volume é enorme por causa dos subgraves se vc simular nos programas disponíveis, vai constatar que a caixa é ótima para subgraves abaixo dos 30hz mas naum tem spl !!!

    Quanto ao winsd acho um programa ótimo pois ele usa como referência os parâmetros T & S como quase todos os outros então são praticamente iguais mudando apenas alguns recursos mas sendo de graça tá muito bom !!!

    Agora a melhor caixa e melhor sintonia de caixa isto naum existe !!! Vai depender do tipo de resposta que a pessoa deseja, sabendo montar a caixa vc pode obter a resposta que quiser ! Por isso muitas vezes os volumes sujeridos pelos fabricantes naum batem com os encontrados pelo winsd, eles muitas vezes indicam um volume pro dia dia, já o winsd indica um volume e sintonia o mais plano possível por isso da diferença !! Agora existem falantes que são indicados para selada e outros para dutadas mas nuam é uma regra ! Toda regra tem sua excessão !

Oi Sumido!!!

 

Quando estamos falando de parâmetros ideais estamo na verdade tentando chegar a um acordo sobre parâmetros razoáveis para a maioria das aplicações, ou seja algo que agrade a gregos e baianos...

O que você escreveu, é MUITO procedente, pois depende de cada carro, e do que cada pessoa espera, mas pense que chegou um cara pra você que escuta todo tipo de coisa , só sabe se quer SPL, qualidade ou algo intermediário e não comprou e não sabe que carro vai ser. E você PRECISA fazer uma caixa bass reflex pra ele...

Quais parâmetros usaria ?

 

[]

 

Sandro

Bom nestes termos eu optaria por uma dutada respondendo o mais plano possível se houvesse espaço pois se naum agradasse seria muito mais fácil adequá-la ao gosto do cliente, pois seria apenas mudar a sintonia da caixa ao gosto dele! Ví que vc é bem tecnico, vc trabalha no meio automotivo ??? Desculpe a curiosidade ! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao preconceito dos programas, acho que TODOS deveriam fazer as contas na mão e ir comparando pra ver se o "EXCESSO" de requinte dos programas é que não estão causando os tais "erros" ;)

 

No BassBox, como citaram, a probabilidade da caixa sair RUIM é BEM maior que no WinISD caso a pessoa não saiba "completar" toda aquela infinidade de parâmetros e variáveis existentes.

 

Vale a pena testar a titulo de curiosidade se tiver alguma habilidade com matemática.

 

Ou ainda...pegar um sub consagrado, como um JL qualquer, que os parâmetros já estão amplamente difundidos (e corretos) e começar a testar diversos programas.

 

O resultado, se analisado não vai apresentar margem de erro superior aos das próprias fórmulas matemáticas.

 

Agora, se os parâmetros não estiverem CORRETOS...nem adianta começar.

 

Para citar um exemplo...na pagina da Autosom é possivel, por meio de um applet JAVA, calcular uma caixa com APENAS o Qts, Vas e Fs, e chegar numa curva quase identica aos programas "bons" ;)

 

Milagre? Não...matemática.

 

 

Agora quanto às caixas....até o Delay, que é a maior reclamação dos fãns das seladas pode ser menor numa dutada (bass-reflex) bem projetada.

Fora a possibilidade de se extrair o máximo rendimento do alto-falante de acordo com o "gosto do freguês".

 

Ou adaptar respostas, com o intuito de corrigir falhas de ambiente por exemplo.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acima, disseram que em projetos de qualidade se usam caixas seladas, isso já virou lenda ! Hoje em dia foi constatado que isso naum tem nada a ver ! O que importa é o tipo de resposta desejada ! Selada ganha apenas em um quesito na minha opinião, o tamanho ! Eu já montei alguns carros para qualidade e os melhores foram os que usaram caixas dutadas ! Nas seladas vc fica preso com a sintonia que o volume da caixa indica enquanto nas dutadas vc pode alterar a sintonia de acordo com seus ouvidos ! É possível abaixar ou aumentar a sintonia sem mexer no volume da caixa apenas alterando o comprimento dos dutos !

     Uma caixa dutada responde bem mais baixo do que as seladas isto é possue melhor e mais forte subgrave que as seladas então porque a selada é melhor ???Quanto ao volume vai do tipo de resposta que a pessoa deseja, em caso de um campeonato o volume é enorme por causa dos subgraves se vc simular nos programas disponíveis, vai constatar que a caixa é ótima para subgraves abaixo dos 30hz mas naum tem spl !!!

     Quanto ao winsd acho um programa ótimo pois ele usa como referência os parâmetros T & S como quase todos os outros então são praticamente iguais mudando apenas alguns recursos mas sendo de graça tá muito bom !!!

     Agora a melhor caixa e melhor sintonia de caixa isto naum existe !!! Vai depender do tipo de resposta que a pessoa deseja, sabendo montar a caixa vc pode obter a resposta que quiser ! Por isso muitas vezes os volumes sujeridos pelos fabricantes naum batem com os encontrados pelo winsd, eles muitas vezes indicam um volume pro dia dia, já o winsd indica um volume e sintonia o mais plano possível por isso da diferença !! Agora existem falantes que são indicados para selada e outros para dutadas mas nuam é uma regra ! Toda regra tem sua excessão !

Oi Sumido!!!

 

Quando estamos falando de parâmetros ideais estamo na verdade tentando chegar a um acordo sobre parâmetros razoáveis para a maioria das aplicações, ou seja algo que agrade a gregos e baianos...

O que você escreveu, é MUITO procedente, pois depende de cada carro, e do que cada pessoa espera, mas pense que chegou um cara pra você que escuta todo tipo de coisa , só sabe se quer SPL, qualidade ou algo intermediário e não comprou e não sabe que carro vai ser. E você PRECISA fazer uma caixa bass reflex pra ele...

Quais parâmetros usaria ?

 

[]

 

Sandro

Bom nestes termos eu optaria por uma dutada respondendo o mais plano possível se houvesse espaço pois se naum agradasse seria muito mais fácil adequá-la ao gosto do cliente, pois seria apenas mudar a sintonia da caixa ao gosto dele! Ví que vc é bem tecnico, vc trabalha no meio automotivo ??? Desculpe a curiosidade ! :rolleyes:

Não na verdade agora sou hobbysta :)

mas já fui músico profissional e trabalhava muito perto da sonorização de shows.

Hoje trabalho numa operadora de telefonia com projeto de comunicação de dados.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu sou péssimo projetista de caixas, mas consigo fazer alguma coisa nesses softwares, acredito que o winISD tem uma resposta muito confiavel, o bassbox 6.0 pro tem mais recursos que o winisd, mas o resultado é o mesmo (vale o que o sepacheco disse, até em uma planilha ou aplicativo java se pode ter alguns graficos).

- Alguns softwares possuem erros de até 15% ao informar a sintonia da caixa em função das dimensões do duto.

- A quase totalidade só informa os gráficos de resposta de frequencia precisamente ao trabalhar com baixos níves de potência. Ao passar do tempo (que não é muito) quando a bobina ultrapassa os 80ºC a resposta fica extremamente diferente.

É imposível desenvolver um projeto de caixa, executar e obter a resposta de frequencia esperada. O software lhe fornece apenas uma noção, depois você precisa fazer o ajuste fino.

É por esses motivos que tem muita gente ouvindo 50Hz e achando que é 20Hz!! :ol :pirou:

Um abraço e Feliz Natal,

Renato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Renato, uma coisa que acho interessante ressaltar é que matemática é algo exato, e esses programas trabalham com calculos matemáticos..

 

Porém na prática, existem muitas outras variáveis que jamais são levadas em conta nesses programas, como por exemplo até a temperatura ambiente, temperatura dos componentes, pressão atmosférica. Outra coisa é que os falantes jamais são iguais e os parâmetros que são divulgados podem sofrer pequenas alterações entre um e outro falante "igual", assim como também alterações com o passar do tempo devido ao uso do falante.

 

Outra coisa que vale ressaltar, quanto mais refinado o programa, mais parametros podemos acrescentar e chegar a resultados mais perto do praticado.

 

Quanto ao WinISD, acho que por ele contar diversos parâmetros e aquele sistema de "calculo automatico", faz com que as pessoas digitem os valores as vezes erroneamente. Um bom exemplo é colocar uma medida em mm³ enquanto o correto é cm³..

 

Queria saber do pessoal o seguinte. No caso de um falante para uso no dia a dia, quando aplico no WinISD uma frequencia de ressonancia na caixa de 32Hz por exemplo. O F0 (0dB) em 33Hz, F3 (-3dB) ficaria em 29Hz e o pico (+3dB) em 44Hz.

 

O que vocês acham ?!

 

Abraços

NoOne

Editado por NoOne

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

heheh pois eh

 

de que adianta uma resposta "flat" na telinha do micro, se vai instalar num ressoador de hemholtz gigante (carro), com um ganho de cabine de mais de 10dB entre 40 e 60Hz dependendo do modelo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
heheh pois eh

 

de que adianta uma resposta "flat" na telinha do micro, se vai instalar num ressoador de hemholtz gigante (carro), com um ganho de cabine de mais de 10dB entre 40 e 60Hz dependendo do modelo?

Concorda que é um começo ? se a caixa não toca direito fora do carro.... dentro...

 

A resposta dentro do carro, ao cont´rario que possa parecer, é muito imprevisível...

 

Até se o condutor e gordo ou magro muda a resposta...

 

Estava conversando com o Marcello Lacerda do X2 e sugeri que ele fisesse uma medição genérica dos 10 carros mais vendido do pais na versão de fábrica (na concessionária oK) e incluisse no X2... ai teriamos mais chance de ter algo mais aproximado...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...