Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EffemaN

Tratamento na porta

Recommended Posts

Postado em

Um trabalho seria aplicar manta asfáltica na lata da porta, evitando vibrações (na verdade, mudando a freqüência delas). Outro, seria direcionar o falante com um blafe de madeira. Por fim, isole, de alguma forma, as ondas traseiras do falante, deixando elas dentro da porta, sem sair.

Postado em

Muito bacana, acho que vou fazer isso na porta do meu civic pra acomodar os midbass do CS60K.

Resumindo é só colar manta no fundo da porta e na frente da porta?

Da pra fazer isso com o secador de cabelo? :)

[]'s

Postado em

E se aplicar alguma coisa como manta acrilica, ou lã de rocha? o resultado seria parecido? manta asfaltica é o mais indicado mesmo? ou tem algum outro material que seria mais top?

Paulo.

Postado em
E se aplicar alguma coisa como manta acrilica, ou lã de rocha? o resultado seria parecido? manta asfaltica é o mais indicado mesmo?

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A manta acrílica e lã de rocha servem pra amortecer as ondas, porque elas batem nas paredes da caixa e voltam contra o cone.

A manta asfáltica é pra 'engrossar' a parede da caixa (no caso, a porta) para que ela não produza som (na verdade, pra diminuir a intensidade e mudar a freqüência, já que algum som ela vai produzir pela vibração que as ondas produzidas pelo falante provocam nela)

Postado em

alguma chance de NÃO fazer DIY? achando a loja certa, o preço que vão te cobrar vai fazer DIY não valer a pena, por tudo o que vc tem que comprar, pelo trabalho, e principalmente pelas pontas de dedo queimadas.

Postado em
o preço que vão te cobrar vai fazer DIY não valer a pena, por tudo o que vc tem que comprar, pelo trabalho, e principalmente pelas pontas de dedo queimadas.

E outra. Como vc vai trabalhar com algo quente, se bobear detona a lataria do carro. Alguns dizem que vc deve aquecer a massa, e quando for colocar ela no carro, do outro lado da lata vc deve colocar uma toalha molhada, pra absorver o calor.

Fazendo numa loja, a preocupação é deles, e se der erro, te pagam a pintura/polimento da porta....

Postado em

Não conheço ninguem que faz aqui em Campinas, que alias tá cheio dos estaladores..

Eu devo procurar uma loja que seja expecializada em que? Eliminação de ruidos, blindagem, instalação de som, tunning? :P

[]'s

Postado em

Particularmente eu partiria pra uma idéia que tive olhando a porta do 206, e que é possível em qq carro...

Seria retirar o plástico que fica entre a porta e o painel frontal da porta (o acabamento), isolar com fita, esticar um pano tipo lençol, cortar os lugares da maçaneta e etc bem certinho, como é no plástico, e mandar resina, fazendo uma "tampa". Depois um reforço com fibra e resina por fora, pra engrossar. Por dentro da porta, se necessário, usar manta, mas pra maioria dos casos eu considero como não sendo necessário... talvez usar um pouco de absorvente tipo lã de vidro preso à lataria, mas em pequenas quantidades, pra evitar que as vibrações da porta produzam efeitos indesejados. Assim já traria bons resultados, pois tornaria a porta o mais próximo de uma caixa acústica possível, sem queimar os dedos.

Postado em
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

A manta acrílica e lã de rocha servem pra amortecer as ondas, porque elas batem nas paredes da caixa e voltam contra o cone.

A manta asfáltica é pra 'engrossar' a parede da caixa (no caso, a porta) para que ela não produza som (na verdade, pra diminuir a intensidade e mudar a freqüência, já que algum som ela vai produzir pela vibração que as ondas produzidas pelo falante provocam nela)

Cacius, aproveitando a questão dos materiais, de repente vc. já viu/ouviu/tentou alguma coisa parecida:

Eu usei feltro betumado (aquele com uma camada de betume acoplada) para diminuir um pouco o ruído dentro do carro (fiz isso no Santana), e pelo menos no assoalho melhorou bem. Acredito que seja o mesmo princípio da manta, talvez com menos eficiência mas bem mais fácil de "parar no lugar" - a clássica cola de sapateiro resolve. No assoalho eu usei no lugar do "pad" original, embaixo do carpete (a praga das infiltrações em Santana... quem tem sabe!), fiz quatro pads com um sanduíche de EVA por fora e feltro betumado por dentro. Andando "com" e "sem", vc. percebia que parte das ressonâncias iam embora.

Será que rola colocar feltro na porta, entre o plástico de proteção (chuva) e o verso do forro de porta?? No caso, tava pensando em colar no forro mesmo, pra deixar o acesso ao interior da porta (vidro, trava, etc) e o plástico livres.Vc. já viu ou ouviu algo assim??

[]s,

Postado em

Ricardo, baita coincidência, eu tou fazendo exatamente isso no meu, ainda não liguei os amps pra ver qual o resultado, mas road noise baixou um pouco, sim. só tá difícil de descobrir de onde eu tenho que tirar feltro pro forro de porta caber de volta no lugar (coloquei duas camadas, uma dobrada por cima da outra, o betume pro lado de fora, tudo colado com cola quente) , mas devagar vou resolvendo isso, pelo menos as duas já tão fechando.

tou fazendo mais pq os mids na porta tão dando todas as ressonâncias possíveis e imagináveis no forro, não adiantou nem aplicar manta asfáltica autoadesiva, dá(va) pra ouvir o contrabaixo E o forro da porta tocando juntos. ;) vamos ver se agora melhora, entre amanhã e quinta devo testar.

usei cola quente também pra fixar a manta no lugar nos forros de porta, assim se quiser tirar (quando for vender o carro, p/ex) fica mais fácil do que usando cola de sapateiro... eu acho.

Postado em
Ricardo, baita coincidência, eu tou fazendo exatamente isso no meu, ainda não liguei os amps pra ver qual o resultado, mas road noise baixou um pouco, sim. só tá difícil de descobrir de onde eu tenho que tirar feltro pro forro de porta caber de volta no lugar (coloquei duas camadas, uma dobrada por cima da outra, o betume pro lado de fora, tudo colado com cola quente) , mas devagar vou resolvendo isso, pelo menos as duas já tão fechando.

tou fazendo mais pq os mids na porta tão dando todas as ressonâncias possíveis e imagináveis no forro, não adiantou nem aplicar manta asfáltica autoadesiva, dá(va) pra ouvir o contrabaixo E o forro da porta tocando juntos. ;) vamos ver se agora melhora, entre amanhã e quinta devo testar.

usei cola quente também pra fixar a manta no lugar nos forros de porta, assim se quiser tirar (quando for vender o carro, p/ex) fica mais fácil do que usando cola de sapateiro... eu acho.

Blz Supersônico!!!

Então, essa é uma das coisas que tou planejando pro próximo carro. É que provavelmente vou montar um midbass na porta (e2k 6") e o kit 5" no pezinho, e pretendo usar feltro betumado mesmo pra manter as vibrações sob controle.

Tomara que funcione (tanto pra aumentar a carga do forro como pra vc. poder fechar a porta... :P ), aí já fica como uma alternativa pra manta. Tou torcendo pra funcionar aí!!! A idéia da cola quente é boa, eu nunca usei (tenho que tomar vergonha e comprar uma pistolinha destas qqer hora).

Só por curiosidade, em que carro vc. tá fazendo isso??

Postado em

ahh eu tentei o diy com manta adesiva.... nao saiu o esperado

a manta adesiva funcionou na folha da porta, mas nao no fechamento interno, pq ela é muito mole e nao deu pra colar legal.

nesse caso acho q vale uma viagem a sampa, agende com quem sabe e faça.

ahh.. já penso o preju de uma pintura de porta? depois na hora de vender o carro todo mundo dizendo q o carro foi batido...

Postado em
Eu usei feltro betumado

O princípio é o mesmo da manta asfáltica. É um material do tipo 'massa'. Não sei quanto à eficiência, se é melhor ou pior, mas a técnica é a mesma. :legal:

Postado em

Ricardo, é um Golf nacional. na verdade não estou usando como substitutivo da manta na lataria, essa eu apliquei (aplicaram pra mim :P) duas ou três camadas na parte de fora (lataria externa, por dentro).

além da manta, colei uma faixa (2cmx5cm) de espuma de densidade 33 (a maior q consegui comprar) num círculo por fora da telinha embutida na folha da porta, pra tentar fazer o som emitido pro mid se projetar só pra frente e não preencher o espaço entre o miolo e o forro (folha) da porta. não sei se vai funcionar, pq as frequências que uso nos mids são pouco direcionais (corte em 300 Hz 12 dB/oitava, Linkwitz-Riley), mas tá valendo a tentativa.

Postado em
Ricardo, é um Golf nacional. na verdade não estou usando como substitutivo da manta na lataria, essa eu apliquei (aplicaram pra mim :P) duas ou três camadas na parte de fora (lataria externa, por dentro).

além da manta, colei uma faixa (2cmx5cm) de espuma de densidade 33 (a maior q consegui comprar) num círculo por fora da telinha embutida na folha da porta, pra tentar fazer o som emitido pro mid se projetar só pra frente e não preencher o espaço entre o miolo e o forro (folha) da porta. não sei se vai funcionar, pq as frequências que uso nos mids são pouco direcionais (corte em 300 Hz 12 dB/oitava, Linkwitz-Riley), mas tá valendo a tentativa.

opa opa opa, dessa gambiarra eu não sabia! Será que funciona pra mim que tenho um mid que toca até 3500hz lá dentro da porta? :unsure:

Postado em

O PROBLEMA É QUANDO CHOVE POIS ESSES TIPOS DE LANS ABSORVEM AGUA, AI PODE APARECER FERRUGEM COM O TEMPO POIS FICARIA UMIDA POR MUITO TEMPO.

O PROBLEMA DA MANTA É PQ ELA É BASTANTE PESADA, E ISSO INFLUENCIA BASTANTE NOS CARROS DE MOTORIZACAO 1.0, TIRANDO CAIXA, AMPL, ACABAMENTOS, E NÓS MESMOS...

ACHO QUE O MAIS CORRETO SERIA AQUELA ESPONJA QUE JA VEM NA PORTA, P/ COLOCAR NA LATARIA E NUS ANEIS DE MDF P/ O MID.

:legal:

Postado em
EffemaN, nem secador de cabelo, nem soprador térmico... pra aquecer grandes porções de manta asfáltica, precisa de maçarico mesmo, nenhum dos outros dois dá conta (been there, tried that).

Diz aí....

Logico que dá para aplicar manta asfaltica com soprador.....vai demorar um pouco mais , mas o resultado será o mesmo.....acho que eh ate melhor pq usar maçarico perto de carro, estofado , lataria da porta, não é uma boa ideia......pelo menos eu acho....mas o meu eu fiz com soprador e saiu tudo tranquilo..... :legal:

Abraço

Helio

Postado em

Enfim, alguem sabe a tecnica correta de aplicagem de manta asfaltica?

[]'s

PS: Que loja em são paulo faz um serviço bom e preço não extorsivo?

Postado em

Guilherme, ainda não testei, quando o fizer te aviso. O prospecto tá bom, o forro da porta tá bem mais "morto" ao toque do que quando só tinha a manta autoadesiva, mas quero ouvir antes de tecer qq comentário...

o q o danielc.m cantou também é verdade, acho q só os donos de Golf/Bora IV e Passat B5 estão livres disso, pq o forro/folha é isolado da parte externa da porta por um "miolo" onde vão os falantes. se for colocar o feltro betumado, então, que se mantenha aquele filme plástico/espumado, e que se coloque o feltro PRA DENTRO dele, pra não correr risco. se molha, bota manta, se não, bota feltro (ou não, ainda vou testar!)

e Helio, dar, dá, mas um soprador dos mais baratos custa 120 paus, e mantê-lo ligado pra aquecer uma placa de manta de quase 1m² até o asfalto derreter, a uma, é arriscado pro soprador que não tem potência pra tudo isso, e a duas, é ruim pra aplicar pq vc tem que ir esquentando por área, chega na hora de aplicar a manta já solidificou de volta... por isso que eu tou insistindo tanto pro pessoal dar na mão de quem manja, pq a primeira vista pode parecer fácil, mas aplicação exige, além de um certo know-how, infraestrutura e possibilidade de contorno de problemas, que a maioria dos DIYers não tem.

Postado em
O PROBLEMA É QUANDO CHOVE POIS ESSES TIPOS DE LANS ABSORVEM AGUA, AI PODE APARECER FERRUGEM COM O TEMPO POIS FICARIA UMIDA POR MUITO TEMPO.

:legal:

Daniel, eu tou pensando em aplicar o feltro entre o plástico que "fecha" os mecanismos da porta e o forro dela (eucatex, o acabamento que a gente vê por dentro do carro), não pro lado de dentro dela não. Sou doido, mas num sou louco... :P !!! pro lado "de dentro" tem que ser material apropriado, pq pega água msm...

Pelo menos no Santana, toda a água ficava pra trás do plástico, fiz a experiência de ir ao lava-jato (água sob pressão) sem ele (qdo estava montando umas "caixinhas" seladas na porta) e com ele (sem o forro). Sem ele realmente vem MUITA água pra dentro, tanto que nem tive coragem de montar os mids sem proteção.

Agora, não sei se todo carro é assim... imagino que seja, já que o Santana não é um primor de acabamento ou vedação, e mesmo assim não passava água pro forro se tivesse o plástico não.

Sobre a espuma, gostei da idéia e vou tentar fazer na próxima... vejo se consigo uma espuma bem densa e mando em volta do baffle de MDF.

Valeu!!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...