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samarone

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Sim, o ideal seria um teste as cegas completo. Até o fiz, mas já depois de ter ouvido os dois. Mas como um teste despretensioso eu julguei que estava bom. Já que a diferença estava bem notável

Quando não tem alguém pra ajudar (meu caso), acho melhor uma audição com mais tempo (dias), assim dá tempo de realmente "descobrir" as características de cada equipamento.

Por exemplo, para os meus tópicos sobre "minhas impressões", eu ouço o equipamento por uns dias, pra buscar o melhor ajuste e a melhor impressão, ou seja, extrair o máximo do equipamento.

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Quando não tem alguém pra ajudar (meu caso), acho melhor uma audição com mais tempo (dias), assim dá tempo de realmente "descobrir" as características de cada equipamento.

Por exemplo, para os meus tópicos sobre "minhas impressões", eu ouço o equipamento por uns dias, pra buscar o melhor ajuste e a melhor impressão, ou seja, extrair o máximo do equipamento.

É o meu caso tbm... Bom saber que estou no caminho certo kkkk

Obrigado pelos esclarecimentos...

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Bom dia caros!

 

Demorei tanto pra fazer o teste efetivo que até esqueci de voltar pra contar como se deu.

Nota: não consegui resolver o problema de ruído e me cansei, então hoje o carro está em 3 way, sendo: TW no player, mid amplificador 1, sub amplificador 2. Quando tiver um tempo vou voltar pra arrumar esse ruído, provavelmente com um supressor de ruído na linha de 12 volts do player.

 

Mas voltando ao comparativo entre SD 800.4 x Helix DB Four...

 

Fiz um ajuste de ganho nos amplificadores ligados em paralelo, joguei uma senoide de 1khz e aferi o mesmo valor em decibeis em ambos.

 

Eu tenho aqui uma caixinha que aceita alternar o sinal amplificado de dois amplificadores através de um botão.

 

Análise:

 

Grave: Empate - apesar do trimbe um diferente, ambos foram muito competentes em empurrar o midbass

Médio: Helix - Aqui o SD já começa a mostrar que não é tão gostoso de ouvir quanto o helix, deixei de ouvir alguns detalhes e parecia soar sem vida.

Agudo: Helix - Aqui é que a maior diferença apareceu, o SD é APAGADO e soa bem estranho quando comparado ao Helix.

 

Sound stage e dinâmica: Helix novamente, é muito mais encorpado o som, mais quente, e dá pra notar bem a transição e espacialidade do palco, enquanto o SD era mais estreito e embolava.

 

Resumo: O Helix - para mim - é bem superior ao SD no geral. O SD têm um custo muito interessante pelo que entrega, mas além do Helix devem ter outros amplicadores usados na faixa de valor que entregam mais emoção.

 

No fim retirei o SD 800.4 do carro e voltei com o Helix e assim vai ficar. O SD devo usar em um set secundário sem muito compromisso com a fidelidade.

Imaginei que o resultado seria esse mesmo, pois foi o mesmo resultado que encontrei. Pra se ter um resultado melhor que esse helix aí, tem que partir pra algo de categoria acima, como um P200/P400, DLS A3 ou A4 ou similares.

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Uma pergunta de quem ainda tem muito, mas muito mesmo a aprender kkkk e nunca fez testes desse tipo...

Esses tipos de testes de troca rápida de um equipamento já instalado e acertado, por outro, não favorecem de certa forma o que já vinha sendo usado?

 

E antes que digam que estou defendendo x ou y, estou perguntando genericamente, não só no caso do nosso amigo samarone... E pergunto pois talvez pela minha inexperiencia, toda mudança que faço no meu set até mesmo de cabos, sempre fico um bom tempo escutando e mudando alguns detalhes, até o ponto que me agrade... E penso que talvez eu esteja enganado na forma de proceder tais mudanças, que talvez teria que ser imediato entendem... Se alguém puder responder ficaria grato...

Respondo pra vc com uma palavra: Referência.

Você precisa criar referência, treinar seu ouvido. Ouvir música de qualidade, ao vivo..

Ter um bom sistema de som que seja sua referência...

Vai até uma loja de som reaidencial que tenha um showroom e peça para escutar.. perceba as nuances, os detalhes.. escolha músicas que vc conheça...

 

Depois que tu criares a tua referência começa a ficar mais fácil perceber as diferenças.

Você perceberá, quando estiver usando um equipamento inferior, mesmo bem acertado, quando colocar no lugar um equipamento superior vai saltar "aos olhos".

 

A dificuldade vem em equipamentos "mais ou menos identicos" com poucas diferenças. Aí é ou um ouvido muito treinado ou alguns dias ouvindo cada um para tirar suas conclusões.

Isso tudo vem com o tempo e com a experiência.

Já fizemos muiiiitooos testes de bancada.. com amplis.. tira um e coloca outro.. com falantes.. mids, tw..

 

Mudando capacitores de cross passivo..

Trocando cabos..

Com tempo e treinando o ouvido vc passa a perceber o som de outra forma..

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Respondo pra vc com uma palavra: Referência.

Você precisa criar referência, treinar seu ouvido. Ouvir música de qualidade, ao vivo..

Ter um bom sistema de som que seja sua referência...

Vai até uma loja de som reaidencial que tenha um showroom e peça para escutar.. perceba as nuances, os detalhes.. escolha músicas que vc conheça...

 

Depois que tu criares a tua referência começa a ficar mais fácil perceber as diferenças.

Você perceberá, quando estiver usando um equipamento inferior, mesmo bem acertado, quando colocar no lugar um equipamento superior vai saltar "aos olhos".

 

A dificuldade vem em equipamentos "mais ou menos identicos" com poucas diferenças. Aí é ou um ouvido muito treinado ou alguns dias ouvindo cada um para tirar suas conclusões.

Isso tudo vem com o tempo e com a experiência.

Já fizemos muiiiitooos testes de bancada.. com amplis.. tira um e coloca outro.. com falantes.. mids, tw..

 

Mudando capacitores de cross passivo..

Trocando cabos..

Com tempo e treinando o ouvido vc passa a perceber o som de outra forma..

Boa!!!!

 

Muito obrigado... Seguirei os conselhos... Mas o grande problema é a referencia... Preciso ir em algum encontro aqui de sp pra ouvir os carros da galera...

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Boa!!!!

 

Muito obrigado... Seguirei os conselhos... Mas o grande problema é a referencia... Preciso ir em algum encontro aqui de sp pra ouvir os carros da galera...

Aproveita que aí em sp tem muito encontro bacana, geral que vai com set legal.

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Passei por essa situação também, devido a boas indicações aqui do fórum, comprei um sd1200.4 pra sub e mid( JL e Morel tempo) e SD 400 pra te ( Morel MT 23) indo pela linha cxb e não gostei, voltei prós dat , que mesmo o povo não gostando, pra mim ficou mais gostoso de ouvir, tudo em tri way , com hu sendo um Alpine cda9855, hj tá de volta ao carro o dat ex5 e o 4160... SD eu admito tem mais força, mas infelizmente menos qualidade.

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Passei por essa situação também, devido a boas indicações aqui do fórum, comprei um sd1200.4 pra sub e mid( JL e Morel tempo) e SD 400 pra te ( Morel MT 23) indo pela linha cxb e não gostei, voltei prós dat , que mesmo o povo não gostando, pra mim ficou mais gostoso de ouvir, tudo em tri way , com hu sendo um Alpine cda9855, hj tá de volta ao carro o dat ex5 e o 4160... SD eu admito tem mais força, mas infelizmente menos qualidade.

Nos dois casos vc verificou as fases acústicas? Isso é diferente de ligar positivo com positivo e negativo com negativo.

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Nos dois casos vc verificou as fases acústicas? Isso é diferente de ligar positivo com positivo e negativo com negativo.

 

Não, apenas + no + e - no -

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Não, apenas + no + e - no -

A pergunta era para o Elidioo, mas tudo bem.

Se vc erra a fase de apenas 1 dos falantes já é suficiente pra prejudicar o resultado final e quanto mais detalhados forem os equipamentos, mais isso poderá ficar evidente, logo, o som será sofrível.

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A pergunta era para o Elidioo, mas tudo bem.

Se vc erra a fase de apenas 1 dos falantes já é suficiente pra prejudicar o resultado final e quanto mais detalhados forem os equipamentos, mais isso poderá ficar evidente, logo, o som será sofrível.

Alves vc é o cara! kkkkk

 

Ontem estava lendo um topico aqui sobre phase, e hoje tive um tempinho pra testar... Seguindo a sua indicação baixei o polarity check e fiz o procedimento... Acertei os kits (bravox cs60k antigo crossover e tw nar cs3) e fulls (phillips 2.5pol) ambos na coluna tocados pela sd 400.4 evo I e os subs(dat 400 rms x2)tocados pelo mbquart onyx... Como tudo esta na mala foi relativamente facil fazer o teste e inverter o que foi nescessário...

Daí parti pra ouvir musica... Quando liguei o player, notei o som mais encorpado, porém bem lateralizado ao motorista, então fui ajustar novamente o t.a., quando acertei meu humilde set me surpreendeu denovo, som bem mais aberto, palco muito mais largo e profundo e com mais altura...

Coloquei pra tocar keith dont go do Nills lofgren, antes sentia com clareza os dedos tocando as cordas do violão, agora consigo diferenciar quando os dedos tocam as cordas e quando as cordas são puxadas com a unha kkkk...

Não parei por ai fui dando um tapa aqui e outro ali testa cortes e slopes cheguei num ponto que me agradou muito e fui curtir um pouco... Coloquei uma versão ao vivo de californication em slane castle do RHCP, e a introdução do baixo do Flea com a guitarra do John Frusciante, ganharam vida ouvi detalhes que deixaram a intro muito mais interessante... Ouvi uma versão de seven nation army da switch band, que entra um instrumento de cada vez até entrar um vocal feminino espetacular... Enfim passei mais de uma hora ouvindo... E agora entendi a sua maxima de que "não é só emendar + com + e - com -, e apesar da minha pouca experiência, equips modestos e principalmente a falta de referência, tô bem feliz com o resultado...

Ps desculpa a quantidade de detalhes e o textão, mas realmente fiquei empolgado kkkkk

Editado por Bolonha23

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Alves vc é o cara! kkkkk

 

Ontem estava lendo um topico aqui sobre phase, e hoje tive um tempinho pra testar... Seguindo a sua indicação baixei o polarity check e fiz o procedimento... Acertei os kits (bravox cs60k antigo crossover e tw nar cs3) e fulls (phillips 2.5pol) ambos na coluna tocados pela sd 400.4 evo I e os subs(dat 400 rms x2)tocados pelo mbquart onyx... Como tudo esta na mala foi relativamente facil fazer o teste e inverter o que foi nescessário...

Daí parti pra ouvir musica... Quando liguei o player, notei o som mais encorpado, porém bem lateralizado ao motorista, então fui ajustar novamente o t.a., quando acertei meu humilde set me surpreendeu denovo, som bem mais aberto, palco muito mais largo e profundo e com mais altura...

Coloquei pra tocar keith dont go do Nills lofgren, antes sentia com clareza os dedos tocando as cordas do violão, agora consigo diferenciar quando os dedos tocam as cordas e quando as cordas são puxadas com a unha kkkk...

Não parei por ai fui dando um tapa aqui e outro ali testa cortes e slopes cheguei num ponto que me agradou muito e fui curtir um pouco... Coloquei uma versão ao vivo de californication em slane castle do RHCP, e a introdução do baixo do Flea com a guitarra do John Frusciante, ganharam vida ouvi detalhes que deixaram a intro muito mais interessante... Ouvi uma versão de seven nation army da switch band, que entra um instrumento de cada vez até entrar um vocal feminino espetacular... Enfim passei mais de uma hora ouvindo... E agora entendi a sua maxima de que "não é só emendar + com + e - com -, e apesar da minha pouca experiência, equips modestos e principalmente a falta de referência, tô bem feliz com o resultado...

Ps desculpa a quantidade de detalhes e o textão, mas realmente fiquei impolgado kkkkk

Um set meia boca bem acertado surpreende mais que um set top desregulado.

Agora imagine quantos sets não há por aí com problemas de fase!

Editado por Alves

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Pra inverter a fase tem que baixar o polarity check no celular e o procedimento é ligar um falante por vez, verificar a polaridade e inverter se necessário, isso? Vou tentar fazer sozinho aqui em casa e ver como se sai.

 

Eu tinha visto um procedimento num site americano sobre o ajuste de T.A. levando em consideração ajuste de fase, com ruído rosa e ruído branco, fazendo regulagens com o delay e tal... Mas, pra falar a verdade, não consegui chegar num resultado satisfatório.

 

Até se alguém do fórum quiser dar uma olhada no artigo, eu traduzi ele todo e tenho salvo no computador, daí posto ele aqui.

Editado por A. Ricardo

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Pra inverter a fase tem que baixar o polarity check no celular e o procedimento é ligar um falante por vez, verificar a polaridade e inverter se necessário, isso? Vou tentar fazer sozinho aqui em casa e ver como se sai.

 

Eu tinha visto um procedimento num site americano sobre o ajuste de fase, com ruído rosa e ruído branco, fazendo regulagens com o delay e tal... Mas, pra falar a verdade, não consegui chegar num resultado satisfatório.

 

Até se alguém do fórum quiser dar uma olhada no artigo, eu traduzi ele todo e tenho salvo no computador, daí posto ele aqui.

Foi o que fiz... Com meu set é passivo e os crossovers tão na mala junto com os amps ficou mais tranquilo fui desligando nos rcas e nos cross, ficou show...

Se com meu set ficou bom imagino com equips superiores...

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Um set meia boca bem acertado surpreende mais que um set top desregulado.

Agora imagine quantos sets não há por aí com problemas de fase!

Verdade vivendo e aprendendo... Achava que a ligação das vias tinha que ser rigorosamente + com + e - com -...

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Nos dois casos vc verificou as fases acústicas? Isso é diferente de ligar positivo com positivo e negativo com negativo.

olá meu querido alves, testei sim, exaustivamente, no meu caso o som ficou mais gostoso com os dat, os SD jogavam mais potência, os mid do tempo ganharam grave, em contrapartida apagou os tweters e o som ficou meio que abafado, isso usando os cortes anteriores e logo depois tentando cortes diferentes, não me agradou, mas isso pode ser questão de gosto, como na HU, primeiro foi um clarion dxz 786, depois um alpine 9854, aí ja nao quis mais saber do clarion, mudei pro alpine 9855, dias desses peguei emprestado um 80 prs, e também nao me adaptei, pode ser questão de gosto mesmo.

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