Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

****FENIX JVC****

Parametros Thiele-Small

Recommended Posts

Postado em

eu tinha lido o Sandrão fazer alguma recomendação nesse sentido quando a gente começou a trocar idéia sobre LT no fórum, tentar acertar o volume da linha com o de uma selada com Qtc=0,707. nesse caso eu concordo, mas equivaleria ao camarada pegar a CarStereo (tempo bão...) de sinumingano janeiro ou fevereiro de 2003, que veio com as tabelas de alinhamento pelo valor do tal do alfa (que é uma função acho que do Qes, posso estar errado, preciso ler lá de novo) do que conferir com o programa. bastaria a tabela na mão e uma calculadora azulzinha CHINESA HI-FI/HI-END que faz aquele PIII PIII PIII em exatos 540,42233 Hz toda vez que vc bate na tecla... mais portátil e mais HI-END que o WinISD :o e de novo, pra acertar proporção entre áreas da garganta, tamanho da linha, a brincadeira toda, WinISD também nisso é completamente inútil...

mas enfim, é isso, eu tinha prometido que não ia mais poluir o fórum, né? que raios que eu tou fazendo aqui?...

Postado em
eu tinha lido o Sandrão fazer alguma recomendação nesse sentido quando a gente começou a trocar idéia sobre LT no fórum, tentar acertar o volume da linha com o de uma selada com Qtc=0,707. nesse caso eu concordo, mas equivaleria ao camarada pegar a CarStereo (tempo bão...) de sinumingano janeiro ou fevereiro de 2003, que veio com as tabelas de alinhamento pelo valor do tal do alfa (que é uma função acho que do Qes, posso estar errado, preciso ler lá de novo) do que conferir com o programa. bastaria a tabela na mão e uma calculadora azulzinha CHINESA HI-FI/HI-END que faz aquele PIII PIII PIII em exatos 540,42233 Hz toda vez que vc bate na tecla... mais portátil e mais HI-END que o WinISD :o e de novo, pra acertar proporção entre áreas da garganta, tamanho da linha, a brincadeira toda, WinISD também nisso é completamente inútil...

mas enfim, é isso, eu tinha prometido que não ia mais poluir o fórum, né? que raios que eu tou fazendo aqui?...

Pois é... a idéia da selada ideal foi sugestão do renato... como meu sub não batia com os parâmetros "ideais", resolvi adotar isto como um "inicial", embora seja bem verdade que a área inicial tenha influência enorme no comportamento do sub.

Postado em
Na simulação, uma caixa perfeita toca perfeitamente.

Perfeito Kleber :D (sem zoeira). Ainda mais que faço faculdade em que a Matemática é forte, escapar desse sofismo seria um ultraje ao pessoal que realmente sabem simular caixas (bom, eu não manjo muito :D).

Mais detalhes no DVD da B&W... :D

Postado em

simulacao te da uma ideia apenas.... uma previsao por cima do comportamento da caixa.

acho util sim simular uma caixa pra ver se nao havera picos de resposta (que no carro pode ser desastroso), mas nem uma simulacao NEM um grafico de resposta em frequencia sao indicativos suficientes pra vc saber como um falante vai tocar mesmo em ambiente residencial

mesmo com medicoes mais apuradas (graficos de CSD, tambem conhecidos como waterfall, medicao de distorcao linear e nao linear) sao indicativos, mas nao a palavra final, e esse tipo de medicao eh MUITO dificil de achar

Postado em
se timbre não dá pra analisar, e se a linearidade é particular de cada carro, que raios que eu tou fazendo com essa porcaria ocupando espaço no meu HD?

pra saber que um PW3 não vai descer muito e vai descontrolar numa dutada sintonizada alto, ninguém com um mínimo de cultura precisa do WinISD - basta olhar principalmente pro tipo de aplicação recomendada pelo fabricante, e só depois pros parâmetros, pra se ver que ele é um woofer de alta sensibilidade e baixo xMax - conclui-se o que ele consegue fazer com bem pouca informação, concluir-se-ia com certa facilidade o que ele conseguiria fazer EM AMBIENTE ABERTO a partir do programa, mas... essa não é a minha realidade, nem a de oitenta por cento do fórum, vai adiantar de que?

infelizmente eu tenho que concordar que não seja nem econômico nem sensato fazer uma cacetada de caixa pra tentar acertar a resposta no carro. é aí que entra o empirismo de quem tem contato com uma cacetada de equipamento e tem muito melhores condições de me dizer que um negócio vai ou não funcionar de maneira X, Y ou Z do que o tal do programa. aí vc leva o empirismo pra teoria e na prática a teoria é outra, e todo mundo já leu sobre uma dutada num sedan (:o)cuja F3 no programa ficava nos 30 Hz mas que de fato descia pros 15 (:o :o)... de novo, WinISD serviu de quê? o Homi Trabaiadô botou algum dedo no WinISD pra montar a LT dele?

ficar preso às conclusões de um gráfico numa tela é tão legal quanto escutar alto-falante de acordo com parâmetro TS. queira me desculpar, mas funciona nos primeiros 15 segundos de jogo, quando vc tá decidindo o que comprar e percebe que pra qualidade não vai adiantar levar aquela panela de quinze com ressonância alta e um volume equivalente ao da caixa d´água lá de casa. a partir daí, seu Thielle e seu Small, muito obrigado, vamo lá brigar pra ver se essa porcaria toca no carro. com sorte, e se for muito insistente, ali pela terceira caixa vc vai poder chegar na conclusão se fez uma boa compra ou não, mas a idéia é que não chegue a tanto - tem umas verdadeiras enciclopédias de equipamento automotivo, inclusive nesse próprio fórum, que têm condição de descrever com muito mais propriedade o comportamento do falante ABC do que o tal do programa. é mais fácil perguntar.

se timbre não dá pra analisar, e se a linearidade é particular de cada carro, que raios que eu tou fazendo com essa porcaria ocupando espaço no meu HD?

Ué, simulando caixas, vendo qual sub tem mais capacidade de responder em baixas frequencias, qual mid-bass desce mais, etc etc etc.

pra saber que um PW3 não vai descer muito e vai descontrolar numa dutada sintonizada alto, ninguém com um mínimo de cultura precisa do WinISD - basta olhar principalmente pro tipo de aplicação recomendada pelo fabricante, e só depois pros parâmetros, pra se ver que ele é um woofer de alta sensibilidade e baixo xMax

Sim claro. Um woofer é bem facil de adivinhar que ele não vai descer muito. Mas entre um Fosgate RFP-2212 e um RFP-2412, quem será que desce mais? Quem será que tem resposta mais plana? Novamente eu pergunto: Você prefere fazer a caixa recomendada para cada um deles e testar no carro, ou jogar os parametros no software e ter a resposta para isso?

ficar preso às conclusões de um gráfico numa tela é tão legal quanto escutar alto-falante de acordo com parâmetro TS. queira me desculpar, mas funciona nos primeiros 15 segundos de jogo, quando vc tá decidindo o que comprar e percebe que pra qualidade não vai adiantar levar aquela panela de quinze com ressonância alta e um volume equivalente ao da caixa d´água lá de casa.

Novamente você não me entendeu super. Eu não disse que é para ficar preso a simulação. Ouvir o sub é tudo.

Mas de fato, para quem entendeu a proposta do programa, e sabe usa-lo, é uma mão na roda quando se trata de escolher uma caixa para um sub, comparar como ficaria ele em diferentes caixas, etc etc etc.

Eu não abandono os softwares. Acho eles MUITO uteis.

Mas tambem não abandono o ouvido, pq esse sim é bem mais importante.

É como eu disse. A partir do momento que você entende a proposta do programa, você começa a ver que ele é uma ótima ajuda.

Abraços.

Postado em

Vamos parar com esta discussão idiota!

O Abreu acha importante o uso de programas de simulação. Tem outras pessoas que acham um pouco importante e tem outros que acham desnecessário. Quem acha que é desnecessário está sendo radical e não está prestando atenção no que o Abreu quer falar! Para ele é importante sim, mas não é a decisão final.

Tem que ser um EDIT para não entender isto e continuar discutindo!

Postado em

O Abreu acha importante o uso de programas de simulação. Tem outras pessoas que acham um pouco importante e tem outros que acham desnecessário. Quem acha que é desnecessário está sendo radical e não está prestando atenção no que o Abreu quer falar! Para ele é importante sim, mas não é a decisão final.

:+1

Que tempestade em como d'água...

Postado em

:+1

Que tempestade em como d'água...

afff.............:o

sera que daqui a 6 meses o disco troca? <_<

Postado em

eu tou beeeeem relaxado, tou achando é que tenho que pedir calma pro Goló...

enfim, a idéia que eu tentei passar é de que o programa pode sim ter alguma importância na curva de aprendizado do camarada, pra ele começar a ter uma idéia de como um falante com Qts X, Fs Y e Xmax Z se comporta numa selada ou dutada. tipo, Qts baixo jogando a resposta de grave pra baixo já meio cedo, Qts alto casando melhor com dutada pra fazer um corte mais abrupto, o que a dutada faz com o deslocamento de cone (até certo ponto pq eu ainda não vi programa que leve em conta compressão de potência), etc. depois que o camarada pega a idéia, no entanto, de olhar pra esses três parâmetros, em comparação com o que ele já tenha visto no programa e de olho no Vas pra saber se a caixa não vai ter que ser monstruosa, já dá pra ter toda a idéia de como pretensamente seria a resposta do sub em ambiente aberto. a briga toda é ver o que vai rolar dentro do carro, e nessa nada substitui o empirismo. mas enfim, cada um com seu cada um.

Postado em
:huh: Enfim vamos voltar ao objetivo do forum vi no ml hoje um par de midbass beyma m6 a criança parace ter ar parrudo gostaria de saber se alguém já viu tocar ou tem algo a acrencentar do mesmo ...... :pirou:

O.OO.O MarcusFT :legal:

Tambem os vi lá.

Parecem ser muito interessante, mas os M6 são mid-bass.

O bom mesmo é o W6, que são woofers. Esses eu já ouvi e aprovo.

O M6 seria muito bom para médios, mas não desce muito. Sobe que é uma beleza.

O W6 sim é um senhor woofer de 6". Desce MUITOOOO, tem ótimo timbre, eu gostei muito dele...

Abraços.

Postado em
:huh: Enfim vamos voltar ao objetivo do forum vi no ml hoje um par de midbass beyma m6 a criança parace ter ar parrudo gostaria de saber se alguém já viu tocar ou tem algo a acrencentar do mesmo ...... :pirou:

O.O  O.O MarcusFT :legal:

Tambem os vi lá.

Parecem ser muito interessante, mas os M6 são mid-bass.

O bom mesmo é o W6, que são woofers. Esses eu já ouvi e aprovo.

O M6 seria muito bom para médios, mas não desce muito. Sobe que é uma beleza.

O W6 sim é um senhor woofer de 6". Desce MUITOOOO, tem ótimo timbre, eu gostei muito dele...

Abraços.

abreu woofer descendo? outro dia em discussao sobre sub a x sub b vc falou que o sub b nao descia pois era woofer :banghead

:pirou::pirou:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...