Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mogar

Help no meu projeto !

Recommended Posts

Postado em

Oi pessoal,

Bom, na minha jornada pelo audio dentro do carro, estou com alguns probleminhas..

1- qual seria a distancia necessaria de cabos para instalar som com mids em pezinho, tweeter no painel (que eh uma possibilidade nao descartada pq no corsa os tweeters sao tampados pela perna do motorista quando estao no pezinho, e ai estraga o som) e amp debaixo do banco ??

Quanto ao posicionamento dos componentes (tirando do amp que VAI ficar debaixo do banco pra minimizar distancia dos cabos, estou com as seguintes ideias):

Pra lembrar os equipamentos: Amp blaupunkt classe T, falantes B&W (com crossover incluso), dac DAC-41 Nakamichi retrabalhado, potenciometro Alps pra controle de volume (pois o dac nao controla volume), cabos a definir ainda

Basicamente eh o seguinte. Estou pensando em aproveitar o motor integrado ao potenciometro Alps para deixar o potenciometro pertinho do amp, junto com o dac, e assim perder o menos possivel de sinal. Sinal spdif ateh onde sei eh mais tolerante a perdas do que rca, entao seria menos mal.

Pra isso jah tenho um circuito pra tocar o motor, soh preciso inventar a logica de controle, que pra isso, vou precisar investigar o que aqueles pinos todos do Alps fazem (tem um monte de pino, acho que sao 8 ou 10). Se ele tiver um ou dois pinos que indiquem que chegou no fim do curso, ou tenha um pino auxiliar pra indicar uma posicao, tah feito, senao vou ter que montar um esqueminha pra hora que a corrente consumida pelo motor passar de certo nivel (dah pra montar um comparador sem grandes dramas). E se bobear, nesse esquema daria ateh pra fazer um esquema tipo a hora que desliga o sistema ele automaticamente zera o volume.

Assim dah pra ficar 3 botoes no painel. Um pra subir volume, outro pra baixar, e um pra desligar o dac em caso de emergencia e pra futricador nao botar o sistema pra tocar. talvez colocando ateh esse botao escondido mas de facil acesso por mim... Nao sei.

Pra cd-player meu pai tem uma disqueteira por FM da Pioneer pra 12 discos que esta encostada. Ele me autorizou a desmonta-la e, se servir pra puxar spdif pro dac nakamichi, usa-la no meu sistema. Assim posso colocar um toca fita do mais vagabundo no painel soh pra escutar cbn no transito. Quem sabe ateh fazer uma doideira de fazer uma saida spdif pra radio e jogar no dac nakamichi jah que ele tem 2 entradas digitais e ter audio de radio tb assim, soh que ai eh mais um botao no painel pra selecionar a fonte (fazer um esquema de switch automatico seria muito complicado), se bem que isso ainda teria que pensar muito pq n sei como funciona esse esquema das 2 entradas digitais do nakamichi.

Por enquanto o que vcs acham dessas ideias ? muita loucura ?

Postado em

pra equalizar as distâncias, acho que 2m de cabo pra cada lado já deve dar. contando a volta por dentro da porta e o comprimento a mais pro porta-mala, nóis usa entre 4,5 e 5m. menos da metade disso, instalando tudo ali por perto, deve dar e sobrar.

controle pro potenciômetro já deu pra ver que tá beleza (aliás, que tal além de um retorno-a-zero-quando-desliga, um soft start? vai que o prástico inventa de dar POP quando liga...)

pregúntia prátiquia: como vc pretende controlar a disqueteira? pelo toca-fita? tem que ver se vc arruma essa relíquia vagabunda, no carro do meu pai tem um que funciona só no tapa...

e bota o tuíta na bota junto com o midibêis, meu filho. pára com essa de botar coisa pra cima... foco, foco, foco. coisa escondida é bão.

Postado em

em tempo... depois do carro do Giovanni, QUALQUER loucura é pouca. tá, a BM do Earl era legal, mas meio intangível... tipo Mariana Ximenes vs Anna Kournikova, uma delas vc ainda tem alguma chance de esbarrar por aí.

Postado em

Mogar,

Você vai usar o crossover embaixo do banco certo? É melhor você fazer assim, pq depois que quiser fazer um upgrade de crossover e ele dobrar de tamanho... já sabe. Melhor pegar uns 4 metros de cabo para cada lado do carro. Áí você fica garantido, para o caso de querer botar o tweeter na coluna.

Sobre o potenciômetro, vc não tem um datasheet dele?

Abraços

Postado em
pra equalizar as distâncias, acho que 2m de cabo pra cada lado já deve dar. contando a volta por dentro da porta e o comprimento a mais pro porta-mala, nóis usa entre 4,5 e 5m. menos da metade disso, instalando tudo ali por perto, deve dar e sobrar.

controle pro potenciômetro já deu pra ver que tá beleza (aliás, que tal além de um retorno-a-zero-quando-desliga, um soft start? vai que o prástico inventa de dar POP quando liga...)

pregúntia prátiquia: como vc pretende controlar a disqueteira? pelo toca-fita? tem que ver se vc arruma essa relíquia vagabunda, no carro do meu pai tem um que funciona só no tapa...

e bota o tuíta na bota junto com o midibêis, meu filho. pára com essa de botar coisa pra cima... foco, foco, foco. coisa escondida é bão.

o problema eh que enquanto estou dirigindo, o tweeter esquerdo fica bloqueado pela minha perna, e quando entra um passageiro no carro, ai acaba agudo duma vez....

sei que o resultado com o tweeter no pezinho eh melhor, mas como nao dah pra serrar minha perna, nao tem mto jeito.

num golf acho que ateh daria pra arranjar um canto pro tw que nao fosse bloqueado pela perna, mas o Corsa tem um habitaculo pequeno, e eu jah passei horas na garagem futricando com posicao de tweeter (antes de desmontar tudo) pra achar um jeito de instalar no peh sem ser bloqueado pela perna, nao teve jeito.

ai o que adianta ter um foco melhor se vc nao pode tirar proveito disso com o tweeter tampado ? por isso estou considerando e muito passar o tweeter pro painel, que tem trocentas desvantagens, mas pelo menos nao fica tampado e dah pra ouvir agudo.

Soft start soh eh possivel se eu conseguir alguma realimentacao de posicao do potenciometro sem estragar audio... Se eu nao tiver isso, nao tenho como saber onde o potenciometro estava quando desligado, a nao ser que eu implemente um timer meio doido, mas ai jah fica mta loucura. E o crasse T nao dah pof quando liga e desliga.

Postado em
tá, a BM do Earl era legal, mas meio intangível...

:rolleyes:

Eu não apostaria nisso...

ps. ñ sei de nada, ñ vi nada, eu ñ existo, esse post ñ foi escrito e minha vó é uma bicicleta!

Postado em

cross acho que vou ter que conviver com ele dentro do pezinho, pois debaixo do banco nao vai caber, e a parte debaixo do outro banco esta reservada para uma possivel malcriacao futura ao estilo Giovanni..... um pre-amp valvulado, mas isso pra quando eu estiver com grana pra isso, o que nao vai acontecer tao cedo.

quanto ao potenciometro eu nao tenho datasheet dele, eu tinha dado uma procurada mas nao achei, preciso procurar melhor, mas isso vou fazer quando eu estiver de volta.

Postado em

ps. ñ sei de nada, ñ vi nada, eu ñ existo, esse post ñ foi escrito e minha vó é uma bicicleta!

quer dizer que tem sarrufador de Kournikova entre nós?!??! :wacko:

tipo, intangível no sentido de pra-que-15-no-pezinho-se-um-seiszinho-já-funciona, é isso

Postado em

este Crasher e` f.... no mesmo tempo que escreve ele da o enter,.....espera um pouco e pensa meu fio antes de apertar a tecla da direita...

Postado em

este Crasher e` f.... no mesmo tempo que escreve ele da o enter,.....espera um pouco e pensa meu fio antes de apertar a tecla da direita...

Caramba, qtas milhares de vezes tenho que repetir que meus edits são meramente p/ fins gramaticais! :P

Esse por ex foi pq eu coloquei assento na palavra gramaticais!

Postado em
nem botando todo o banco pra trás a tua perna não desce? eita

a perna desce, mas como o banco do Corsa nao tem regulagem de altura, o banco desce tb pra acomodar os maiores, e a perna continua bloqueando um pouco o tweeter. Fora isso fica desconfortavel pra dirigir longas distancias, ainda mais um carro 1.0 que soh tem torque em giro alto e exige trocas de marchas constantes...

Isso pq o midbass nao cabe se ficar mais em baixo, o mid tem que ficar mais alto que o tweeter pq o espaco pra pezinho do corsa nao eh uma maravilha. Fora isso aquele tw B&W deve ter umas 3" de diametro (ima) e junto disso, tem um rabicho de 5 cm na traseira que eh a camara de ressonancia (conceito do tweeter nautilus adaptado a um falante mais barato, e o divertido eh que a camara de ressonancia eh preenchida por la de vidro) que nao dah pra se livrar....... Aquele tweeter eh encrenca pra conseguir um lugar pra instalar....

Postado em

Mogar com essa posição do cross você vai gastar uns 3 mts para os 2 lados, incluindo aí a fiação dos mids..Se quiser uma sobra compra 4 mts e tá bom demais.Assim da para usar até um VDH (Skyline Hibrid) nesta configuração..Fica bem legal.. :P

Postado em

uhm, deixa quieto então... os cara também não se ajuda, pega um amp fresco, carro difícil e falantes chatos e ainda quer que dê resultado? ehhehehehehehe ;) ;)

toíta grande na coluna vai ficar quase um peitinho, pq não fazer um direto?

Postado em
uhm, deixa quieto então... os cara também não se ajuda, pega um amp fresco, carro difícil e falantes chatos e ainda quer que dê resultado? ehhehehehehehe ;) ;)

vc diz usar full range ?

esquece... nenhum full que jah escutei chega perto do timbre desse mid da b&w, e nenhum deles dah um agudo que chegue perto desse tweeter... com o fostex dah pra brincar, mas os custos do projeto seriam caros, pq ai teria que elaborar crossover, etc, etc,etc.... fora isso, palco eh o tipo de coisa que eu deixo em 2o plano, o que quero eh timbre.

Quanto a disqueteira, ela tem controle remoto, e o acionamento dela toda eh por controle remoto, isso facilita um pouco as coisas... ai eu posso usar o cinzeiro (que nao uso pra nada) pra colocar o display dela, onde vc pode colocar os nomes dos discos e tal..

Postado em
é nessas horas que o dr chapatim diria

"aí tem coisa"

E quando que não tem né... :lol:

Mas é coisa que quando ficar pronta certamente aparece por aki, com direito a impressões, fotos, explicações... enfim, serviço completo.

Mogar, fala com o Giovanni. Talvez ele possa te dar umas dicas sobre o quanto que vai de cabo num sistema desses, uma vez que ele usa uma disposição parecida de equipamentos.

Postado em
é nessas horas que o dr chapatim diria

"aí tem coisa"

E quando que não tem né... :lol:

Mas é coisa que quando ficar pronta certamente aparece por aki, com direito a impressões, fotos, explicações... enfim, serviço completo.

Mogar, fala com o Giovanni. Talvez ele possa te dar umas dicas sobre o quanto que vai de cabo num sistema desses, uma vez que ele usa uma disposição parecida de equipamentos.

Problema eh fazer ele responder MP, parece ateh vc :lol:

Postado em

vc diz usar full range ?

esquece... nenhum full que jah escutei chega perto do timbre desse mid da b&w, e nenhum deles dah um agudo que chegue perto desse tweeter... com o fostex dah pra brincar, mas os custos do projeto seriam caros, pq ai teria que elaborar crossover, etc, etc,etc.... fora isso, palco eh o tipo de coisa que eu deixo em 2o plano, o que quero eh timbre.

Quanto a disqueteira, ela tem controle remoto, e o acionamento dela toda eh por controle remoto, isso facilita um pouco as coisas... ai eu posso usar o cinzeiro (que nao uso pra nada) pra colocar o display dela, onde vc pode colocar os nomes dos discos e tal..

Mogar coloquei no meu carro as TW na coluna e se você quiser pode até modificar a posição das Tw.Sem grandes problemas você escolhe a melhor posição para ajustar o palco. Talvez possa lhe da uma opção e o resultado para mim tá bem legal.

fjps0099qt.th.jpg

Postado em
não, fi, peito pro toíta mesmo. coluna pra toíta grande é empreendimento de risco (pra full fica um pouco pior, haja vista), melhor deixar apoiado, vai que tu roleta uma lombada...

A ideia eh fazer algo que apoiasse no painel mesmo.. estilo peitinho.... ateh pra distancia entre mid e tw nao ficar taaaaao grande assim

Postado em
Mogar coloquei no meu carro as TW na coluna e se você quiser pode até modificar a posição das Tw.Sem grandes problemas você escolhe a melhor posição para ajustar o palco. Talvez possa lhe da uma opção e o resultado para mim tá bem legal.

O problema é que o tweeter dele é um poquititinho só maior que o seu...

Mogar, eu deixaria o tweeter embaixo mesmo.

Melhora a imagem, dá uma ambiencia melhor, palco estável, menos problemas com alinhamento dos falantes e td mais que já foi discutido...

Postado em

Opa... 99% de chance do seu motor ser de passo. Logo, são 4 bobinas. Se vc tem 8 pinos SÓ para o motor, devem ser 5 do motor (4 bobinas + terra), e 2 sensores de fim de curso (sensor 1, sensor 2, comum).

Pra controlar o motor, o que não falta são projetos. Mas a coisa é simples... basta ir pulsando as bobinas (1, 2, 3, 4, 1, 2, 3, 4... ou 4, 3, 2, 1, 4, 3, 2, 1... no sentido inverso) sequencialmente.

Bota tudo junto com o amp mesmo... já decidiu quem é o transporte? Dependendo de quem for, vc pode fazer algo "bunitim" e aproveitar os 2 botões de volume pra controlar o potenciômetro.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...