Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. (17/09/2015)
- Encontro Sound Quality em São Paulo/SP domingo (27/10/2019) *****

Sign in to follow this  
blOom

Como regular um processador automotivo do zero (px1, px2, crossover..)

Recommended Posts

Como regular um processador automotivo por partes!

 

---

 

Todo HPF de falante é feito pra "segurar o cone". Se ele tá passando do x-max no limite, sobe o HPF! Se o HPF já está BEM alto e ainda tá sobre excursionando, baixa o ganho!

 

Isso é algo que tem que ser "trabalhado" já no projeto da caixa.. a caixa não pode deixar o cone sob pena de descontrolar demais! Um cone tocando fora do x-max do falante significa aquecimento desnecessário na bobina.. que implica em compressão térmica ou uma posterior queima! (O cabra sente o som perdendo rendimento (compressão), tenta compensar no "volume" e acaba queimando).

 

Já o HPF dos drivers e tw depende do manual, sem exceção! Por via de regra, fenólicos suportam hpf em 800hz com baixa potência aplicada ou 1.200hz@full power. Titanium suporta 1.5khz com baixa pot. ou 2khz @ full power. Tweeter depende do modelo, mas geralmente é cortado em 5khz com baixa potência ou 7khz @ full power.

 

Lembrando: pros drivers e tw, consulte o manual!!! O que dei são exemplos.. uma oversound 9950ti é titanium mas suporta cortar em 500hz com baixa pot ou 800hz @ full power, por isso os exemplos que dei não são "regra".

 

---

 

Todo LPF é pra "casar" onde termina o HPF da via seguinte! Se tu começa a alta (HPF do MG) em 120hz com baixo slope (6db/8a), pode acabar o grave em 80hz com o mesmo slope (6db/8a).. que vão se cruzar nos 100hz! Sendo que isso considerando os crossovers automotivos.. nos profissionais pode-se escolher o tipo de corte que de certa forma dispensaria isso!

 

Um outro exemplo.. se o Slope for MUITO abrupto, ex.: 24db/8a, dá pra cortar os dois praticamente na mesma frequência! Ex.: MG começa nos 100hz, pode cortar o grave em 80hz!

 

A "distância" entre os cortes deve ser proporcional ao slope! Quant o mais abrupto, mais próximas devem ser as frequências! Sendo que o ideal é se puder, trabalhar com baixos slopes que deixam um roll on e roll off (um "casamento", digamos assim) mais suave entre as vias! É quase como se não desse pra distinguir onde um começa e outro termina!

 

---

 

Ajustados o HPF e LPF, você agora ajusta os limiters de acordo com cada via.

 

Driver e tweeter não precisam de muito headroom e o limiter age mais por segurança mesmo! Se o driver tem 100wrms e tá num amp de 100wrms, não precisa muito limiter..

 

Já nas vias de graves e médios, é bom regular o limiter de acordo com o Headroom (com a folga de potência). Exemplo.. se o grave é uma SDS 2.7k e o amp um 8kw, precisa do limiter bem "seguro". Pra que os 8kw só passem "de relance", baixando logo em seguida e evitando envio de excesso de potência!

 

---

 

Ajustado o limiter, você vai fazer a estrutura de ganhos. O ideal pra se começar, é pegat a via mais fraca, o "elo" mais fraco do sistema (ex.: os graves) e começa a regular TUDO a partir dele!

 

Falo isso pq vejo muito sistema com 2 graves e 8 médios! hahaaha

 

Se possível, faz usando Pink Noise (tem mil lugares pra baixar) e um RTA nem que seja de celular (tem free e uns pagos de ~12 reais, recomendo!). O ideal é usar um pc com placa externa, mic específico e smaart.. mas como sei que poucos o farão, a dica que dei já serve!

 

O RTA do cel não tem a mesma fidelidade do Smaart, mas dá pra quebrar um galho prum som que vai ser usado só como hobbie!

 

Se achar necessidade, alugue u smaart de alguém (ou peça emprestado, caso tenha algum amigo que tem) ou até monte o kit Smaart + placa + mic + note. É um investimento um pouco alto, mas se tu costuma estar mexendo sempre com isso, vale à pena!

 

---

 

Ajustada a estrutura de ganhos, você vai buscar os picos e vales no sistema.

 

Detalhe importante: Se o vale estiver onde "acopla" duas vias (ex.: 100hz entre o grave e o médio do exemplo acima), é pq muito provavelmente estão se cancelando! Inverta a fase de um deles em 180º) que, se era cancelamento, o vale vai "sumir".

 

---

 

Feito isso em todas as vias, os vales irão diminuir.. agora é só dar uma "alisada" na resposta com o equalizador. Sempre prefira TIRAR do que colocar as frequências, sacou? Exemplo.: Se tem um vale em 500hz no médio, prefira tirar em ~300hz com "q" largo e em ~850 com "q" largo também. Tirar é sempre mais bem vindo pois não "injeta" potência numa determinada frequência.

 

Essa é uma das partes que mais demora, mas é a que faz mais diferença no som 'refinado' do final!

 

---

 

Terminado isso, vais ter um som com o máximo de qualidade possível! Pode levar até uma semana pra concluir isso, mas depois de feito, é só alegria!

 

Deve ter gente que por costume faz isso em poucos minutos, mas eu mexo com isso desde 2006 levo algumas poucas horas pra alinhar um som do zero.. não estranhe se demorar um bocado ou precisar continuar no dia seguinte!

 

Mas te garanto que o aprendizado é gratificante!!!

  • Upvote 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Como regular um processador automotivo por partes!

 

---

 

Todo HPF de falante é feito pra "segurar o cone". Se ele tá passando do x-max no limite, sobe o HPF! Se o HPF já está BEM alto e ainda tá sobre excursionando, baixa o ganho!

 

Isso é algo que tem que ser "trabalhado" já no projeto da caixa.. a caixa não pode deixar o cone sob pena de descontrolar demais! Um cone tocando fora do x-max do falante significa aquecimento desnecessário na bobina.. que implica em compressão térmica ou uma posterior queima! (O cabra sente o som perdendo rendimento (compressão), tenta compensar no "volume" e acaba queimando).

 

Já o HPF dos drivers e tw depende do manual, sem exceção! Por via de regra, fenólicos suportam hpf em 800hz com baixa potência aplicada ou 1.200hz@full power. Titanium suporta 1.5khz com baixa pot. ou 2khz @ full power. Tweeter depende do modelo, mas geralmente é cortado em 5khz com baixa potência ou 7khz @ full power.

 

Lembrando: pros drivers e tw, consulte o manual!!! O que dei são exemplos.. uma oversound 9950ti é titanium mas suporta cortar em 500hz com baixa pot ou 800hz @ full power, por isso os exemplos que dei não são "regra".

 

---

 

Todo LPF é pra "casar" onde termina o HPF da via seguinte! Se tu começa a alta (HPF do MG) em 120hz com baixo slope (6db/8a), pode acabar o grave em 80hz com o mesmo slope (6db/8a).. que vão se cruzar nos 100hz! Sendo que isso considerando os crossovers automotivos.. nos profissionais pode-se escolher o tipo de corte que de certa forma dispensaria isso!

 

Um outro exemplo.. se o Slope for MUITO abrupto, ex.: 24db/8a, dá pra cortar os dois praticamente na mesma frequência! Ex.: MG começa nos 100hz, pode cortar o grave em 80hz!

 

A "distância" entre os cortes deve ser proporcional ao slope! Quant o mais abrupto, mais próximas devem ser as frequências! Sendo que o ideal é se puder, trabalhar com baixos slopes que deixam um roll on e roll off (um "casamento", digamos assim) mais suave entre as vias! É quase como se não desse pra distinguir onde um começa e outro termina!

 

---

 

Ajustados o HPF e LPF, você agora ajusta os limiters de acordo com cada via.

 

Driver e tweeter não precisam de muito headroom e o limiter age mais por segurança mesmo! Se o driver tem 100wrms e tá num amp de 100wrms, não precisa muito limiter..

 

Já nas vias de graves e médios, é bom regular o limiter de acordo com o Headroom (com a folga de potência). Exemplo.. se o grave é uma SDS 2.7k e o amp um 8kw, precisa do limiter bem "seguro". Pra que os 8kw só passem "de relance", baixando logo em seguida e evitando envio de excesso de potência!

 

---

 

Ajustado o limiter, você vai fazer a estrutura de ganhos. O ideal pra se começar, é pegat a via mais fraca, o "elo" mais fraco do sistema (ex.: os graves) e começa a regular TUDO a partir dele!

 

Falo isso pq vejo muito sistema com 2 graves e 8 médios! hahaaha

 

Se possível, faz usando Pink Noise (tem mil lugares pra baixar) e um RTA nem que seja de celular (tem free e uns pagos de ~12 reais, recomendo!). O ideal é usar um pc com placa externa, mic específico e smaart.. mas como sei que poucos o farão, a dica que dei já serve!

 

O RTA do cel não tem a mesma fidelidade do Smaart, mas dá pra quebrar um galho prum som que vai ser usado só como hobbie!

 

Se achar necessidade, alugue u smaart de alguém (ou peça emprestado, caso tenha algum amigo que tem) ou até monte o kit Smaart + placa + mic + note. É um investimento um pouco alto, mas se tu costuma estar mexendo sempre com isso, vale à pena!

 

---

 

Ajustada a estrutura de ganhos, você vai buscar os picos e vales no sistema.

 

Detalhe importante: Se o vale estiver onde "acopla" duas vias (ex.: 100hz entre o grave e o médio do exemplo acima), é pq muito provavelmente estão se cancelando! Inverta a fase de um deles em 180º) que, se era cancelamento, o vale vai "sumir".

 

---

 

Feito isso em todas as vias, os vales irão diminuir.. agora é só dar uma "alisada" na resposta com o equalizador. Sempre prefira TIRAR do que colocar as frequências, sacou? Exemplo.: Se tem um vale em 500hz no médio, prefira tirar em ~300hz com "q" largo e em ~850 com "q" largo também. Tirar é sempre mais bem vindo pois não "injeta" potência numa determinada frequência.

 

Essa é uma das partes que mais demora, mas é a que faz mais diferença no som 'refinado' do final!

 

---

 

Terminado isso, vais ter um som com o máximo de qualidade possível! Pode levar até uma semana pra concluir isso, mas depois de feito, é só alegria!

 

Deve ter gente que por costume faz isso em poucos minutos, mas eu mexo com isso desde 2006 levo algumas poucas horas pra alinhar um som do zero.. não estranhe se demorar um bocado ou precisar continuar no dia seguinte!

 

Mas te garanto que o aprendizado é gratificante!!!

eu diria que isto seria uma regulagem básica padrão pois um processador existe muito mais funções, eu particularmente recomendo processador apenas pra paredões ou pessoas que realmente sinta a necessidade de um processador, som dois subs, dois médios e dois driver, um bom crossover já resolve, principalmente pra pessas leigas  

Share this post


Link to post
Share on other sites

Essas teorias ajudam bastante, mas ... (já conhecia elas !)

 

Com o regular cada função de cada canal do Expert PX2 ? Eis a questão !!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

eu diria que isto seria uma regulagem básica padrão pois um processador existe muito mais funções, eu particularmente recomendo processador apenas pra paredões ou pessoas que realmente sinta a necessidade de um processador, som dois subs, dois médios e dois driver, um bom crossover já resolve, principalmente pra pessas leigas  

Considerando que um px1 vc encontra por 200 cnto, acho SUPER valido!

 

Não concordava qdo a galera comprava dcx pra botar em som com 15 + 8 + ti

 

 

 

 

E esse tópico é BEM antigo, qdo der paciência, acrescento 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...