Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

100%sub

Vaso Auxiliar

Recommended Posts

Postado em
Caraca!!!

Resistor de 40W?!?!?!?? :o :o já achei o de 10W grande!!!!

Loucura total!!!!!!

O de 10W é redondo... o de 40W é quadrado dos lados... pouca coisa maior do que um de 10W, porém é mais largo.

Postado em
Eae irmão blz?

Cara, acho que esse seu tópico tem mais cara de ser Geral do Som automotivo, to movendo para lá, caso vc ache errada a atitude favor comunicar

Abraços

Acho que alguem descobriu o ctrl c + ctrl v :P :ol

Moderator Chapads DETECTOR :vts:vts

Postado em

Bom encontrei esse topico muito bom sobre vaso auxiliar e recarregadores...

Gostaria de saber se é possivel associar junto ao circuito fornecido pelo Kleber, um outro circuito q faça o corte de corrente qnd o vaso já estiver carregado?

Pois o circuito já seria automatico, sem precisar de ficar ligando e desligando o carregador...no mesmo processo de um alternador de carro...

Sds,

Marcelo

Postado em

Marcelo,

Qnd o vaso tá carregado o circuito vai diminuindo a corrente automaticamente.... ai é só vc tirar o borne + e colocar o multimetro em série.... verás que vai ficar perto dos 1A.... ai o vaso tá quase 100% carregado.... :legal:

Eu fiz as contas.... meu vaso 150A/h e o carregador: 5A = 30h de carga... deu certinho :legal:

Edit: O alternador fica mandando corrente direto p/ bat, não? ele não corta qnd a bat tá carregada, não, corta??? :blink:

Edit: 2.... saiu um h no lugar errado, ne murilo?

Abçs,

Rapha

Postado em
Marcelo,

Qnd o vaso tá carregado o circuito vai diminuindo a corrente automaticamente.... ai é só vc tirar o borne + e colocar o multimetro em série.... verás que vai ficar perto dos 1A.... ai o vaso tá quase 100% carregado.... :legal:

Eu fiz as contas.... meu vaso 150A/h e o carregador: 5A = 30h de carga... deu certinho :legal:

Edit: O alternador fica mandando corrente direto p/ bat, não? ele não corta qnd a bat tá carregada, não, corta??? :blink:

Edit: 2.... saiu um h no lugar errado, ne murilo?

Abçs,

Rapha

Então Rafha...

Era +ou- isso q tava pensando...fazer um circuito nos moldes de um alternado q parece ter um regulador de corrente, para evitar q a pessoa fique ligando e desligando o borne do carregador do vaso...tipo deixar lá e "esquecer".

Ja pensei num relé q só vai mandar carga qndo o carro estiver ligado...

Postado em
Fala leandro....

só lembrando.... tem q ser um q dê algo acima de 2V (acho q pode ser 3,8V) e 5A/h no máx.... não pode passar de 5A/h não.... quero sempre dar carga lenta..... :)

Explica melhor leandro.... :legal:

Abçs,

Rapha

vc vai precisar de um trafo 30n ou 30:1T é a relação do trafo...

e essa relação está pra 4V.

agora eu nao sei qual a resistencia da bateria, pra saber o quanto ela deve puxar de A/H...e nem sei se isso está correto

mas acho q se colocar uma lâmpada em série com a bateria possa ser q dê certo tentando fazer com q a corrente passe rapdamente pela bateria...mas vamos esperar os mas esperientes dar uma força

Opa, para a carga "controlada" (não usando o método de flutuação, como ocorre com a bateria principal, e onde não há controle de carga), podemos utilizar qualquer tensão acima da nominal. Digamos que seja 4V (estes tem que estar estabilizados, pra não alterar a corrente de carga). Pra se controlar a corrente, utiliza-se um resistor em série, e o valor deste independe da resistência interna da bateria. Então pra se ter 5A em 4V precisamos de um resistor de 0,8 ohms, e que suporte 20W no mínimo. Podemos então utilizar 4 resistores o mais próximo possível de 3R2 (acho q existe este valor comercialmente), cada um de 10W.

Na figura podemos ver o regulador de tensão formado por dois transístores de potência TIP41C (40W de dissipação cada) ligados em paralelo, e mais um transístor atuando como driver, que é um TIP41C. Para regular a tensão, temos um zener de 5,6V (perdemos 1,4V nas junções dos transístores, portanto teremos 4,2V na saída. Eu botei 5,1, mas omite isto... :P ). Este zener deve ser de 1W, e é polarizado por um resistor de 370 ohms (ou valor próximo... nunca lembro valores de cabeça... mas este projeto eu já tinha montado uma vez, estou me baseando nos componentes em que obtive bons resultados) de 1/4W.

O resistor R é o tal resistor de 0,8 ohms, ou valor próximo. Sugeri a associação dos 4 resistores, o que já teria excelentes resultados.

A entrada pode aperar facilmente entre 8 e 20V (o que não traria acréscimos significativos na temperatura). Como é de 12V, pode-se usar o próprio sistema elétrico do carro. A corrente consumida é de cerca de 2 ampéres, para a carga em 4V x 5A.

Por ser pequeno, o circuito pode ser montado num único dissipador de calor (DOS BONS). Eu sugiro o uso de cooler de computador, fazendo-se os furos pra parafusar os transístores, fica perfeito.

Quem for usar transformador, pra ligar na rede de 220V, vai ter que construir uma fonte completa (trafo + retificadores + filtro) e ligar... não é nada complicado. Neste caso, comprem um transsformador de 12+12V x 3A ou ainda 12V x 3A (neste caso, o retificador ganha + 2 diodos).

Divirtam-se.

5 reguladores 7805 daria pra substituir este circuito?

Tendo em vista q cada regulador fornece 1A.

Postado em

Hiiii Marcelo..... :(

Não sei cara.... quem fez foi o Kleber.... sei que esse ai ficou ótimo!!!!

Se quiser, compro as coisas e te envio.... :legal:

Tip 31C, Tip41C = R$1,50 (cada)

Resistor 3R3 = R$6 (os 4)

Led + Resistor = R$0,70

Placa de fenolite 10 x 10 = R$2,00

Percloreto = R$ 3,50

Diodo Zenner 5,6V / 1W = R$0,50

Resistor 380Ohms = R$0,20

Abçs,

Rapha

Postado em

zafira, tente, mas quase sempre eles torram, pois por instabilidade térmica uma junção vem a conduzir mais que a outra, que queima, entao passa mais corrente pelas outras que vao torrando... nem preciso dizer que precisa de resistor de equalização para cada um, né?

Postado em
Fala leandro....

só lembrando.... tem q ser um q dê algo acima de 2V (acho q pode ser 3,8V) e 5A/h no máx.... não pode passar de 5A/h não.... quero sempre dar carga lenta..... :)

Explica melhor leandro.... :legal:

Abçs,

Rapha

vc vai precisar de um trafo 30n ou 30:1T é a relação do trafo...

e essa relação está pra 4V.

agora eu nao sei qual a resistencia da bateria, pra saber o quanto ela deve puxar de A/H...e nem sei se isso está correto

mas acho q se colocar uma lâmpada em série com a bateria possa ser q dê certo tentando fazer com q a corrente passe rapdamente pela bateria...mas vamos esperar os mas esperientes dar uma força

Opa, para a carga "controlada" (não usando o método de flutuação, como ocorre com a bateria principal, e onde não há controle de carga), podemos utilizar qualquer tensão acima da nominal. Digamos que seja 4V (estes tem que estar estabilizados, pra não alterar a corrente de carga). Pra se controlar a corrente, utiliza-se um resistor em série, e o valor deste independe da resistência interna da bateria. Então pra se ter 5A em 4V precisamos de um resistor de 0,8 ohms, e que suporte 20W no mínimo. Podemos então utilizar 4 resistores o mais próximo possível de 3R2 (acho q existe este valor comercialmente), cada um de 10W.

Na figura podemos ver o regulador de tensão formado por dois transístores de potência TIP41C (40W de dissipação cada) ligados em paralelo, e mais um transístor atuando como driver, que é um TIP41C. Para regular a tensão, temos um zener de 5,6V (perdemos 1,4V nas junções dos transístores, portanto teremos 4,2V na saída. Eu botei 5,1, mas omite isto... :P ). Este zener deve ser de 1W, e é polarizado por um resistor de 370 ohms (ou valor próximo... nunca lembro valores de cabeça... mas este projeto eu já tinha montado uma vez, estou me baseando nos componentes em que obtive bons resultados) de 1/4W.

O resistor R é o tal resistor de 0,8 ohms, ou valor próximo. Sugeri a associação dos 4 resistores, o que já teria excelentes resultados.

A entrada pode aperar facilmente entre 8 e 20V (o que não traria acréscimos significativos na temperatura). Como é de 12V, pode-se usar o próprio sistema elétrico do carro. A corrente consumida é de cerca de 2 ampéres, para a carga em 4V x 5A.

Por ser pequeno, o circuito pode ser montado num único dissipador de calor (DOS BONS). Eu sugiro o uso de cooler de computador, fazendo-se os furos pra parafusar os transístores, fica perfeito.

Quem for usar transformador, pra ligar na rede de 220V, vai ter que construir uma fonte completa (trafo + retificadores + filtro) e ligar... não é nada complicado. Neste caso, comprem um transsformador de 12+12V x 3A ou ainda 12V x 3A (neste caso, o retificador ganha + 2 diodos).

Divirtam-se.

5 reguladores 7805 daria pra substituir este circuito?

Tendo em vista q cada regulador fornece 1A.

Se vc usar resistores na saída de cada um deles, pode sim... mas eu utilizaria 6 oa invés de 5, pois todos estariam no limite (1A).

No caso, cada resistor limitaria a corrente de saída a 1/6 da corrente, o que daria 0,830 mA. Logo, cada resistor teria valor de cerca de 6R (ou pouco acima... neste caso, nada abaixo disto). Um resistor em cada saída (pino 3) do 7805. Os pinos 1 de todos devem estar ligados juntos à entrada positiva da fonte de alimentação, e o pino 2 de todos devem estar ligados ao negativo da fonte de alimentação e ao negativo da bateria.

Postado em
Hiiii Marcelo..... :(

Não sei cara.... quem fez foi o Kleber.... sei que esse ai ficou ótimo!!!!

Se quiser, compro as coisas e te envio.... :legal:

Tip 31C, Tip41C = R$1,50 (cada)

Resistor 3R3 = R$6 (os 4)

Led + Resistor = R$0,70

Placa de fenolite 10 x 10 = R$2,00

Percloreto = R$ 3,50

Diodo Zenner 5,6V / 1W = R$0,50

Resistor 380Ohms = R$0,20

Abçs,

Rapha

Opa Rapha,

Te passei um MP.

Acho q esse material tem por aki sim :legal:

É q e tava querendo ver uma outra forma de deixar o circuito bem micro, mas vou usar o circuito do Kleber mesmo, q tbm é bem pequeno.

Vlw,

Marcelo

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...