Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

novo teste de amplificadores

Recommended Posts

Tambem apóio totalmente a idéia, principalmente se forem testar os amps que a maioria tem aqui no fórum, tipo o power one, 1200d, corzus 1002, ice, etc.

Para este tipo de aplicacao seria MUITO mais relevante uma medicao de potencia do que um teste de qualidade de som.

Quanto a comparar Banda, Audiobank, etc, depois a galera reclama do resultado. Num teste subjetivo eh comparado o som reproduzido com um real, e nao comparado som de amplificador x com som do amplificador y, e tb nao entra gosto pessoal. Quem nao assistiu alguma vez uma apresentacao de jazz ao vivo, ou de musica erudita e nao tem um ouvido mto bom (a maioria nao tem, ateh eh uma questao biologica/genetica ter um ouvido bom) nao vai entender o resultado.

Porque não coloca o tão falado Classe-T da Blaupunkt PA-2150 de 2x150wrms em 40hms nesse teste !?

Eh um modelo fora de linha, e mto dificil de se obter aqui, entao acho complicado vc botar na briga um amp que nao eh qualquer um que vai encontrar para comprar. E o modelo novo nao sei se tem por aqui, nem o preco.

Mas eh um amp que quando novo custava lah fora mais de 300 dolares, eh um amp que custaria facilmente mais de 2000 reais por aqui quando em producao, entao tem obrigacao de tocar bem.

Ah, ouvi dizer que tem um "similar nacional" desse modelo, mas que apesar do mesmo numero de modelo, nao seria por dentro o mesmo amplificador, e nao se sabe (provavelmente nao) se tem a mesma qualidade do que o vendido lah fora.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah, ouvi dizer que tem um "similar nacional" desse modelo, mas que apesar do mesmo numero de modelo, nao seria por dentro o mesmo amplificador, e nao se sabe (provavelmente nao) se tem a mesma qualidade do que o vendido lah fora.

Já procurei em todas os distribuidores aqui de Sampa...

Tem um aqui na Francisco Morato que o dono é meu amigo, então pedi que se chegassem os amps(tem 2 modelos, com specs totalmente diferentes dos gringos) ele me ligasse p/ eu ir lá e testar no meu carro.

O cara nem deu esperanças. Disse que nunca viu esse amp, a Blaupunkt nunca ofereceu, não consta em tabela nenhuma, resumindo, essa linha nacional não existe.

Mas enfim, não tem pq incluir o modelo gringo no teste.

Como o Mogar disse, é um amp fora de linha, fo** de trazer... é encrenca...

[]

Compartilhar este post

Link para o post

acho q um testes desses eh totalmente valido, seria legal tb, testar outros amos (cada um em sua categoria, eh logico)

vlw ae!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Legal! Adoro testes! Acho q deveríamos ter mais testes, sei lá, serve até como uma defesa do consumidor.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que se os testes forem realmente cegos, tem que incluir todos os amplificadores possiveis, para acabar com esse papo de mitos que sempre geram discussoes bobas aqui no forum.

teste cego, sem puxa saquismo para marca nenhuma, com todos os amplificadors possiveis sendo testados

quanto a este papo de fabricante nao gostar do teste, viagem do departamento juridico deles, testar comparativamente produtos e divulgar é algo que qualquer consumidor pode fazer sem problemas, inclusive para quem nao conhece, existe uma revista chamada pro-teste, que faz testes dos mais variados sobre todos os produtos possiveis e imaginarios

acho tambem que dessa vez o teste deveria ser feito em um carro, e nao em casa, afinal de contas é onde escutamos estes amplificadores

Compartilhar este post

Link para o post
acho tambem que dessa vez o teste deveria ser feito em um carro, e nao em casa, afinal de contas é onde escutamos estes amplificadores

O problema eh em qual carro..... Jah que hi-end mesmo ninguem aqui tem.

Compartilhar este post

Link para o post
...potência somente seria a declarada pelo fabricante, pois o que importa é tocar com fidelidade e controle!

Olá Luizinho,

seu eu te apresentasse um amplificador de 50W RMS, mas que na verdade fornecesse somente 3W RMS, você compraria ele?

Se o fabricante divulga que o amp fornece 50W, ele DEVE fornecer 50W.

Que história é essa de fazer "vista grossa" para o quesito potência?

Quem disse que a potência é despresível em sistemas de qualidade? E o headroom???

Isso se chama credibilidade. Se o fabricante divulga que o amp fornece 50W, mas na verdade ele fornece somente 3W, ele cai em descrédito, pois quem garante que as demais características do amplificador sejam realmente como as informadas pelo fabricante, já que o Slew Rate e Damping Factor (por exemplo) são mais difícies de serem medidos do que uma simples potência.

O importante é que o amp "toque legal" e a potência não importa? Então, por analogia, você compraria uma embalagem de Arroz Cultivado pelas Virgens do Olimpo que informa possuir 50Kg, mas que na verdade possui apenas 20gramas?

Ou seja, é o melhor arroz do mundo, mas a embalagem divulga que há 50Kg de arroz, mas você leva somente 20 gramas!

Eu não aceito que o fabricante faça o consumidor de otário!

Minha dica seria a seguinte:

- Antes de colocar os amps na bancada deveríamos discutir qual seria a metodologia utilizada nos testes, por exemplo, no caso do teste subjetivo haveria pessoal qualificado e experiente que seguiriam os padrões da IASCA (ou coisa parecida). No caso do teste de potência seria seguido a norma IEC60268-3. No caso do Slew Rate, ele seria medido em 20kHz a 0dB. No caso do Damping Factor ele seria medido ao reproduzir um sinal de 50Hz.

Um abraço,

Renato

P.S. Marcelo, você poderia selecionar os amplificadores pelo custo do Watt, ou seja, seriam testados apenas amps que custem mais de R$5/Watt (com referência a potência divulgada). Sei lá... foi apenas uma sugestão que me veio na mente agora.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema eh em qual carro..... Jah que hi-end mesmo ninguem aqui tem.

acho que mesmo sem ser hi end, podemos pegar os carros que toquem melhor do pessoal daqui, para servir de parametro para os testes

o do Mdiana parece que é top, o do ronie, e varios outros ai

Compartilhar este post

Link para o post

acho interessante a ideia do teste, mas gostaria que fizessem dois testes, um com amplificadores Hi-END, esses dai acima de R$ 1000,00 utilizados pra sistemas hi-end..

E os utilizados pela galera aqui, BANDA, CORZUS, ROADSTAR, AQUARIUS, AUDIOBANK, mas analizar as metodologias utilizadas no teste e de preferencia fazer o teste por:

1-Categorias!

pra nao compararem um BANDA 2.4 com um ROADSTAR 1200RD

comparando amplificadores com preços e potências parecidos!

2-Fazer o teste atraves de normas e postar resultados

3-Ter um comentário pessoal (dos membros do forum, tipo RONIE, MOTI, e o pessoal que estiver presente no teste) a respeito do produto, sem precisar dar nota x ou y pro produto (porque isso pode ser comprometedor)

Ai teriamos o teste classificado por categoria, teriamos o resultado "de bancada" e uma opinião pessoal de alguem a respeito do produto, só pra termos uma referencia..

o que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Mt bom !! isso q quis dizeR! teste claro com banca e comentarios de respeito!

to completamente de acordo!

abraços T+

Compartilhar este post

Link para o post
2-Fazer o teste atraves de normas e postar resultados

Acho que teste audiofilo nao tem norma oficial. Mas um audiofilo sabe avaliar.

Toda comparacao feita deve ser com referencia em um instrumento real, e nao equipamento versus equipamento. O melhor serah aquele que mais se aproximar da reproducao de um instrumento real, de acordo com criterios, que dentro da subjetividade, eliminem gosto pessoal.

o do Mdiana parece que é top, o do ronie, e varios outros ai

Mesmo esses carros tem deficiencias que podem camuflar algumas virtudes de alguns amplificadores, afinal sao sistemas que nao soh privilegiam precisao tonal, como altura de palco tb. Num sistema residencial facilmente se consegue algo que toque muito melhor que um sistema automotivo, e assim, revelar as nuances de cada amplificador. Que por mais que argumentem que o amplificador tem que tocar bem no carro, o teste nao pode ser polarizado pelo sistema instalado no carro nem pela instalacao.

Na minha opiniao, para o teste em carro ser valido, precisariamos de no minimo 3 carros com configuracoes e conceitos de instalacao completamente diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a teste de fidelidade (de audio, nao o daquele programa de tv :) ) acho q o pessoal ja deu bastante ideia e acho q o procedimento ja amadureceu bastante.

Mas tambem acho justo que o pessoal de outras categorias tenha um teste tambem, ja que a grande maioria compra banda, corzus, roadstar e similares. Como a ideia é não causar problemas mas tentar trazer mais informacoes para os atuais e futuros consumidores, que tal tentar entrar em contato com os fabricantes nacionais, como banda, corzus, audiobank etc, para ver se eles concordam em participar do teste (nesse caso dentro das normas citadas pelo Yamane e com afericao de potencia, ja q eh um item importante para outras categorias) ?

Compartilhar este post

Link para o post

concordo com o piston

ou entao fecha tudo e chama de forum do SQ.

nesse aspecto acho os usuarios de equipamentos populares relegados a 2.o plano.

é como se o jornal do carro não mais comparasse corsa x palio x gol, e somente Classe E x série 5 x crossfire...

acho valido os testes e os reviews dos usuarios, nao só em amps, como em falantes players etc, isso ajuda o usuario.

edit

e tb acho importantissimo o fado dito pelo yamane, se um fabricante esconde a pot real d eum amp o que nao dira dos outros fatores.

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao fiz nenhuma discriminacao quanto aos produtos mais em conta. mas o teste que o moti fala pelo que entendi eh de qualidade de som. pelo menos eh esse que a galera aqui do forum tem condicoes (local, equipamentos) para fazer.

botar audiobank, banda, corzus, etc na roda acho super valido, o unico problema eh que depois o pessoal fica polemizando quanto ao resultado, pq quem tem geralmente acha maravilhoso, mas na hora de comparar com um instrumento de verdade, ai que o bixo pega, mais ainda se quem estiver avaliando tiver ouvido bem treinado.

Compartilhar este post

Link para o post

A unica coisa polemica q acho q vai ter eh uma surpresa pelo lado do cara q gostava do amp q ele tinha e q na verdade naum tocava como ele queria... mesmo assim ele vai agradecer em saber q tb foi enganado e aprender com os q tem um ouvido apurado como fazer pra melhora o seu sistema ou aprender o q eh valido ou naum em termos de palco, precisao, clareza, ataque e coisas q todos os sistemas mesmo fracos tem ... A Iasca naum eh assim pra SQ? eles naum ajudam os competidores a melhora o seu esquema em todas as competiçoes! agente aqui no forum podia se ajudar atraves desses testes... com certeza vai rola um respeito dos com pouca experiencia em relação aos q tem experiencia e bons ouvidos ... afinal de contas tem gente aqui no forum com mais de 15 anos de experiencia ou varias competiçoes nas costas q merecem ser respeitados e ouvido assim como um juiz da Iasca!

Q os testes começem!!!!!! abraços a todos! T+

Compartilhar este post

Link para o post

Animal a iniciativa!

Creio que a idéia de testar amplis voltados para SQ é deveras válida!

Mesmo porque o início da discussão deve-se ao fato de que o Ri7 fez um review de ampli voltados pra SQ.

É uma ótima tirar a limpo tudo o que os fabricante dizem e tudo o que é real...

Parabéns aos que são entusiastas dessa causa e meus incentivos aos mesmos!

Compartilhar este post

Link para o post
eu nao fiz nenhuma discriminacao quanto aos produtos mais em conta. mas o teste que o moti fala pelo que entendi eh de qualidade de som. pelo menos eh esse que a galera aqui do forum tem condicoes (local, equipamentos) para fazer.

botar audiobank, banda, corzus, etc na roda acho super valido, o unico problema eh que depois o pessoal fica polemizando quanto ao resultado, pq quem tem geralmente acha maravilhoso, mas na hora de comparar com um instrumento de verdade, ai que o bixo pega, mais ainda se quem estiver avaliando tiver ouvido bem treinado.

nao quis dizer que estamos discriminando alguem e entendo o objetivo do Moti... apenas que podemos estar esquecendo de alguem.

claro q nao acho q deva-se misturar as bolas e avaliar fidelidade de um ice, por exemplo, mas acho que assim como gostariamos de saber qual amp de uma categoria reproduz melhor, muita gente gostaria de saber qual amp em outra categoria entrega mais potencia.

quanto a discussoes, nao tem jeito. Nao eh por causa de potencia, fidelidade ou o que for q surgem as discussoes mais ferrenhas. Elas surgem por pre-disposicao das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho válido os testes com os mais simples tb...

Comprei um JBL GTO755.6, se quizerem mando pra bancada... gostaria de ver os resultados dele... só q só chega em janeiro... mas to a disposição pra qualquer coisa...

Compartilhar este post

Link para o post
A Iasca naum eh assim pra SQ? eles naum ajudam os competidores a melhora o seu esquema em todas as competiçoes!

Na verdade não é bem assim né...

[]

Compartilhar este post

Link para o post

O Moti sugere um teste com amplis pra SQ e tem gente aqui oferecendo boosters!!!

Uahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

De onde vem esse pessoal do fórum!?

De outro planeta?

Impressionante...

Fala-se de qualidade e retruca-se de potência...

Fala-se de amplis que custam mais de 1000 reais e retruca-se de amplis que não custam nem 500...

Fala-se de amplis para SQ e retruca-se de amplis para SPL...

Será que estou doido?

Ou alguém aqui tá falando grego?

Compartilhar este post

Link para o post
O Moti sugere um teste com amplis pra SQ e tem gente aqui oferecendo boosters!!!

De onde vem esse pessoal do fórum!?

De outro planeta?

Impressionante...

Fala-se de qualidade e retruca-se de potência...

Fala-se de amplis que custam mais de 1000 reais e retruca-se de amplis que não custam nem 500...

Fala-se de amplis para SQ e retruca-se de amplis para SPL...

Será que estou doido?

Ou alguém aqui tá falando grego?

Tem mundos que soh temos a ideia da dimensao a partir do momento em que o conhecemos....

Compartilhar este post

Link para o post

Se preciso for!

E vc?

O mesmo com o seu?

Abraços Crasher...

Se me for solicitado, não vejo pq não!

Aliás, eu falei de brincadeira a outra msg, nem sei qual o seu amp! :P

Que amp vc possui Dereg?

[]

Compartilhar este post

Link para o post

Se preciso for!

E vc?

O mesmo com o seu?

Abraços Crasher...

Se me for solicitado, não vejo pq não!

Aliás, eu falei de brincadeira a outra msg, nem sei qual o seu amp! :P

Que amp vc possui Dereg?

[]

Vc vai se mijar de rir!!!

Tenho dois boosters... dois kit 2 vias no carro... (Hurricane)... dois woofers... 6 cornetas... 2 ST...

Uahahahahahahaha!!!

Agora, que to nessa de SQ...

Vai tudo pro saco e vou comprar ampli novo...

To na dúvida se compro o novo FLAT ou o Clean...

Escutei os dois e me agradei pelos dois...

Mas vou pensar bem antes de comprar um ou outro...

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...