Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Schneider

Testes - ICE/MTL

Recommended Posts

É que o procedimento todo está errado lucas,

Faz o que eu pedi, se der, e poste a quantos volts chegou teu ICE com 30 no volume, depois com mais, e depois ajusta a sensibilidade do amp

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

lucas, como jah foi dito o calculo (infelizmente) naum eh tão simplificado assim... se ker mesmo fazer por esse modo entaum consegue dois dados do seu sub (n encontrei): indutância da bobina (Le) e freq. ressonancia (fs), aí poderemos começar a calcular algo.

falei!!!

vida longa ao trio :ol

Compartilhar este post

Link para o post
Tamo ai meio que combinando de ir ai pra POA..quem sabe naum fazemos um mini encontro ai? hehehe

Combina com o Julianflor e de boa!

Ohwhww quando se reunirem em POA deem um grito!! Eu tb vou!

tb vou... ou melhor estarei aki... avisem...

soh lembrando naum estará testando efetivamente o amp se medir sem carga... naum haverá consumo algum e a amplificação eh aparente...

falow

:vts

tamo esperando o que pra fazer o encontro hein? ehhehe

bom veio...tu é de canoas né? naum vem pra essas bandas de noia de vez em quando?

vamo faze um mini encontro sim alguém abre um tópico!!!... cara de vez em qdo to por ai no alterna... e esse feriado vo fica por aki mesmo to seguido no postinho aki d canoas (como tem chiadeira lah :hug )

vida longa ao trio (de qualidade :legal: ) nos postinhu!!!

falow... feriado chegou :ol

Compartilhar este post

Link para o post
Tamo ai meio que combinando de ir ai pra POA..quem sabe naum fazemos um mini encontro ai? hehehe

soh lembrando naum estará testando efetivamente o amp se medir sem carga... naum haverá consumo algum e a amplificação eh aparente...

falow

bom veio...tu é de canoas né? naum vem pra essas bandas de noia de vez em quando?

vamo faze um mini encontro sim alguém abre um tópico!!!... cara de vez em qdo to por ai no alterna... e esse feriado vo fica por aki mesmo to seguido no postinho aki d canoas (como tem chiadeira lah :hug )

vida longa ao trio (de qualidade :legal: ) nos postinhu!!!

falow... feriado chegou :ol

eu conheço pouco ai de canoas...onde é o postinho?

Compartilhar este post

Link para o post
É que o procedimento todo está errado lucas,

Faz o que eu pedi, se der, e poste a quantos volts chegou teu ICE com 30 no volume, depois com mais, e depois ajusta a sensibilidade do amp

pergunta: naum existe entaum como medir que potência a porcaria dos autofalanates tão recebendo????

Compartilhar este post

Link para o post

falow

eu tbm vou, só falar o dia que estarei lá!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
pergunta: naum existe entaum como medir que potência a porcaria dos autofalanates tão recebendo????

Bom, com um amperímetro e o voltímetro, mas como é carga indutiva fica meio difícil. Do jeito que estás fazendo pode queimar eles, Lucas.

O bom seria vrf se existe algum problema na instalação, que impeça o ICE de liberar a potencia nominal, medindo a potencia num um resistor. Enquanto isso poderia medir como eu falei

Compartilhar este post

Link para o post

eh o da esq. santos ferreira c/ a inconfidencia sai no viaduto da metrovel todo mundo conhece...

qq coisa chama pelo msn delimaju@hotmail.com

vo tah lah c a minha turbinada e o meu tubinado (namorada :banghead e carro :rever1: respectivamente)

de repent se "pexamu" :ol

Compartilhar este post

Link para o post

eu tbm vou, só falar o dia que estarei lá!! :legal:

blz biga...

aí galera abri um tópico de eventos pra organizarmos um mini encontro aki no RS

postem aí http://stforum.com.br/index.php?act=ST&f=33&t=38981

vamos participar e dar idéias :ol

abraço a todos :legal:

seja TRIO, SPL, SQ ou SLOQF (Seja Lá O Que For) :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, com um amperímetro e o voltímetro, mas como é carga indutiva fica meio difícil. Do jeito que estás fazendo pode queimar eles, Lucas.

O bom seria vrf se existe algum problema na instalação, que impeça o ICE de liberar a potencia nominal, medindo a potencia num um resistor. Enquanto isso poderia medir como eu falei

bom....eu acho que me expressei mal nisso tudo...eu to querendo saber quanto de potência tá indo pros subs, pra sabe se naum é esse o problema....pq eu acho que teria que tocar mais, visto tudo o que comentam a respeito desse sistema.....

Compartilhar este post

Link para o post

eh o da esq. santos ferreira c/ a inconfidencia sai no viaduto da metrovel todo mundo conhece...

qq coisa chama pelo msn delimaju@hotmail.com

vo tah lah c a minha turbinada e o meu tubinado (namorada :banghead e carro :rever1: respectivamente)

de repent se "pexamu" :ol

só combina pra gente se encontra lá...

pelo que entendi é meio que encostado no 116? que posto que é?

to loco pra ouvir uns BP no pau!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal

Fui fazer uns testes agora lá no carro

Botei o cd com as MP3SUBTEST que tem na Autosom.net e coloquei pra tocar a de 60hz...

dai veio minha surpresa....o player com volume 30(vai até 40), ICE com ganho na metade, e a voltagem na saida do ICE ficou em 24,9volts....ah, a as baterias estavam em 13,6v....

pelo que calculei:

w=(24,9v/2ohms)*24,9v

w=310,005 rms???

O que eu posso ter feito de errado?

Será que naum tem galho com meu Head? Panasonic 972U - 5v saida RCA

Ah...abri outro tópico pq o outro bichou...........................................putz, já tavam falando de marujos e veados "fullduplex"...dai num dá né..........

E aquação estaria correta se a impedância realmente fosse de 2 Ohms.

Para você utilizar essa equação você deveria substituir o alto falante por uma resistência de 2 Ohms. Aí sim o resultado encontrado seria mais próximo da realidade.

Lembre-se: a impedância varia em função da frequencias, portanto em 60Hz você poderia ter uma impedância de 10 Ohms... e não 2 Ohms. :P

Um abraço,

Renato

Blz Renato !

Porque será que quando eu fiz essa afirmação vários gritaram: BLASFÊMEA ! Quase fui chamado de louco.

Abs !

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal

Botei o cd com as MP3SUBTEST que tem na Autosom.net e coloquei pra tocar a de 60hz...

dai veio minha surpresa....o player com volume 30(vai até 40), ICE com ganho na metade, e a voltagem na saida do ICE ficou em 24,9volts....ah, a as baterias estavam em 13,6v....

pelo que calculei:

w=(24,9v/2ohms)*24,9v

w=310,005 rms???

Ah...abri outro tópico pq o outro bichou...........................................putz, já tavam falando de marujos e veados "fullduplex"...dai num dá né..........

Para você utilizar essa equação você deveria substituir o alto falante por uma resistência de 2 Ohms. Aí sim o resultado encontrado seria mais próximo da realidade.

Lembre-se: a impedância varia em função da frequencias, portanto em 60Hz você poderia ter uma impedância de 10 Ohms... e não 2 Ohms. :P

Um abraço,

Renato

pelo que vi de gráficos de impedância, ela baixa muito pouco em relação a impedância nominal do autoflantes, e somente em determinadas frequencias...

alguns casos: 18swp1 - 8 ohms nominal - 7,2ohm mais baixa em 112hz

wpu1809 - 8 ohms nominal - 7 ohms mais baixa em 150hz

fazendo uma média, daria o menor valor de impedância em torno de 10~15%

chutando alto, dos 2 ohms nominais, ficaria 1,7ohm

W=(24,9v/1,7ohms)*24,9v

W=364rms

muito baixo ainda....................

Pelo contrario Lucas, a impedância é diretamente proporcional a frequencia, quanto maior a frequencia, maior será a impedância. Na verdade deu menos ainda que você calculou.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

bom....eu acho que me expressei mal nisso tudo...eu to querendo saber quanto de potência tá indo pros subs, pra sabe se naum é esse o problema....pq eu acho que teria que tocar mais, visto tudo o que comentam a respeito desse sistema.....

O seu multimetro mede ate que corrente ? 10 ou 20 amperes ? Se medir ate 20 A da pra você medir a corrente que esta passando nos subs, daí é só multiplicar a corrente pela tensão e você vai ter a potencia RMS aplicada nos subs, podendo esquecer esse negócio de impedância variando com a frequencia, etc.

Obs.: os multímetros que indicam 10A de corrente máxima medem até 20 A normalmente, o problema em geral são as ponteiras que são muito finas. Tenta dmedir de qualquer forma.

Obs2.: Não vai largar o play com volume alto que se a corrente subir muito o seu multimetro vai pro pau. Sobe lentamente o volume.

Obs3.: Não esquece que corrente se mede em série. Desliga um borne de saida do ice e liga uma ponteira do multimetro, na outra ponteira liga os subs.

Obs4.: Não me responsabilizo por multímetros queimados daqui pra frente, huahuahuauhau.

To brincando, faz como eu te falei que da certo. :legal:

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

putz... 20A dah pra ficar ligadaço umas horas se tomah um choque hehehe :ol

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas... há um probleminha aí... o ICE é um amp digital, portanto multímetros comuns não vão acertar a leitura da saída. O meu multímetro, que é dus bão, (minipa que me custou ozolho da cara, mas q eu tô me amarrando! Tem até frequencímetro até 32MHz) só consegue ler RMS de sinal senoidal entre 40 e 400Hz. Fora disto, apresenta erro. Como a modulação PWM é um "pouco" diferente, o multímetro vai acusar erro mesmo.

Além disto, há outros fatores: Dependendo da sintonia da sua caixa, pode estar contecendo de em 60Hz a impedância do falante subir muito, o que vai tornar a medição inválida. Não vai reduzir a tensão lida, mas vai alterá-la.

Te recomendo, pra total certeza, um multímetro true RMS ou então um osciloscópio + carga resistiva pros dois casos.

Compartilhar este post

Link para o post

é recomendavel utilizar senoide normalizada em 0db coisa que no site da autosom nao tem se quiser faça o download pelo link abaixo

50Hz Sine Wave 0db, 192kbps, 1:00, 1.4MB

70Hz Sine Wave 0db, 192kbps, 1:00, 1.4MB

infelizmente nao achei de 60hz,

para regular o ganho do modulo utilizo a faixa de 50hz,

se eu regular com 70hz nao apresenta distoção, fazendo o mesmo com 50hz apresenta distoção

Compartilhar este post

Link para o post
é recomendavel utilizar senoide normalizada em 0db coisa que no site da autosom nao tem se quiser faça o download pelo link abaixo

50Hz Sine Wave 0db, 192kbps, 1:00, 1.4MB

70Hz Sine Wave 0db, 192kbps, 1:00, 1.4MB

infelizmente nao achei de 60hz,

para regular o ganho do modulo utilizo a faixa de 50hz,

se eu regular com 70hz nao apresenta distoção, fazendo o mesmo com 50hz apresenta distoção

Bom... eu gerei estas faixas pro CD de teste... só que estão em wave. Usei o cool edit 2000 pra gerar, com picos em 0dB

Opa, peraí... tô convertendo pra MP3. Limitei a 1 minuto a faixa, senão eu bato a taxa de transferência do servidor... hehehehe.

Então cata aí cambada! 60Hz limpinhos! http://www.kleberlpa.com.br/autosom/60hz.mp3

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal

pelo que calculei:

w=(24,9v/2ohms)*24,9v

w=310,005 rms???

Um abraço,

Renato

pelo que vi de gráficos de impedância, ela baixa muito pouco em relação a impedância nominal do autoflantes, e somente em determinadas frequencias...

alguns casos: 18swp1 - 8 ohms nominal - 7,2ohm mais baixa em 112hz

wpu1809 - 8 ohms nominal - 7 ohms mais baixa em 150hz

fazendo uma média, daria o menor valor de impedância em torno de 10~15%

chutando alto, dos 2 ohms nominais, ficaria 1,7ohm

W=(24,9v/1,7ohms)*24,9v

W=364rms

muito baixo ainda....................

Pelo contrario Lucas, a impedância é diretamente proporcional a frequencia, quanto maior a frequencia, maior será a impedância. Na verdade deu menos ainda que você calculou.

Abs.

parece que ta cada vez mais dificiel eu me expressar....

calculei a MINIMA impedância que teria no sistema pra poder ter um resulatdo mais otimista, mas como se vê, fica bem aquem do esperado.......ai qeu tá a questão de tudo....to poco me lixando pro valor exato, só quero ter uma base pra saber qual mer** do meu sistema...só que tá DIFICIL de explicar...

ah, o multimetro utilizado é um minipa industrial, com gatinho e tudo...

bom...acho que só conversando pessoalmente....

posts e mais posts e nada conclusivo...

tão até me postando como usar multimetro...agor apostar do que eu realmente quero saber nada....dai fica complicado....

se puder me passar teu fone por MP pra gente conversar...

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Renato !

Porque será que quando eu fiz essa afirmação vários gritaram: BLASFÊMEA ! Quase fui chamado de louco.

Abs !

Porque vários são ignorantes, porque "blasfêmea" nunca existiu... :P

"Seu louco!!!" :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

calculei a MINIMA impedância que teria no sistema pra poder ter um resulatdo mais otimista, mas como se vê, fica bem aquem do esperado.......ai qeu tá a questão de tudo....to poco me lixando pro valor exato, só quero ter uma base pra saber qual mer** do meu sistema...só que tá DIFICIL de explicar...

tão até me postando como usar multimetro...agor apostar do que eu realmente quero saber nada....dai fica complicado....

valeu

Lucas... sincewramente, eu não vejo onde vc quer chegar...

Quer fazer a medição... corta uma resistência de chuveiro lorenzetti, enfia na água, pega um osciloscópio emprestando e vê quanto dá na saída. Pronto.

Se vc tá tendo só 300 e poucos W, acerta o ganho direito.

Não vi motivo pra tanta irritação.

Compartilhar este post

Link para o post

calculei a MINIMA impedância que teria no sistema pra poder ter um resulatdo mais otimista, mas como se vê, fica bem aquem do esperado.......ai qeu tá a questão de tudo....to poco me lixando pro valor exato, só quero ter uma base pra saber qual  mer** do meu sistema...só que tá DIFICIL de explicar...

valeu

Quer fazer a medição... corta uma resistência de chuveiro lorenzetti, enfia na água, pega um osciloscópio emprestando e vê quanto dá na saída. Pronto.

bom ai que tá a questão...supostamente flando só ta indo uns 300rms...

mas porque só isso com 30 no player ganho na metade....isso é mer** de RCA, head, alimnetação? ai que a questão...o pessoal tá mais preocupado em falar em medição sei lá do que, do que tentando avaliar os possiveis problemas.......

Compartilhar este post

Link para o post

calculei a MINIMA impedância que teria no sistema pra poder ter um resulatdo mais otimista, mas como se vê, fica bem aquem do esperado.......ai qeu tá a questão de tudo....to poco me lixando pro valor exato, só quero ter uma base pra saber qual  mer** do meu sistema...só que tá DIFICIL de explicar...

valeu

bom ai que tá a questão...supostamente flando só ta indo uns 300rms...

mas porque só isso com 30 no player ganho na metade....isso é mer** de RCA, head, alimnetação? ai que a questão...o pessoal tá mais preocupado em falar em medição sei lá do que, do que tentando avaliar os possiveis problemas.......

Bom Xinaider, eu ainda to falando de medição, pq seu método não foi muito confiável... logo, não dá pra procurar piolho em cabeça de cobra.

Mete ao menos a carga resistiva... aí vc sobe o ganho TODO, deixa o player no máximo, e mede quanto tá dando na saída, clipado mesmo. vc vai ter quase o valor de pico, não mais RMS. Com base nisto, dá pra ter uma idéia se a tensão de pico tá realista ou não. Depois disto vc vai abaixando o ganho até ter o RMS desejado. Se não atingir o RMS, aí sim vc começa a pensar em problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...