Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alberto.moco

para os audioffs de plantão

Recommended Posts

Postado em

:+1 demorou um pouco mais enfim consegui um hospedeiro para as minhas fotos , espero que sejam de grande serventia para aqueles que vão engressar em campeonatos de qualidade de som automotivo seguem duas curvas uma tirada um dia antes do campeonato e outra no dia com o RTA da IASCA uma curva plana nos limites do carro postem suas opniões :+1

o endereço é http://roselileandra.fotos.uol.com.br/ clicar em campeonato (link corrigido)

Postado em
:+1 demorou um pouco mais enfim consegui um hospedeiro para as minhas fotos , espero que sejam de grande serventia para aqueles que vão engressar em campeonatos de qualidade de som automotivo seguem duas curvas uma tirada um dia antes do campeonato e outra no dia com o RTA da IASCA uma curva plana nos limites do carro postem suas opniões :+1

o endereço é www.roselileadra.fotos.uol.com.br clicar em campeonato

Está constando "página não existente"... :(

Postado em
:vts me desculpem o end esta errado faltou uma letra  este aqui esta correto

link

www.roselileandra.foto.uol.com.br

já tinha tentado assim e não saiu... testa o endereço aí antes de postar... ;)

:vts me desculpem pela falta de pratica mas com o tempo vou melhorar . o link correto é este

http://roselileandra.fotos.uol.com.br

depois é só clicar em campeonato

Postado em
...e outra no dia com o RTA da IASCA uma curva plana nos limites do carro

O que significa uma "curva plana nos limites do carro"?

Um abraço,

Renato

P.S. e não é porque a IASCA dá uns pontinhos a mais pela resposta de frequencia plana, que ela é auditivamente mais agradável. Muito pelo contrário, a resposta de frequencia plana não é nada confortável (auditivamente), pois a impressão é de que há um excesso de médios e falta de subgraves/agudos.

Postado em

Um abraço,

Renato

P.S. e não é porque a IASCA dá uns pontinhos a mais pela resposta de frequencia plana, que ela é auditivamente mais agradável. Muito pelo contrário, a resposta de frequencia plana não é nada confortável (auditivamente), pois a impressão é de que há um excesso de médios e falta de subgraves/agudos.

:huh: caro amigo estes pontinhos a que vc se referiu faz a diferença, e como vc mesmo pode observar como é que um carro com picode 6 dbs :+1 em 16k tem falta de agudo

Postado em

Poxa Alberto, os peitinhos ficaram realmente muito show...

Qual full vc está usando ai?

Eu concordo com o yamane que nem sempre o melhor som está tirado no rta...

É que como você participa da Iasca, eles tem certos critério de avaliação como a curva de resposta, mas EU não considero uma curva plana como a melhor coisa pro meu ouvido.. salvo uma ou outra instalação que já ouvi...

Ah, parabéns pelo trabalho...

Postado em

É que como você participa da Iasca, eles tem certos critério de avaliação como a curva de resposta, mas EU não considero uma curva plana como a melhor coisa pro meu ouvido.. salvo uma ou outra instalação que já ouvi...

B) ola

estou usando full range fostex, e quanto a curva plana e so perguntar para quem ouviu meu carro no dia do campeonato , pois sou suspeito em falar :legal:

Postado em

B) ola

estou usando full range fostex, e quanto a curva plana e so perguntar para quem ouviu meu carro no dia do campeonato , pois sou suspeito em falar :legal:

B) agradeço a quem concertou meu link inicial é que eu me atrapalhei um pouco mas prometo colocar fotos interessantes , e espero que o mogar veja esta curva para ver sua opniaõ :legal:

Postado em

Um abraço,

Renato

:huh: caro amigo estes pontinhos a que vc se referiu faz a diferença, e como vc mesmo pode observar como é que um carro com picode 6 dbs :+1 em 16k tem falta de agudo

Calma... eu não estou criticando o seu som, fique tranquilo.

O que eu disse é que a resposta plana não agrada a maioria do pessoal.

SE a resposta de frequencia estiver plana entre 20Hz e 20kHz, a maioria do pessoal sentirá falta de subgraves/agudos e excesso de médios.

Inclusive muitos competidores da IASCA na década de 90 (eu não acompanho mais os campeonatos da IASCA atualmente) que possuiam processadores/equalizadores digitais tinham 2 regulagens na memória do equipamento. Uma para a avaliação subjetiva e outra para o RTA.

Pelas curvas de Robinson & Dadson, para médios níveis de pressão sonora você precisaria de:

+8dB entre 6kHz e 10kHz,

+15dB em 40Hz (ou se preferir até 20Hz então seria necessário +32dB!)

-10dB (atenuação) entre 3kHz e 5kHz.

Aí sim o nosso ouvido teria uma sensação de resposta plana.

Um abraço,

Renato

P.S. se considerarmos as perdas auditivas devido a idade, aí precisaríamos de muito mais reforço nas altas frequencias, portanto se você tiver 25 anos e o juiz tiver 60 anos, pode ter certeza que ele sentirá falta de médios e agudos, enquanto que o som ideal para ele possuirá um excesso de médios e agudos para você.

E se um dia a sua namorada reclamar que o som do seu carro está com excesso de médios e agudos, não discuta com ela, pois as mulheres possuem uma perda auditiva muito menor que os homens nas altas frequencias.

Postado em

Vou discordar de vc Yamane.

A funcao do sistema de som de qualidade eh apenas transportar o ambiente de gravacao para o ambiente de reproducao, sem alterar o som, ou seja, sem reforco nem deficit em nenhuma frequencia.

Se um piano tem um certo som, ele tem que soar da mesma forma no carro, mesmo que o ouvinte nao ache o som mais bonito. Nao eh uma questao de achismo, e sim de encontrar a fidelidade.

Eh comum um sistema "forcado" a ficar plano soar esquisito, pois os equalizadores sempre interferem no sinal, e quanto mais vc forcar, mais o eq vai estragar o som. Os sistemas onde a resposta plana eh naturalmente obtida, o som fica muito mais agradavel, sem contar que detalhamento e etc sao bem melhores. Alem do que, o RTA soh avalia equilibrio espectral e NAO TIMBRE.

Postado em

soh uma perginta, nesse RTA, pra conseguir tal curva, foi utilizado algum processamento?

caso nao, isso nao seria unir o util ao agradavel? jah q sem a utilizaçao do EQ ou outro processamento, o som fica mais detalhado e mais definido...

Postado em
Vou descordar de vc Yamane.

Não seria "discordar" ???

exato....

no calor da discussao eu escrevi errado....

Mas eu penso como você Mogar... creio que quanto mais mechemos no som, mais estranho ele fica... também acho que o som deve ser FLAT, independendo se o som do PIANO vai sair como eu queria ou se vai sair como deve ser...

O som deve sair como ele é... e não como queremos que ele seja...

Também acho que RTA é uma base comparativa bem valiosa porém não suficiente!

Abraços!

Postado em

exato....

Mas eu penso como você Mogar... creio que quanto mais mechemos no som, mais estranho ele fica... também acho que o som deve ser FLAT, independendo se o som do PIANO vai sair como eu queria ou se vai sair como deve ser...

O som deve sair como ele é... e não como queremos que ele seja...

Também acho que RTA é uma base comparativa bem valiosa porém não suficiente!

Abraços!

:P até que enfim um bom nivel de discussões legal tomara que permaneça assim :legal:

Postado em

exato....

Mas eu penso como você Mogar... creio que quanto mais mechemos no som, mais estranho ele fica...

De novo o sujo falando do mal lavado!! hehehe....

Mexer, com x, logo.....

Desculpe alberto, mas eu não podia deixar passar mais essa!!!

Segunda vez, que o cara tenta consertar e piora a situação!!!

Postado em

exato....

Mas eu penso como você Mogar... creio que quanto mais mechemos no som, mais estranho ele fica...

De novo o sujo falando do mal lavado!! hehehe....

Mexer, com x, logo.....

Desculpe alberto, mas eu não podia deixar passar mais essa!!!

Segunda vez, que o cara tenta consertar e piora a situação!!!

Uahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Eu pego no pé de um... e logo vem outro pegar no meu!!!

Que falta de atenção a minha!

Credo!

Uahahahahahahahahaha!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...