Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

GGG

Micro-relês

Recommended Posts

Postado em

Fala povo!

Esses dias descobri que meu amp (AB-4050), que esta numa lateral em MDF no porta-malas, qdo exigido por mt tempo em potencia maxima esquenta uma barbaridade... acredito que seja falta de ventilaçao, ja que a lateral nao conta com nenhuma saida ou entrada de ar, apesar de todo o dissipador da carcaça estar para fora da lateral, exposto

o amp esta sendo usado pra empurrar o kit da frente (e2k sem tw, que queimou :() e o sub em bridge (Premium !!e Export 12" BS 4 ohms)... alimentaçao superdimensionada pois esta previsto mais um amp no futuro com 25mm² no positivo e 16mm² no negativo, cabos de falante ok.

entao resolvi que para o bem da saude do meu sistema, preciso providenciar urgentemente uma ventilaçao forçada... ja tenho 3 fans, sendo que pretendo usar somente uma delas, de 8x8cm injetando ar frio pelo topo da lateral diretamente acima do amp

até ai foi só pra explicar a situaçao... a duvida é a seguinte... eu comprei um micro-rele para 12Vcc com 2 controles independentes, sendo que em um deles vou ligar somente o amp e um led indicador de funcionamento, a bobina vou alimentar com o remote, e o segundo controle vou usar para ligar os sistemas auxiliares, que a principio vai ser só a ventilaçao forçada, mas futuramente vem mais algumas coisas, como iluminaçao com leds SB e medidor de nivel da bateria qdo o segundo amp vier... o segundo controle tb vai ter um led indicador d funcionamento e todas as linhas positivas serao protegidas por fusiveis d 1A

alguem ja usou esses micro-reles em sou automotivo? eles sao confiaveis ou é melhor eu comprar um rele grande mesmo? o cara da loja me disse que o rele aguenta até uns 10A em 12Vcc... nao achei nada sobre esse tipo de rele pesquisando!!

foto do micro-rele do lado d uma tampa d caneta BIC pra comparar o tamanho... nao liga nao que minha webcam é uma m****...

post-5-1097710211.jpg

Postado em
Fala povo!

Esses dias descobri que meu amp (AB-4050), que esta numa lateral em MDF no porta-malas, qdo exigido por mt tempo em potencia maxima esquenta uma barbaridade... acredito que seja falta de ventilaçao, ja que a lateral nao conta com nenhuma saida ou entrada de ar, apesar de todo o dissipador da carcaça estar para fora da lateral, exposto

o amp esta sendo usado pra empurrar o kit da frente (e2k sem tw, que queimou :() e o sub em bridge (Premium !!e Export 12" BS 4 ohms)... alimentaçao superdimensionada pois esta previsto mais um amp no futuro com 25mm² no positivo e 16mm² no negativo, cabos de falante ok.

entao resolvi que para o bem da saude do meu sistema, preciso providenciar urgentemente uma ventilaçao forçada... ja tenho 3 fans, sendo que pretendo usar somente uma delas, de 8x8cm injetando ar frio pelo topo da lateral diretamente acima do amp

até ai foi só pra explicar a situaçao... a duvida é a seguinte... eu comprei um micro-rele para 12Vcc com 2 controles independentes, sendo que em um deles vou ligar somente o amp e um led indicador de funcionamento, a bobina vou alimentar com o remote, e o segundo controle vou usar para ligar os sistemas auxiliares, que a principio vai ser só a ventilaçao forçada, mas futuramente vem mais algumas coisas, como iluminaçao com leds SB e medidor de nivel da bateria qdo o segundo amp vier... o segundo controle tb vai ter um led indicador d funcionamento e todas as linhas positivas serao protegidas por fusiveis d 1A

alguem ja usou esses micro-reles em sou automotivo? eles sao confiaveis ou é melhor eu comprar um rele grande mesmo? o cara da loja me disse que o rele aguenta até uns 10A em 12Vcc... nao achei nada sobre esse tipo de rele pesquisando!!

foto do micro-rele do lado d uma tampa d caneta BIC pra comparar o tamanho... nao liga nao que minha webcam é uma m****...

Eu já usei da metaltex e nele marcava 5A em 30VDC só não sei esse aí.

Postado em (editado)

costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto) / nf (normalmente fechado) ?

Editado por soaresrey
Postado em
Porque você você vai colocar 25mm pro positivo e 16mm pro negativo?

pq o positivo sera dividido futuramente em um cabo de 16 ou 21mm² que alimentara o amp d graves e um de 10mm² que vai allimentar o amp do estereo, no caso, o AB-4050... entao pra nao ficar mt diferente, ao inves d colocar o cabo d 10mm² definitivo no negativo do Audiobank, comprei um cabo de 16mm²... mas qdo vier o segundo amp esse negativo vai virar um cabo d 10mm²...

:legal:

Postado em (editado)

realmente, eu tenho uns 4 desses aqui (Metaltex) e acho que aguentam 10A sim, não tem rolo

é vantagem pq a bobina eh menor que dos parrudos, "induzindo" menos problemas (trocadilho infame) hehaehahehae

junior rosso, o negativo deve estar aterrado pertinho na lataria, consequentemente com comprimento muito pequeno, o que permite o uso de bitola menor

http://www.metaltex.com.br/produto.asp?cla...20de%20potência

Abraços

Editado por gusk4x4
Postado em
costumo usar estes tipos de reles para alarmes..centralinas mais exato ou saidas auxiliares, o custo dele é bem baixo em comparação a um relé comum!

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto) / nf (normalmente fechado) ?

ah sim... ele tem uma bobina, dois conectores comuns, dois NA e dois NF...

sendo que os comuns sao independentes e os NA/NF sao associados a somente um comum... por isso sao independentes...

qto a ter custo baixo.... eu paguei R$ 5,90 nele... nao achei tao baixo assim pelo tamanho do rele... hehehe :vts

Postado em

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto)  / nf (normalmente fechado) ?

sendo que os comuns sao independentes e os NA/NF sao associados a somente um comum... por isso sao independentes...

qto a ter custo baixo.... eu paguei R$ 5,90 nele... nao achei tao baixo assim pelo tamanho do rele... hehehe :vts

Eu usei um desses que só tinha dois NA nunca tinha visto.

Postado em (editado)
realmente, eu tenho uns 4 desses aqui (Metaltex) e acho que aguentam 10A sim, não tem rolo

é vantagem pq a bobina eh menor que dos parrudos, "induzindo" menos problemas (trocadilho infame) hehaehahehae

junior rosso, o negativo deve estar aterrado pertinho na lataria, consequentemente com comprimento muito pequeno, o que permite o uso de bitola menor

http://www.metaltex.com.br/produto.asp?cla...20de%20potência

Abraços

valeu gusk! se queimar alguma coisa eu mando a conta pra sua casa por ter acreditado em vc.... hahaha

brincadeira :ol

valeu pessoal q opinou.... vou usar esse micro-rele mesmo e depois posto uma foto do projeto e comentarios!

:legal:

Editado por GGG
Postado em

vc disse que ele tem duas saidas? não seria por acaso contatos na (normalmente aberto)  / nf (normalmente fechado) ?

Eu usei um desses que só tinha dois NA nunca tinha visto.

Uso eles pra acionor meus amps.. 10A na boa e menos consumo na bobina...

MAs costumo pagar 3,80...

[]

Sandro

Postado em

pode deixar que qdo eu terminar de montar eu posto fotos.... se eu conseguir uma maquina digital até posso documentar todo o processo d soldagem, corrosao da placa PCB, furaçao, instalaçao, fotos do carro como está... mas como só tenho essa minha webcam master-tosca fica dificil e provavelmente eu só tire uma foto do projeto ja pronto.... :unsure:

e preciso achar uma broca de 1mm pra vender pq fiz o favor de quebrar a minha! :angry:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...