Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas Schneider

Problemas com MTL

Recommended Posts

Bom pessoal

Ontem teminei de intalar todo o som...

Caixa travada dentro do carro

 

Eu já tinha comentado que meu grava estava meio estranho...só que eu achei que o galho era a alimentação do ICE...só que ontem eu botei os cabos de 21mm e naum mudou nada...lembrando que tem uma bateria de 60a/h do lado dele...

 

Bom...o galho é o seguinte...o grave dá uma pancada, e distorce meio que no meio da batida....um amigo meu falou que dá a impressão do próprio cone do altofalante se deformar...muito estranho....

e o engraçado é que quanto mais longe se fica do carro, menos se escuta essa "ditorção"...e quando se está com volume baixo, tmb naum apresenta isso...

já botei pra tocar os mp3 subtest, e toa blz as freqüências pura....dá praticamnet o mesmo SPL 40hz a 90 hz...

 

o qeu eu fiz que diminuio um pouco essa distorção, foi cortar a freqüencia entre 50 e 60hz....

 

alguém teria um dica do que poderia ser?

 

será que o player (panasonic 972u) pode influênciar?

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que mesmo uma bateria de 60 a/h ainda não é pouco para ele? To vendo aí o Rapha e o Luizinho comprando baterias de 100a/h!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
diminui o ganho

o ganho eu já deixei na metade e no minimo e naum alterou nada em relação a ao som...teria que ver com um osciloscópio pra saber que realmente naum é o ampli....e estranho é que naum mudou nada com a troca dos cabos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ae parcero, primeiro v c o seu ICE não ta com problema, c tive td blz, esperimenta coloca um mega capacitor, tenho 4 Magnum d 12'' num 3000D e mesmo com 1 batera d 150 amp. auxiliar ele não aguentava os picos, um capacitor de 1,5 FARAD resolveu, vai v resolva... abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tu ta fazendo corte low pass??

já testei vários cortes...desde full até 3000hz, 80hz e 120hz, pelo palyer...e agora to deixando entre 50~60hz pelo crossover do ICE que é o que tá se saindo melhor...bom fica em 30hz...só que dai perde SPL....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ae parcero, primeiro v c o seu ICE não ta com problema, c tive td blz, esperimenta coloca um mega capacitor, tenho 4 Magnum d 12'' num 3000D e mesmo com 1 batera d 150 amp. auxiliar ele não aguentava os picos, um capacitor de 1,5 FARAD resolveu, vai v resolva... abraço

como eram as batidas antes de vc botar o capacitor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, nada a ver com capacitor.

 

Pode ser ganho alto demais, pode ser falta de corrente devido à bateria ser de pequeno porte (consequentemente baixa capacidade de pico).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lucas, nada a ver com capacitor.

 

Pode ser ganho alto demais, pode ser falta de corrente devido à bateria ser de pequeno porte (consequentemente baixa capacidade de pico).

ganho acho que naum é...pq testei desde o minimo até o meio...

 

quanto ao capacitor...acho que ele serve justamente pra suprir a falta de corrente nos picos....

 

eu só naum sei como fica o som se realmente for falta de corrente...pq naum chega nem a baixar a iluminação nem nada no carro...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um capacitor de 50.000.000.000.000 Farad numa bateria de 60A/h não serve de nada... tem que estar em conjunto com bateria forte e alternador forte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Um capacitor de 50.000.000.000.000 Farad numa bateria de 60A/h não serve de nada... tem que estar em conjunto com bateria forte e alternador forte

po...mas antes tava ligado pra testar a batera só essa de 60a/h nuns cabos de 10mm que eu tinha atirados lá...

dai ontem comprei os cabos de 21mm...puxei um cabo de 10mm de 7 fios sólidos da bateria dá frente que é de 46a/h....só que em relação as batidas...não mudou NADA....

será que realmente é problema de alimentação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po...mas antes tava ligado pra testar a batera só essa de 60a/h nuns cabos de 10mm que eu tinha atirados lá...

dai ontem comprei os cabos de 21mm...puxei um cabo de 10mm de 7 fios sólidos da bateria dá frente que é de 46a/h....só que em relação as batidas...não mudou NADA....

será que realmente é problema de alimentação?

Bom... o que eu faria PRA COMEÇAR... compra um protetor intra auricular, mete dentro das zoreba, liga a caixa, tampa as zoreia com as mãos (pq senão vc nem vai dormir à noite) e chega a cabeça perto do falante... vê se nestas freq. que vc citou, o sub não excursiona demais. Veja freq. antes e depois.

 

Depois disto, tampe os dois buracos da MTL. Ligue no talo... se continuar o grave "chocho", é culpa do amp (ou da alimentação). Se parar, é bom começar analizando sua caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte... eu creio que seja o mesmo que ocorre com POTÊNCIA. Veja bem:

 

Se eu pegar um ampli de 100w RMS e botar o Oversound, que é 800w, pra tocar, ele vai tocar perfeitamente. Se, posteriormente, eu troco de amplificador e passo a aplicar 800w pra ele, por incrível que pareça, não vai tocar "mais", nao vai destruir o Brasil com as pancadas. O que muda é o "peso" da batida, e não o nível de intensidade. É estranho mas é verdade....

 

Uma prova disso foi, recentemente, o Sepacheco me mandando tirar os midbasses dos canais REAR (75w pra cada mid) e colocar cada um em um bridge (180w pra cada mid). Qualquer um poderia imaginar, inclusive eu, que as pancadas iam ficar absurdas, que ia tremer o carro todo. Negativo... ficou exatamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, melhorando apenas o ataque! Ou seja, o tempo de ida e vinda do cone!

 

Pode não ser questão de alimentação, pode ser o subwoofer mesmo que está bichado. Já pensou nessa possibilidade?

Já pensou tambem que o fato de você ter feito a caixa como o sandrocafe3dc.jpg recomendou, para aumentar o percurso da onda, faz com que o subwoofer tenha que excursionar mais, MAS acontece que a parte traseira do sub está encostadinha na madeira, impossibilitando a vazão do ar que sai por trás de ser perfeitamente disperso, fazendo com que o cone sinta uma RESISTÊNCIA (devido ao ar preso) à excursão? (é uma teoria minha e de Dedé, mas que eu acho perfeitamente aplicável) Lembre-se que a caixa do sandrocafe3dc.jpg é maior no centro, fazendo com que os subwoofers tenham espaço suficiente atrás deles para o respiro.

 

Vai doer o que eu vou falar, mas é a verdade: TIRA teus subs da MTL e testa em outro sistema, inclusive em outra caixa. Pode ser eles...

 

Pode ser alimentação...

 

...e eu acho que até eu me perdi no que pode ser! :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
po...mas antes tava ligado pra testar a batera só essa de 60a/h nuns cabos de 10mm que eu tinha atirados lá...

dai ontem comprei os cabos de 21mm...puxei um cabo de 10mm de 7 fios sólidos da bateria dá frente que é de 46a/h....só que em relação as batidas...não mudou NADA....

será que realmente é problema de alimentação?

Bom... o que eu faria PRA COMEÇAR... compra um protetor intra auricular, mete dentro das zoreba, liga a caixa, tampa as zoreia com as mãos (pq senão vc nem vai dormir à noite) e chega a cabeça perto do falante... vê se nestas freq. que vc citou, o sub não excursiona demais. Veja freq. antes e depois.

 

Depois disto, tampe os dois buracos da MTL. Ligue no talo... se continuar o grave "chocho", é culpa do amp (ou da alimentação). Se parar, é bom começar analizando sua caixa.

vou ver se tampo os buracos pra ver qual a reação...

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
quanto ao capacitor...acho que ele serve justamente pra suprir a falta de corrente nos picos....

 

Deixa eu só fazer uma ressalva aqui. Olha só, isso é verdade e não é. É que fica meio dúbio o sentido da assertiva acima, levando a pessoa a crer que o capacitor realmente SUPRIRÁ, por si só, a falta de corrente. Isso está errado!

 

O capacitor serve para ARMAZENAR energia advinda da bateria para, quando da ocorrência de picos, este possa, já que PREVIAMENTE ABASTECIDO PELA BATERIA (entendeu por que a bateria deve ser de alta capacidade?), suprir a demanda de corrente por parte do amplificador.

 

Leigamente explicando, o que acontece é que, quando ocorre demanda de corrente num determinado pico musical, a bateria, por ser uma armazenadora e não fonte, não consegue suprir aquela demanda "instantaneamente". Ela tem um "delay", demora para ela mandar a energia pro amplificador, prejudicando a eficiência. Por isso que você pode ter 50 baterias de 150A/h e ainda assim o carro piscar quando tiver uma exigência de pico.

 

AÍ é que entra o uso do megacapacitor. Este sim consegue fornecer "instantaneamente" a energia que o amplificador precisa. Mas pra isso ele deve estar ABASTECIDO, por isso precisa de baterias fortes para carregarem ele com força total. Bateria suficiente para deixá-lo carregado com 1 Farad, 2 Farad, 3, 4, 5 ou seja lá de quantos Faradday forem o mega.

 

=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Seguinte... eu creio que seja o mesmo que ocorre com POTÊNCIA. Veja bem:

 

Se eu pegar um ampli de 100w RMS e botar o Oversound, que é 800w, pra tocar, ele vai tocar perfeitamente. Se, posteriormente, eu troco de amplificador e passo a aplicar 800w pra ele, por incrível que pareça, não vai tocar "mais", nao vai destruir o Brasil com as pancadas. O que muda é o "peso" da batida, e não o nível de intensidade. É estranho mas é verdade....

 

Uma prova disso foi, recentemente, o Sepacheco me mandando tirar os midbasses dos canais REAR (75w pra cada mid) e colocar cada um em um bridge (180w pra cada mid). Qualquer um poderia imaginar, inclusive eu, que as pancadas iam ficar absurdas, que ia tremer o carro todo. Negativo... ficou exatamente a mesma coisa, sem tirar nem pôr, melhorando apenas o ataque! Ou seja, o tempo de ida e vinda do cone!

 

Pode não ser questão de alimentação, pode ser o subwoofer mesmo que está bichado. Já pensou nessa possibilidade?

Já pensou tambem que o fato de você ter feito a caixa como o Sandro Nescafé recomendou, para aumentar o percurso da onda, faz com que o subwoofer tenha que excursionar mais, MAS acontece que a parte traseira do sub está encostadinha na madeira, impossibilitando a vazão do ar que sai por trás de ser perfeitamente disperso, fazendo com que o cone sinta uma RESISTÊNCIA (devido ao ar preso) à excursão? (é uma teoria minha e de Dedé, mas que eu acho perfeitamente aplicável) Lembre-se que a caixa do Sandro Nescafé Matinal é maior no centro, fazendo com que os subwoofers tenham espaço suficiente atrás deles para o respiro.

 

Vai doer o que eu vou falar, mas é a verdade: TIRA teus subs da MTL e testa em outro sistema, inclusive em outra caixa. Pode ser eles...

 

Pode ser alimentação...

 

...e eu acho que até eu me perdi no que pode ser! :unsure:

vou ver esse lance do ar atrás do imã...faz sentido...

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra coisa, vale salientar que EU CREIO que você não conseguirá avaliar o excursionamento do Over se tá muito ou pouco. O Zeca, confirmado pelo Dedé, disse que os bichos são enormemente excursionáveis, dando a impressão de que eles vão rasgar... e não rasgam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa eu só fazer uma ressalva aqui. Olha só, isso é verdade e não é. É que fica meio dúbio o sentido da assertiva acima, levando a pessoa a crer que o capacitor realmente SUPRIRÁ, por si só, a falta de corrente. Isso está errado!

 

O capacitor serve para ARMAZENAR energia advinda da bateria para, quando da ocorrência de picos, este possa, já que PREVIAMENTE ABASTECIDO PELA BATERIA (entendeu por que a bateria deve ser de alta capacidade?), suprir a demanda de corrente por parte do amplificador.

 

Leigamente explicando, o que acontece é que, quando ocorre demanda de corrente num determinado pico musical, a bateria, por ser uma armazenadora e não fonte, não consegue suprir aquela demanda "instantaneamente". Ela tem um "delay", demora para ela mandar a energia pro amplificador, prejudicando a eficiência. Por isso que você pode ter 50 baterias de 150A/h e ainda assim o carro piscar quando tiver uma exigência de pico.

 

AÍ é que entra o uso do megacapacitor. Este sim consegue fornecer "instantaneamente" a energia que o amplificador precisa. Mas pra isso ele deve estar ABASTECIDO, por isso precisa de baterias fortes para carregarem ele com força total. Bateria suficiente para deixá-lo carregado com 1 Farad, 2 Farad, 3, 4, 5 ou seja lá de quantos Faradday forem o mega.

 

=)

Bom... capacitor e bateria são duas coisas totalmente diferentes... a bateria, como todo gerador, tem uma resistência interna. Como toda resistência, conforme teorizado e pratificado (eiiita!) pelo nosso amigo Ohm, ela limita a corrente que o gerador pode entregar.

 

Já o capacito não é um gerador. Ele armazena carga. por não ser um gerador, ele não tem resistência interna, logo, sua capacidade é ilimitada. Se vc meter um em curto, ele descarrega na hora, sem se danificar (como vc acha q o povo arruma TVs? :P ).

 

Assim, num pico, a tendência da bateria é uma queda de tensão (esta fica flutuando... lembre-se, temos um resistor em série com a bateria). O capacitor entra ignorantemente despejando toda sua "energia", até entrar em equilíbrio com a bateria. Isto significa que os picos precisam ser curtos... logo, o capacitor por si só não salva nada, só auxilia.

 

Outra coisa... depois que a tensão da bateria sobe, o capacitor naturalmente vai se carregar, e esta carga é uma coisa complicada. Quanto mais descarregado, maior o pico de corrente que ele impor ao sistema elétrico. Totalmente descarregado, ele parte do quase curto-circuito, aumentando sua resistência entre os polos quanto mais se carrega. Por isto é recomendado carregar o cap antes de instalar, com resistor em série.

 

Bom, o que importa... depois do pico do amp, vem o cap se carregando. Não há milagre... ele não colcoa energia no sistema, apenas vai amortecer os picos de corrente. por isto, de nada adianta uma bateria subdimensionada + capacitor. Bateria dimensionada é VITAL. Capacitor é ACESSÓRIO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exatamente, Kleber! :)

 

Lembrando que "[...] there has been some discussion as to whether a capacitor is a help or a hinderence when it comes to keeping the voltage at a higher level than without it. Of course, if you ask someone that's spent more than $100 on a capacitor if it helped, they'll tell you that it has. Why on earth would someone 'fess up' to wasting that much money on 'snake oil'. I've yet to see a capacitor increase the SPL in any system." (BABIN, 1998-2003, "BCAE")

 

Ou seja, tem muita discussão rolando sobre o fato do megacapacitor ser necessário ou digno de ser classificado no Inutilia Truncat (acabar com as inutilidades).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu poderia dizer pra vc subir a sintonia da caixa abrindo aquela janela no duto, mas isso faria com que o falante excursionasse mais ainda, pois o Fb subiria... :unsure:

Antes de tomar qualquer conclusão precipitada, teste outra caixa no sistema, mesmo que seje uma dutada comum e verifique se ocorre a mesma distorção... :legal:

As MTLs que eu fiz não deram esse tipo de problema não, mas não foram pra uso automotivo e sim pra tocar com potências profissionais, onde o fator de amortecimento é muito maior que o do Banda Ice, por isso os cones não descontrolam assim. :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acharia uma boa um filtro subsônico... se não der certo, envie sua caixa e amp pra que eu possa testá-lo e ver o que está acontecendo... depois eu te devolvo, tá? ;);)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que por enquanto, o mais fácil seria testar com outro amp.

:legal:

 

Depois, eu testaria em outra caixa. De preferência com um espaço livre maior atras do conj. magnetico de cada sub... Dando mais chances de excursionar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo, juntamente com o Dedé, fazer outra MTL de acordo com o que o sandrocafe3dc.jpg recomendou (e voce fez): fechando aquela parte ali dos trapézios. MAS eu vou aumentar o espaço do meio de 22cm para 26cm, para deixar os subwoofers mais "respirantes". Acho que isso não vai detonar o projeto da caixa, deixando-a inutilizada não.

 

E outra, o próprio sandrocafe3dc.jpg usa uma MTL para falantes 15"!... :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...