Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Lt No Carro

Recommended Posts

Bom galera... alguns poucos aqui no fórum já sabiam que eu estava fazendo... pro resto, vai a surpresa. Sim, eu fiz uma LT caber dentro do porta-malas (e ainda ter metade dele).

 

Bom, fui pela tal teoria do 1/3 do tamanho com grande preenchiomento de material fono. Na verdade, ela tem um pouco mais que isto, tem 1,6 metros, quando o exigido é 1,23m. Ainda pode ganhar 20cm mais pra frente.

 

O sub é um JL Audio 12W1, Fs de 22.3Hz. Não sei se ela está decendo até os 22Hz, pois ainda estou naquela primeira fase de testes, vendo se o sub vai aguentar... a princípio, os testes foram atrapalhados pela calota, que descolou (desde a semana passada que eu vi que meu grave tava meio barulhento). O som, apenas um palavrão poderia descrever... sinceramente, sem os acertos necessários, tá tocando demais. Desce um absurdo (muito mais que o JL na selada), o ataque é absurdamente bom, não embola nadinha, e o SPL, pelo que aferi, mesmo sem ouvir alto, está ótimo... não percebi perda de sensibilidade em relação à selada até agora. Tocou alto, com pouca potência aplicada. Mas vamos ver como se sai no uso diário.

 

Seguem as fotos da "criança", sem acabamento, que só vai vir depois que ela estiver afinada.

 

A caixa, sendo construída, em OSB 15mm.

1.jpg

 

Já com o plumante, densamente aplicado.

2.jpg

 

Fechada, já... entre a tampa e a caixa foi usado EVA para vedação. Assim é possível abrir a caixa para ajustes, sem perder a vedação.

3.jpg

 

Com o sub instalado, um JL 12W1. Foi usado EVA entre o sub e a caixa também.

4.jpg

 

A caixa no carro, já sendo instalada para testes.

5.jpg

 

Meu porta-malas.

6.jpg

 

Bom, ela tá sendo tocada por um fosgate 4600x (na bridge, 120W), e o player é um nakamichi CD-7. Amanhã tiro fotos melhores de como ficou o porta-malas.

 

EDIT: Arrumando o endereço das fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que animal abreu!

num vejo a hora de fazer a minha!! heheh!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
que animal abreu!

num vejo a hora de fazer a minha!! heheh!!

Abreu?

HAUehAUEhAEhahueA

viajei kleber ahueahue!!

tava falando do mid da sony que ele me indicou com um amigo meu agora antes de postar e escrevi errado aheUaehhuaE

 

fica bravo nao!

isso é o que eu mais faço!!

ahahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

 

Você quis dizer 1/4 da onda, que é o recomendado, ou fez com 1/3 mesmo? Que conta você fez pra chegar nesses 1,6m?

 

 

Pq eu to achando estranho esse seu comprimento da linha, já que o Cálculo da linha da LT é "0,25*L=344/22" considerando a Fs de 22hz. Isso daria 3,9m. Teoricamente você poderia tirar 20% disso e compensar com o Plumante que diminue a velocidade do som, mas mesmo assim daria 3,1m. Fala mais como vc calculou a caixa por favor...

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber,

 

 

    Você quis dizer 1/4 da onda, que é o recomendado, ou fez com 1/3 mesmo? Que conta você fez pra chegar nesses 1,6m? 

 

 

    Pq eu to achando estranho esse seu comprimento da linha, já que o Cálculo da linha da LT é  "0,25*L=344/22"  considerando a Fs de 22hz. Isso daria 3,9m.  Teoricamente você poderia tirar 20% disso e compensar com o Plumante que diminue a velocidade do som, mas mesmo assim daria 3,1m.  Fala mais como vc calculou a caixa por favor...

 

Abraços

Então abreu... é uma de 1/4 de comprimento... porém segui a teoria do DIYSpeakers, se não me engano (até comentaram sobre ela no htforum) a respeito de reduzir o comprimento em 1/3 usando muito preenchimento. Usei muito. Pelo tamanho, se a teoria não tivesse dando certo, ela não tava descendo tanto. Tá um absurdo aquilo. Com 1,6m ela estaria sintonizada em 55Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber,

 

 

    Você quis dizer 1/4 da onda, que é o recomendado, ou fez com 1/3 mesmo? Que conta você fez pra chegar nesses 1,6m? 

 

 

    Pq eu to achando estranho esse seu comprimento da linha, já que o Cálculo da linha da LT é  "0,25*L=344/22"  considerando a Fs de 22hz. Isso daria 3,9m.  Teoricamente você poderia tirar 20% disso e compensar com o Plumante que diminue a velocidade do som, mas mesmo assim daria 3,1m.  Fala mais como vc calculou a caixa por favor...

 

Abraços

Então abreu... é uma de 1/4 de comprimento... porém segui a teoria do DIYSpeakers, se não me engano (até comentaram sobre ela no htforum) a respeito de reduzir o comprimento em 1/3 usando muito preenchimento. Usei muito. Pelo tamanho, se a teoria não tivesse dando certo, ela não tava descendo tanto. Tá um absurdo aquilo.

 

Abreu???? Guijs!!!

 

Entendi... eu não sabia dessa teoria. Ela foi criada com o intuito de viabilizar uma LT no carro? É interessante.... legal mesmo.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber,

 

 

     Você quis dizer 1/4 da onda, que é o recomendado, ou fez com 1/3 mesmo? Que conta você fez pra chegar nesses 1,6m? 

 

 

     Pq eu to achando estranho esse seu comprimento da linha, já que o Cálculo da linha da LT é  "0,25*L=344/22"  considerando a Fs de 22hz. Isso daria 3,9m.  Teoricamente você poderia tirar 20% disso e compensar com o Plumante que diminue a velocidade do som, mas mesmo assim daria 3,1m.  Fala mais como vc calculou a caixa por favor...

 

Abraços

Então abreu... é uma de 1/4 de comprimento... porém segui a teoria do DIYSpeakers, se não me engano (até comentaram sobre ela no htforum) a respeito de reduzir o comprimento em 1/3 usando muito preenchimento. Usei muito. Pelo tamanho, se a teoria não tivesse dando certo, ela não tava descendo tanto. Tá um absurdo aquilo.

 

Abreu???? Guijs!!!

 

Entendi... eu não sabia dessa teoria. Ela foi criada com o intuito de viabilizar uma LT no carro? É interessante.... legal mesmo.

 

Abraços

Foi mal, é que o Allanpk me chamou de abreu... aí acabei te chamando também...

 

Não foi criada com este intuito... mas sei lá... vi o troço e resolvi arriscar... pagar pra ver. Ao menos, tá tocando melhor que a selada e do que a dutada pra este sub... superou minhas expectativas todas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi mal, é que o Allanpk me chamou de abreu... aí acabei te chamando também...

 

Não foi criada com este intuito... mas sei lá... vi o troço e resolvi arriscar... pagar pra ver. Ao menos, tá tocando melhor que a selada e do que a dutada pra este sub... superou minhas expectativas todas.

Legal.... To pensando em pegar um W3v2, talvez eu brinque com uma dessas. Mas esse 1/3, seria 1/3 do 1/4 do comprimento de onda né?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi mal, é que o Allanpk me chamou de abreu... aí acabei te chamando também...

 

Não foi criada com este intuito... mas sei lá... vi o troço e resolvi arriscar... pagar pra ver. Ao menos, tá tocando melhor que a selada e do que a dutada pra este sub... superou minhas expectativas todas.

Legal.... To pensando em pegar um W3v2, talvez eu brinque com uma dessas. Mas esse 1/3, seria 1/3 do 1/4 do comprimento de onda né?

é 1/3 do que seria a caixa de 1/4, pq o som no material tem velocidade de 100toepoucos m/s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi mal, é que o Allanpk me chamou de abreu... aí acabei te chamando também...

 

Não foi criada com este intuito... mas sei lá... vi o troço e resolvi arriscar... pagar pra ver. Ao menos, tá tocando melhor que a selada e do que a dutada pra este sub... superou minhas expectativas todas.

Legal.... To pensando em pegar um W3v2, talvez eu brinque com uma dessas. Mas esse 1/3, seria 1/3 do 1/4 do comprimento de onda né?

é 1/3 do que seria a caixa de 1/4, pq o som no material tem velocidade de 100toepoucos m/s

Mas a velocidade muda dependendo da quantidade de material que você coloca. Você controla a resposta no material.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi mal, é que o Allanpk me chamou de abreu... aí acabei te chamando também...

 

Não foi criada com este intuito... mas sei lá... vi o troço e resolvi arriscar... pagar pra ver. Ao menos, tá tocando melhor que a selada e do que a dutada pra este sub... superou minhas expectativas todas.

Legal.... To pensando em pegar um W3v2, talvez eu brinque com uma dessas. Mas esse 1/3, seria 1/3 do 1/4 do comprimento de onda né?

é 1/3 do que seria a caixa de 1/4, pq o som no material tem velocidade de 100toepoucos m/s

Mas a velocidade muda dependendo da quantidade de material que você coloca. Você controla a resposta no material.

Exatamente... esta é a segunda fase... achar a quantidade de material. pelo tamanho da caixa, o mais provável é usar muito material mesmo, mas vou experimentar tirar uma parte pra ver como responde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém teria o valor completo (sem aproximação) da velocidade do som?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po interessante Abreu! legal mesmo! kkkk...

 

seria legal ver a resposta dela, tinha pensado em algo como vc fez mesmo, usando um frequencia como alinhamento e nao com base na FS do falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po interessante Abreu! legal mesmo! kkkk...

 

seria legal ver a resposta dela, tinha pensado em algo como vc fez mesmo, usando um frequencia como alinhamento e nao com base na FS do falante.

Tira o Abreu da cabeça, papito! :lol:

 

Bem q eu queria passar um RTA, mas só depois q montar o resto... aí vai valer a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pelos links! :legal:

 

Kleber, que lugar vc comprou o plumante?

 

edit: É vendido por densidade?

O plumante ''e uma pluma sintética usada em travesseiros... então vc acha em casas de espumas e de couros/plásticos... eu paguei 24 reais no kg... não vendem por densidade. É um material muito leve e maleável, portanto, vc pode "ajustar" a desidade dele... é s''o comprimir... :P

 

PS: Comprei 2kg, mas não gatei nem 1,5kg na caixa... a minha equivale a 110 litros. Tire isto por base quando for fazer a sua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu safadim...parabéns.....muito legal mesmo....vc é realmente corajoso....

 

Vai ficar um puta de um som a um preço acessível.

 

O que vc achou da osb aí?

 

Nossa até hoje não tive tempo nenhum de ler sobre LT's...estou mais perdido que cego em tiroteio....quem sabe qdo eu tirar as amígdalas e arrumar o septo nasal, eu imprima aqui os textos e aprendo um pouco....

 

Imagina colar..aquelas lâminas de várias cores de madeira.....imbuia...cedro..cherry..mogno.etc....Tanto que iria ficar da hora com o naka....estilo clássico....tipo caixa de ht...

 

olha aqui:http://www.laminasdemadeira.com.br/

 

http://www.soliarte.com.br/marchetaria/laminas.htm

 

abraços

 

dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seu safadim...parabéns.....muito legal mesmo....vc é realmente corajoso....

 

Vai ficar um puta de um som a um preço acessível.

 

O que vc achou da osb aí?

 

Nossa até hoje não tive tempo nenhum de ler sobre LT's...estou mais perdido que cego em tiroteio....quem sabe qdo eu tirar as amígdalas e arrumar o septo nasal, eu imprima aqui os textos e aprendo um pouco....

 

Imagina colar..aquelas lâminas de várias cores de madeira.....imbuia...cedro..cherry..mogno.etc....Tanto que iria ficar da hora com o naka....estilo clássico....tipo caixa de ht...

 

olha aqui:http://www.laminasdemadeira.com.br/

 

http://www.soliarte.com.br/marchetaria/laminas.htm

 

abraços

 

dj_vini

Valeu Vinícius!

 

O osb é bem legal de trabalhar... é mais pesado e resistente que o MDF e custa a metade... tenho exatamente 51% de chapa aqui em casa... hehehehehe. Dá pra fazer outra... :P

 

O complicado do porta malas é que eu o uso... regularmente até. Por isto laminados iria riscar muito, além de ficar chamativo... com carpete. ninguém vê, e eu posso encher de coisa em cima.

 

Amanhã vou colar a calota do sub (tentei hj a noite, mas tá impossível. Muito escuro pra não borrar nada... :lol: Depois disso vou poder botar pra quebrar com ela... vamos ver do que ela é realmente capaz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente fica muito caro laminar, só para vc ter uma idéia, para laminar uma caixa de inteira de 1mx1x1 o povo normalmente cobra 70 a 80 pila, imagina uma caixa desse tamanho...

 

Carpete continua sendo a melhor solução.

 

Por favor, não esqueça de esperar pelo menos um dia para botar o jl a prova de fogo......para a cola realmente secar....pq sei lá...vai que solta e ranca um pedaço ou fica aquela melequeira e altera o T&S..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente fica muito caro laminar, só para vc ter uma idéia, para laminar uma caixa de inteira de 1mx1x1 o povo normalmente cobra 70 a 80 pila, imagina uma caixa desse tamanho...

 

Carpete continua sendo a melhor solução.

 

Por favor, não esqueça de esperar pelo menos um dia para botar o jl a prova de fogo......para a cola realmente secar....pq sei lá...vai que solta e ranca um pedaço ou fica aquela melequeira e altera o T&S..

Vou de super bonder... hehehehehe. Em 10 minutos até meu dedo tá pregado.

 

Amanhã é dia... mas não vou apelar ainda não.. .quero acompanhar visualmente o funcionamento em diversas ocasiões pra ver se o sub Não tá excursionando demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber, poderia postar o(s) link(s) de onde vc tirou que a caixa pode ter 1/3 do comprimento usando muito plumante para tirar algumas dúvidas? Fiz o cálculo para o keybass panther 8" e o tamanho da caixa ficou menor do que caixa dutada que eu pretendo fazer (24,4l contra 31,5l totais da dutada, 49cm x 50cm x 15 cm) com o duto para 29Hz. Estava querendo comprar uma tico-tico para montar a minha caixa, se realmente comprar a primeira caixa que irei montar é a LT. Só falta quebrar um pouco a cabeça para calcular uma LT trapezoidal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber, poderia postar o(s) link(s) de onde vc tirou que a caixa pode ter 1/3 do comprimento usando muito plumante para tirar algumas dúvidas? Fiz o cálculo para o keybass panther 8" e o tamanho da caixa ficou menor do que caixa dutada que eu pretendo fazer (24,4l contra 31,5l totais da dutada, 49cm x 50cm x 15 cm) com o duto para 29Hz. Estava querendo comprar uma tico-tico para montar a minha caixa, se realmente comprar a primeira caixa que irei montar é a LT. Só falta quebrar um pouco a cabeça para calcular uma LT trapezoidal.

:o:+1

 

Vou pegar semana que vem meu panther 8"... Hellmind, vamos trabalhar uma LT pra ele, pra ficar legal!

 

Me manda o pejeto aqui pra eu dar uma olhada!

 

[]s

 

Doug

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...