Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rafass90

[Ajuda] Gargalos no meu set

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de uma ajuda pra identificar o gargalo no meu som...

Meu set será instalado na próxima semana, composto por:

Meu carro: astra 2003 2portas.

Portas dianteiras tratadas. 

Bateria 60ah

Módulo sd400.4d em bridge

Módulo stetsom 650.1

HU pioneer 8780bt

Cabos RCA tarampz azul

2 vias: Hertz Mille pro

Subwoofer: JBL  s2 1224(2 ou 4 ohms)

O que ouço: músicas paradas(blues/Jazz/MPB/rap)

Upgrades próximos:

Big3

Trocar(ou adicionar uma bateria(A minha tem 1 ano)

Cabo leyline Giza pro stereo.

Com foco em qualidade, onde estaria meu gargalo em ordem de prioridade?

E a bateria,  uma de 75 ah tocaria meu som numa boa ou seria melhor manter 2 baterias com pelo menos 120ah no total?

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se botar o rca giza. Nao tem gargalos.
Mas com o tempo você pode fazer upgrades. Tweeters onaxis.. direcionados. Uma excelente instalcao. Cortes corretos.. enfim. Nao acho que voce precise de outra bateria

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Geovane.

A bateria em teoria está ok, mas as luzes oscilam muito quando o som está alto. Por isso penso em trocar pra uma maior ou até colocar uma auxiliar, fazer um Big three também é uma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, geovanesantos33 disse:

Nao acho que voce precise de outra bateria

Nem eu. Se quiser melhorar o sistema de alimentação é o caso de pensar em um megacapacitor.

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, rafass90 disse:

A bateria em teoria está ok, mas as luzes oscilam muito quando o som está alto. Por isso penso em trocar pra uma maior ou até colocar uma auxiliar, fazer um Big three também é uma ideia.

Só vi depois essa postagem em que as luzem oscilam, é recomendável fazer o big three mas não é o caso de pensar e sim de colocar logo um megacapacitor.

Em 27/09/2019 at 16:50, rafass90 disse:

Pessoal, gostaria de uma ajuda pra identificar o gargalo no meu som...

HU pioneer 8780bt

Com foco em qualidade, onde estaria meu gargalo em ordem de prioridade?

Fora os upgrades que você citou indiscutivelmente seu gargalo está nesse player, aconselho substituir. 

Todos esses Pioneeer com EQ de 5 bandas (não exatamente por isso) tem um sistema de áudio bem deficiente.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não uso nada de equalização, nem de ganho, literalmente nada com exceção do SLA pra bluetooth. O que recomenda de player usado e com bluetooth?

Que mega capacitor recomenda? Já li muito que nenhum entrega a real quantidade de farads declarada,  etc.

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post

O que recomenda de player usado e com bluetooth?

http://pioneer.com.br/cd-player/DEH-X7880BT

http://pioneer.com.br/media-receiver/MVH-X588BT

http://pioneer.com.br/media-receiver/MVH-X700BR

Se você vender o seu acho que até consegue comprar um x700br ou x7000br novo e com o mesmo valor.

http://pioneer.com.br/media-receiver/MVH-X7000BR

Que mega capacitor recomenda? Já li muito que nenhum entrega a real quantidade de farads declarada,  etc.

Entre os mais conta esses dois: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1190386962-mega-capacitor-automotivo-050-farad-h-tech-amc-5-_JM

http://www.r2audio.com/automotivo/mega-capacitores/connection-fsf-1-0-dgt.html

Creio que o Connection (Audison) informe a capacidade real.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, rafass90 disse:

Estava vendo os players da kenwood, lembrança de infância de quando meu pai teve um e achava sensacional. Estou nesse momento lendo essa thread no htforum(https://www.htforum.com/forum/threads/player-pioneer-deh-x7880bt-vs-kenwood-excelon-kdc-x301.289405/).

Esse Kenwood não possui crossover para 3 way e além disso é bem difícil de encontrar, só veio para o Brasil por importação paralela.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Emanuel, mesmo sendo amador compensa não usar o crossover do kit e usar o cross do player?

Pesquisei aqui e vi que o tweeter responde a partir de 1.4khz. e o cross faz o corte em 3.5khz.

Seria seguro colocar o tweeter pra tocar a partir de 2khz por exemplo, e o mid tocar entre 63hz até 2khz? Vi que o MVH-X700BR possui esse recurso e está num preço acessível(500 reais) novo. Não uso CD então não é um problema. Meu medo é fazer a configuração manualmente e criar gargalos com cancelamento, etc..

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, rafass90 disse:

Emanuel, mesmo sendo amador compensa não usar o crossover do kit e usar o cross do player?

A questão é se o crossover passivo permite bi-amplificação. Caso não permita só será possível utilizar o recurso de alinhamento de tempo utilizando também o crossover do player em pelo menos uma das duas vias.

Além disso o crossover do player permite uma gama de ajustes bem maior, mas realmente isso termina não tendo muita utilidade para um amador.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, rafass90 disse:

Pesquisei aqui e vi que o tweeter responde a partir de 1.4khz. e o cross faz o corte em 3.5khz.

Seria seguro colocar o tweeter pra tocar a partir de 2khz por exemplo, e o mid tocar entre 63hz até 2khz?

Um corte de 2 kHz é muito baixo, eu recomendaria no mínimo uns 3 kHz. Entretanto o mais indicado é um valor próximo ao definido pelo fabricante.

Também é muito importante se atentar a atenuação (slope) utilizada no cross passivo.

@rafass90, para facilitar você pode informar o modelo exato do teu kit?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

O kit é o Hertz Mille Pro (MP..165.3)

O crossover dele é o "padrão", 1 entrada +-, com 2 pares +-, 1 pro tweeter e 1 pro mid. Corrigindo, o crossover da a opção de 0dB ou +2.5dB.

Estou na dúvida, fazer modo rede no X7000BR ou usar o crossover. Com o crossover ainda consigo fazer TA, sem o crossover consigo aumentar e diminuir a potência dos tweeter pelo player ou pelo módulo(assim como pros mids). Outro ponto é que com o crossover, fico no bridge enquanto sem o cross, a potência fica mais casada com a potência do kit, além de diminuir a distorção por causa do bridge.

Estou vendo o pioneer 700BR(Edit) - Comprei o X7000BR. Essa semana ele chega.

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post

[encontrei respostas pra pergunta]

Editado por rafass90

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, rafass90 disse:

O kit é o Hertz Mille Pro (MP..165.3)

O crossover dele é o "padrão", 1 entrada +-, com 2 pares +-, 1 pro tweeter e 1 pro mid. A atenuação do tweeter é feita com uma chave dentro do crossover. 

Nesse caso você pode utilizar o crossover do kit para fazer o HPF dos tweeters e o LPF dos mids você faz pelo player. Ou o oposto.

Vi que você alimenta o kit com as duas bridges do sd400.4, pensa em adicionar outro amplificador?

23 horas atrás, rafass90 disse:

Vi também que a pioneer lançou o modelo MVH-7000BR, esse tem bluetooth 4.0, diferente do 700BR. Procurei algum kenwood equivalente, mesmo que um pouco mais caro mas não encontrei nada.

Quanto ao Bluetooth pode ficar tranquilo, você não vai perceber nenhuma diferença.

Compartilhar este post

Link para o post
38 minutos atrás, rafass90 disse:

Outra dúvida, cabo dos auto falantes, li que faz muita diferença, mas nunca vi discução tão acalorada quanto com os cabos RCA. No set da galera, cabo padrão, cabo novo, cabo de alguma marca específica?

É bem mais tranquilo, sempre recomendam utilizar os da Tiaflex. Mas na verdade qualquer cabo de boa qualidade (com alto teor de cobre) já apresenta um bom resultado, pode ser até mesmo os Prysmian que são vendidos em lojas de material elétrico.

Tiaflex:

http://www.r2audio.com/automotivo/fios-e-cabos.html?cat=169

Editado por emanuelnobrega
Acréscimo

Compartilhar este post

Link para o post

O bluetooth eu estava esperando ter acesso ao manual pra ver se os "codecs" de streaming eram os mesmos.. Mas o manual completo não está disponĩvel ainda no site da pioneer..

Penso em trocar meu módulo mono num futuro não muito próximo. O $ do player na verdade foi o que estava pensando em gastar num amp pro sub...

o sd400, pela análise do Alves acho que ele vai me satisfazer "pra sempre". Mas pensei bem e vou deixar separado o mid do bass. E gostei muito da sua ideia de usar o cross apenas pro tweeter, assim garanto que ele não vai tocar o que não deve caso alguma config do player seja resetada. Segurança via hardware é sempre mais confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Era o tiaflex mesmo que estava procurando, inclusive já abri aqui pra ver onde encontro. Estou procurando uma loja que tenha esse tiaflex pra pegar na hora, assim consigo montar meu som essa semana ainda.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, rafass90 disse:

E gostei muito da sua ideia de usar o cross apenas pro tweeter, assim garanto que ele não vai tocar o que não deve caso alguma config do player seja resetada. Segurança via hardware é sempre mais confiável.

Sim! No seu caso recomendei isso pois sei que o crossover desse kit tem componentes muito bons.

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, rafass90 disse:

O bluetooth eu estava esperando ter acesso ao manual pra ver se os "codecs" de streaming eram os mesmos.. Mas o manual completo não está disponĩvel ainda no site da pioneer..

20191001124444Sem título.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eita, acabei de ver novamente no site da pioneer, e não tem esse manual. Onde encontrou?

Compartilhar este post

Link para o post

Fizo download do manual do X700BR(old) e ele também tem bluetooth 4.0. Fiquei curioso agora com a diferença além da nomenclatura.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, rafass90 disse:

Fizo download do manual do X700BR(old) e ele também tem bluetooth 4.0. Fiquei curioso agora com a diferença além da nomenclatura.

Creio que sejam idênticos, a Pioneer já fez isso antes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou ver se consigo dar um pulo na Santa Ifigênia procurar os cabos, e um megacapacitor. E antes de instalar tudo vou mandar fazer o Big-three.

O que estou pensando: 4 metros de cabo pros mids(2 metros pra cada mid). 2.5mm~3.5mm.

4 metros de cabo pros tweeters. 1.5mm

2 metros de cabo 16mm pra ligar a bateria no módulo stereo(vai ficar embaixo do painel) - O sub pede 8mm mas não vai mudar muito o $$ pra sobredimensionar aqui.

1 megacapacitor pro sub(200 reais o mais baratinho da technoise) Pra 400RMS de mono ele vai ter o trabalho de poupar a bateria.

1 distribuidor 2 canais(pra ligar no + da bateria e 1 pro cabo do mono(porta mala) e outro pro cabo do stereo.

E fim, pensei em já comprar um outro distribuidor pra futuramente colocar uma bateria auxiliar. Mas como disseram, meu som não precisa de mais do que já tem. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...