Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

GGG

Ventilação de eletronicos - cuidado!

Recommended Posts

Postado em

Fala povo...

Resolvi criar esse tópico pra chamar a atenção das pessoas pra um assunto que mtas vezes deixamos meio que em segundo plano e não damos a devida atenção... VENTILAÇÃO de componentes eletro-eletronicos.

Hj, num acesso de revolta com meu som, resolvi fazer uns testes de novas configurações, pois ele está com um pico extremamente desagradavel nos medio-agudos, que acredito eu que tenha sido causado pelo equalizador de impedancia que eu mesmo fiz e instalei nos kits (vulgo rede Zobel). Acredito que o valor do capacitor não esteja mt adequado...

Pois bem. Retirei os pezinhos do carro e depois de uma certa luta, consegui retirar o midbass da caixa (tava colado com silicone). Assim que retirei o falante, senti um cheiro de material sintetico queimado saindo de dentro do pezinho, e qdo vi, existia um belo de um chamuscado na manta acrilica em volta do circuito do equalizador!! Ela chegou a queimar.. Derreteu e grudou num dos resistores.

A causa disso foi que o circuito deve esquentar mt qdo em funcionamento, e eu me esqueci desse detalhe e nao tomei nenhuma precauçao a respeito. Estava correndo o risco de danificar seriamente o midbass e talvez até iniciar um incêndio dentro do carro sem nem imaginar!!

Portanto, fica aqui o recado pra que deem a devida atenção à ventilação dos equipamentos, que a maioria dos frequentadores do fórum pena pra comprar e sem saber pode estraga-lo por causa de uma ventilação deficiente!!

Seguem algumas fotos (de pessima qualidade, massss):

Vista geral do equipamento

picture1072as.jpg

Close do resistor com manta acrilica queimada grudada

picture1093jv.jpg

Detalhe da manta queimada

picture1114rq.jpg

O circuito

picture1153pf.jpg

Geral do pezinho

picture1171zn.jpg

Comentem!

Postado em

Já derreti a capa de um crossover passivo da alchemy. O meu problema não foi nem ventilação, mas excesso de potência.

Em quanto estava o corte?

Postado em

soh confirmando, esses resitores são pra atenuacao neh?

qual o modelo desses capacitores mais gordinhos???

o corte eh 12bd/8a?

dá pra fazer esse corte hp sem bobina??

Postado em

o corte eh 12bd/8a?

Não, esse circuito é o que o pessoal chama de Rede Zobel!! A função dele é dar uma aplainada na curva de impedancia do falante pra que ele tenha uma resposta mais linear, principalmente no final da curva, onde aparece um grande pico de impedancia. A idéia dele é baseada nos circuitos RLC... (lembra disso?)

Esse circuito procura minimizar esse pico pra aumentar a faixa de frequencia audivel que o falante reproduz e é especialmente útil pra resolver casos em que o decaimento da resposta compromete a linearidade do kit... caso classico: o decaimento natural dos e2k, que é muito precoce

maior impedancia significa menos resposta do falante. Entao diminuindo a impedancia é possivel fazer com que ele responda melhor nas frequnecias mais altas.

Sobre os capacitores, são Bipolares 100uF/50V marca NP (??) e o corte, da pra fazer sem bobina desde que ele seja ativo, e não passivo.... hehehe mas no caso isso não é um crossover!!

:legal:

Postado em

Pois é.... a questão não é ventilação de eletrônicos:

e sim o dimensionamento do resistor e a sua escolha para sua rede zobel, pois praticamente em quase todos os tópicos de rede zobel há esse alerta de que resistores que não são de cerâmica branca, os vulgos verdinhos redondinhos esquentam muito a ponto de queimar tudo o que está perto dele...

Olha aqui um exemplo do capacitor correto que deve ser de cerâmica branca e de no mínimo 10 W:

fotovinicius1ps.th.jpg

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...756&hl=resistor

blz?

Cuidado pessoal!!

valew

dj_vini

Postado em

o corte eh 12bd/8a?

Não, esse circuito é o que o pessoal chama de Rede Zobel!! A função dele é dar uma aplainada na curva de impedancia do falante pra que ele tenha uma resposta mais linear, principalmente no final da curva, onde aparece um grande pico de impedancia. A idéia dele é baseada nos circuitos RLC... (lembra disso?)

Esse circuito procura minimizar esse pico pra aumentar a faixa de frequencia audivel que o falante reproduz e é especialmente útil pra resolver casos em que o decaimento da resposta compromete a linearidade do kit... caso classico: o decaimento natural dos e2k, que é muito precoce

maior impedancia significa menos resposta do falante. Entao diminuindo a impedancia é possivel fazer com que ele responda melhor nas frequnecias mais altas.

Sobre os capacitores, são Bipolares 100uF/50V marca NP (??) e o corte, da pra fazer sem bobina desde que ele seja ativo, e não passivo.... hehehe mas no caso isso não é um crossover!!

:legal:

cara haueauehaueha viajei animal nessa resposta hueaheauheauhea

acho que foi a pinga de hoje de manha! heuaheuaeha :ol :ol

to ligado que eh uma rede zobel!

queria saber eh o modelo dos resitores gordinhos hahha!

Postado em

e sim o dimensionamento do resistor e a sua escolha para sua rede zobel, pois praticamente em quase todos os tópicos de rede zobel há esse alerta de que resistores que não são de cerâmica branca, os vulgos verdinhos redondinhos esquentam muito a ponto de queimar tudo o que está perto dele...

Olha aqui um exemplo do capacitor correto que deve ser de cerâmica branca e de no mínimo 10 W:

fotovinicius1ps.th.jpg

http://stforum.com.br/index.php?showtopic=...756&hl=resistor

blz?

Cuidado pessoal!!

valew

dj_vini

ae dj

esses componetes ai em cima sao resistores?

Postado em

Qdo eu me aventurei a fazer esse circuito ele ainda era mt pouco falado aqui no forum e nao tinha todo esse material pra eu me informar com experiencia de outros usuarios... hehehe entao comprei dos verdinhos mesmo e fui na cara e na coragem!!

Nunca testei esses brancos, mas o calor dissipado pelo resistor independe do resistor. Depende somente da sua resistencia e da corrente que passa por ele, entao teoricamente eles devem aquecer a mesma coisa (P=R*i²)... talvez pelo fato de o branco ter maior área lateral ele dê a impressao de esquentar menos...

Os resistores que usei sao de 10W. como usei 2, seria como se eu tivesse um resistor capaz de manusear até 20W (cada um dissiparia ATÉ 10W)...

ps.: capacitor de ceramica branca e 10W??? :P

queria saber eh o modelo dos resitores gordinhos hahha!

São resistores comuns... um de 10R/10W e outro de 8,2R/10W em paralelo!!

Postado em

Pois é GGG eu tive essa experiência, comprei o resistor verdinho e coloquei como rede zobel...resultado.....esquentou muito e derrete a fita isolante em volta em 5 minutos...

Aí o Sepacheco me falou que o certo é utilizar o resitor de cerâmica branca e a razão eu creio que seja pq cerâmica possui um maior isolamento térmico.

E com certeza o calor dissipado do verde é o mesmo do branco, mas a diferença está no material utilizado na construção: cerâmica branca.

Creio que pessoas mais informadas poderão te dizer pq a cerâmica consegue reter o calor....mas creio que um bom exemplo seria uma xícara de café de vidro e uma de cerâmica, a de cerâmica esquenta bem menos!!!

E Allanpk, sim esses componentes acima são resistores!!! :legal:

Postado em

pessoal, resistores de potencia funcionam quentes. Até o ponto onde a resistencia sobe acima de 10% está ok, ou seja, ele chega a quase 80 graus tranquilamente

O POBREMA É DEIXAR UM RESISTOR DE POTENCIA ENCOSTADO NA LÃ, né seu GGG? hhehehe

Postado em

qdo eu pensei em usar os brancos ja era tarde demais... ja tava em casa e ja tinha colado os falantes com silicone nos pezinhos.... Agora vou fazer uns testes sem rede Zobel...

talvez o pico que me incomodava tenha sido causado tambem pela queima da manta acrilica dentro de uma caixa totalmente selada... o que estava la dentro com absoluta certeza NAO ERA AR como encontramos na atmosfera!!! :vts e isso pode ter afetado a resposta do sistema... se vc sentisse o cheiro que saiu qdo abri o pezinho vc ia concordar comigo... hehehe

eu tinha um pezinho recheado de vapores e produtos de queima de material sintetico... como isso responde acusticamente??? só deus sabe!!!!

se eu optar por manter o equalizador de impedancia vou trocar os resistores pelos de ceramica branca... :legal:

EDIT: trocar pelos de ceramica EEEEE nao deixa-los encostados na manta.... :rolleyes:

Postado em

soh uma coisa, acho particularmente estranho estar indo tanta potencia para o zobel.... serah que vc nao se confundiu e ligou o capacitor em paralelo com o resistor em vez de ligar em serie ??

Postado em
soh uma coisa, acho particularmente estranho estar indo tanta potencia para o zobel.... serah que vc nao se confundiu e ligou o capacitor em paralelo com o resistor em vez de ligar em serie ??

foto da face inferior da placa... Tá ligado certo!! Nao sei pq ele esquenta tanto...

picture1166vq.jpg

Postado em
po GGG, agora sim foi forte essa... :)

Po vc achou mta viagem? Parece que nunca brincou com gás helio... vc nao teve infencia nao? huahau :lol:

a composição quimica do meio afeta seu comportamento acustico!! Vcs tem mta resistencia contra quem pensa diferente do obvio.... hehehehe

Levantei essa possibilidade pq qdo instalei o equalizador, nao notei esse pico... Entao nao sei se eu que nunca tinha reparado (dificil né...) ou se alguma coisa no sistema mudou no decorrer do tempo... a unica coisa que mudou foi a "atmosfera" dentro da caixa... :) por isso agora tirei os falantes e vou fazer testes com eles pra ver o que esta acontecendo pra esse pico surgir... Nao descarto a hipotese de eu nunca ter reparado, mas acho que a possibilidade é bem remota...

Postado em

Humm! Valeu pelo aviso!

Então realmente temos que ter cuidado ao mecher com os resistores...

Alguem aconselha algum local seguro para colocar o Zobel?

Postado em

Fala ae GGG

po cara eu fiz a placa pra carregar meu vaso auxiliar, ela recebeu 4 resistores de 10W + e Tip 41C que esquentam bem....

vc acha que coloquei em local fechado????? não nao nao.... heheheh

esquentam pra kcete....

Abçs,

Rapha

Postado em

Ah sim, é inevitavel que aqueçam!

O objetivo do topico era só mostrar que de fato as coisas esquentam bastante, a ponto de queimar a manta acrilica (ou qq outra coisa)!

E por isso devemos dar atenção pra essa questao do aquecimento, e usei as fotos da minha placa torrada pra ilustrar e mostrar o potencial que um equipamento que lida com potencia tem pra fazer estragos!!

Acho que nao consegui deixar claro isso no inicio do topico e ele meio que desvirtuou... :legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...