Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luciano C.

Qualquer coisinha dá um número alto de dBs

Recommended Posts

Postado em

Caraio, vcs viram na Record agora aquele programa do livro dos records, mediram o arroto mais alto com um decibelímetro, e o cara ganhou com 115,2 dB... :huh:

Eu ainda não entendo como é medido esses dBs, porque um avião pousando atinge 160 dB...pra mim isso tá parecendo potência PMPO...não têm muita proporção, parece que cada um mede de um jeito, não?

Postado em
Caraio, vcs viram na Record agora aquele programa do livro dos records, mediram o arroto mais alto com um decibelímetro, e o cara ganhou com 115,2 dB... :huh:

Eu ainda não entendo como é medido esses dBs, porque um avião pousando atinge 160 dB...pra mim isso tá parecendo potência PMPO...não têm muita proporção, parece que cada um mede de um jeito, não?

Hehehe, esse negócio de dB é uma longa história... [^] , o Yamane que o diga...

Bobo é que acredita que um simples som de carro pode ultrapassar os 150 dBs, hehe...

A Turbina de um Avião de grande porte, atinge em média 130 dBs a 20 metros de ditância, o lançamento de um foguete da Nasa chegou a 180 dBs a um metro da turbina, mas sabe-se lá como o sensor registrou esse índice (se não acabou derretendo antes....).

Eu tenho um RTA e organizo campeonatos de som automotivo e quando utilizava a calibragem original, raramente os carros alcançavam 140 dBs. Começei a notar um certo descontentamento dos competidores a respeito das minhas medições, pois os mesmos competidores que participavam de eventos de outras entidades e alcançavam no mínimo a diferença de mais de 10 dBs pra cima nas medições deles em comparação com as minhas. Nem adiantou eu tentar explicar que as minhas medições é que estavam mais perto da realidade... :banghead

Conclusão:. Aumentei em 10 dBs a calibração do meu RTA e todo mundo ficou feliz... Fazê o quê, se os caras gostam de ser enganados, que se faça a sua vontade e eu lavo minhas mãos... :unsure:

Postado em

A aparente desproporção se explica pela definição do bell.

B=log(I/Io)

o DECIbel, como podemos fazer analogia ao DECImetro é a decima parte do Bell e sua formula é

dB=10log(I/Io)

Moral da historia? A escala não é linear e sim logarítmica. Ou seja, para o dobro de uma determinada intensidade sonora (I=2*Io) você tem um acrécimo de 3dbs (10log2) e não "o dobro de dbs"

Isso explica a tal desproporção. Outra coisa é as condições de medição e as respectivas frequências. Certos ruidos são numa faixa de frequência estreitissima o que permite maior eficiêcia. Outra coisa, como já foi citado é a maneira como se mede. Não é de hoje que se comenta da tal irregularidade nas medições dos campeonatos de som automotivo. E ai de quem duvidar daqueles numeros. Vem gente de tudo quando é canto te socar sem mesmo saber o que é decibel.

E por fim existe outros fatores como distância das medições e directividade sonora da fonte. Alto falantes costumam apresentar uma queda de aproximadamente 6db a cada vez que vc duplica a distância que está fazendo a medição. Uma turbina de avião já vai apresentar um comportamento bastante diferente e assim vai.

Bom, acho que deu para dar uma ideia de que o assunto é depende de algumas variaveis. ;)

[]'s Caio Ferrari

Postado em

Certo o ferrari e ceertissimo o meu Xará :)

Alias já escrevi sobre esse ABSURDO dos campeonatos...

Se bem que é muito mais facil atirgir Altos niveis de dB SPL em espaços confinados que abertos como no caso do avião.

A a atenuação da pressão sobnora com a distancia do sensor é Brutal.

Alem disso passar de 40 dB para 60 dB é INFINITAMENTE mais facil que passar de 100 dB para 120 dB.

Isso porque 3 dB de diferença, a grosso modo representa o dobro da pressão anterior, vamos imaginar que precisamos uma certa quantidade de mateiral, por exem 100 Kg, para representar 100 dB, 103 dB são 200 Kg, 106, são 400 Kg, 109 dB são 800 Kg... e assim por diante..

Acredito no arroto de 115 dB.. principalmente porque o fundo já tinha 85 dB conforme mostrou o equipamento...

[]

Sandro

Postado em

"Conclusão:. Aumentei em 10 dBs a calibração do meu RTA e todo mundo ficou feliz... Fazê o quê, se os caras gostam de ser enganados, que se faça a sua vontade e eu lavo minhas mãos... "

hahaha quem diria heim sandrão!!! qua qua qua!!!

Postado em
Certo o ferrari e ceertissimo o meu Xará :)

Alias já escrevi sobre esse ABSURDO dos campeonatos...

Se bem que é muito mais facil atirgir Altos niveis de dB SPL em espaços confinados que abertos como no caso do avião.

A a atenuação da pressão sobnora com a distancia do sensor é Brutal.

Alem disso passar de 40 dB para 60 dB é INFINITAMENTE mais facil que passar de 100 dB para 120 dB.

Isso porque 3 dB de diferença, a grosso modo representa o dobro da pressão anterior, vamos imaginar que precisamos uma certa quantidade de mateiral, por exem 100 Kg, para representar 100 dB, 103 dB são 200 Kg, 106, são 400 Kg, 109 dB são 800 Kg... e assim por diante..

Acredito no arroto de 115 dB.. principalmente porque o fundo já tinha 85 dB conforme mostrou o equipamento...

[]

Sandro

Pra vc ter idéia, o RTA dessas entidades (inclusive a minha, hehehe...) tem o ponto de partida em mais de 100 dBs, pode estar o silêncio que for... :lol: :lol: :lol:

Postado em

Outro detalhe é a densidade espectral, a comparação entre carros de SPL e turbinas de avião é absurda pois uma medida é obtida em ambiente fechado e faixa estreitíssima, na verdade apenas uma frequência fundamental e outra pelo contrário.

Postado em
Outro detalhe é a densidade espectral, a comparação entre carros de SPL e turbinas de avião é absurda pois uma medida é obtida em ambiente fechado e faixa estreitíssima, na verdade apenas uma frequência fundamental e outra pelo contrário.

Exatamente, e o Avião é tomado pela curva A de correção enquanto não vi nenhuma entidade declarar qual é a curva que adota.

[]

Sandro

Postado em

Tem isso tbm... :legal:

Postado em

Nossa Senhora do carro do Igor...essa medição é muito complexa :wacko: , depende de muita coisa pra ser CORRETA, não deveria existir alguma lei ou regra pra isso como a NBR (acho que é isso), igual a da medição de potência RMS?

Se for assim, é muito fácil dos guardnhas sairem na rua e sacanear todo mundo com multa de som alto tbm...só depende do ponto de partida....vai saber né...do jeito que tá hoje em dia...

Ou seja, parece cada vez mais potência PMPO, utilizam pra impressionar a pessoa, e não dá pra usar como efeito comparativo...

edit.erro e acrescentando uma coisinha...

Postado em
Exatamente, e o Avião é tomado pela curva A de correção enquanto não vi nenhuma entidade declarar qual é a curva que adota.

[]

Sandro

As medições feitas em campeonatos não adotam nenhuma curva de ponderação, inclusicve porque os RTAs usados, salvo os da LinearX , não possuem esses filtros...

Postado em
Nossa Senhora do carro do Igor...essa medição é muito complexa :wacko: , depende de muita coisa pra ser CORRETA, não deveria existir alguma lei ou regra pra isso como a NBR (acho que é isso) igual a da medição potência RMS?

Se for assim, é muito fácil dos guardnhas sairem na rua e sacanear todo mundo com multa de som alto tbm...só depende do ponto de partida....vai saber né...do jeito que tá hoje em dia...

O difícil é convencer as MTMs da vida a usar essas regras...

Quanto aos guardas, mesmo com um decibelímetro calibrado, se eles quiserem te ferrar, basta colocar o aparelho "na cara" de um midzinho de porta seu que já ultrapassa o valor permitido...

Postado em
Eu tenho um RTA e organizo campeonatos de som automotivo e quando utilizava a calibragem original, raramente os carros alcançavam 140 dBs. Começei a notar um certo descontentamento dos competidores a respeito das minhas medições, pois os mesmos competidores que participavam de eventos de outras entidades e alcançavam no mínimo a diferença de mais de 10 dBs pra cima nas medições deles em comparação com as minhas.  Nem adiantou eu tentar explicar que as minhas medições é que estavam mais perto da realidade...  :banghead

Conclusão:. Aumentei em 10 dBs a calibração do meu RTA e todo mundo ficou feliz...  Fazê o quê, se os caras gostam de ser enganados, que se faça a sua vontade e eu lavo minhas mãos...  :unsure:

Sandro, apesar de num concordar com isso que o povo faz, concordo totalmente com vc!! Fazer o que se brasileiro é um bixo burro.... TEm é que calibrar igual todo mundo faz, tem que dançar como a música, tem que dar pão e circo mesmo pro povão, senão nada os satisfará!

Olha só:

É a mesma coisa de pegar um velocímetro do carro e mudar todas as marcas aumentando 30km/h. pex: pega o 100 km/h e escreve 130km/h. pega o 160 e escreve 190 km/h.

O cara vai tá pensando que seu carro corre demais...vai contar para todo mundo que o carro dele corre 190km/h fácil......sendo que na verdade tava em 160km/h....

É o mesmo raciocínio idiota e ilógico o exemplo acima....comparado aos decibéis..

:banghead s

Feliz é aquele que vive na ignorância.....

Postado em

Depois desse tópico não aprecio mais as últimas páginas da Som & Carro... [^] eu ficava vendo nos campeonatos qual a maior medição...

a não ser pela coluna do Sandro :P

Postado em
Nossa Senhora do carro do Igor...essa medição é muito complexa :wacko: , depende de muita coisa pra ser CORRETA, não deveria existir alguma lei ou regra pra isso como a NBR (acho que é isso) igual a da medição potência RMS? 

Quanto aos guardas, mesmo com um decibelímetro calibrado, se eles quiserem te ferrar, basta colocar o aparelho "na cara" de um midzinho de porta seu que já ultrapassa o valor permitido...

Eu fico pensando, seria tão legal se fosse tudo medido certinho, no mesmo padrão...Aí sim poderíamos ver uma relação de dBs entre um avião e um carro de SPL, um arroto e uma bomba nuclear...o que seja...a verdade pelo menos...

Postado em
Eu fico pensando, seria tão legal se fosse tudo medido certinho, no mesmo padrão...Aí sim poderíamos ver uma relação de dBs entre um avião e um carro de SPL, um arroto e uma bomba nuclear...o que seja...a verdade pelo menos...

:+1:+1:+1:rever1:

Postado em

Não é só em campeonatos não! Nos anos em que a AES era no Expo Center norte, muitos ligaram o PA e os seguranças passaram com o decibelímetro.

Bom o pessoal colocava o bicho a 1cm do duto das caixas.

Varias empresas desistiram e desligaram o som.

Eu atenuaria em uns 10db no equalizador a frequência em que a caixa estivesse sintonizada. :vts

Mais cômico ainda é a prefeitura impor limite de 98db para as lojas de áudio sendo que a carro que passa acelerando o nível chega perto dos 100dbs

hahahahaha pqp, que paisinho de mer**!

Postado em

olha o que rola autogiro...

antigamente, nos primordios da humanidade, uma revista conceituada, inventou um selo chamado de "calibrado" que identificava todas as etidades "calibradas" tendo um padrão de calibração parecida com os padroes de la de fora, facilitando até a quebra de recordes pelo Harris na Db Drag brasileira (só aconteceu somente uma vez e somente na DB Drag)

foi até uma boa ideia este selo tornando-se como padrão, porem o recorde mundial nunca aparecia para todas as entidades, e todas, ou quase todas, começaram a seguir seu proprio caminho sem o selo, nesta começou a briga de que uma entidade bate mais que a outra e que a tal entidade os dbs são veridicos ao contrario da outra e blablabla....

quem ganhou com isso???? as entidades, que ganham dinheiro iludindo os competidores, ja os competidores só tem a perder, pois fica dificil competir sem saber ao certo quandos dbs seu carro esta batendo, ( por isso sempre friso em se adquirir um RTA mesmo que vagabundo, para vc poder acertar seu carro e ter uma noção, quem esta começando a competir)

agora, dbs em entidades é uma terra sem lei, vc vê diferenças de apenas 0.1dbs (aceitavel) até diferenças de 10dbs ou mais entre uma entidade e outra....

agora... vc escolhe qual entidade te agrade não só se bate mais ou menos dbs e sim organização infro-estrutura e blablabla e participe, porque, em qualquer uma fica dificil saber se os dbs que mostr no monitor é o real mesmo.

"ja que vai ser estuprado de qualquer jeito, relaxe e goze" heheheheh

Postado em

agora... vc escolhe qual entidade te agrade não só se bate mais ou menos dbs e sim organização infro-estrutura e blablabla e participe, porque, em qualquer uma fica dificil saber se os dbs que mostr no monitor é o real mesmo.

Vixe, virou mó bagunça então...eu nunca prestei atenção pra isso...não sabia que era tão desorganizado esse esquema de medição entre os campeonatos...

Os fabricantes tbm já saem ganhando com isso...a Bravox por exemplo, ás vezes coloca atrás da capa das revistas, "Tal competidor atingiu 160,2 db usando o EDX" Daí o cara de outro campeonato já fica loco e nem pensa, "não consigo passar dos 156 dB...puta que que sub loco, eu quero um"

Postado em

Poxa, mas qual empresa não publicaria essa marca???

Se eu fosse uma empresa de som automotivo e alguém ganhasse um campeonato com os meus falantes eu saia com isso grudado até na testa pra fazer propaganda! E quem não faria?

E tudo questão de marketing. Se o mercado de som automotivo é assim, então dance conforme a música.

Quem esta na chuva é pra se molhar!

Postado em
A GRandi Piada... 180,3 dB com 1 sub de 15 da shocker...

[]

Sandro

ahahaha...eu ví na revista..e ainda falam: "É A PRIMEIRA E ÚNICA EMPRESA BRASILEIRA A ULTRAPASSAR A BARREIRA DOS 180 DECIBÉIS"

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...