Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Vini_jlle

Pressão Sonora x Db

Recommended Posts

Postado em

Boa tarde!

eu estava no banheiro estes dias lendo uma revista SOM&CARRO analisando a tabela de resultados das entidades... e fiquei muito confuso...

nas categorias 1 sub de 8" e 2 subs de 8"

os caras na "concept" gravaram 148 DB, usando bravox premium 8" antigo de 120W rms.... e módulos corzus.

pois bem nas categorias 2 subs de 12 da mesma entidade os indices eram maiores... 148 Db 150 Db etc. Mas os subs usados eram: extreme, Nitro, Tomahawk etc etc etc.. módulos ICE, 1200D etc

Pergunto:

é óbvio, que um bravox premium de 12" dá mais grave que um de 8", mas pq

que ele não dá DB???? afinal ele é mais potente no caso do se 12" são 160W rms contra 120W do de 8", são maiores, mais sensíveis etc...

e dentro do carro o grave maior com certeza será do premium de 12", mas pq que este grave todo não aumenta DB???

não dá pra entender...

afinal então o que é o DB? qto maior o grave maior o DB?

já mandei e-mail pra bravox e eles disseram: "- o premium de 12 pode atingir os mesmos indices de DB que o de 8" mas eu nunca vi...

PQ QUE O PREMIUM DE 8" DÁ MAIS DB QUE O DE 12"???

to ficando :pirou:

Postado em
nunca tente imaginar alguma relação entre resultados de campeonatos de SPL com a física. Se fizer isto terás (como está tendo) dores de cabeça. :)

é serio, não consigo entender, afinal o que faz subir db??

fiquei sabendo que pra competir o melhor é deixar no flat, mas no flat

eu aguento o som no talo na boa... mas com o bass no +6

eu não fico 1 minuto dentro do carro, mas o flat dá mas db... :pirou:

Postado em

cara não necessariamente quanto mais grave .. mais resulta em dB não .. eu não sei explicar fisicamente aqui .. mas ja ja alguem 'ENTENDIDO' do assunto te ajuda ...

Postado em

é o seguinte...

alta pressão sonora por volta de 60Hz = grandes números na tela do PC.

o de 8" nao rende mais do que o 12", sao comparações indevidas em ocasioes e sistemas de som e de medição diferentes...

Postado em

Vamos ver se eu te esclareço o caso:

Conseguir mais dBs em um automóvel é uma coisa complicada, tem que se fazer o casamento da frequencia de pico da caixa+falante com a da carroceria do carro.

O woofer de 8" é mais fácil de se conseguir mais dBs porque utiliza caixa pequena, o que não altera demasiadamente a frequencia de ressonancia da cabine porque ocupa pouco espaço, mas o grave quando "escutado" parece ser mais fraco do que o reproduzido pelo sub de 12".

Um sub maior, requer caixa maior, o que ocupa mais espaço e altera demasiadamente a frequencia de ressonancia da cabine, o que dificulta o acerto na sintonia do conjunto, mas ao escutar, parece que dá mais grave porque o deslocamento de ar é maior devido ao maior tamanho do cone.

O que o RTA mede é o pico de frequencia e não o deslocamento de ar, por isso é que o 8" gealmente não dá muita diferença pro 12". Exemplo disso é quando num campeonato um carro entra na linha de medição e dá aquele grave que vibra o carro inteiro, o povo olha na tela do PC e o resultado não é aquelas coisas. Depois vem um outro carro que quase não se escuta o som pro lado de fora do veículo, não vibra nada e marca alto no RTA.

Nisso chegamos à conclusão de que o deslocamento de ar estava grande no primeiro veículo, por isso ele vibrou tanto e não marcou nada. Mas no segundo veículo o sistema estava acertado para uma faixa estreita de frequencia na caixa casando com a frequencia do carro por isso o resultado alto, mas isso não quer dizer que "audívelmente" ele pareça mais forte do que o outro carro, pelo contrário, pico estreito de frequencia é bem "estranho" de se escutar... :pirou:

Postado em
é o seguinte...

alta pressão sonora por volta de 60Hz = grandes números na tela do PC.

o de 8" nao rende mais do que o 12", sao comparações indevidas em ocasioes e sistemas de som e de medição diferentes...

Exatamente .. MUITO BOA A EXPLICAÇÃO MESMO !!! :legal:

Eu só sei dizer q tem muito carro q passa na rua e vc ta na porta de um BARZIN por exemplo ... e la de longe na esquina o carro se aproximando sem vc escutar quase nada de bum bum bum vc sente AQUELA PRESSÃO q deixa arrepiado todos os cabelinhos da canela hehehe ... é só olhar pro lado q vc ver tudo balançando .. copo .. mesa .. garrafa .. prateleira .. parece até um terremoto mesmo ..

Isso é mais ou menos a explicação acima do amigo ae na pratica ..

Ja teve muito sub ae q eu praticamente nao escutava .. e parecia estar descolando a PLEURA do meu pulmão de tanta pressão huahuahua

Postado em

A melhor maneira de entender-mos proque este sub de 8" tocou mais que o de 12" é simplesmente pelo fato de haver muitos outros "fatores" externos que influenciam drasticamente nos resultados ex: frequencia do carro, tipo de caixa, sintonia de caixa, uso da frequência certa, uso de manta, uma caixa pequena é mais fácil de "travá-la", etc...

Agora uma coisa te garanto sempre um sub de 12" vai tocar mais que um sub de 10" que vai tocar mais que um sub de 8"......

Neste dia 10 de julho eu estava em um capeonato pela MTM e virei 163,9 dB com um sub de 15" (quero ver um sub de 8" tocar isso...)

E realmente o RTA mede o "barulho" interno gerado pela caixa que será reforçado pelo carro e poraí vai.... existem caixa que dão um grave profundo de tremer tudo (parece um terremoto) e no RTA não toca nada.

Qualquer dúvida que eu possa ajudar estou a disposição

Postado em

Antes de mais nada, vcs sabem se há restrições pra faixas de frequência utilizadas em campeonatos de SPL? Somente podem ser usadas frequências abaixo de 120Hz? (por exemplo)

Lembro que há muito tempo atrás, uma loja (Cocurocci, se não me engano), tinha montado um carro pra SPL, mas na época não havia nenhuma norma com relação à freuquência do som utilizado no teste... nisso o cara projetou o carro pra tocar perto dos 200Hz; os subs (ou woofers) precisam de muito menos potência pra gerar o mesmo nível de pressão sonora do que um som de 60Hz, e o cara conseguiu um SPL bem alto sem muito esforço... nesse caso, acho que um sub de 8" tocando 200Hz consegue mais SPL do que um de 12" tocando 60Hz.

Postado em
Antes de mais nada, vcs sabem se há restrições pra faixas de frequência utilizadas em campeonatos de SPL? Somente podem ser usadas frequências abaixo de 120Hz? (por exemplo)

Lembro que há muito tempo atrás, uma loja (Cocurocci, se não me engano), tinha montado um carro pra SPL, mas na época não havia nenhuma norma com relação à freuquência do som utilizado no teste... nisso o cara projetou o carro pra tocar perto dos 200Hz; os subs (ou woofers) precisam de muito menos potência pra gerar o mesmo nível de pressão sonora do que um som de 60Hz, e o cara conseguiu um SPL bem alto sem muito esforço... nesse caso, acho que um sub de 8" tocando 200Hz consegue mais SPL do que um de 12" tocando 60Hz.

Desde uns 3 anos para cá todas as entidades permitem frequencia somente de 20 a 80 Hz, agora falar de médios é outra história, eu estou falando de campeonatos de SPL, graves verdadeiros. :legal:

Postado em

Desde uns 3 anos para cá todas as entidades permitem frequencia somente de 20 a 80 Hz, agora falar de médios é outra história, eu estou falando de campeonatos de SPL, graves verdadeiros. :legal:

da uma dica pra mim de como fazer uma caixa dutada pra 2 extremes de 12 para q me de muta pressão, mt grave entende? Daqueles q a mulecada da rua escutade longe!!!

Abraços

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...