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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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_bugnotto_

Disjuntor caseiro

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Pessoal to com um serio problema os meu fusiveis de vidro estao estourando eu uso dois de 70A em paralelo resultando 140A. mas quando eu dou um pancada forte e ocorre um alto comsumo ele estouram no pico. ai resolvi comprar dijunto caseio, mas nao ntalei por causa de duas duvidas.....

 

gostaria de receber esplicações tecnincas sobre o caso

 

1ª o disjunto caseiro eh feito pra trabalhar numa determinada impedancia com voltagem de 220v e o disjuntor de carro eh de 12v

 

2º a corrente do de casa eh Corrente Alternada(CA) ela varia e enqto a o carro eh Corrente Constante (CC) isso implica no resltado dos parametros do disjuntor do de casa pro de carro

 

 

eu fiz a seguinte regra de tres, eh claro q espresando o tipo de corrente. digamos q eu necessite de 160A em 12V

 

160A ---- 220V

X ---- 12V

x= 8,72A, será q eh isso ??? um fusivel de 10A estaria bom pro meu caso ou oque eu falei eh bestira ou existem mais parametro pra se levar em consideraão????

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Nao tem essa regra de 3 naum. O disjuntor desarma por 2 motivos - Corrente elevada ou temperatura elevada.

 

Corrente Alternada varia mas nao passa do valor do disjuntor nao, se passar ele vai desarmar. O mesmo acontece em corrente continua, se esse valor ultrapassar o permitido o fio do fuse vai romper. Se for disjuntor vai abrir.

 

120A sao 120A tanto em 12V quanto em 110V. O q vai mudar eh a potencia, pois 120A em 110V fornecem 13200W, enquanto 120A em 12V fornecem 1440W.

 

Tem um topico antigo sobre isso, ninguem chegou a lugar nenhum, ninguem sabe se funciona ou nao

 

Uma coisa eh certa, se a corrente passar do valor do disjuntor, ele vai bater

 

[]s

 

PS - Quais os cabos de forca q esta utilizando no sistema? Qual eh o amp? nao era pra queimar 2 fuses de 70A naum. Pode ser q tenha algum mal contato, gerando aquecimento na ponta do porta-fusivel. De uma checada antes de se aventurar

 

[]s

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Eu uso um no meu sistema, mas apenas como chave liga-desliga...

é um branquinho da Siemens...

Mas ai, dá uma olhada no isolamento do seu cabo, pode estra com algum problema!!

Abração!! :vts

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Isso ae JV Fonseca!!!

Floodando como sempre né Dereg, hehehehe.

 

 

Voltando ao tópico, isso provavelmente é algum mal contato ou do fusivel ou do cabo que entra no porta fusivel, já vi um fusivel banana de vidro estourar o vidro e não romper por mau contato, daí foi só retirar o cabo que entrava no porta fusivel estanhar as suas pontas e dá uma lixadinha de leve nos terminais onde encaixa o fusivel.

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Pessoal to com um serio problema os meu fusiveis de vidro estao estourando eu uso dois de 70A em paralelo resultando 140A. mas quando eu dou um pancada forte e ocorre um alto comsumo ele estouram no pico. ai resolvi comprar dijunto caseio, mas nao ntalei por causa de duas duvidas.....

 

gostaria de receber esplicações tecnincas sobre o caso

 

1ª o disjunto caseiro eh feito pra trabalhar numa determinada impedancia com voltagem de 220v e o disjuntor de carro eh de 12v

 

2º a corrente do de casa eh Corrente Alternada(CA) ela varia e enqto a o carro eh Corrente Constante (CC) isso implica no resltado dos parametros do disjuntor do de casa pro de carro

 

 

eu fiz a seguinte regra de tres, eh claro q espresando o tipo de corrente. digamos q eu necessite de 160A em 12V

 

160A ---- 220V

X ---- 12V

x= 8,72A, será q eh isso ??? um fusivel de 10A estaria bom pro meu caso ou oque eu falei eh bestira ou existem mais parametro pra se levar em consideraão????

Como jah foi falado no outro tópico q naum chegou a lugar nenhum, tem o fato tbm q o disjuntor tem um certo retardo q é maior q no caso do fusivel, e ah o perigo de queimar o amp, o engenheiro elétrico aki da empresa certa vez me mostrou um gráfico de retardo de uns disjuntores usados aki, no caso esses disjuntores tem q ter esse retardo, pelo fato dos pico de corrente q sem na residencia ao se ligar uma mákina de lavar roupa por exemplo, por q o motor elétrico tem um pico de corrente na partida, se os disjuntores naum tiverem o retardo, a cada vez q se liga a makina de lavar e o chuveiro juntos caem por exemplo os disjuntores!!!!

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Nao tem essa regra de 3 naum. O disjuntor desarma por 2 motivos - Corrente elevada ou temperatura elevada.

 

Corrente Alternada varia mas nao passa do valor do disjuntor nao, se passar ele vai desarmar. O mesmo acontece em corrente continua, se esse valor ultrapassar o permitido o fio do fuse vai romper. Se for disjuntor vai abrir.

 

120A sao 120A tanto em 12V quanto em 110V. O q vai mudar eh a potencia, pois 120A em 110V fornecem 13200W, enquanto 120A em 12V fornecem 1440W.

 

Tem um topico antigo sobre isso, ninguem chegou a lugar nenhum, ninguem sabe se funciona ou nao

 

Uma coisa eh certa, se a corrente passar do valor do disjuntor, ele vai bater

 

[]s

 

PS - Quais os cabos de forca q esta utilizando no sistema? Qual eh o amp? nao era pra queimar 2 fuses de 70A naum. Pode ser q tenha algum mal contato, gerando aquecimento na ponta do porta-fusivel. De uma checada antes de se aventurar

 

[]s

pois eh eu li o topico sobre esse assunto e vi que nao chegaram a nenhum consenso por isso eu criei um novo topico.

 

o meu modulo eh um roadstar 2000 turbinado pelo elias ele da 1600 rms a 4 ohms, ele da pico ateh de 178A segundo o elias mediu ele pra min.

 

eu comprei 4 disjunto de 40A vou ligar tods em paralelo com fios de 10mm entrando e saindo dos djiuntor. uso cabos de 21mm tb

 

 

entao eu posso ligar s disjuntor sem problemas

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bem vamos la

 

nao ligue disjuntores em paralelo. com 4 de 40A ao chegar em uns 80A um desarma, depois o outro e assim por diante. As resistencias ON deles sao baixíssimas e diferentes umas das outras, variando com umidade e etc.

 

como funciona com uma bobina, a corrente rms eh a mesma CC e irá acionar maisomeno no valor indicado, obviamente levando a curv de disparo em conta

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muitas opinioes mas nada realmente claro :pirou:

funciona ou nao?

Quem tem ou ja viu um disjuntor desarmar no caro? ;)

Eu uso um disjuntor monofásico residencial de 100 amperes, ele segura os dois Ice e um Risovox 800, é claro que embutidos no módulos estão os seus respectivos fusíveis. Esses dias um dos meus falantes de grave que tava ligado num dos Ice entrou em curto, e podem crer, o disjuntor desarmou na hora, nem chegou a queimar o fusível original do módulo.

Tentei rearmá-lo duas vezes e ele desarmava na hora, aí fui dar uma olhada nos falantes e tinha um com a bobina "travada", cortei os fios do falante e isolei, rearmei o disjuntor e voltou tudo a funcionar normalmente...

Não é a primeir vez que uso este tipo de disjuntor no carro, uso-os desde 92, quando tive um dos meus primeiros equipamentos de som "potente" no carro e até hj nunca tive problemas com eles, todas as vezes que teve algum curto, quase sempre eles agiram mais rápido que os próprios fusíveis...

É claro que tem que se saber dimensioná-los corretamente, mas o "retardo" que eles apresentam em corrente alternada, na prática não aparece em 12 Vcc não, mas como a maioria dos módulos já vem com os fuses originais embutidos neles, a combinação disjuntor residencial + fusível original é mais que o suficiente pra segurança do sistema, pois se o amp tiver de queimar por algum motivo isolado, nem um fusível com 1/3 da amperagem nescessária é seguro 100%.

Hehe, tem gente aqui do fórum que vai me bater por afirmar isso com tanta segurança, mas como disse, eu mesmo uso esses disjuntores a um tempão e nunca tive problemas com eles, por essas e outras que eu não troco um Lorenzetti de 5 reais por nada, pra mim ele faz o mesmo serviço de um Stinger automotivo de 200 e poucos conto.

 

Um abraço a todos

 

Sandro

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sim sandrao funciona, claro que funciona

 

mas eh mais facil aquela receita basica: fuse no + da bateria (ou baterias) e mais nada. Fusiveis sim pode-se colocar em paralelo tranquilamente.

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sim sandrao funciona, claro que funciona

 

mas eh mais facil aquela receita basica: fuse no + da bateria (ou baterias) e mais nada. Fusiveis sim pode-se colocar em paralelo tranquilamente.

O certo é o disjuntor perto da bateria e fusíveis apenas os originais dos módulos, daí não tem erro...

No caso de mais de um módulo, se um deles der problema, vai queimar o seu respectivo fusível, o disjuntor no caso fica como uma proteção geral do sistema, pois é muito mais prático rearmar o disjuntor do que andar com um monte de fusíveis sobressalentes no carro, em caso de curto do cabo positivo na lata ou sobrecarga, ele vai desarmar com certeza... :legal:

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Eu uso um no meu sistema, mas apenas como chave liga-desliga...

é um branquinho da Siemens...

Mas ai, dá uma olhada no isolamento do seu cabo, pode estra com algum problema!!

Abração!! :vts

quantos amperes é seu disjuntor ?

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