Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Viniply

Vamos falar de Bi-Amplificaçao

Recommended Posts

Em 09/01/2020 at 11:31, Viniply disse:

Pq pelo que pesquisei existe uma certa dificuldade em achar um amp que jogue a potencia ideal para mids e tws

Ou fica bom pro mid e muito pro tw ou bom pro tw e pouco pro mid

Em se tratando de potência, ficando bom pro mid, fica bom pro tw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/01/2020 at 15:01, Viniply disse:

Entao deixa ver se entendi, se for escolher um amp pra tocar os mids e tw melhor que seja um suficiente para o mid e mais forte que o tw ( que ai seria ajustado no ganho ) correto?

Ganho não é volume.

Após o crossover, o tw suportará muito mais potência do q sua potência nominal. Basta olhar os gráficos de potência/impedância/frequência. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/01/2020 at 15:11, Viniply disse:

Entao, no caso da minha ds800x4 manda 136 a 4 ohms, no momento esses 136 ta pro mid+tw, mas acho que só pro midbass 136 ja tá de bom tamanho né

Normalmente, sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/01/2020 at 16:00, Rafa_wknd disse:

Acho que é interessante entender as diferenças entre as possibilidades e porque o pessoal fala que um canal pra cada coisa é melhor.

Veja, kit 2 vias passando pelo cross não permite ajuste de tempo pra tw e mid separado, então é uma limitação pra levar em conta desde o início do set. vai ter que fazer a instalação pensando em diminuir esta diferença.

Por exemplo, usando um delay "mecânico": Se instalar os tw nas colunas e apontá-los pro meio do para-brisa (ao invés de on ou off-axis) acaba diminuindo a diferença de tempo (já testei, resultado satisfatório)

Tirar o cross pode ser uma desvantagem também. Um crossover bom, de um kit bom, foi feito pensando em dar uma resposta mais plana entre os dois falantes, testando o ponto de crossover a diferença de impedância ententre eles, etc. etc., e no cross bom vai ter um ajuste -3 -6 -9db etc pra reduzir a diferença na resposta (com rede zobel provavelmente).

Isto é um trabalho que precisa ser refeito se tirar o cross e colocar tudo ativo.

 

Ligando ativo:

Dois amps podem ser usados em amplificação horizontal (um amp pros mids, outro amp pros tw) ou em amplificação vertical (um amp pro lado esquerdo, um amp pro lado direito).

Também vantagens e desvantagens. 

Horizontal você acerta melhor o tipo do amp pra cada falante. Tipo um classe A pro tw, ou um que seja sabido que sobe bem nas altas. Outro melhor pra potência e característica dos mids.

Porém, canal direito e esquerdo estão no mesmo amp. Então você tem uma pequena interferência entre o sinal Direito/Esquerdo. Quanto melhor o amp, menor a interferência (acho que é o parâmetro SNR do amp se não me engano).

 

Vertical os dois lados estão separados, porém o amp precisa trabalhar bem desde a frequencia do mid até a frequência do tw.

Então, quando o pessoal fala que 3way ativo "rende bem mais" eu entendo que você tem mais controle, mais opções, pode acertar as características de cada equipo melhor, pra chegar onde você quer que chegue.

Porém, é muito mais trabalho. 

Enfim, o cobertor é sempre curto, mas como é um hobby é legal ir mexendo e percebendo as diferenças. 

Na verdade, mudar o direcionamento do tw acarreta mudança de foco e influência de reflexões. 

Alguns kits têm crossover razoável, alguns possuem crossover ordinário e pouquíssimos são bons. Imaginando que estamos falando de algum kit com crossover razoável, não é má ideia usá-lo, já que ele facilita a instalação e minimiza "cagadas". Isso é extremamente importante por saber que a maioria das pessoas acham que possuem muito conhecimento, que é fácil instalar um 2 vias.

Um bom conselho é procurar kit com crossovers que aceitam bi-amp. 

Como costumo dizer, "não é somente emendar fios".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 09/01/2020 at 16:06, Viniply disse:

Concordo plenamente, estou começando na escadinha do SQ

Interessante essa questao, gostei da sua explicaçao, ja tinha visto os termos biamp vertical e horizontal mas nao tinha entendido muito bem... nao sabia que havia interferencia entre R e L quando estao no mesmo amp

 

Recem comprei o kit2vias + um sub melhorzinho pois vim de um sub unlike + cornetas kkkkkk

Por enquanto esta no crossover, estou me acostumando com o kit, entendendo as configurações do player etc e claro estudando bastante o assunto 

Também tem a questao grana né, arrumar 2 amps bons + uma hu3 way fora cabeamento que não da pra vacilar já vai um dinheiro lascado rsrsrs

Mas tem sido legal o crescimento, vendo a opiniao do pessoal aqui do forum, testando e vendo o que agrada rsrsrs

Procure ir aos encontros... e leia muito! Comece pelos artigos do fórum. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 horas atrás, Fernando Perilo disse:

Fala meu jovem, entao, eh pra tocar o que? se eu fosse voce, iria de amp 5ch kkk eu sinceramento acho mais pratico e com resultado muitoo bom. um kenwood, um jbl, dat.....
 

Concordo. 
 

Nao adianta querer discutir com o engenheiro da empresa que fez o alto falante. Esse lance de 3 way requer muito conhecimento e uma serie de equipamentos nada baratos para voce ajustar no mais cristalino possivel rsrs

Com o amp 5 canais, voce pode ligar os 2 mids em 2 canais do amp ATIVO, e ligar os 2 tweeter PASSIVO em 2 canais.

Ou, tu pode inovar e ligar os mid's em briged e no canal que sobrar os dois tweeter em um canal so, mas dai tu precisa estudar isso ai pra ver se da certo por conta da impedancia e etc,,,

Eu sendo voce, escolheria o player que casasse bem com a tensao do amp e ia num 5 ch... eh menos dor de cabeça e ocupa menos espaco alem de ser muito mais pratico. 


Boa sorte.

Pra isso, existe o ajuste de ganho.

Inovar ligando mids em bridge e tw em bridge? Vc sabe que perderia o efeito estereofônico, não sabe?

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 08/01/2020 at 19:33, emanuelnobrega disse:

Tanto faz.

Contudo é interessante que os amplificadores sejam da mesma marca.

pq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Zecca disse:

pq?

Aliás, do mesmo modelo...

Devido a assinatura sônica, evidentemente se o kit não for "Frankenstein".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...